Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

    Colocado por: AMVPBom dia . Aproveitei este tópico para ver se alguém me ajuda a perceber que impostos incidem sobre o rendimento em França e em que momento são pagos.

    Resido em Portugal e para mim e natural todos os meses desconotar para a seguranca social e o irs. Quando falo com familiares que residem em franca nunca entendo afinal de contas de quando pagam os respetivos impostos.
    Paga no mes de setembro o imposto sobre o que ganha anualmente, se bem que a partir de 2019 vai-se pagar todos os meses
    Concordam com este comentário: silvacastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 31 dezembro 2018

     # 422

    Obrigado dr1982 é que sempre a tive a sensação de falar em alhos e responderem-me bugalhos.
  2.  # 423

    Colocado por: AMVPObrigado dr1982 é que sempre a tive a sensação de falar em alhos e responderem-me bugalhos.
    Relacionado com o salário só paga uma vez por ano, mas ha pessoal que ia pagando em 3 vezes para depois não pagar tudo de uma vez no mes de Setembro, a partir de agora todos os meses se vai pagar os impostos e ao fim do ano há o acerto...
    Depois tem de pagar taxa de habitação mesmo sendo inquilino...
    • AMVP
    • 31 dezembro 2018

     # 424

    Sim, o terem de pagar taxas de habitação já sabia. Não tencontro ideia dos valores mas sabia da sua existência.
  3.  # 425

    Gostei de ler os comentários, tudo é verdade, na minha opinião depende do ponto de vista e das prioridades. Eu já estive em angola, Marrocos, Senegal, França e Suiça, mas nada se compara com o nosso Portugalinho. Ganha-se menos , certo, mas a qualidade de vida tem muito valor, não me refiro só a $$ , o estar com a família os amigos as pataniscas os paiteis de bacalhau isso vale muito para se trocar.Claro que sou suspeito de falar, sempre tive empresas minhas (excepto em Senegal),voltei em 2017 criei a minha empresa tenho 9 empregados , é uma dor de cabeça todos os meses , mas isso é em todo o lado. Temos como empreendedores que criar condições, tenho uma carga financeira de mais de 16000 euros cada mês, só tenho que facturar o compatível com as necessidades.Em relação em emigrar para Suiça encontrei uma solução ( quando fui para lá) ,para mim resultou, peguei no contrato de arrendamento em França(era frontalier) fui á câmara de comércio em Geneve fiz a inscrição como empresário, contratei um contabilista que me deu o endereço fiscal para a empresa, no dia seguinte estava legal na Suiça, depois com toda a documentação fui ao registo do cantão requeri o Premi, paguei 90 Fr e fui abrir uma conta num banco e passados 15 dias tinha o respectivo premi. Assim estive a trabalhar durante dois anos. Claro que tive que esgravatar para arranjar clientes, fiz "flaiers" distribui por várias empresas e rápidamente me estavam a chamar para serviços , e bem pagos. Na minha opinião um emigrante tem muitas vezes que fazer o que os naturais regeitam mas é assim que se ganha dinheiro.
    • limos
    • 1 janeiro 2019 editado

     # 426

    relógios
  4.  # 427

    Colocado por: ****Estava legal na Suíça como empresário e que tipo de serviço fazia ?

    Claro que estava legal, fazia renovação de habitações, pintura, lavar telhados, modificar cozinhas e wc, aproveitamento de sotãos, jardins, até mudanças de móveis fiz várias vezes. Na minha opinião é mais fácil emigrar para a Suiça do que para França, e posso provar o que digo.
  5.  # 428

    Colocado por: limosrelógios

    Amigo limos: por acaso tive a oportunidade de ir para a Rolex, só que para fazer limpezas e era só para um período de férias , se fosse para definitivo não rejeitava. Tenho família a fazer limpezas na Rolex que ganham muito bem, fazem uma vida que faz inveja a muita gente , e apenas fazem limpeza.
  6.  # 429

    Colocado por: ****

    E pagava impostos na França e os trabalhadores tinham salários franceses ?


    Essa foi boa:).deves querer deves!
  7.  # 430

    No país onde estão andam a pão e água para depois no verão virem a pt bem montados e a gabar se que têm isto é aquilo.
  8.  # 431

    Eu acabei de regressar para a Suica depois de ter la estado de 2005 a 2009.
    Estou muito contente com o regresso.!
  9.  # 432

    Colocado por: ExpatEu acabei de regressar para a Suica depois de ter la estado de 2005 a 2009.
    Estou muito contente com o regresso.!


    Ainda bem que está animado.
    Coragem!
  10.  # 433

    Colocado por: ****

    E pagava impostos na França e os trabalhadores tinham salários franceses ?



    Para informação; de inicio assim fiz mas com o decorrer do tempo e o controle aleatório da fronteira vi-me obrigado a constituir uma empresa na Suiça.Coisa mais banal que já vi, mais simples que aqui em Portugal.O pessoal estava contratado em França mantive, apenas tinha que facturar da empresa francesa á empresa Suiça, tudo legal supervisionado pelo contabilista que não deixava as coisas ao acaso pois era a sua vinheta que conta para o fisco na Suiça.
    Mas para resumir que o regresso a Portugal foi a melhor opção, ganha-se menos, verdade, mas tem outro sabor.
    O primeiro trabalho a ser efectuado quando regressei:(ver foto)
    E o ultimo entregue esta semana;https://www.facebook.com/185742678924310/photos/pcb.340592876772622/340592760105967/?type=3&theater
      pervedante.jpg
  11.  # 434

    Colocado por: ****Vinheta ? Mas o seu contabilista era francês ? É que você se não tiver empresa na Suíça nem pode trabalhar, como prestador de serviços, apenas as empresas de exportação o podem fazer , sendo exoneradas de tva (iva), quanto aos trabalhadores sendo frontaliers o mesmo terá morada fiscal na França e trabalha na Suíça , não podendo residir em solo suíço , caso isso aconteça , o permi de séjour deixa de ser frontaliers e passa a ser residente L/B/C

    Mas eu disse que constitui uma empresa na Suiça.Tinha um contabilista em Geneve, tinha o endereço fiscal de empresa em Geneve. Morava em Valeyri, tinha o estatuto de frontalier mas no final me deram o premi G que entreguei quando regressei. A empresa estava registada no cartório comercial da Suiça, meus amigos eu estava legal não estava a viver uma aventura, pagava os impostos na Suiça, tinha conta bancária num banco que foi muito difícil de abrir, são muito criteriosos na selecção de novos clientes.
  12.  # 435

    Parece que é desta, vou começar no início de fevereiro em Genebra mas continuo a viver em França, 36.5CHF brutos hora, alguém me ajuda a saber quanto fico líquidos ? Casado, 1 filho e a mulher não trabalha...
  13.  # 436

    Colocado por: ****

    No mínimo é tirar 25 % directos , depois é procurar saber nos impostos como se passa como frontalier , atenção a chomage será a da França !
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    25% mesmo a mulher não trabalhando?
  14.  # 437

    Alguem sabe se o regime do casamento tem muda alguma coisa para os impostos na Suíça ?
    Para eles é igual ser casado em comunhão de bens ou separação de bens?
  15.  # 438

    Colocado por: DR1982Alguem sabe se o regime do casamento tem muda alguma coisa para os impostos na Suíça ?
    Para eles é igual ser casado em comunhão de bens ou separação de bens?

    Sendo fronteiriço e igual ser casado ou nao, nestes ultimos 2 anos houve muitas alterações.
    Os impostos tanto pode pagar na suiça como na frança, depende dos acordos cantonais da regiao.
    Onde estou na media do seu salario os meus descontos nao chegam a 1000 francos mes, porque pago os impostos na França.(8% do bruto do valor cambial anual medio (1 franco = 0,87 centimos euro) ).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  16.  # 439

    Se fizer em media 160 horas mes recebe minimo 4800 euros mes pelo valor atual do cambio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  17.  # 440

    Silvacastro, eu vou trabalhar no cantão de geneve, pago os impostos na Suíça...
 
0.1235 seg. NEW