Iniciar sessão ou registar-se
    • Jacq
    • 28 março 2017

     # 1

    Boa tarde,

    Parece que é agora que vou começar o meu projecto de remodelações.
    Surgiu agora uma dúvida que venho aqui colocar.
    O imóvel data de 1986 e as paredes e tectos têm estuque.
    As paredes foram revestidas a papel de parede. Não parece terem levado tinta.
    Em algumas zonas, na junção das folhas do papel de parede e com a humidade, o papel arrancou o estuque. Agora a questão é que este terá 3-4mm de espessura e por baixo está uma parede rebocada com cimento.
    Esta aplicação é normal.... para reparar estas zonas que estão levantadas ou ocas que material é recomendável aplicar?
    Obrigado pelos comentários
    • TZW
    • 28 março 2017 editado

     # 2

    Pasta de estanhar, acho que é o que procura.
      saco-PE-2015-2382.jpg
    • Jacq
    • 28 março 2017

     # 3

    É ou era normal esta forma de aplicar estuque.
    O pouco que conheço é salpicada a parede e depois leva uma camada com mais de 1 cm de espessura de estuque...
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 4

    Isso é o que chamam de estucar, tipo tetos, a pasta de estanhar é aplicada sobre o areado e dá um efeito semelhante mas apenas com uma pelicula, sim usa-se mas obriga a deixar as paredes direitas no areado. É tipo pasta de barrar pladur...
    • Jacq
    • 28 março 2017

     # 5

    ... fui investigar.... estuque estanhado (muito básico lol)
    Obrigado pela ajuda
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 6

    De nada, mas atenção que há vários produtos, desde para pequenos enchimentos até acabamento, basicamente a granulometria é que varia...
    • Jacq
    • 10 abril 2017 editado

     # 7

    Boa noite a todos,
    Comecei a saga de retirar o papel de parede de todas as divisões da casa....moroso
    Acontece que em algumas zonas (principalmente nas paredes onde existem casas de banho) o estanhado (com aproximadamente 3mm) pode ser facilmente retirado com recurso a uma espátula, ficando um reboco (penso ser uma massa bastarda) muito frágil com cerca de 5 mm de espessura.
    A minha questão é se o que está debaixo do estanhado é normalmente frágil ou devo remover tudo até ao reboco de cimento que se encontra debaixo disto tudo...
    Deixo a foto de algumas paredes
      IMG_0798.JPG
    • AMCP
    • 10 abril 2017

     # 8

    remova essas massas até ao reboco dps aplique massa de enchimento e acabamento ou então cole pladur á parede
    • Jacq
    • 10 abril 2017

     # 9

    O que pode ter acontecido para este comportamento? Este "estanhado" é frágil? Ou o papel de parede danificou suporte?

    Existe alguma forma de consolidar o existente?

    Obrigado pelos v/comentários
    • TZW
    • 11 abril 2017 editado

     # 10

    O reboco na foto parece normal, se raspar com uma chave fendas desfaz-se com facilidade, sem grande esforço? Parece-lhe diferente dos outros locais? O papel ganhou bolores, havia humidade na parede? A pasta estanhar adere bem se aplicada nas condições correctas e o produto estiver em bom estado. O reboco de interior não é betão, para a parede respirar a argamassa é relativamente porosa, se lhe parece semelhante ao resto da casa não mexa no reboco, faça um teste com a pasta de estanhar e já pode retirar algumas conclusões. Atenção aos tempos de trabalho e quantidade de agua nas misturas e misturado com maquina de preferência. Provavelmente a casa de banho não está impermeabilizada e o papel originou uma barreira ao vapor.
    • Jacq
    • 11 abril 2017

     # 11

    O problema que encontro está:
    - na fissuração que apresenta em todas as paredes (a maioria no reboco e algumas mais profundas que vão até ao emboço)
    - na facilidade com recurso a uma espátula e nas fissuras mais profundas, de levantar o reboco (os 2mm de acabamento) em placas. Curioso que quando partem o ruído parece porcelana ...

    Nunca vi nada com este comportamento, o pedreiro que vai iniciar a obra diz-me que vai trazer um estucador mas quero perceber um pouco o que se está a passar

    Obrigado pelos v/comentários
    • Jacq
    • 11 abril 2017 editado

     # 12

    Aqui, o próprio papel de parede arrancou o reboco e com uma espátula, em 5 mim fiz o resto.
    O emboço ficou sem danos mas consigo retirá-lo com facilidade e sem recorrer a escopro e martelo
      IMG_0801.JPG
    • TZW
    • 11 abril 2017 editado

     # 13

    Está correcto, eu estáva a trocar os nomes à coisa...arranque o reboco que estiver solto e faça um novo.
 
0.0172 seg. NEW