Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Esta é a minha participação neste fórum, pois não o conhecia e deparei-me com ele pois andava a pesquisar sobre montagens de termoeléctricos.
    Hoje, após utilização de um termoeléctrico vitroceramico com cerca de 7 anos (devem calcular qual o problema) , foi-me instalado um novo termoacumulador, mas desta vez em inox, já preparado para aquecimento central, e, segundo o instalador, fabricado pela Videira.
    Ao contrário do antigo, as ligações deste cilindro são laterais, pelo que o instalador fez novas instalações utilizando tubo multicamadas.
    Até aqui tudo bem. Acontece que depois de acabar, pus-me a olhar para as ligações, e parecem-me, pelas as ligações do anterior que algo não bate bem.
    Pelo o que consegui aperceber, a ligação deve de ter o seguinte procedimento (e aqui corrijam-me se estiver errado) : instalação água fria, torneira de segurança, redutor de caudal (se necessário), válvula de segurança, ligação a vaso de expansão e por fim cilindro.
    Pela a foto que envio, quer parecer que isto não está muito conforme com aquilo que tinha nem com aquilo que pesquisei.
    Agradecia que se pronunciassem, para que pudesse ficar descansado.
    Junto, envio também da válvula antiga e do termoacumulador.
    Desde já o meu muito obrigado.
    Cumprimentos a todos.
    João Jacinto
      IMG_20170404_012130~2.jpg
      IMG_20170329_142602~2.jpg
  2.  # 2

    Então e o manual desse acumulador!!!? onde está o esquema de ligação do mesmo? tire as duvidas nesse documento.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasEntão e o manual desse acumulador!!!? onde está o esquema de ligação do mesmo? tire as duvidas nesse documento.


    Tem toda a razão, mas infelizmente não tenho esse manual, o instalador não deixou cá nada e tambem não me lembrei.
    A única coisa que cá tenho, são os autocolantes que estão no termo-acumulador, mas não percebo a esquemática deles.
    Outra coisa que reparei, é quão tem válvula anti-retorno, e ai o instalador disse que não era necessária. Estou a pensar em instalar uma, entre o multicamdas que fornece a agua fria e o "T" á entrada do acumulador. O que acha?
      IMG_20170404_110148.jpg
  4.  # 4

    Contacte o fabricante....
    Onde comprou isso?
    Sabe que tem o direito a ficar com o manual de utilização e instalação do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaojacinto
  5.  # 5

    Comprei a um familiar que me disse que era fabricado pela Videira.
    Apenas sei que o revendedor, a Vital, é da zona centro, Viseu.
    Irei fazer o pedido.
    De qualquer das formas, pode opinar sobre a ligação do mesmo?
    Obrigado
  6.  # 6

    Na foto tem o esquema alimentação de agua fria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesNa foto tem o esquema alimentação de agua fria.


    Significa que tenho que refazer a ligação?
    Ou conforme está também é viável?
    Cumprimentos
  8.  # 8

    Boa noite,

    Deveria ter uma válvula antiretorno entre a alimentação de água fria e o termo. Como está, toda a instalação da habitação fica com a "sobrepressao" do termoacumulador... como tem o vaso de expansão, diria que não é dramático... mas... recomendo que instale uma valvula anti-retorno com função de sobrepressao (tal como tinha na instalação anterior que estava mt mais "limpa").

    Imagine que tem uma returna na canalização e precisa de activar o seguro... o perito da seguradora pode ser menino para ir ver de o termoacumulador está bem instalado... e não está...

    Dica: se está preocupado em uns troco, isole esse "charuto" de latão. Está sempre a dissipar capor (perdas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaojacinto
  9.  # 9

    Obrigado pela a sua análise e dicas.
    Realmente esta instalação não estava (e continua por enquanto) a deixar-me tranquilo.
    A solução que colocou, era uma das que estava a pensar em realizar (menos a questão da sobrepressão, pois isso aqui não e problemático, mas não vai ficar esquecida).
    Outra solução que tinha previsto, era refazer a ligação na sua totalidade, colocando uma válvula igual à anterior, com a seguinte configuração : torneira de segurança, válvulas de descarga (com sistema anti retorno e de descarga de pressão), um "ligado ao termo e ao vaso de expansão.
    Qual é a melhor solução? Qual a válvula mais viável?
    Tendo em consideração o autocolante em que pressão máxima de saída é de 6 bar e a de teste é 9 bar, que válvula devo colocar?

    Por fim, existe uma questão que gostava de colocar.
    O vaso de expansão, como se mede a pressão? Com o circuito vazio ou pode ser com ele completo?
    Tenho cá em casa uma bomba das bicicletas com sistema te alta pressão (para as suspensões) que dá para encher o vaso.

    Mais uma vez o meu muito obrigado.
    Cumprimentos
  10.  # 10

    Instale um grupo de segurança que faz isso tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaojacinto
  11.  # 11

    Viva.
    Reacendendo um pouco o tópico, embora não seja canalizador, decidi deitar mãos à obra e acrescentar algo mais na instalação por minha iniciativa.
    Decidi incluir um válvula termo-estática, pois a família estava sempre a refilar das variações constantes da água aquando dos duches. Ora estava boa, como derrepente ficava fria, como ficava a escaldar.
    Penso que assim irei resolver o assunto e, espero, poupar alguma água quente, logo electricidade.
    Agradeço sugestões e/ou críticas.
    Cumprimentos a todos
      IMG_20170513_172156.jpg
    • ik
    • 13 maio 2017

     # 12

    Já vi essas válvulas no eBay. Que tal? Funciona bem?

    Resolveu o problema? É que se isso for um termo acumulador o problema não devia estar na oscilação da temperatura
  12.  # 13

    Não veio do ebay, mas do AliExpress, mas neste caso, veio directamente da Alemanha. Se alguém quiser o link, posso colocar aqui se for permitido.
    Ainda não dá para ter um feedback real, pois hoje foi o primeiro dia de uso.
    Já as vi cá à venda, em lojas online mas com um preço muito superior, quase três vezes mais.
    Em relação à oscilação da temperatura da água, tinha a haver com o facto de quando alguém abria outra torneira, existia de alguma forma uma diferença no caudal da água que fazia a mistura da água oscilar nos extremos. Hoje só ainda houve um banho depois de ter mudado à válvula e para já não se queixaram.
    Numa primeira fase está regulada para 42º,embora venha recomendada para 38º
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021

    que marca é?


    Linha branca

    DN15 (G1/2) Latão Válvula Misturadora termostática, ajustar a Temperatura Da Mistura de Água misturador Termostático válvula de aquecedor solar de água
    http://s.aliexpress.com/JnErENry
    (from AliExpress Android)
    • ik
    • 14 maio 2017

     # 15

    Colocado por: joaojacintoNão veio do ebay, mas do AliExpress, mas neste caso, veio directamente da Alemanha. Se alguém quiser o link, posso colocar aqui se for permitido.
    Ainda não dá para ter um feedback real, pois hoje foi o primeiro dia de uso.
    Já as vi cá à venda, em lojas online mas com um preço muito superior, quase três vezes mais.
    Em relação à oscilação da temperatura da água, tinha a haver com o facto de quando alguém abria outra torneira, existia de alguma forma uma diferença no caudal da água que fazia a mistura da água oscilar nos extremos. Hoje só ainda houve um banho depois de ter mudado à válvula e para já não se queixaram.
    Numa primeira fase está regulada para 42º,embora venha recomendada para 38º


    Vai continuar a ter essa oscilação de temperatura.

    Esse problema acontece porque deve ter pouca pressão na rede e ao abrir uma torneira a água (fria) foge toda do termo acumulador.

    Aconselho a aumentar a pressão na rede para os 3bar e instalar redutores de caudal nas torneiras, aqueles economizadores de água que se vê nos Leroys
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaojacinto
  14.  # 16

    Colocado por: joaojacintoViva.
    Reacendendo um pouco o tópico, embora não seja canalizador, decidi deitar mãos à obra e acrescentar algo mais na instalação por minha iniciativa.
    Decidi incluir um válvula termo-estática, pois a família estava sempre a refilar das variações constantes da água aquando dos duches. Ora estava boa, como derrepente ficava fria, como ficava a escaldar.
    Penso que assim irei resolver o assunto e, espero, poupar alguma água quente, logo electricidade.
    Agradeço sugestões e/ou críticas.
    Cumprimentos a todos
      IMG_20170513_172156.jpg


    Parabens, conseguiu fazer melhor trabalho que o canalizador.

    (As fixaçoes existem para serem colocadas, depois ha fugas/barulhos etc)

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaojacinto
  15.  # 17

    Colocado por: ik

    Vai continuar a ter essa oscilação de temperatura.

    Esse problema acontece porque deve ter pouca pressão na rede e ao abrir uma torneira a água (fria) foge toda do termo acumulador.

    Aconselho a aumentar a pressão na rede para os 3bar e instalar redutores de caudal nas torneiras, aqueles economizadores de água que se vê nos Leroys


    Num primeiro teste, mas ainda nada sem muita certeza, experimentei numa casa de banho abrir 2 torneiras ao mesmo tempo. 1 com a água quente no máximo e a outra a variar tanto a abertura como da fria para a fria.
    A primeira conclusão que consegui tirar (mas repito que apenas é a primeira análise) é que embora haja uma diferença no caudal da água, esta mantém-se mais estável relativamente à temperatura.

    Em relação à pressão, é verdade, mas como aumento a pressão da água num apartamento?

    Obrigado pelas dicas
  16.  # 18

    Colocado por: tmmc

    Parabens, conseguiu fazer melhor trabalho que o canalizador.

    (As fixaçoes existem para serem colocadas, depois ha fugas/barulhos etc)

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaojacinto


    Obrigado pelo feedback.
    Aproveito para questionar quais são as fixações que se refere? Algo me escapou que não dei conta😕
    • ik
    • 14 maio 2017

     # 19

    Colocado por: joaojacinto

    Num primeiro teste, mas ainda nada sem muita certeza, experimentei numa casa de banho abrir 2 torneiras ao mesmo tempo. 1 com a água quente no máximo e a outra a variar tanto a abertura como da fria para a fria.
    A primeira conclusão que consegui tirar (mas repito que apenas é a primeira análise) é que embora haja uma diferença no caudal da água, esta mantém-se mais estável relativamente à temperatura.

    Em relação à pressão, é verdade, mas como aumento a pressão da água num apartamento?

    Obrigado pelas dicas


    O que a válvula faz é limitar a temperatura quente,. Se sente que a água fica fria quando abrem outra torneira, vai continuar a sentir e provavelmente ainda mais

    Veja se na caixa do contador tem alguma válvula redutora de pressão e ajuste aí a pressão
    • tmmc
    • 14 maio 2017 editado

     # 20

    Colocado por: joaojacinto

    Obrigado pelo feedback.
    Aproveito para questionar quais são as fixações que se refere? Algo me escapou que não dei conta😕


    Em relaçao ao seu trabalho pelo que se ve na foto eu pessoalmente nao colocava nada pois julgo nao ser preciso mas estava a referir-me ao trabalho anterior!

    Cumps

 
0.0284 seg. NEW