Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, gostaria de saber se alguém me consegue ajudar numa dúvida que tenho:

    Vou abrir uma loja online como empresária em nome individual e tenho a possibilidade de ficar em regime de isenção de IVA, se eu comprar em Espanha ou noutro país da União Europeia compensa ficar fora desse regime, uma vez que não pago IVA ?
  2.  # 2

    Depende do enquadramento de IVA que faça. Se optar pelo regime de isenção compensa se efetuar vendas até 10.000€...
    Como as compras são efetuadas em Espanha, nunca tem IVA a deduzir mas terá sempre de liquidar caso se enquadre no regime normal de IVA. Atenção à especificidade das vendas on-line em sede de IVA e às regras de localização das operações.... contacte um consultor da área.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria isa
    •  
      GMCQ
    • 12 abril 2017 editado

     # 3

    Colocado por: maria isaBom dia, gostaria de saber se alguém me consegue ajudar numa dúvida que tenho:

    Vou abrir uma loja online como empresária em nome individual e tenho a possibilidade de ficar em regime de isenção de IVA, se eu comprar em Espanha ou noutro país da União Europeia compensa ficar fora desse regime, uma vez que não pago IVA ?


    Se pensa/prevê que irá ultrapassar esse valor, terá que pagar o IVA de 3 em 3 meses. Em relação à SS estará isenta no primeiro ano, e se já trabalhar por conta de outrem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria isa
  3.  # 4

    se você for capaz de fazer a declaração periódica de IVA, por si, então não compensa ficar no regime de isenção.

    se você ficar isenta, não cobra IVA aos clientes, e com tal não pode deduzir o IVA de nenhum custo.

    se você não ficar isenta, cobra IVA aos clientes, mas não quer dizer que vá entrega-lo todo ao estado, poderá sempre deduzir o IVA de alguns custos com a actividade, como por exemplo o alojamento web da Loja, o dominio, esses são directamente relacionados com a actividade, uma impressora e um portátil tb se pode considerar necessários à actividade, assim como chamadas do telemóvel, um tinteiro ou uma resma de folhas de vez em quando, etc. Se ficar isenta de IVA, irá ter esses custos na mesma, se não ficar isenta, sempre pode deduzir o iva desses custos ao iva que cobra aos seus clientes.

    agora se tiver que pagar a alguém para fazer a declaração periódica, é preciso ver se o IVA que pode vir a deduzir é mais do que o que vai pagar a essa pessoa.


    Mesmo que se facture menos que 10.000€ por ano, eu pessoalmente acho que compensa estar enquadrado no regime de IVA, se for capaz de fazer a declaração periódica sozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria isa
  4.  # 5

    Empresário em nome individual parece-me ser diferente de 'trabalhador independente'.
  5.  # 6

    Colocado por: Obras em casaEmpresário em nome individual parece-me ser diferente de 'trabalhador independente'


    empresário em nome individual (ENI)
    trabalhador independente
    recibos verdes

    é tudo a mesma coisa, paga tudo IRS

    depois existe as sociedades

    unipessoais, LDA, S.A.

    que pagam IRC
  6.  # 7

    Colocado porpauloagsantos
    agora se tiver que pagar a alguém para fazer a declaração periódica, é preciso ver se o IVA que pode vir a deduzir é mais do que o que vai pagar a essa pessoa.


    Obrigada pela ajuda. Falei com um contabilista e ele foi super acessível, se eu precisar ajuda-me a abrir a empresa e disse-me que me pode ajudar na primeira declaração periódica, para eu ver como se faz. Também me deu a possibilidade de contratar os serviços, e que no início, como o volume do mesmo será reduzido, vai apenas cobrar +/- 50 euros de 3 em 3 meses, depois se tudo correr bem e o volume de negócios aumentar e consequentemente "os papéis" com os quais vai ter de lidar, veríamos um novo preço, adequado a ambos.
 
0.0122 seg. NEW