Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Sou deficiente e preciso de cadeira de rodas para me deslocar. Vivo num prédio e não consigo sair ou entrar sem ajuda. Em Maio de 2016 enviei um requerimento à câmara municipal de odivelas a pedir a construção de uma rampa.

    Só na semana passada recebi uma resposta.
    Numa carta informam que eu preciso de pedir licenciamento, usando como justificação o regulamento municipal de ocupação do espaço público e publicidade. Mais precisamente o nº1 do artigo 11:
    "A ocupação do espaço público, com equipamento, mobiliário urbano e publicidade que não seja susceptível de mera comunicação prévia ou comunicação prévia com prazo está sujeita a prévio licenciamento da Câmara municipal nos termos do presente regulamento e demais legislação aplicável"

    Eu acho que a legislação mencionada não se aplica pelos seguintes motivos:
    1) De acordo com a alínea a), do n.º 2, do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, a responsabilidade das obras é da câmara porque está em causa um espaço público, compete à câmara municipal organizar, financiar e executar as obras, não eu, pelo que não tenho de pedir licenciamento;

    2) O objecto do regulamento que mencionam, no artigo 2º, refere-se a "fins conexos com estabelecimentos de restauração ou de bebidas, de comércio de bens, de prestação de serviços ou de armazenagem ....", isto é, não tem nada a ver com uma necessidade de acesso à habitação, que é um direito público e constitucional, (nº 1 do artigo 65º da constituição portuguesa); as obras que peço têm uma finalidade pública, (pois irão beneficiar qualquer cidadão com mobilidade reduzida, sem interferir com a utilização do espaço para outros fins públicos); e pretendem beneficiar um prédio de habitação e não servirão um estabelecimento comercial ou empresa, contrariando portanto também o nº1 do artigo 3º que define o âmbito de aplicação: " O presente regulamento aplica-se a todo o equipamento urbano, de propriedade privada ou pública, explorado diretamente ou por concessão..."

    A resposta em si trata-se de um indeferimento, porque já tinham dado a entender através de um telefonema anterior que a responsabilidade das obras era do particular.

    Peço a vossa opinião sobre a resposta da câmara. Se tiver mesmo de pedir licenciamento, quais são os custos e documentos necessários?

    Envio uma foto da entrada do prédio em questão, na vossa opinião o que é mais prático: rampa, levantamento do pavimento ou outra obra? E os custos dessa obra?

    Obrigada
      1.png
  2.  # 2

    Alguém pode-me ajudar?
  3.  # 3

    Colocado por: IrSanchesAlguém pode-me ajudar?

    Uma rampa. A inclinação é minima.
    Em que zona de Odivelas é ao certo?
  4.  # 4

    e quem é que teria a responsabilidade de a construir?
  5.  # 5

    não parece, mas a rua é bastante inclinada
  6.  # 6

    Colocado por: IrSanchese quem é que teria a responsabilidade de a construir?

    Regra geral estas obras de acesso recaem sobre o condomínio do prédio.
    Neste caso em concreto acho que deveria simolesmente solicitar autorização ao condomínio para colocar a rampa e assumir as despesas da mesma. Acho que fazer essa rampa não deve custar nenhuma fortuna e ficava com o seu problema resolvido.
  7.  # 7

    Não concordo, o pavimento é espaço público e o dever de realizar as obras compete à câmara. Essa regra geral não existe.
    Assim, seguindo o seu conselho teria de pedir licenciamento e pagar as obras e quizá um arquitecto para fazer o projecto. Acontece que não tenho meios para fazer isso, e mesmo que tivesse, não o faria por princípio.
  8.  # 8

    Colocado por: IrSanchesNão concordo, o pavimento é espaço público e o dever de realizar as obras compete à câmara. Essa regra geral não existe.
    Assim, seguindo o seu conselho teria de pedir licenciamento e pagar as obras e quizá um arquitecto para fazer o projecto. Acontece que não tenho meios para fazer isso, e mesmo que tivesse, não o faria por princípio.

    Então espere que a Câmara vá ai fazer-lhe a rampa.
    Concordam com este comentário: Picareta, Obras em casa, pedrosslp
  9.  # 9

    é claro que se vai estar á espera que seja a camara a resolver e pagar a solução é melhor esperar bem sentado.

    o que tem a fazer é tentar junto da camara agilizar uma solução custeada por si ou pelo condomínio do prédio.

    imagine lá os milhares de prédios que existem nessas condições e com pessoas com mobilidade reduzida e as camaras a resolverem todos esses casos.
  10.  # 10

    obrigada pela ironia
  11.  # 11

    Colocado por: marco1é melhor esperar bem sentado.

    Eu também ia para mandar essa piada, mas contive-me visto que se tratada de alguém que anda numa cadeira de rodas :-))
  12.  # 12

    alguém de direito podia dar a sua opinião?
  13.  # 13

    Picareta, espero que também façam piadas quando precisar de ajuda. Fica-vos bem, é bonito.
  14.  # 14

    Colocado por: IrSanchesPicareta, espero que também façam piadas quando precisar de ajuda. Fica-vos bem, é bonito.

    O João Dias deu uma opinião e eu concordei. O marco1 opinou no mesmo sentido, mas você está à espera que apareça alguém a dizer que a câmara é obrigada a fazer-lhe a rampa. Duvido que apareça alguém a dizer isso, e mesmo que a Câmara seja obrigada a fazer a rampa, isso não significa que lhe façam a rampa.
    • size
    • 16 abril 2017

     # 15

    Colocado por: IrSanchesalguém de direito podia dar a sua opinião?


    Talvez solicitar ao seu presidente da Junta de Freguesia a possível adaptação da calçada à soleira da porta. Pela foto, parece não ser um bicho de sete cabeças.
  15.  # 16

    IrSanches

    isto não são piadas, é apenas faze-lo ver a realidade e até em termos legais as suas hipóteses
    esperar que o estado ( neste caso uma camara) resolva algo que não é da sua competência é estar a esticar demasiado a corda.
    hoje em dia a legislação por exemplo já assegura que todas as habitações tenham as acessibilidades resolvidas logo de raiz, mas não é o seu caso.
    se encara isto como piadas, apenas lhe posso desejar boa sorte.
  16.  # 17

    Da minha parte só tentei ajudar.
    Aliás, com meia duzia de sarrafos, dois ou três prumos, uma chapa metálica e um bocado de boa vontade se calhar até lhe aparecia ai o raio da rampa metida.
    Mas isso de boas vontades não costuma ser grande apanágio das entidades publicas.

    Uma vez que está a querer complicar algo que me parece fácil, sugiro-lhe que contacte a "Associação Salvador" que com toda a certeza lhe poderão dar o melhor aconselhamento sobre o tema.
    • TZW
    • 16 abril 2017

     # 18

    Tente falar com o responsável dos calceteiros e pergunte se não dá para fazer uma ligeira lomba junto à entrada,
  17.  # 19

    Os obras de adaptação cabem ao proprietário do imóvel.
    É um pouco como as rampas das garagens para automóveis, a rampa na parte privada concorda com o passeio e não o passeio com a parte privada, Embora se vejam muitas bandalheira por aí, havendo mais preocupação em que o carro entra e saia 2x por dia, mexendo-se com o passeio que com as centenas de pessoas que passam no passeio.
    Tente deslocar-se ao gabinete da mobilidade e exponha a situação por forma a encontrarem um solução conjunta com interesse a todos, pois a abordagem de que quer uma rampa na via pública e a câmara tem de fazer e pagar, não o leva a lado nenhum, pois pode receber como resposta do lado de lá de alguém mais insensível, se quer a rampa que a faça de dentro do prédio, Hall de entrada,.até à rua.
  18.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Eu também ia para mandar essa piada, mas contive-me visto que se tratada de alguém que anda numa cadeira de rodas :-))


    certamente que o marco nem raciocinou 10 segundos e pegou numa expressão popular que usada neste contexto saiu um pouco mal.
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta, Joao Dias
 
0.0211 seg. NEW