para refrescar e para abrir um pouco a mente, todos precisamos de vez em quando, começo aqui este tópico sobre construções alternativas com mais ou menos história, mais ou menos ecologia, mais ou menos complexidade, mais ou menos esquesita mais ou menos diferentes, que marquem uma posição, uma ideia primaria ou única ou original.
começo com uma construção com história romântica.
"SImon Dale decidiu um dia, optar por um estilo de vida diferente. Deitou mãos à obra, e construiu uma casa completamente alternativa, apenas com o recurso a elementos da natureza. A casa que o amor construiu, assim é descrita a Woodland Home, feita por um homem com a ajuda de seu sogro, alguns bons amigos e alguns transeuntes. Esta espectacular concepção sustentável foi feita pelo seu próprio inquilino. \"Ser o seu próprio arquitecto é muito divertido e permite-lhe criar e desfrutar de algo que faz parte de você e da terra, em vez de, na pior das hipóteses, uma massa de produção em caixa projectada para o máximo de lucro e conveniência da indústria da construção\", diz Simon Dale, o cérebro por trás desta incrível casa, feita com terra. Quatro meses e 4.000 horas foi o tempo que demorou para concluir a sua residência. A Woodland Home parece algo que só se vê em contos de fadas.
A Woodland House foi cavada na encosta para diminuir o impacto visual no seu entorno natural todo encoberto por floresta. Pedra e lama foram usadas a partir da escavação onde foram reutilizadas para a manutenção das paredes e fundações da casa. A casa, única moldura do seu estilo, foi construída utilizando-se carvalho, recolhido na mata circundante. Fardos de palha foram colocados no piso, paredes e tecto sendo um elemento eficaz e ecológico de isolamento. No interior, há cal nas paredes de gesso que foi utilizado como um respirador e, além de ter baixa energia se encaixa como centro do cimento. Algumas peças da casa, como as janelas, foram feitas a partir de materiais recicláveis de lixo. A casa é aquecida pelo fogão a lenha.
Quanto à refrigeração, vem de baixo, do soalho. A iluminação é natural, enquanto que painéis solares no telhado auxiliam a garantir a energia interior. A origem da água de abastecimento é proveniente de uma geração interna. Também é equipada com um sistema de reciclagem. Criativa e sustentável. "
The Upside-Down House, in Szymbark (Poland). The house was created by Daniel Czapiewski to describe the former communist era and the present times in which we live.
The Shoe House in Hellam (Pennsylvania, USA). It was an actual guesthouse (3 bedroom, 2 baths, a kitchen and a living room) of a local shoe magnate, Mahlon N. Haines. After his death, it was an ice cream parlor for a while, and now it is a museum.
This one is the hotel “Friendship”, build during Soviet era, and it was considered by CIA as some strange military object. Nowadays this place is in Ukraine