Iniciar sessão ou registar-se
    • ped33f
    • 25 março 2017 editado

     # 1

    Bom dia,

    Em primeiro lugar e para enquadrar queria dizer que vou remodelar uma cozinha, que actualmente tem uma esquentador e gás butano.

    Visto que vou fazer obras decidi pesquisar qual seria a melhor solução para o aquecimento das águas sanitárias (AQS) e para fazer a comida.

    Pelo que li neste forum as bombas de calor parecem ser a melhor solução para AQS, isto fazendo fé do depoimento do Pedro Fernandes (https://forumdacasa.com/discussion/15194/3/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/) pois gastam cerca 170€ num ano, apesar do elevado investimento inicial.

    Ainda não tendo posto, totalmente, de fora a hipótese de instalar gás canalizado (que ficaria em cerca de 500€ a instalação com certificados) falta então decidir a parte da comida. Placa a gás ou indução?

    Eu bem sei que a indução tem enumeras vantagens, mas estou a olhar puramente para os números do consumo (€).

    Visto isto, alguém me sabe dizer qual o consumo (por mês ou ano) de uma placa de indução?
    Já estou farto de pesquisar e não encontro nada com valores em concreto.

    PS: Os dados que possuo ao momento para a comparação com gás canalizado são os seguintes:
    Gás (no período de 1 ano para AQS e cozinhar, 4 pessoas) - gastou cerca 5000 kw que dá 240€ dos quais 33€ eram taxas.
    Bomba de calor (1ano) - gasta cerca de 1000 kW que dá 170€

    Obrigado
    • TZW
    • 26 março 2017 editado

     # 2

    Olá, faça um comparativo entre a bomba de calor e o esquentador que iria comprar actualmente, não com o consumo do antigo, em relação á placa, no meu caso mesmo tendo gás prefiro usar placa electrica, as de indução começam mais ou menos nos 200euros. Em relação as bombas de calor certifique-se que tem as condições para instalar o equipamento, depois é só fazer as contas e ver o tempo de retorno do investimento, penso que não gasta mais que uma garrafa de 45kg mensal, se for entregue em casa, também não é grande transtorno. Conclusão final, no seu caso acho que gastava uns 2000euros com instalação de gás canalizado, um bom esquentador e uma placa indução gama media, a bomba calor penso que se for para 4 pessoas em simultâneo(2 banhos) ou seguidos(4banhos) devera ser mais cara, mas não deixa de ser uma boa hipótese se tiver onde a colocar.
    Nuns cálculos por alto, estimo um consumo de 250 euros com bomba de calor e 800euros gas de garrafa e 300euros em gas natural, mas aguarde mais opiniões porque eu ainda estou com pouco café...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ped33f
  1.  # 3

    A questão é bastante pertinente. Estou exactamente com as mesmas dúvidas.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 4

    Talvez parecido mas por norma cada caso é um caso, dai que existem equipamentos muito semelhantes dentro da mesma marca, tente ajustar sempre o mais possível ao eu necessita, para ter uma ideia pode ver exemplos semelhantes.
  2.  # 5

    Colocado por: TZWOlá, faça um comparativo entre a bomba de calor e o esquentador que iria comprar actualmente, não com o consumo do antigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ped33f


    Obrigado TZW...tem razão estava a fazer os cálculos com outro esquentador... mas também tenho de verificar se o esquentador que tenho pode ser adaptado para gás natural.
    Quanto à bomba de calor tenho o sótão para a colocar.
    Pelo que vi de equipamentos ficariam em cerca de 1200€ (bomba de calor + ou - 100L) + 350€ (boa placa de indução) = 1550€.
    Caso opte pelo gás ficaria 500€ (instalação) + 350€ (novo esquentador) + 350€ (placa) = 1200€
    A diferença está em cerca de 300€... mas penso que pode aumentar, pois penso que o esquentador que tenho pode ser adaptado para gás natural.


    Pelos meus cálculos o gás natural para AQS e cozinhar ficaria em 250€/ano ... quanto à bomba de calor ficaria 170€/ano + o consumo da placa de indução
  3.  # 6

    Eu tenho bomba de calor (110L) e Placa de Indução.
    Tenho um gasto mensal estimado de 323 kWh (última factura).
    Somos 7 em casa. 2 adultos. Uso normal, refeições todos os dias. E às vezes (em dias de chuva) usamos a secadora de roupa.

    O comparativo nunca é fácil. Até pelos usos de cada um.

    Antes tinha termoacumulador de 50L e agora gasto perto de 1/4 a 1/3 da luz que gastava antes para AQS.
    Antes tinha placa de vitrocerâmica normal, não noto muito a diferença. Esta de facto aquece muito mais rápido. E limpa-se muito melhor.

    Mas eu, só pelo facto de não ter mais um operador com as respectivas taxas, nem estar preocupado com o gás (segurança), compensa-me tudo eléctrico.

    Quando falta a luz... Tenho de fazer churrasco!!
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ped33f
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 7

    Caso use essa bomba calor penso que tem deixar o esquentador com garrafa para apoio à bomba caso tomem banho seguido mais que 2 pessoas, o esquentador penso que tem que ser de chama modulante e compatível , se for 1 banho de 4 em 4 horas deve chegar a bc.
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 8

    Colocado por: paulovalenteEu tenho bomba de calor (110L) e Placa de Indução.
    Tenho um gasto mensal estimado de 323 kWh (última factura).
    Somos 7 em casa. 2 adultos. Uso normal, refeições todos os dias. E às vezes (em dias de chuva) usamos a secadora de roupa.

    O comparativo nunca é fácil. Até pelos usos de cada um.

    Antes tinha termoacumulador de 50L e agora gasto perto de 1/4 a 1/3 da luz que gastava antes para AQS.
    Antes tinha placa de vitrocerâmica normal, não noto muito a diferença. Esta de facto aquece muito mais rápido. E limpa-se muito melhor.

    Mas eu, só pelo facto de não ter mais um operador com as respectivas taxas, nem estar preocupado com o gás (segurança), compensa-me tudo eléctrico.

    Quando falta a luz... Tenho de fazer churrasco!!
    Concordam com este comentário:zinna

    7 com 50 ltrs, arre! Isso não dava para o meu banho, homem, você é ecológico!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 9

    Colocado por: TZWse for 1 banho de 4 em 4 horas deve chegar a bc.


    Eu consigo gastar a água toda da BC (110l + água fria) mas também já conseguimos 6 tomar banho.
    Tudo depende. Se é para molhar, ensaboar e passar por água não precisa de muita água. Se é para massajar, 110L não chega para 1.


    Colocado por: TZW7 com 50 ltrs, arre! Isso não dava para o meu banho, homem, você é ecológico!

    Aqui ainda eramos só 6!!! Mas o raio do termoacumulador trabalhava que se fartava. Eram (medi na altura) 5,85 kWh por dia (média diária tirada durante 2 meses).
    • TZW
    • 28 março 2017 editado

     # 10

    6kw/dia justifica a compra?
    Assim que crescerem em tamanho esses 110ltrs parecem ultra escassos...
  5.  # 11

    Colocado por: TZWAssim que crescerem em tamanho esses 110ltrs parecem ultra escassos...


    A seu tempo logo se resolve...

    Este de 110l foi comprado na promoção da EDP. Pelas minhas contas na altura, ao final de 2 anos e 2 meses o investimento estava pago. E esses meses já passaram. Tem desvantagens, tem. Demora 4 a 5 horas a aquecer a água,demora se tiver muito fria. Mas eu agradeço muito a minha conta da luz ter descido bastante.
    É o ideal em termos de capacidade, não. Mas eu pelas contas que falam de 50l por pessoas devia ter uma BC (ou termoacumulador) de 350l.
    Concordam com este comentário: TZW
 
0.0169 seg. NEW