Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Este é a minha primeira participação neste fórum, mas com certeza não será a última.
    Comprei um apartamento modesto (a primeira casa) e vou fazer algumas remodelações. Nomeadamente, canalização e electricidade tudo de raíz; wc e cozinha remodeladas.
    Vou abolir o gás de bilha e apesar do prédio já ter gás canalizado (o apartamento não) acho que vou optar por termoacumulador. Assustaram-me um pouco com o preço da instalação/certificação para uma ligação de raíz (+ de 600€?) e ainda para mais a distância entre o esquentador e a placa que tem que ser respeitada (a cozinha é pequena)
    Gostava de pedir a vossa opinião sobre o termoacumulador Ariston Velis Evo 80L. Somos dois, 80L é demais?
    Alguém tem este termoacumulador? Conseguiram colocá-lo dentro do armário da cozinha?
  2.  # 2

    80 litros está mais do que suficiente para 2 pessoas. Se gerirem bem, até o modelo de 50 litros chega. O aparelho tem 28 cm de profundidade, pode ficar dentro de armários, mas repara que é alto, logo pode não ficar totalmente escondido, dependendo do armário.

    Por outro lado, sendo um termoacumulador eléctrico, pode ficar em qq ponto da casa desde que tenha ligação de águas, esgoto e electricidade (WC ou despensa, por exemplo).
  3.  # 3

    Tenho esse termoacumulador, cá em casa somos 3 e dá perfeitamente. É óbvio que não fazemos duches longos. Não se esqueça de comprar um relógio para o desligar quando não está a ser utilizado (demora cerca de 30m a aquecer a agua a 40 graus). Atenção que de largura cabe no armário, já em altura ultrapassa o mesmo.
    • RJD
    • 8 abril 2017

     # 4

    Tenho um de 50L e somos 3 pessoas cá em casa. Chega perfeitamente se tomarem duches em vez de encher banheiras!
  4.  # 5

    Bom dia..

    Estou aqui com uma dúvida que por incrível que pareça depois de visitar dezenas de sites, incluindo o site da marca, não encontro resposta.

    O Ariston Velis Evo 50l é compatível com painéis solares de aquecimento de águas?

    Aqui diz que sim: https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/aquecimento-de-agua/termoacumuladores/termoacumulador-ariston-velis-evo-50-50-l-8-bar-5918134

    Aqui diz que não: https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/aquecimento-de-agua/termoacumuladores/termoacumulador-ariston-velis-evo-wifi-50-50-l-8-bar-7248737?rr_u=7d2b84c7de9cd68d79a1adcf55cc399260258344

    Aqui diz que sim: https://www.kuantokusta.pt/p/1898180/ariston-velis-evo-50l-3626145

    Aqui não diz nem que sim, nem que não: https://www.radiopopular.pt/produto/termoacumulador-ariston-velis-evo-50

    No site da marca não diz nem que sim, nem que não: https://www.ariston.com/pt-pt/produtos/termoacumuladores/eletricos/velis-evo/

    Ridículo como é tão difícil conseguir informação sobre uma das características mais importantes de um aparelho. Como no site da marca não faz menção a compatibilidade com painéis solares, suponho que não seja compatível. Mas depois noutros sites diz que é...

    Se alguém puder ajudar, agradecia.

    -
    • hangas
    • 10 agosto 2022 editado

     # 6

    Colocado por: P_LopezEstou aqui com uma dúvida que por incrível que pareça depois de visitar dezenas de sites, incluindo o site da marca, não encontro resposta.


    Não se fie nos sites da lojas. Há muito pouco cuidado a transcrever as características e quem o faz geralmente não tem grande conhecimento dos aparelhos e tanto fazem uma torradeira, como 5 minutos depois fazem uma Bomba de Calor, ou um maquina de lavar.

    Uma coisa que ajuda é fazer download de toda a documentação do site do fabricante. Manual de instalação, manual do utilizar, fichas técnicas e analisar com atenção.

    Julgo que para ser compatível com painéis solares de aquecimento de agua tem que ter pelo menos uma serpentina de apoio, o que não é o caso. Também se pode considerar que tendo um sistema termo-sifão se pode usar a agua aquecida por este como entrada, e o termo acumulador apenas faz de apoio. Mas nesse caso praticamente qualquer sistema é compatível.

    Já para ser compatível com sistema solar FV, o equipamento terá que ter uma entrada para receber um sinal externo do inversor que lhe indique quando é eficiente usar o excedente.

    Mas isso de ser compativel é algo vago. O melhor é perceber como quer fazer essa integração e verificar se o equipamento tem as características necessárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 7

    Muito obrigado.

    Não preciso fazer download da documentação pois tenho aqui em papel, ou seja, já comprei o termoacumulador.

    Na documentação não fala em painel solar. Nem que sim, nem que não. Suponho que a omissão signifique que não é compatível ou não está preparado.

    Deixo duas fotos do dito, já instalado aqui em casa, sendo que a casa está em obras mas tem servido para termos água quente para o banho. O empreiteiro que nos está a fazer a obra e o instalou, diz que de painéis solares não percebe nada (nem tem que perceber), pelo que assumi que o termoacumulador não estivesse a trabalhar com o painel por uma questão de confirguração/instalação.

    Como quando a obra terminar (setembro-outubro) já tinha previsto pedir à empresa que me faz a manutenção dos painéis solares para cá vir fazer a manutenção, pensei que nesse então logo pediria aos técnicos para verificarem a instalação.

    Se não for compatível (ou mesmo que seja, não seja a solução ideal), não tem problema, pois tenho outra casa onde o colocar. Vou é ter que arranjar outra solução para este apartamento, pois como se pode ver na foto, encaixava de maravilha no espaço que ali tenho disponível (em altura, profundidade e largura) e talvez não exista outro de semelhantes dimensões, 50l, e que funcione bem com o painel.

    Digamos que o comprei no Radio Popular e, logo por azar, no site deles não diz se é ou não é compatível com painel solar. Antes de comprar reparei nisso, pelo que fui ver noutros sites (incluindo na Worten) e lá dizia que era. Ora, com esta informação e sendo um produto moderno, assumi que podia comprar à confiança pois certamente que seria compativel.

    Portanto, se o tenho comprado na Worten e agora não fosse compatível, quando lá diz que é, até podia optar por devolver com base nessa argumentação. Só que comprei logo na loja onde essa informação está omissa...

    Para terminar, o apartamento tem 10 anos e sempre trabalhou com esquentador Junkers minmaxx excellence. Sendo que de Maio a Novembro, simplesmente desligávamos o esquentador pois estamos no Algarve e há muito sol, temos sempre água quente mais que suficiente do painel.

    Ora, se até com o esquentador desligado, nos chegava a água quente do painel, não deveria acontecer agora o mesmo até inclusive se por ventura o aparelho não estivesse preparado para painéis? Será que á alguma torneira que está fechada?

    Obrigado mais uma vez.

    -
      IMG-6402.jpg
      IMG-6401.jpg
    • hangas
    • 10 agosto 2022 editado

     # 8

    Colocado por: P_LopezOra, se até com o esquentador desligado, nos chegava a água quente do painel, não deveria acontecer agora o mesmo até inclusive se por ventura o aparelho não estivesse preparado para painéis? Será que á alguma torneira que está fechada?


    Talvez por causa da pressão criada pelo termoacumulador, o que não acontece com esquentador.


    Veja aqui: http://dicasesquemas.blogspot.com/2014/02/o-termossifao-capitulo-1.html


    Se calhar o que tinha era isto:



    Como o site acima indica, isto não é possível:



    Vai ter dois sistemas pressurizados à bulha um com o outro. Dependendo do que pretende, poderá haver soluções para essa integração, mas convém ser feito por quem tenha noções de hidraulica, se não pode dar uma valente c@gad@ ou até por em causa a segurança dos equipamentos.


    Nenhum termo-acumulador simples é compatível com outro sistema pressurizado.
    • SrR
    • 10 agosto 2022

     # 9

    Colocado por: hangasai ter dois sistemas pressurizados à bulha um com o outro.
    qual é o problema?
    • SrR
    • 10 agosto 2022

     # 10

    Colocado por: hangasNenhum termo-acumulador simples é compatível com outro sistema pressurizado.
    onde é que viu isso?
  6.  # 11

    Colocado por: SrRqual é o problema?


    Não digo que não haja soluções: válvulas anti retorno, outro vaso de expansão etc.
    Mas do pouco que percebo, e da forma simples como imagino que estava, a troca direta do esquentador pelo termo tem tudo para rebentar umas das cubas :)
    • SrR
    • 10 agosto 2022

     # 12

    Colocado por: hangas

    Não digo que não haja soluções: válvulas anti retorno, outro vaso de expansão etc.
    Mas do pouco que percebo, e da forma simples como imagino que estava, a troca direta do esquentador pelo termo tem tudo para rebentar umas das cubas :)
    está equivocado, desligue o complicometro.
  7.  # 13

    Colocado por: SrRonde é que viu isso?


    Não sei.. possivelmente em algum vídeo de youtube sobre backflows e coisa do género.

    Mas admito que possa ter generalizado de mais. Tera a ver mais como a forma como são ligados entre si, do que os próprios equipamentos.

    Mas já agora estou curioso em aprender com um exemplo :)
    • hangas
    • 10 agosto 2022 editado

     # 14

    Colocado por: P_LopezPara terminar, o apartamento tem 10 anos e sempre trabalhou com esquentador Junkers minmaxx excellence. Sendo que de Maio a Novembro, simplesmente desligávamos o esquentador pois estamos no Algarve e há muito sol, temos sempre água quente mais que suficiente do painel.


    Mas diga lá como é que o user pode fazer isto?

    Com uma válvula de 3 vias, e usar os dois sistemas em paralelo?
    Porque um em serie com o outro, com o termo desligado, seria preciso primeiro gastar a agua fria toda no termo para começar a sair quente.

    Recircular a agua do termo?..
  8.  # 15

    Se tem painéis solares para que quer o TA?
    Se os painéis não aquecerem a água o suficiente que ligue a resistência do termossifão...
    • SrR
    • 10 agosto 2022

     # 16

    Colocado por: hangas

    Mas diga lá como é que o user pode fazer isto?

    Com uma válvula de 3 vias, e usar os dois sistemas em paralelo?
    Porque um em serie com o outro, com o termo desligado, seria preciso primeiro gastar a agua fria toda no termo para começar a sair quente.
    o que eu falei foi sobre dizer que nao é compatível usar 2 sistemas pressurizados, em relação à situação em concreto dá para fazer de inúmeras maneiras, desde uma bomba circuladora, desde valvulas de 3 vias, desde 2 valvulas misturadoras, desde um simple passador onde fecha ou abre etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  9.  # 17

    Obrigado a todos.

    Pois, aqui o mais leigo sou mesmo eu, portanto qualquer opinião será sempre bem-vinda, ainda mais se for consensual.

    Eu ainda tenho o esquentador, está como novo, posso voltar a colocar como estava. Mas gostava mesmo de deixar de ter gás em casa, é que mesmo nos meses que não utilizo, pago as taxas/impostos. Mas também não queria "inutilizar" o painel que tenho no terraço do prédio. Isto é um T2 que estou a unir com um T3, o T2 tem painel com reservatório de 190 litros e o T3 de 270 litros.

    Penso que um vizinho usa uma caldeira, pois até tem aquecimento central instalado.

    Será que o que eu preciso então é de uma caldeira e não de um termoacumulador?

    E uma bomba de calor, não?

    Sim, seja qual for a solução será sempre vista e implementada por um técnico com conhecimentos. Mesmo isto de ter já o termoacumulador instalado, é absolutamente provisório, seria tudo revisto e inspeccionado por um técnico habilitado, dentro de 1 a 3 meses.

    De resto, na parte do T2 apenas uma criança tomará banhos diários. O resto da família (4 pessoas) continuará a tomar banho no T3. A ideia era também deixar de usar gás no T3 no futuro, caso encontre uma solução que funcione bem no T2, para a replicar no T3.

    -
    • hangas
    • 10 agosto 2022 editado

     # 18

    Colocado por: P_Lopez. Mas também não queria "inutilizar" o painel que tenho no terraço do prédio. Isto é um T2 que estou a unir com um T3, o T2 tem painel com reservatório de 190 litros e o T3 de 270 litros.


    Mas já agora clarifique isto... de que tipo de painel estamos a falar? É mesmo um termosifão? Tem resistência de apoio como o dom123 referiu?


    Mas vale mesmo a pena manter esses painéis?

    Se faz mesmo questão de manter os painéis, talvez o mais simples e barato fosse um termo-acumulador com serpentina como este e fazer circular a agua dos painéis pela serpentina.
    Quando os painéis não gerarem aquecimento suficiente, a resistência elétrica faria o trabalho.

    Mas tem muito mais opções no mercado. Tem por exemplo bombas de calor com drain-back solar, como uma da Daikin. Mas há mais.
    Na pratica qualquer acumulador com uma serpentina extra permite-lhe fazer isso.

    Mas fale com um técnico que vá ai e peça orçamentos. Até pode compensar mandar esses paineis fora e usar apenas uma BC com solar FV, mesmo que instale os paineis mais tarde.


    Já agora, convém tamponar essa saída de gás.
    As duas torneiras estão fechadas, mas se há gás na rede ainda, mais vale tamponar isso para evitar um acidente.
  10.  # 19

    Obrigado.

    Mas vale mesmo a pena manter esses painéis?


    Penso que desde o momento em que digo que não gasto gás de Maio a Novembro, essa pergunta nem se coloca. Claro que vale a pena. Poupo acima de 300 euros anuais em gás. Faço manutenção do painel de 2 em 2 anos, que fica por cerca de 150 euros.

    São destes painéis das fotos que coloco em anexo.

    Mas tem muito mais opções no mercado. Tem por exemplo bombas de calor com drain-back solar, como uma da Daikin. Mas há mais.


    A questão é se cabem ali. Só tenho 80cm de altura, uns 35cm de largura e uns 60cm de comprimento. Nas fotos não se percebe (pois ainda não está feito), mas vai levar mobiliário de cozinha por medida e vai ficar escondido. Em comprimento ainda podia pedir o móvel por medida mais comprido, mas altura não dá por causa da localização das torneiras e em largura também não dá pois o móvel de cozinha é para ficar à face da parede ao lado, daí os 35cm de limite.

    -
      IMG-6405.jpg
      IMG-6406.jpg
      IMG-6407.jpg
    • hangas
    • 10 agosto 2022 editado

     # 20

    Isto não será o bucin por onde deveria passar o cabo para a resistência elétrica de apoio?
    Será que não foi instalada?

    É possível que ainda possa ativar essa funcionalidade, nem que tenha que adquirir a resistência. Seria a forma mais simples de ter o que pretende. Solar quando disponível, resistência elétrica para colmatar as necessidades quando o solar não chega.

    (O equipamento do meio parece ter um cabo lá ligado..)
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
      IMG-64062.jpg
 
0.0187 seg. NEW