Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fazendo uma retrospectiva dos últimos 40 anos em relação à cidade de Lisboa, muita coisa mudou.Muita coisa ficou na mesma.Muita coisa piorou.
    Afinal quais os aspectos que cada uma destas personalidades teve de positivo e negativo nos destinos da cidade?

    Krus Abecassis

    Jorge Sampaio

    João Soares

    Santana Lopes

    Carmona Rodrigues

    António Costa

    Fernando Medina
  2.  # 2

    Quanto a mim o melhor foi António Costa, fez com que zonas esquecidas como a Mouraria reflorescecem.
    As alterações no PDM foram boas para desbloquear situações que de outro modo seriam impossíveis ou ilegais.

    Os presidentes do passado mais remoto não tenho muita consciência da sua actuação,mas cá em casa diz-se que o Kruz Abecassis esteve envolvido em grandes negócios imobiliários...
    Concordam com este comentário: cinderela
  3.  # 3

    aquela rua do Carmo do tempo dele foi de arrepiar, no entanto acho que até fez alguma coisa de positivo pelo que ouvia á época.
  4.  # 4

    1.º Jorge Sampaio;
    2.º António Costa;
    3.º (não atribuído)
  5.  # 5

    Colocado por: marco1aquela rua do Carmo do tempo dele foi de arrepiar, no entanto acho que até fez alguma coisa de positivo pelo que ouvia á época.

    Dizem que a Rua estava bloqueada ao acesso dos carros de bombeiros pelo que foi muito difícil o combate às chamas...
    Pode ter sido erro de um projectista...Mas para a história fica mal o presidente?
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.1.º Jorge Sampaio;
    2.º António Costa;
    3.º (não atribuído)

    Podia explicar porquê para enriquecer o debate?
  7.  # 7

    Que terá feito o Medina?Para alguém lhe enviar uma carta com este teor?

    http://www.dn.pt/portugal/interior/carta-suspeita-era-enderecada-a-fernando-medina-5743649.html

    Tantos malandros que prejudicaram o Estado e nunca algo do género aconteceu em Portugal nos últimos tempos.

    Claro já foram mortos Reis(D.Carlos),Presidentes (Sidónio Pais)e Primeiro-ministro(Francisco Sá Carneiro) mas nunca um presidente da Câmara tinha sido alvo de um atentado(julgo eu...)neste país de brandos costumes...

    Esperamos que a funcionária da Câmara não fique com mazelas.
  8.  # 8

    Vamos lá enriquecer o debate!

    1.º Jorge Sampaio:
    sobriedade e discreção.
    Parque da BelaVista;
    túneis da Av da República-Campo Grande;
    túnel da Av João XXI (concluído no tempo de João Soares, "o azulejador") - um dos mais longos túneis rodoviários do país;
    avenida Lusíada (que, quanto a mim, devia ser chamada de Av Jorge Sampaio);
    prolongamento da Av. EUA até à Av. Infante D. Henrique; ligação dos 2 troços da Av, Infante D Henrique;
    eixo Norte-Sul, CRIL, etc. (no que à Câmara dizia respeito).

    2.º António Costa:
    enorme lufada de ar fresco na cidade.

    3.º Não atribuído
    Mas , se calhar, estou a ser injusto para com o incansável João Soares ...
    Ele erradicou os bairros de lata; deu cabo do Casal Ventoso e da Musgueira;
    engrandeceu o Terreiro do Paço (removendo os automóveis);
    a Praça do Rossio ficou um brinco;
    criou uma série de equipamentos culturais (Arquivo Fotográfico; Casa Fernando Pessoa; Videoteca de Alcântara; sala-estúdio Mário Viegas; biblioteca-museu República e Resistência no palácio Beau-Séjour; Gabinete de Estudos Olissiponenses; Fonoteca, no Saldanha; Bedeteca, nos Olivais;..)
    criou os parquímetros, ruas pedonais, e promoveu os estacionamentos subterrâneos (publicos e privados - Camões; Pr da Figueira; ...)
    Parque Ecológico da Serafina; Quinta Pedagógica dos Olivais;
    defendeu o aeroporto na Portela de Sacavém

    Acho, por exemplo, que o Santana Lopes fez muito espalhafato mas executou pouco:
    mandou construir - provavelmente - o melhor conjunto de piscinas municipais do mundo (ainda devemos estar a pagá-las), mas - em compensação - mandou construir o escabroso túnel que liga a A5 ao coração de Lisboa (deve ser para os amigos dele de Cascais/Quinta da Marinha chegarem mais depressa às suas empresas na Av da Liberdade).

    (Não é o Ricardo Salgado que vive em Cascais e tinha a sede do GES na Av. da Liberdade?) ;-)
    Concordam com este comentário: Hugo S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  9.  # 9

    Agora a Coelho é que vai endireitar a Camara se não for a (leal) Coelho é o (passos) Coelho...


    Colocado por: PalhavaQue terá feito o Medina?Para alguém lhe enviar uma carta com este teor?

    http://www.dn.pt/portugal/interior/carta-suspeita-era-enderecada-a-fernando-medina-5743649.html

    Tantos malandros que prejudicaram o Estado e nunca algo do género aconteceu em Portugal nos últimos tempos.

    Claro já foram mortos Reis(D.Carlos),Presidentes (Sidónio Pais)e Primeiro-ministro(Francisco Sá Carneiro) mas nunca um presidente da Câmara tinha sido alvo de um atentado(julgo eu...)neste país de brandos costumes...

    Esperamos que a funcionária da Câmara não fique com mazelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
    • emad
    • 23 março 2017 editado

     # 10

    Querer reconhecer o melhor presidente pelo tamanho da obra que fez não é meritório.
    Qualquer um.com dinheiro e bom gestor.
    Ninguém fala de um Rui Rio que depois de ter lá estado um Fernando Gomes e um Nuno Cardoso a fazer m***da, ter endireitado as contas daquela autarquia.
    Para não falar das negociatas da troca de terrenos do euro 2004 e da metro do porto que envolveu autarcas de todas as cores a mamar.
    Em Lisboa os presidentes da câmara servem-se do cargo para trampolim e visibilidade.
    Bem é a escumalha que temos a gerir o erário público.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10.  # 11

    Quem se devia candidatar era a Catarina Portas,uma verdadeira olissipófila!
  11.  # 12

    Colocado por: emadQuerer reconhecer o melhor presidente pelo tamanho da obra que fez não é meritório.

    Por isso é que eles gastam muito dinheiro em betão e alcatrão ... é disso que o povo gosta

    Colocado por: emadQualquer um.com dinheiro e bom gestor.

    O problema é que muitos gastam aquilo que não tem .... o próximo que pague.
    Concordam com este comentário: emad, efcm, Bricoleiro
  12.  # 13

    Luis KW se é a obra que importa, para a próxima escolha um engº Civil :-))

    Conhece algum com disponibilidade para isso? .... talvez.........................o Luis KW !!!!
    :-)
  13.  # 14

    Outra questão que gostava de saber é:
    Mudam presidentes,mudam as cores políticas mas certos quadros mantém-se em funções anos a fio...tendo por vezes um "poder" considerável...

    O vereador Salgado por exemplo passa por cima de pareceres técnicos negativos para aprovar obras.

    Como tem sido a gestão urbanistica nestes últimos 40 anos?
    Actualmente os prazos de licenciamento estão largamente a ultrapassar os limites da razoabilidade.
  14.  # 15

    Parece que além de engenheiro tb. é trolha (pedreiro ...livre, pelo menos já revelou que fez obras na sede do ramo feminino), mas daqueles que usam avental , eu avental só a minha mulher a dias e mesmo assim não é obrigada a usá-lo.
    Por acaso devia ser obrigatório por lei nós povo sabermos se o candidato do partido x ou y pertence ao lobby a ou b ou á sociedade secreta c ou d, já que estamos em democracia...



    Colocado por: PicaretaLuis KW se é a obra que importa, para a próxima escolha um engº Civil :-))

    Conhece algum com disponibilidade para isso? .... talvez.........................o Luis KW !!!!
    :-)
  15.  # 16

    Colocado por: Alexandre SilvaFazendo uma retrospectiva dos últimos 40 anos em relação à cidade de Lisboa, muita coisa mudou.Muita coisa ficou na mesma.Muita coisa piorou.
    Afinal quais os aspectos que cada uma destas personalidades teve de positivo e negativo nos destinos da cidade?

    Krus Abecassis

    Jorge Sampaio

    João Soares

    Santana Lopes

    Carmona Rodrigues

    António Costa

    Fernando Medina


    Nesta lista falta Aquilino Ribeiro Machado.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
    • emad
    • 23 março 2017

     # 17

    E o Marquês? Esse fez muita obra. Reconstruiu uma cidade inteira.
  16.  # 18

    Vi agora na wiki que Aquilino Ribeiro Machado foi o primeiro Presidente da Câmara de Lisboa pós 25 de Abril.
    Foi sucedido por Nuno Krus Abecassis.
  17.  # 19

    Agora que Jorge Sampaio escreveu as memórias,volta-se a falar na deposição de Santana Lopes.
    O próprio em entrevista diz que foi alvo de um afastamento premeditado
    Quiseram afastá-lo por não ir de férias de helicóptero e não temer fazer frente ao poder financeiro.
    Acabaram com a sua credibilidade.

    Veja-se quem se seguiu...
  18.  # 20

    Colocado por: PicaretaLuis KW se é a obra que importa, para a próxima escolha um engº Civil :-))
    O Nuno Kruz Abecasis era eng.º Civil e foi um desastre.
    (curiosamente, as minhas primeiras escolhas foram para os licenciados em DIreito...)
    Por exemplo, o João Soares fez poucas "obras", mas foram muito marcantes (acabou com o Casal Vistoso; renovou todas as fachadas do Rossio; acabou com o estacionamento no Terreiro do Paço; parqueamentos subterrâneos; etc.). Por outro lado, deve ter sido o que mais equipamentos culturais criou (e perduram).

    Colocado por: carlosj39Parece que além de engenheiro tb. é trolha (pedreiro ...livre, pelo menos já revelou que fez obras na sede do ramo feminino),
    Nunca percebi porque escolheram a minha empresa!
    Garanto que não ando - nem sou candidato a andar - para aí de avental, e a dar apertos-de-mão secretos aos "irmãos" (ou lá como os trolhas-livres se tratam).

    Colocado por: Alexandre SilvaVi agora na wiki que Aquilino Ribeiro Machado foi o primeiro Presidente da Câmara de Lisboa pós 25 de Abril
    É verdade. Conheci-o pouco antes de ele ter tomado posse. Uma óptima pessoa. Mas eram tempos difíceis...
 
0.0219 seg. NEW