Iniciar sessão ou registar-se
    • jlpp
    • 2 junho 2009 editado

     # 1

    Olá boa tarde a todos. Sou novo aqui e nisto da construção, vou construir uma vivenda e já decidi que será de piso térreo com 135m2 de área. preciso de ajuda para:
    -aquecimento/arrefecimento custos melhor solução preço qualidade.
    em principio pelo que penso a casa vai ter bons isolamentos térmicos e é na zona de loures
    obrigado
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 2

    Colocado por: jlpp-aquecimento/arrefecimento custos melhor solução preço qualidade.


    Essa é fácil de responder: ar condicionado!
  1.  # 3

    O principal para um bom aquecimento/arrefecimento são os isolamentos e aluminios.

    Construa as paredes exteriores com tijolo de 11x20x30 e tijolo de 15x20x30 com caixa de ar de 7cm e o isolamento com espuma de projectar poliuretano.

    Invista em bons aluminios e de preferencia coloque quase ou à face da parede interior.

    Aplique uma camada de espuma de poliuretano na cobertura da moradia.

    Assim qualquer sistema de aquencimento/arrefecimento vai ser 5 ou 6 vezes mais eficiente, logo mais barato.


    Ar condicionado é para mim o melhor, faz tudo e com preços bastante atraentes...
  2.  # 4

    ok ar condiionado , o meu problema é a minha mulher tem alergias a tudo o que tem pó, daí eu estar a equacionar outras fontes de calor/frio.
    sei pouco sobre bombas de calor mas a publicidade é forte, que me dizem?
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 5

    Bomba de calor com piso radiante é muito mais confortável, mas é ridiculamente caro de instalar, não permite arrefecer (mesmo que lhe vendam essa ideia) e o aquecimento é muito mais demorado.
  3.  # 6

    ok. ar condicionado ajudado electricamente por paineis fotovoltaicos, alguém conhece deve ser uma boa solução pois deve baixar ainda mais o consumo não sei é preços nem nada. ajudas?
    para ar condicionado preciso pedir quadro trifásico?
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 7

    Colocado por: jlppok. ar condicionado ajudado electricamente por paineis fotovoltaicos


    Cum caraças... os paineis fotovoltaicos não são economicamente viáveis, pois produzem muito pouca energia.

    A micro geração fotovoltaica só é viável porque o Estado (você e eu) anda a pagar a electricidade assim gerada a preços dez vezes superiores ao custo normal da energia eléctrica. E mesmo assim, são precisos muitos anos para amortizar o equipamento...
  4.  # 8

    não era á produção de energia electrica que isso já tinha feito as contas e chegado á conclusão de que não valia a pena.
    é sim qualquer coisa que li de o proprio aparelho de ar condicionado tem um afonte de alimentação se assim se pode dizer
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 9

    Colocado por: jlppnão era á produção de energia electrica que isso já tinha feito as contas e chegado á conclusão de que não valia a pena.
    é sim qualquer coisa que li de o proprio aparelho de ar condicionado tem um afonte de alimentação se assim se pode dizer


    Ahhh... isso não são painéis fotovoltaicos, são permutadores de calor. Não aconselho...
  5.  # 10

    Colocado por: euBomba de calor com piso radiante é muito mais confortável, mas éridiculamente caro de instalar, não permite arrefecer (mesmo que lhe vendam essa ideia) e o aquecimento é muito mais demorado.

    Concordo com as duas primeiras afirmações: é mais confortável e sim, é bastante mais caro que ACs.
    Quanto a não permitir arrefecer, não arrefece como um AC, mas atinge sim temperaturas de conforto. Não esquecer NUNCA que um piso radiante não é para chegara casa sentir calor (ou frio) e se ligar o sistema. É para funcionar em contínuo... Por isso também não faz muito sentido a sua ultima afirmação qd diz que é "demorado". Não é demorado pela simples razão que não se deve desligar!.

    Agora para quem só chega a casa ao final do dia e quer um sistema eficiente e rápido, sem dúvida alguma deve instalar ACs.
    Quanto às "alergias" invistam em bons aparelhos e façam a correcta manutenção dos mesmo e vão ver que essa questão nem se coloca...
  6.  # 11

    Colocado por: euBomba de calor com piso radiante é muito mais confortável, mas éridiculamente caro de instalar, não permite arrefecer (mesmo que lhe vendam essa ideia) e o aquecimento é muito mais demorado.


    Eu como produtor de pavimento climatizado não concordo quando diz que é mais caro, pois o custo de algo tem que ser sempre equacionado tendo em conta a (funcionabilidade x preço de aquisição)/ tempo de vida útil de um produto, além do mais, neste caso especifico temos sempre que ter em conta o consumo de energia para os mesmos níveis de conforto.

    É completamente verdade que um pavimento climatizado não serve para arrefecer como um AC, contudo com um bom isolamento térmico, fácilmente se atingem ambientes confortáveis.

    E mais, neste momento já existem sistemas de pavimentos climatizados que não necessitam de 4cm (ou mais) de betonilha diminuindo os tempos de reacção e da temperatura de circulação.
  7.  # 12

    Colocado por: euBomba de calor com piso radiante é muito mais confortável, mas éridiculamente caro de instalar, não permite arrefecer (mesmo que lhe vendam essa ideia) e o aquecimento é muito mais demorado.



    Aconselho-o a não falar do que não sabe!


    http://dynamic444.blogspot.com/
  8.  # 13

    Caro "eu",

    Antes de mais digo que não percebo do assunto, mas fiquei curioso porque não aconselha os permutadores de calor?

    "Ahhh... isso não são painéis fotovoltaicos, são permutadores de calor. Não aconselho... "
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 14

    Colocado por: Dynamic444Aconselho-o a não falar do que não sabe!


    Ah, é ? Então, como o senhor aparentemente sabe muito sobre o assunto, diga-nos qual é o valor típico de uma instalação completa de piso radiante com bomba de calor incluída, numa vivenda T4.

    Depois compare esse valor com a instalação de ar condicionado.
  9.  # 15

    Colocado por: eu
    Colocado por: Dynamic444Aconselho-o a não falar do que não sabe!


    Ah, é ? Então, como o senhor aparentemente sabe muito sobre o assunto, diga-nos qual é o valor típico de uma instalação completa de piso radiantecom bomba de calor incluída, numa vivenda T4.

    Depois compare esse valor com a instalação de ar condicionado.



    Respondendo às suas questões:

    Não é senhor mas sim senhora e quando falo é daquilo que sei!

    Que eu saiba não fiz nenhuma referência mas já que fala de valores, quanto ao comentário que fez de ser "ridiculamente" caro de instalar; Ridículo porquê??, quer andar num Mercedes mas pagar o mesmo que um TATA..?? Quer conforto, qualidade, e todo o resto mas não quer dar o devido valor?? Como qualquer outra coisa de qualidade tem que se pagar e é para quem quer! Sim para quem quer e não para quem pode como se costuma dizer porque quem quer tem!, não é hoje é amanhã..! E o que é para si o "caro"?

    Comparar preços com o ar condicionado.., você está a falar de um brinquedo quer assim dizer!, vá saber os valores de um verdadeiro ar condicionado e depois faça a "comparação".. .. (UM VERDADEIRO AR CONDICIONADO)


    http://dynamic444.blogspot.com/
    • eu
    • 2 junho 2009 editado

     # 16

    Colocado por: Dynamic444quer andar num Mercedes mas pagar o mesmo que um TATA..?? Quer conforto, qualidade, e todo o resto mas não quer dar o devido valor?? Como qualquer outra coisa de qualidade tem que se pagar e é para quem quer!


    Já não a entendo: afinal, está a concordar comigo: o piso radiante + bomba de calor é uma solução bem mais cara que o ar condicionado...
  10.  # 17

    Dynamic444

    Comercializa ou faz instalação de piso radiante com bomba de calor incluida??
  11.  # 18

    Colocado por: marco1Dynamic444

    Comercializa ou faz instalação de piso radiante com bomba de calor incluida??



    Boa noite marco1! As duas..!



    http://dynamic444.blogspot.com/
 
0.0207 seg. NEW