Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia.

    Os meus pais e eu próprio, sempre tivemos um sonho, que teve adormecido muito tempo, de comprar um terreno agrícola, construir la uma pequena casa, e passar la uns fins- de- semana a cultivar umas coisas.
    Desta vez estamos decididos a avançar e ja tivemos a ver alguns terrenos, embora tenhamos muitas duvidas.
    Um terreno com um espaço de 1500 m2, é possivel cultivar alguma coisa que se possa comercializar e dê algum retorno financeiro?
    Como cada zona tem as suas especificidades e climas, alguem tem conhecimento se a zona de Cantanhede, no centro do País, perto de Coimbra, é um bom local para a agricultura?
    E por ultimo, mas o mais importante, é se é legal construir uma pequena habitação no terreno, que dê para passar alguns dias lá, principalmente fins de semana. Sei que há algumas habitações por perto, e há luz e agua publica a 150m de distância.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    em principio não pode lá construir

    tudo depende da classificação do solo em termos do PDM na zona onde esse terreno se localiza.

    de resto 1500 m2 seja o que for será sempre de produção algo reduzida para ter relevância em termos comerciais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipePT
    • TZW
    • 17 abril 2017 editado

     # 3

    Em terreno agricola penso que pode construir um barracão até x metros quadrados, agua e energia com potencia mínima, não vai ter é licença de habitabilidade mas também ninguém o vai multar por adormecer lá. Quanto à produção, se for biológica consegue algum lucro se plantar o mesmo tipo de produto e da época e houver na zona revendedores de produtos biológicos que lhe comprem a produção. Acho que tem que certificar a produção biológica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipePT
  3.  # 4

    ok, o poder construir vou-me informar na camera de Cantanhede, mas penso que a partir de determinado perimetro do terreno, pode se construir uma "casa" de apoio, em que se pode la pernoitar.. mas na camera irão-me me eslcarecer tudo.

    A minha duvida é mesmo se um terreno destas dimensões dá para ser rentável e poder viver dele num futuro próximo, nao diria enriquecer, mas pelo menos "dar para viver", eu como tenho 29 anos, e actualmente tenho um emprego instável em que ganho pouco mais que ordenado mínimo, ter o meu terreno e poder trabalhar e tirar rendimento nele, seria um sonho tornado realidade.

    Sobre o terreno sei para já, que sao dois em separados, a cerca 1kg um do outro, o primeiro , o maior tem 1,5hc e está de momento cheio de pinheiros e cedros que seria para limpar tudo, o outro tem 500m2 e sei que stá limpo e tem cerca de 20 oliveiras.

    Ora com um terreno destes dimensoes, em que os juntando os dois dão 2hc, é possivel e realista cultivar algum produto que dê retorno financeiro, é essa a minha maior dúvida.

    Obrigado a todos, um bem haja!
    • TZW
    • 17 abril 2017

     # 5

    1hc=10000m2 certo? Em 1500m2 dá para part-time, um extra mas sobreviver não me parece.
  4.  # 6

    peço imensa desculpa, o terreno é de 15000 m2 sim, 1 hectar e meio, fiz confusao, 1500m2 de facto dá para plantar umas batatas para o almoço e pouco mais...
    • TZW
    • 17 abril 2017

     # 7

    Isso já muda tudo, não tenho experiencia de plantações com essa dimensão, o ideal era um engenheiro agrónomo ou tente entrar em contacto com alguém que faça agricultura biológica e permacultura. Acho que com algum investimento pode resultar mas já depende de muitos fatores e dos rendimentos espetáveis.
    Não sei bem como começou mas a Vitacress dá-me a impressão que foi mais ou menos esse sistema.
  5.  # 8

    Filipe

    realmente induziu-me em erro no seu 1º post, 1.5 hectares é bem diferente do que 1500m2

    mas ainda assim nada como ir á camara
 
0.0119 seg. NEW