Iniciar sessão ou registar-se
    • LO
    • 10 abril 2017

     # 1

    Olá!
    A minha habitação fica num último andar e no inverno, quando chove não tenho problema nenhum. Quando está frio e aqueço a casa, começam a aparecer bolhas minúsculas de agua nos cantos que se veem na foto e posteriormente o bolor.
    Reparei também que quando tenho a casa a 18, 19 graus, as paredes da dessa divisão (quarto) estão a 16-17 graus e esses cantos estão a 13, 14 graus.
    Se repararem também, esse canto não termina em esquina pois há um tubo de queda de agua que passa aí. Daí haver um tipo um cubo pela parece a baixo.
    As paredes exteriores são duplas com esferovite no meio. O teto é de estuque e as paredes também.
    Não tenho problemas em mais nenhuma parte da casa só nesse canto.
    Uma vez que resolver o problema por fora não ficar barato pois teria de rever o sistema de queda de água do telhado, o que me aconselham a fazer?
    Queria resolver o problema pelo interior mas de maneira definitiva para não ter mais problemas destes.
    Pensei em fazer tipo uma caixa de ar em pladur (pladur a 5cm da parede) por essas duas mini paredes da queda de água a baixo e colocar no meio lá de rocha.
    O que acham?
    Obrigado.
      IMG_7618.JPG
    • TZW
    • 11 abril 2017 editado

     # 2

    Pelo que diz parece uma condensação derivada de uma ponte térmica, penso que os tubos não estão isolados, uma vez que pretende fazer a parede falsa, optava por partir o reboco com cuidado para não ferir os tubos e isolava diretamente os tubos, mas o mais pratico é mesmo fazer o processo que mencionou embora lhe vá aumentar mais a corete que pela localização pode tentar perceber se é tubagem de aguas, esgotos ou ventilação. Provavelmente nota-se mais no topo porque é onde o ar quente concentra mais, a ponte térmica deve estar por toda a superfície, se for o caso a sua opção é mesmo preferível/+pratica. Estive a ver melhor as fotos e acho melhor picar aquela área e tentar perceber melhor a situação interior antes de obstruir, pode ser a passagem dos tubos na laje do tecto mal vedada, não sei se tem sótão? Ou telhas? Se forem passagens de ar na laje pode tentar retificar com espuma de poliuretano, mas tem que bloquear o calor de chegar a toda a corete ou pode acabar por criar escorrimentos de condensação ao longo dos tubos e aparecer o problema que tem no tecto junto ao chão, se não entalhar o isolamento mas paredes até ao eps/esferovite das paredes duplas vai continuar a ter a ponte térmica pelo tijolo. Desculpe a confusão mas nestas questões, tenta se resolver e por vezes o problema vai para outro ponto, dai que para mim prefiro partir e retificar a falha depois de perceber exatamente qual é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LO
    • LO
    • 12 abril 2017

     # 3

    Olá!
    Obrigado pela resposta.
    Eu não percebo muito de obras mas assim já fico com uma ideia do que se trata.
    Por cima é placa. O cano é de escorrimento das águas do telhado.
    Deve ter 15 a 20 cm de placa e entra logo naquela corete.
    A minha principal dúvida é se eu isolar com o pladur e lã de rocha, se poderá continuar a ganhar o bolor por dentro sem eu ver. Era isso que eu não queria.
    Também há a possibilidade de eu partir o reboco do corete e isolar tudo. Depois voltar a fechar o corete.
    Mas isolar o tubo por dentro da parede ou isolar como está agora é fazer nova parede não é a mesma coisa?
    Obrigado mais uma vez.
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 4

    Seria a mesma coisa, mas nas laterais como é que vai anular a ponte térmica do tijolo? Eu estou só a tentar seguir o seu raciocínio e dar uns palpites, o ideal era vir cá alguém mais batido nestas situações e que identificasse com mais certezas essa mancha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LO
    • LO
    • 12 abril 2017

     # 5

    Obrigado, TZW.
    Já me deu uma grande ajuda.
    Realmente nas laterais continua a ponte térmica. Será que o cano está dentro desse cubo ou estará lá mais para dentro? Para verificar o que se passa terei só de picar o estuque ou tenho de ir ao tijolo?
    Poderei ter ainda o problema de ele estar mal isolado na placa e aí tou tramado!!
    Vou aguardar por mais opiniões.
    Obrigado.
 
0.0079 seg. NEW