Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou neste momento a renovar a cozinha e queria mesmo muito utilizar madeira na bancada (é uma cozinha aberta com balcão e esteticamente seria o ideal). Sabendo já de antemão todas as desvantagens a que uma bancada de madeira na cozinha está sujeita, precisava de opiniões de usuários que tenham optado por essa solução.
    O carpinteiro que me está a fazer a cozinha é absolutamente contra bancadas em madeira e a opção que me deu foi a de usar contraplacado marítimo folheado a carvalho. Parece-vos uma boa alternativa?
  2.  # 2

    prefere um risco numa madeira maciça ou num folheado ??

    esse carpinteiro.....
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Joao Dias
  3.  # 3

    Eu prefiro 500 vezes madeira maciça, pelo efeito em si e qualidade, até porque os riscos não são para mim uma grande preocupação, já a humidade... óbvio que queria minimizar os estragos ao máximo. Precisava de opiniões/casos concretos/alternativas para poder contra-argumentar com o carpinteiro.
    Pode dar-me uma opinião mais específica? Obrigada
  4.  # 4

    Ana

    não sou perito em madeira, o João Dias e o Anonimo06082021 já ai vem para a elucidar convenientemente.
    humidades é um não assunto, talvez no meu senso comum o que pode ser problemático é meter um tacho muito quente por exemplo.
    de resto escolhida bem a madeira e sua preparação pode muito bem ter uma bancada de cozinha em madeira maciça.
  5.  # 5

    Obrigada Marco1 e Anonimo06082021.
    Desconheço o contraplacado que ele pretendia usar, percebo pouco do assunto, daí pedir a vossa ajuda/opinião porque algo folheado não parece que vá de encontro ao que eu pretendo. A madeira terá que ter um aspecto estilo carvalho. Li algumas recomendações para utilizar teca...
  6.  # 6

    Carvalho seria perfeito, só não tinha noção se seria adequado. Entre os 3 e os 4cm de espessura. A bancada é em U, terá cerca de 5m no total e o balcão americano 1,20m
  7.  # 7

    Sim, penso que 4cm. Pretendia algo deste género: http://new-edge.pt/pt/portfolio/cozinhas/bancada-de-cozinha-em-madeira
  8.  # 8

    so pode ser de madera,folheado so para rir....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaMarques55
  9.  # 9

    Anonimo06082021, era exactamente para esse aspecto que precisava de uma recomendação: qual o melhor acabamento para a finalidade de bancada de cozinha...
  10.  # 10

    Eu renovei a minha cozinha há dez anos atrás e meti bancada de madeira ( carvalho maciço) para mim não havia outra escolha e não estou arrependido. para a proteger utilizei um óleo próprio para o efeito e ainda hoje parece nova.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaMarques55
  11.  # 11

    e coisas quentes, nunca houve problemas??
  12.  # 12

    É evidente que se protege a bancada mas só se o tacho estiver mesmo muito quente. Mas também não iria por um tacho a sair do forno numa bancada de granito
    Concordam com este comentário: AnaMarques55
    •  
      CMartin
    • 25 março 2017 editado

     # 13

    Colocado por: joao2É evidente que se protege a bancada mas só se o tacho estiver mesmo muito quente. Mas também não iria por um tacho a sair do forno numa bancada de granito
    Concordam com este comentário:AnaMarques55

    Põe-se onde então o tacho joao2 ?
    Pergunto porque uso a bancada como preciso e sem grandes cuidados, afinal, é o espaço de trabalho duro na cozinha.
    É que nem quero ter sequer a preocupação. E não tenho.
    É como a mesa de carpinteiro para mim, tem que levar com tudo.
    Será que estou a errar e nem sei ?
  13.  # 14

    Colocado por: CMartin
    Põe-se onde então o tacho joao2 ?
    Pergunto porque uso a bancada como preciso e sem grandes cuidados, afinal, é o espaço de trabalho duro na cozinha.
    É que nem quero ter sequer a preocupação. E não tenho.
    É como a mesa de carpinteiro para mim, tem que levar com tudo.
    Será que estou a errar e nem sei ?

    Na bancada mas devidamente protegida com as bases próprias para o efeito.
    Concordam com este comentário: Filipe R. Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao2
  14.  # 15

    Colocado por: CMartinPergunto porque uso a bancada como preciso e sem grandes cuidados, afinal, é o espaço de trabalho duro na cozinha.

    Cá em casa mesmo quando estão frios prefiro colocar os tachos sobre uma base ou um pano.
    •  
      CMartin
    • 25 março 2017 editado

     # 16

    Colocado por Joao Dias :
    Na bancada mas devidamente protegida com as bases próprias para o efeito.


    Colocado por Picareta:
    Cá em casa mesmo quando estão frios prefiro colocar os tachos sobre uma base ou um pano.


    Confesso que nunca na minha vida vi tal coisa, Joao e Picareta.
    A bancada de cozinha é uma bancada de trabalho, quase como a bancada do talhante.
    É à bruta mesmo.
    Esses cuidados que referem, não os encaixo (?).
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  15.  # 17

    Colocado por: CMartin



    Confesso que nunca na minha vida vi tal coisa, Joao e Picareta.
    A bancada de cozinha é uma bancada de trabalho, quase como a bancada do talhante.
    É à bruta mesmo.
    Esses cuidados que referem, não os encaixo (?).
    Concordam com este comentário:pauloagsantos

    Não percebo onde está a duvida? Não cabe na cabeça de ninguém retirar um tabuleiro do forno ou um tacho do fogão sem colocar uma proteção por baixo. Seja a bancada em que material for...
    Concordam com este comentário: Picareta, Filipe R. Carvalho
    •  
      CMartin
    • 25 março 2017 editado

     # 18

    A mim cabe-me Joao Dias :o)
    Eu nunca vi ninguém a colocar protecção na bancada. Nem eu, nem irmã, nem tias, nem mãe, nem primas, nem avós, nem sogra, nem amigos,..nem...nem...nem...ninguém.
    Acho engraçado.
    Prova viva de que as vivências das casas, dos espaços, das bancadas são tão diferentes quanto isto.
    Não é que eu tenha duvida, não vejo é porque protegem a bancada dessas formas cuidadosas.
  16.  # 19

    Colocado por: CMartinA mim cabe-me Joao Dias :o)
    E nunca vi ninguém a colocar protecção na bancada. Nem eu, nem irmã, nem tias, nem mãe, nem primas, nem avós, nem sogra, nem amigos,..nem...nem...nem...ninguém.
    Acho engraçado.
    Prova viva de que as vivências das casas, dos espaços, daa bancadas são tão diferentes quanto isto.
    Não é que eu tenha duvida, não vejo é porque protegem a bancada dessas formas cuidadosas.

    Concordo Carlita. Já eu nunca vi o contrário.
    Mas para te tornar mais "bancada friendly" vou-te fazer um miminho assim que tiver uns minutos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  17.  # 20

    Mas para quê ?
    Porque protegem as bancadas ?
    Digam lá.
 
0.0222 seg. NEW