Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou remodelar uma casa antiga, 198 m2 de 2 pisos T4.
    Gostava de saber qual é melhor solução para aquecer a casa e águas sanitárias, caldeira a gás natural ou caldeira a pallets?

    A casa é antiga e vai levar obras de isolamento nas paredes, telhado e janelas. Sei que em remodelações em casas antigas não sou obrigado a colocar energia solar por isso fiquei com a dúvida do que será mais barato de instalar vs rentabilidade e custos.Gostava de ter aquecimento central por uma questão de conforto.

    Gás Natural | Na rua passa uma conduta de gás natural e a ligação ronda os 500 euros, a caldeira andará à volta dos 1500 euros e a pré instalação à volta dos 3000 euros sem radiadores. Em nr redondos serão 5000€ + radiadores

    Caldeira a pallets | Vi que custam pelo menos 2000/3000 + pre instalação, outros 3000€(?) + radiadores - sei que precisam de mais manutenção e fazem barulho quando são mais potentes e ocupam muito mais espaço em casa. Mas estas caldeiras a pallets também aquecem água dos banhos / aquecedores ou ainda tenho que comprar um acumulador de água quente ?

    No site da Deco aconselham a caldeira a pallets mas a mim parece-me que a instalação é muito mais cara, é mais feio ( tenho que retirar espaço á casa para esconder o bicho) e fazem barulho e para além de ter que andar sempre a fazer manutenção. Mais ir comprar as ditas pallets e ter espaço para as arrumar.

    Pela minha experiência actual o aquecimento a gás natural é óptimo, em 11 anos só tive que chamar um técnico 1 vez... Não consigo perceber se a opção de colocar uma caldeira a gás é assim tão errado!

    Obrigado.
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 2

    A minha situação é semelhante e optei por gás, mais tarde talvez bomba de calor, mas só porque a caldeira funciona não significa que esteja tudo bem, opte por manutenção mais programada, não seja mais para limpar o interior. Quanto ao aquecimento tente aplicar soluções de baixa temperatura, eu optei por phr num piso com tijoleira e onde tem soalho vou para o ar condicionado mas podia ser com radiadores dimensionados para a mesma temperatura do phr. Caldeiras a pellets é do estilo Windows 8 :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcabral
  2.  # 3

    Obrigado TZW!

    A casa vai ser ter soalho de madeira em todo lado menos nos wc's e cozinha. É uma casa antiga e gostaria de manter a traça antiga. O ar condicionado para mim está fora de questão porque faço alergia. Essas bombas de calor funcionam como e com o quê? O que é preciso para fazer a instalação e os custos? Também dá para ter radiadores espalhados pela casa?

    Peço desculpa, mas não percebo nada disto, sinto-me um peixe fora de água. O nosso orçamento cá em casa é meio limitado, e sempre ouvi dizer que o aquecimento em piso radiante é muito caro.
  3.  # 4

    Colocado por: jcabralNo site da Deco aconselham a caldeira a pallets
    no custo energético combustível o gás natural é imbatível, sendo que os equipamentos também são mais simples e com menos manutenção e praticamente isentos de trabalhos conexos eu acho que é a melhor solução para o este caso.
    Concordam com este comentário: TZW
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcabral
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 5

    Se optar por caldeira agora, mais tarde pode aplicar uma bomba de calor sem grandes obras, mas peça a alguém da área que lhe dê uma opinião, se deve deixar tubagem/passagens para o efeito, uma bomba de calor ar/agua é semelhante ao ar condicionado ou ao sistema do frigorifico, tira o calor do ar e passa para a agua, tem a vantagem de quase sempre produzir pelo menos o dobro do que gasta mas o custo do equipamento ainda é elevado, isto foi uma explicação muito tosca mas faça uma pesquisa pela net e fica com uma ideia melhor. No seu caso pesquise sistemas split, maquina semelhante ao ar condicionado no exterior e um modulo semelhante ao da caldeira no interior, penso que será isso o mais adequado para o seu caso.
 
0.0108 seg. NEW