Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.
    Vou substituir dentro de alguns meses a cobertura da habitação.
    Tenho algumas duvidas que agradecia que me explicassem.
    O telhado vai ter em alguns sítios uma água e noutros 2 águas.
    Queria colocar vigotas em betão e utilizar a subtelha da onduline.As minhas duvidas são as seguintes:
    -Qual a disposição e fixação das subtelhas ao ripado e tem que ser com grampos?
    Qual a distancia entre as vigotas?
    E como apertar as ripas para as telhas á subtelha?
    E as ripas para as telhas (em PVC ou Galvanizadas)?
    • TZW
    • 26 março 2017 editado

     # 2

    Já pensou em usar placas osb?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
      9.jpg
  2.  # 3

    Boa Tarde TZW.
    Sim.Mas perante o meu orçamento ia gastar mais do que com as vigotas e ripado em betão,
    penso que para durabilidade as vigas são praticamente para sempre.O osb derivado as humidades penso que não são tão duradouras.
    Como ´não tenho a inclinação mínima necessária para a aplicação da telha ,indiscutivelmente vou ter que usar uma subtelha e como não posso alterar a inclinação por vários motivos quero optar pelo sistema que descrevi.
    Gostava de saber desde o principio como utilizar as vigotas e espaço entre elas,qual a distancia entre o ripado de cimento para a subtelha ST50 da onduline e se as subtelhas são apertadas com os grampos ás vigas ou ao ripado de betáo, e depois como apertar as ripas de pvc ou outro material em cima da subtelha(tem que ser o mesmo grampo que aperta a subtelha e a ripa de PVc?)Pelo que entendi no que já vi aqui no fórum,parece-me que as ripas de betão tem que coincidir com o ripado de Pvc e com a mesma distancia do engate da telha.
    Agradecia se explicassem com um simples desenho.
    OBRIGADO.
    obs: desde já peço desculpa de não dominar os termos técnicos.
  3.  # 4

    Foto do telhado
      IMG_4005 (Cópia).JPG
  4.  # 5

    foto do telhado
      IMG_4004 (Cópia).JPG
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 6

    Sendo assim, penso que usar vigotas num telhado que não vão fazer laje o torna demasiado pesado e mais difícil de manusear o que encarece os custos porque obriga a um enorme entrançado de material, eu penso que se consegue apoiar as vigotas também consegue apoiar umas vigas e nessas apoiar vigas de madeira mais afastadas que vão apoiar osb ou painel sandwich, depois pode aparafusar as ripas e colocar a telha, o custo final talvez seja o mesmo, se for mais especifico com o formato das aguas e áreas, e laje por baixo ou pontos de apoio...umas fotos, assim só a imaginar posso estar errado, mas se quiser seguir com essa opção e sem madeira, vai ter que seguir este exemplo, apenas coloca a subtelha no sitio que estão as telhas, depois coloca um novo ripado sobre a subtelha e alinhado com o de baixo, para o fixar penso que pode usar parafusos.
      Diversas_telhado_moradia_jardim__040.jpg
    • TZW
    • 26 março 2017 editado

     # 7

    Atenção, eu não sou profissional desta área, o que lhe digo é apenas no sentido de o ajudar a chegar a uma solução. Na minha opinião uma vez que já tem estrutura para telhas longas, simplesmente substituía por painel sandwich e fixava as ripas ao painel sandwich e colocava a telha em cima, faça as contas do preço da subtelha+ estrutura+aplicação e compare com painel sandwich + aplicação, o resto será igual, ripas + telha. confirme só quanto peso aguenta cada m2 de painel, ( eu acho que dá para o peso das telhas se apoiado de metro a metro no mesmo sistema que tem actualmente) , fica com a vantagem de obter um melhor isolamento e segurança em caso de quebra das telhas.
  5.  # 8

    Atenção que esse revestimento actual na coberttura tem amianto.
    O mais simples seria uma estrutura em aço leve aparafusada, osb, Lâmina impermeabilizante e para vapor tipo TYVEK, depois o ripado pvc ou aço galvanizado... e as telhas.
    No seu caso é preferivel meter o isolamento termico, em lã de vidro, duas mantas cruzadas sobrepostas com papel kraft voltado para a laje, 2X 40mm ou 2x60mm, basta que tenha 40kg/m3 de densidade.
  6.  # 9

    Obrigado pela ajuda.
    Mas como já viu na foto as telhas so apoiam num apoio no meio.Na parte mais alta apoiam em cima no topo da parede e na parte mais baixa apoiam no beirado mas apertadas na mesma nas duas extremidades a estrutura de tubo retangular.Esta estrutura de modo nenhum ia aguentar o peso da telha cerâmica e já tem mais de vinte anos e é um simples tubo galvanizado sem qualquer tratamento,por isso queria fazer de raiz.A opção que eu quero é a mais segura e quanto ao isolamento como o desvão não vai ser utilizado eu próprio isolava a lage de esteira.
    As minhas duvidas são mesmo as que descrevi anteriormente.Não queria colocar telha sanduiche.

    Aceito mais explicações.
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 10

    Então, só tem que copiar o exemplo da primeira foto, onde esta a telha coloca a subtelha e depois repete o ripado por cima da subtelha sobreposto com o outro, leva uns calços para não achatar a subtelha...mas acho que não há muito mais a fazer?
  7.  # 11

    Boa Tarde para todos.
    Finalmente esta praticamente concluido o telhado com telha ceramica e subtelha onduline St50.
    Agora dentro das divisoes tenho que tirar o gesso que estava podre e preto devido a humidades e entrada de agua por uma caleira interior.e ja agora aproveito para por teto falso em pladur e levar leds de embutir.As minhas grandes duvidas neste momento sâo as seguintes.Como ja tenho duas divisoes com pladur e lâ de rocha feitas anteriormente .agora nas outras divisoes aplico so o pladur e colocava a manta por cima da lage de esteira ou e melhor colocar entre o pladur e a lage?Se for entre o teto falso é melhor a lâ de rocha com papel ou tambem pode ser em placas de lâ de rocha com ou sem papel.e espessuras e densidades?Agradecia que me dissessem qual a melhor opçao visto que vou ter que comprar ate domingo pois o aplicador do pladur deve vir na segnda feira ,e os materiais de isolamento vâo ficar por minha conta.
    Agradeçia imenso que me explicassem qual a melhor soluçao.
    Obrigado.
  8.  # 12

    Independentemente onde colocar sob/sobre a lage escolha com papel virado para o interior da casa.
    Escolha lá de vidro fica mais barato, espessura no mínimo 6cm. Se for mais norte / interior convém ter mais espessura.
  9.  # 13

    Colocado por: rui duarteBoa Tarde para todos.
    Finalmente esta praticamente concluido o telhado com telha ceramica e subtelha onduline St50.
    Agora dentro das divisoes tenho que tirar o gesso que estava podre e preto devido a humidades e entrada de agua por uma caleira interior.e ja agora aproveito para por teto falso em pladur e levar leds de embutir.As minhas grandes duvidas neste momento sâo as seguintes.Como ja tenho duas divisoes com pladur e lâ de rocha feitas anteriormente .agora nas outras divisoes aplico so o pladur e colocava a manta por cima da lage de esteira ou e melhor colocar entre o pladur e a lage?Se for entre o teto falso é melhor a lâ de rocha com papel ou tambem pode ser em placas de lâ de rocha com ou sem papel.e espessuras e densidades?Agradecia que me dissessem qual a melhor opçao visto que vou ter que comprar ate domingo pois o aplicador do pladur deve vir na segnda feira ,e os materiais de isolamento vâo ficar por minha conta.
    Agradeçia imenso que me explicassem qual a melhor soluçao.
    Obrigado.


    como fez?
    Como fixou ás vigotas?
  10.  # 14

    Aproveitando o tópico do Rui, questiono que subtelha é esta, alguém conhece?
      IMG_20210123_105733.jpg
  11.  # 15

    ...
      IMG_20210123_110012.jpg
  12.  # 16

    Colocado por: agosto07Aproveitando o tópico do Rui, questiono que subtelha é esta, alguém conhece?
      IMG_20210123_105733.jpg


    Parece placas de fibrocimento...
  13.  # 17

    peça ao empreiteiro a fatura ou documento das Placas de fibrocimento Sem amianto
  14.  # 18

    Colocado por: agosto07Aproveitando o tópico do Rui, questiono que subtelha é esta, alguém conhece?
      IMG_20210123_105733.jpg


    É onduline é bom
  15.  # 19

  16.  # 20

    É onduline muda a cor..
 
0.0219 seg. NEW