Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Venho mais uma vez tentar esclarecer algumas das duvidas que tenho. Comprei um apartamento que durante uns largos meses eu próprio recuperei e renovei deixando 3 questões para mais tarde: a porta para o exterior, as caixilharias e estores e as portas interiores.

    As portas interiores resolvi restaurar as que tinha e pinta-las de branco com novas ferragens. Ficaram impecáveis, a um baixo custo e a permitir que deixe essa questão de as trocar para daqui por mais algum tempo. Em relação ao restante e passando a fase de maiores gastos com o restauro estrutural do apartamento vou então agora resolver a questão da porta para o exterior e das janelas e estores. É neste segundo ponto que gostava de obter algumas opiniões sobre materiais e valores pois apesar de já ter lido algumas coisas sobre a matéria, continuo a ser leigo neste tema.

    São 6 o número de janelas que tenho no apartamento:

    - Cozinha: 1900x1100 + 650x1100
    - Quartos: 1200*1100 (x3)
    - Sala: 1500x1300 (1100 como as restantes janelas + bandeira de 200)

    Observações:

    - Todas as janelas serão oscilo batentes com excepção da janela da cozinha de 1900x1100 que será de correr devido a sua localização (a atual têm 3 folhas, os orçamentos que pedi foram para duas folhas)
    - Decidi manter as caixas de estore atuais, mas forrando-as com proteção e trocando as tampas (que ainda terei de orçamentar junto de algumas carpintarias pois as tampas atuais são muito frágeis)

    Dentro dos orçamentos que recebi destaco os seguintes 3:

    Empresa A:
    - Caixilho das janelas oscilo batentes: REHAU S 799 - Brillant-Design - https://www.rehau.com/pe-es/construccion/ventanas-y-cerramientos-de-pvc/sistemas-de-ventana/brillant-design#tab1
    - Caixilho da janela de correr: REHAU S 717 - https://www.rehau.com/download/806138/folheto-sistema-de-correr-s-717-717702.pdf
    - Vidro duplo térmico 4 Guardian Sun+16+6mm: http://www.guardiansun.pt/vidro-inteligente/eficiencia-energetica.php
    - Estores de esteira térmica branca c /fita

    Valor total: 2800€ (2200€ Janelas + 600€ Estores)

    Empresa B:
    Nesta empresa os vidros não são iguais em todas as janelas, provavelmente devido a sua orientação
    - Vidro nas janelas da cozinha: Planilux Incolor + Planilux Incolor (6+18+5)
    - Vidro nos quartos e sala: Planitherm Ultra N + Planilux Incolor (6+18+5) - http://transparencias.info/2007_files/out2007_03_home.html
    - Caixilharia das oscilo batentes: Schuco CT 70 AS - http://www.monteiros.pt/wp-content/uploads/2015/09/Ficha_Tecnica_CT70AS.pdf
    - Caixilharia das janelas de correr: Schuco S74 - http://www.monteiros.pt/wp-content/uploads/2015/09/Ficha_Tecnica_S74.pdf
    - Estores Térmicos compactos

    Valor: 3600€ (2800€ Janelas + 800€ Estores)

    Empresa C:
    - Caixilharia: Cortizo A-70 - http://www.janelapvc.pt/cortizo-a-70.html
    - Estores Alumínio Térmico
    - Vidro 4+16+4 TGI+Térmico - http://www.janelapvc.pt/files/FICHA-T-CNICA-VIDRO.pdf

    Valor: 2500€ (1800€ Janelas + 700€ Estores)


    Gostaria de saber a vossa opinião sobre materiais e valores destas propostas. E por exemplo, entre a proposta A e a proposta B qual se justificaria de acordo com a diferença de preço/material (sendo que ainda são 800€ de diferença, valor que me pagaria por exemplo uma boa porta da entrada e/ou novas tampas para as caixas de estore), etc. Qual seria a escolha qualidade/preço mais inteligente?

    Já agora recolher opiniões sobre os estores, pois é o aspecto que menos informações tenho. Tenho ouvido falar que os estores de alumínio são mais resistentes e duram mais tempo. Mas como é tudo, é o diz que disse, gostaria de saber opiniões em relação à durabilidade e protecção térmica e acústica. O que aconselham?

    Agradeço de antemão a todos os que me possam ajudar.
  2.  # 2

    Boas tardes "CoelhoBay"

    Na minha opinião, uma vez que sou mais entendido em estores do que em caixilharia, os fatores a ter mais em conta na caixilharia são: Rotura térmica nos perfis de alumínio, vidro e também na ferragem.

    - Para uma boa rotura térmica, quanto mais "camaras de ar" presentes nas borrachas e perfil de rotura melhor.
    - No vidro, caso seja uma zona com bastante incidência solar, opte por um com maior grau de reflexão solar, o que lhe vai garantir uma maior poupança energética. Caso seja também uma zona de tráfego intenso e com muito barulho, para maior conforto, opte por um vidro "silence"
    - Ferragem também é muito importante na caixilharia, pois existe muita gente que se preocupa em colocar vidro com grandes espessuras e pesados e também perfis robustos, mas não pensam na "peça" que vai suportar todo isso e fazer com que todo o conjunto trabalhe por largo tempo.

    Pelo que entendi, uma ideia que lhe dou é posicionar a caixilharia à face da parede interior e o estore à face exterior.
    Neste caso não existiria "o grande buraco" da caixa de estore a vir de fora para dentro da habitação, o qual é "tapado" com uma tampa de madeira deslizante. Mas que para mal de muitos é um ponto de entrada de ar exterior, frio e barulhos.
    Caso opte pela minha sujestão, o "buraco da caixa de estore, fica unicamente pelo exterior e aqui pode e deve usar uma tampa em PVC ou uma em Alumínio (não convém ser de madeira pois como fica no exterior, não lhe iria durar muito tempo.
    Nesta opção o único ponto onde poderia existir alguma passagem de ar, seria pelo furo onde passa a fita. Para reduzir esta passagem sugiro-lhe que coloque um passador de fita com sistema de pelúcia no interior.

    Em relação aos estores, a informação que dispõe é muito vaga. Peça às empresas que lhe deram orçamento, fichas técnicas da régua de estore apresentada. Poderá correr o risco de lhe colocarem a régua mais barata e fraca do mercado e para a quantidade e medidas da sua obra, pode colocar uma régua superior sem lhe causar grande transtorno no orçamento.

    Caso pretenda um orçamento de estores posso facultar-lhe. Tenha em conta que dispomos de estores "normais" ou os mais usuais no mercado, mas também temos estores que lhe oferecem mais valias:

    Estores com rotura térmica
    - o perfil do estore exterior não tem contacto com o perfil interior. Alumínio no interior e PVC no interior
    - A cor exterior pode ser diferente da interior

    Estores com função extra de mosquiteira
    - devido à sua configuração, a furação existente no estore (onde normalmente passa ar e claridade) é diferente, tem pequenos furos que permite a entrada de ar e claridade mas não deixa passar pequenos insectos (mosquitos, melgas, etc..). Também lhe dá uma melhor estética

    Estores com maior furação
    - A furação existente é maior, o que lhe permite uma maior circulação de ar e maior claridade. Também lhe dá uma melhor estética

    Em relação aos acessórios a utilizar nos estores, temos enroladores de fita com pelúcia interior (reduzem a passagem do ar, pelo furo), o espelho do enrolador de fita, para além de "típico" em chapa de inox, temos espelhos em pvc com diversos acabamento (alumínio, preto, bronze, madeiras) e com ocultação dos parafusos de fixação-

    Anexo fotos onde pode ver as situações que lhe falei.

    Qualquer ajuda pode-me enviar um e-mail para: [email protected]

    Abraço
    Nelson Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem, Coelhobay
      estore_funcao_mosquiteira2.jpg
      estore_luz_xl1.jpg
  3.  # 3

    Mais fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
      estore_funcao_mosquiteira1.jpg
      estore_rotura_termica.jpg
      estoreeredemosquiteira_ladoexterior_caixilahria_ladointerior.jpg
  4.  # 4

    Coelhobaby, recomendo que peça um orçamento ao Sr. Jorge Rocha da Sertalp, fiquei muito satisfeito com o seu trabalho, é uma pessoa que percebe mesmo de janelas! fez uma vista aqui a casa e aconselhou-me o PVC da Cortizo Oscilo-batente com ferragens Roto, O Sr.Jorge também trabalha com Rehau, então para os quartos com exposição solar todo o dia foi aconselhado a seguinte composição de vidros, 6mm planistar/ cx de ar 16mm Warm Edge/ 44.1 Stadip Silence, para sala e cozinha em que só tem exposição solar cerca de 2h por dia no verão foi aconselhado, 6mm Planitherm One/cx de ar 16mm Warm Edge / 44.1 Stadip Silence, foi posto caixas de estores novos que já inclui um isolamento acústico na tampa que dá acesso aos estores, os estores são térmicos e variam a espessura conforme o tamanho da janela, atenção que isto é importante por causa do vento, o resultado térmico e acústico foi brutal , anteriormente tinha janelas em alumínio simples com vidro de 3mm, basta fazer uma pesquisa no forum para ver que é um expert na sua área.
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay, elec
  5.  # 5

    Colocado por: Margem Espontanea

    Pelo que entendi, uma ideia que lhe dou é posicionar a caixilharia à face da parede interior e o estore à face exterior.
    Neste caso não existiria "o grande buraco" da caixa de estore a vir de fora para dentro da habitação, o qual é "tapado" com uma tampa de madeira deslizante. Mas que para mal de muitos é um ponto de entrada de ar exterior, frio e barulhos.
    Caso opte pela minha sujestão, o "buraco da caixa de estore, fica unicamente pelo exterior e aqui pode e deve usar uma tampa em PVC ou uma em Alumínio (não convém ser de madeira pois como fica no exterior, não lhe iria durar muito tempo.
    Nesta opção o único ponto onde poderia existir alguma passagem de ar, seria pelo furo onde passa a fita. Para reduzir esta passagem sugiro-lhe que coloque um passador de fita com sistema de pelúcia no interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Coelhobay


    "Margem Espontanea" agradeço desde já as observações e a sua disponibilidade. Em relação a sua sugestão: Para fazer o que indica, teria de remover a atual caixa de estores e colocar uma outra em que a tampa de acesso fosse a em baixo e na parte de fora? É que as minhas caixas atuais são por dentro. Envio fotos em anexo.
      17273575_10154549184851701_761131424_o (1).jpg
  6.  # 6

    Cotrim.
    Bom dia.De onde é o sr.Jorge ?
    Obrigado.
  7.  # 7

    Colocado por: Alberto FonsecaCotrim.
    Bom dia.De onde é o sr.Jorge ?
    Obrigado.


    É da Terrugem Sintra.
  8.  # 8

    Colocado por: cotrimCoelhobaby, recomendo que peça um orçamento ao Sr. Jorge Rocha da Sertalp
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Coelhobay


    Cotrim obrigado pela recomendação.
  9.  # 9

    Coelhobay tem atenção a que na instalacao dos estores, instalem lateralmente ao rolo dentro da caixa de estores umas peças que evitam q os estores entortem e encravem q é o q sistematicamente acontece pq aparentemente dá trabalho instalar essas peças e ninguém as instala
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
  10.  # 10

    Colocado por: Margem EspontaneaNo vidro, caso seja uma zona com bastante incidência solar, opte por um com maior grau de reflexão solar, o que lhe vai garantir uma maior poupança energética

    Essa poupança é só se tiver sistema de arrefecimento, certo?
    Eu por princípio sou contra tudo o que filtre os raios solares, já que para mim é mais importante e sai-me mais caro manter a casa quente no inverno do que mantê-la fresca no verão (não moro em zona onde se justifique ter sistema de arrefecimento).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
  11.  # 11

    Eu por princípio sou contra tudo o que filtre os raios solares,

    Nesse caso não meteu Etics.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
  12.  # 12

    Colocado por: jccgoldCoelhobay tem atenção a que na instalacao dos estores, instalem lateralmente ao rolo dentro da caixa de estores umas peças que evitam q os estores entortem e encravem q é o q sistematicamente acontece pq aparentemente dá trabalho instalar essas peças e ninguém as instala
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Coelhobay


    Obrigado pela dica jccgold. Consegue enviar-me alguma imagem para verificar o que se trata?
  13.  # 13

    Coloquei essa questão a uma arquitecta porque também foi iniciar umas obras e ela referiu-me esse facto. De momento ainda não vi nenhuma mas fiquei a saber através da arquitecta que é isso que se passa
  14.  # 14

    Colocado por: jccgoldColoquei essa questão a uma arquitecta porque também foi iniciar umas obras e ela referiu-me esse facto. De momento ainda não vi nenhuma mas fiquei a saber através da arquitecta que é isso que se passa


    Isso de que fala o "jccgold", chamam-se bloqueadores laterais nos estores. São peças em PVC que são fixas lateralmente às reguas de estores, que impedem que a régua anterior e a seguinte não deslizem lateralmente. Os bloqueadores são fixos à regua de estore pelos seguintes modos:

    - caso seja uma régua de estore com poliuretano no interior de densidade normal (75-90Kg) o bloqueador tem um lingote que entra na régua e é fixo à mesma com agrafos
    - caso seja uma régua de estore com poliuretano no interior de alta densidade (300-400Kg) o bloqueador é fixo à régua por 2 parafusos.
    - caso seja uma régua em alumínio extrudido, o bloqueador é fixo á régua por um parafuso.
    - caso sejam estores em PVC são postos à pressão na régua. Aqui já é mais difícil encontrar as ditas peças, uma vez que a maioria dos estores de PVC instalados em Portugal são de fabrico nacional e os próprios fabricantes são os primeiros a não dispor das peças e nem sabem onde as encontrar.

    Na Margem Espontânea dispomos de alguns bloqueadores, mas são feitos para a régua de PVC que comercializamos e que é fabricada em Itália. Mas podemos ver se serve para os seus (caso seja a situação).

    Nem todos os instaladores os colocam pelas seguintes razões:
    - porque dá mais trabalho na preparação dos mesmos
    - na instalação em obra é um pouco mais díficil, mais díficil se torna ainda se as calhas laterais forem embutidas na parede de umbreira.
    - no custo final do produto
    - ao não colocá-las, ficam com maior possibilidade de voltar à obra, colocar as réguas novamente no lugar, receber + uns trocos e esperar que aconteça outra vez para lá voltarem e fazerem o mesmo processo.

    Existem também bloqueadores para as réguas com fator "anti-storm", os quais garantem aos estores uma maior resistência ao vento.

    Seguem fotografias de bloqueamento de vários estores.
  15.  # 15

    Fotos de estores bloqueados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem, mhpinto, zinna
      p_bloqueadores_laterais1.jpg
      2017327141551.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: Margem EspontaneaFotos de estores bloqueados

    Muita bricolage eu já teria poupado com umas porras dessas.
  17.  # 17

    Colocado por: Coelhobay

    "Margem Espontanea" agradeço desde já as observações e a sua disponibilidade. Em relação a sua sugestão: Para fazer o que indica, teria de remover a atual caixa de estores e colocar uma outra em que a tampa de acesso fosse a em baixo e na parte de fora? É que as minhas caixas atuais são por dentro. Envio fotos em anexo.
      17273575_10154549184851701_761131424_o (1).jpg


    Boas tardes "CoelhoBay"

    Ok. Nesta situação é mais dificil de fazer o que lhe aconselhei. mas se quiser analisar a viabilidade na escolha dessa opção.

    Numa 1º fase teria de fazer o seguinte:
    - abrir a tampa da caixa de estore e medir o espaço disponível (altura e largura) no interior da caixa
    - Depois, poderemos fazer o teste, para calcular o diâmetro máximo que o estore iria ocupar nessa mesma caixa de estore.

    2ª fase:
    - Caso tenha intenções de construir uma parede de pladur no interior da habitação, composta por montantes com isolamento no interior e acabamento em pladur, poderá mover a caixilharia para o interior, retirando a toda a caixa de madeira que serve de caixa de estore (parte interior e inferior) ficando só a parede exterior da caixa (à partida será de betão ou alvenaria).
    - Durante a construção da parede de pladur, faça com que esta forre a caixa de estore (como se estivesse a substituir a que estava anteriormente em madeira).
    - Ficará com o acesso à caixa de estore na parte inferior.
    - O Caixilho irá até ao montante que está a fazer de aresta interior da janela.
    - A tampa da caixa de estore será de acesso inferior e sempre do lado exterior.

    Espero ter ajudado, caso não entenda poderei fazer um esquema.

    Cumprimentos
    Nelson Matos
  18.  # 18

    Colocado por: mhpinto
    Essa poupança é só se tiver sistema de arrefecimento, certo?
    Eu por princípio sou contra tudo o que filtre os raios solares, já que para mim é mais importante e sai-me mais caro manter a casa quente no inverno do que mantê-la fresca no verão (não moro em zona onde se justifique ter sistema de arrefecimento).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Coelhobay


    Boas tardes mhpinto

    Tenha em consideração que sou "expert" em estores e não em caixilharia. Em caixilharia (vidro, perfis de alumínio e ferragens para caixilharia) apenas uma "ligeira" formação. Pois por vezes, no aconselhamento do melhor sistema de estore a aplicar, temos de ter um conhecimento das características existentes em obra do sistema de caixilharia.

    Em relação à sua dúvida, penso que o vidro com características de reflexão solar, é mais indicado para situações em que exista vãos de maior área que "as medidas típicas da construção em Portugal" e onde exista grande incidência solar.

    Por exemplo, se tiver uma habitação em que não tenha muita incidência solar sobre as janelas e as medidas das mesmas rondem os 1.50mt, 2.00, 1.00 ou 0.80, penso que não se justifica tal aplicação.

    Agora se tiver, como hoje em dia é muito frequente, vãos de 3.00mts, 2.60, 3.50, 4.00 com alturas de 2.20 ou mesmo de 2.60 e com muita incidência solar, penso que aqui, já se justifica aplicação dos vidros com reflexão solar.
    Mais ainda, se não existirem estores exteriores e em vez disso, existirem blackout´s interiores. Nestas situações, penso que no verão terá uma "sauna" gratuita em casa. Depois para baixar essas temperatura, lá vêm os ares condicionados e a conta da luz ao final do mês.
    Esta é a minha ideia
    Concordam com este comentário: mhpinto
  19.  # 19

    Colocado por: mhpinto
    Muita bricolage eu já teria poupado com umas porras dessas.


    Caso pretenda, envie-me uma amostra da régua que tem nas suas janelas, juntos com uma foto das calhas laterais existentes.
    Caso queira, tratarei de lhe enviar os "ditos cujos" e explicar-lhe como proceder à sua montagem.

    Média de custo por unidade (0.05-0.15€) dependente do tipo de régua que tiver.

    Como calcular o nº de unidades necessárias por vão:
    nº de réguas existente no vão = nº de bloqueadores (caso seja nº ímpar acrescentar +1un)

    Cumprimentos
    Nelson Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  20.  # 20

    Boas

    E em relação aos orçamentos apresentados, alguma opinião?

    Cumprimentos a todos
 
0.0256 seg. NEW