Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Caro DR1982

    Estou cá a 12 anos, no cantão de Vaud, se conseguir arranjar trabalho para a sua mulher ( que não vai ser nada facil, mesmo nas limpezas, essas empresas pagam a 17 e 18fr. a hora, em zurich ganhara mais talvez, mas se calhar a vida é mais cara ou não ), custa-me a crer que ganha 7500fr no primeiro ano entre os dois, mas admita-mos que sim.

    As despesas e cálculos que está a fazer pela minha experiência que vivi aqui, conte chegar ao fim do mês com 2000fr, rezando para o carro não avariar, não ficar doente e outros imprevistos mensais. Isto claro sem comer diarias ao meio dia, sem cafezinhos e restaurantes, vida com rédea curta como eu faço aqui sem vergonha nenhuma de o dizer....

    Outro factor a ter em conta, é pelo que percebi não tem filhos, mas se pensa ter esqueça a suiça, tenho 2 meninas pequenas 6 e 2 anos, so para a creche conte mais 800francos , mais 250 para os 2 seguros e todos as despesas que englobam um filho alimentação, roupa, fraldas etc... e depois teria de ter apartamento maior, ou seja rendas de 2000 e tal...

    Se o que conta para si é a qualidade de vida, fique na França, o dinheiro tambem não acho que compensa na sua situação....

    Outra coisa que também se deve ter em conta aqui é que é um país com uma cultura mais fechada que a nossa e isto nota-se muito ao nivel do lazer, em Portugal tudo fica aberto até tarde, ao sábado e domingo igual, aqui não....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 20 abril 2017 editado

     # 42

    Colocado por: ramos1999
    Era pois,,,a se a mulher não trabalhar que a minha trabalhou e eram 1500 de impostos para os dois anuais minimos ,basta passar do escalão!
    Eu estsva a falar no meu caso em que a minha nao trabalhou!
    Para um casal (2partes) com imposto de referencia até 19420€ (9710€x2) nao se paga imposto!
    Ou seja pode ganhar 21362€ brutos se fizer os impostos pelo metodo simples, onde eles tiram 10% para despesas varias ficando o imposto de referencia nos tais 19420€ (21362€ -10%)
  2.  # 43

    Lá isso é verdade . Depois das 20h não se grande movimento.
    • DR1982
    • 20 abril 2017 editado

     # 44

    Colocado por: XLCBrunoCaro DR1982

    Estou cá a 12 anos, no cantão de Vaud, se conseguir arranjar trabalho para a sua mulher ( que não vai ser nada facil, mesmo nas limpezas, essas empresas pagam a 17 e 18fr. a hora, em zurich ganhara mais talvez, mas se calhar a vida é mais cara ou não ), custa-me a crer que ganha 7500fr no primeiro ano entre os dois, mas admita-mos que sim.

    As despesas e cálculos que está a fazer pela minha experiência que vivi aqui, conte chegar ao fim do mês com 2000fr, rezando para o carro não avariar, não ficar doente e outros imprevistos mensais. Isto claro sem comer diarias ao meio dia, sem cafezinhos e restaurantes, vida com rédea curta como eu faço aqui sem vergonha nenhuma de o dizer....

    Outro factor a ter em conta, é pelo que percebi não tem filhos, mas se pensa ter esqueça a suiça, tenho 2 meninas pequenas 6 e 2 anos, so para a creche conte mais 800francos , mais 250 para os 2 seguros e todos as despesas que englobam um filho alimentação, roupa, fraldas etc... e depois teria de ter apartamento maior, ou seja rendas de 2000 e tal...

    Se o que conta para si é a qualidade de vida, fique na França, o dinheiro tambem não acho que compensa na sua situação....

    Outra coisa que também se deve ter em conta aqui é que é um país com uma cultura mais fechada que a nossa e isto nota-se muito ao nivel do lazer, em Portugal tudo fica aberto até tarde, ao sábado e domingo igual, aqui não....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982


    Muito obrigado por ter partilhado a sua experiencia!
    Realmente acho que estava com uma ideia completamente errada da Suiça, talvez para ostentaçao que se vê no mês de Agosto de grandes maquinas novinhas em folha, e pelo que tenho visto os carros por ai nao sao muito mais baratos que cá na frança...

    Agora se me diz que mesmo eu e a mulher a trabalhar e a ganhar 7500CHF em conjunto chego ao fim do mês na melhor das hipótses com 2000 CHF entao para isso deixo me estar onde estou, a levar uma vida poupada tambem e claro que neste valor ja esta incluido o subsidio de ferias mas mesmo assim pensava que a Suiça era outra coisa!
    Concordam com este comentário: Slavik
  3.  # 45

    Colocado por: DR1982

    Muito obrigado por ter partilhado a sua experiencia!
    Realmente acho que estava com uma ideia completamente errada da Suiça, talvez para ostentaçao que se vê no mês de Agosto de grandes maquinas novinhas em folha, e pelo que tenho visto os carros por ai nao sao muito mais baratos que cá na frança...

    Agora se me diz que mesmo eu e a mulher a trabalhar e a ganhar 7500CHF em conjunto chego ao fim do mês na melhor das hipótses com 2000 CHF entao para isso deixo me estar onde estou, a levar uma vida poupada tambem e claro que neste valor ja esta incluido o subsidio de ferias mas mesmo assim pensava que a Suiça era outra coisa!


    Esqueça os carros das férias, são do banco 80% deles, como o poder de compra é maior, é mais facil pagar 400 ou 500 fr por mês, do que seria talvez noutro país. Mas não há mal nenhum comprar um carro a crédito, o problema talvez seja as pessoas no mês de agosto criarem a ilusão de um nivel de vida que muita gente não tem.

    A suiça é um país bom para viver, então se o marido e mulher trabalharem a 100% ainda melhor. Depois claro, tem a ver com o que cada um pretende, se querem levar uma vida como muita gente faz em noutros paises, ao fim do mês não sobrará muita coisa.

    Aqui na suiça trabalha-se mais horas por semana, eu trabalho 43h. Como ja foi dito aqui os salários de 5500 e 6000 "já foram tempos", conheço cofradores que estão aqui á 15anos e não ganham isso e estão fixos na empresa.

    Cumps
  4.  # 46

    Colocado por: DR1982Agora se me diz que mesmo eu e a mulher a trabalhar e a ganhar 7500CHF em conjunto chego ao fim do mês na melhor das hipótses com 2000 CHF entao para isso deixo me estar onde estou, a levar uma vida poupada tambem e claro que neste valor ja esta incluido o subsidio de ferias mas mesmo assim pensava que a Suiça era outra coisa!

    Sinceramente, se consegue chegar ao fim do mês com 2500€, então não venha para a Suíça. Mesmo que consiga entre si e a sua mulher tirar os 7500CHF (são dois ordenados minimos cá), decerto que não irá passar fome, mas duvido que consiga a mesma qualidade de vida que deverá ter actualmente em França.
    Do meu ponto de vista, emigrar para a Suíça valerá a pena para profissionais especialiazado em outras áreas como a Medicina, Informática ou Financeira onde os salários que se pagam são muito mais altos. Então se for um casal onde ambos sejam especializados numa dessas áreas, têm a vida praticamente garantida.
  5.  # 47

    Colocado por: vmontalvao
    Sinceramente, se consegue chegar ao fim do mês com 2500€, então não venha para a Suíça. Mesmo que consiga entre si e a sua mulher tirar os 7500CHF (são dois ordenados minimos cá), decerto que não irá passar fome, mas duvido que consiga a mesma qualidade de vida que deverá ter actualmente em França.
    Do meu ponto de vista, emigrar para a Suíça valerá a pena para profissionais especialiazado em outras áreas como a Medicina, Informática ou Financeira onde os salários que se pagam são muito mais altos. Então se for um casal onde ambos sejam especializados numa dessas áreas, têm a vida praticamente garantida.


    Sublinho inteiramente.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 21 abril 2017 editado

     # 48

    Colocado por: vmontalvao
    Sinceramente, se consegue chegar ao fim do mês com 2500€, então não venha para a Suíça. Mesmo que consiga entre si e a sua mulher tirar os 7500CHF (são dois ordenados minimos cá), decerto que não irá passar fome, mas duvido que consiga a mesma qualidade de vida que deverá ter actualmente em França.
    Do meu ponto de vista, emigrar para a Suíça valerá a pena para profissionais especialiazado em outras áreas como a Medicina, Informática ou Financeira onde os salários que se pagam são muito mais altos. Então se for um casal onde ambos sejam especializados numa dessas áreas, têm a vida praticamente garantida.

    Sim eu sei que os carros do mes de Agosto em alguns casos é mais fogo de vista que outra coisa! Ja nao é o primeiro que vejo com bruta maquina e depois a meter pneus usados... nao só os da Suíça claro...
    Uma coisa que me faz admirar é as revisoes, em conversa com alguns dizem sempre que fazem as revisões na suiça, acho estranho! Eu por exemplo faço sempre as revisoes em portugal na marca e ja precisei de acionar a garantia da marca ca em França e nao me disseram nada!
    Ja agora é caro manter um carro na suíça? Impostos e seguro? Eu por exemplo aqui a unica coisa que pago é pago 85€ de seguro contra todos os riscos por mes, (BMW 2011 204 cavalos 2000cc diesel 11cv fiscais)

    Qualidade de vida nao me posso queixar muito, a unica
    Situação que me deixa mais farto e com vontade de mudar é andar sempre com as malas as costas a mudar de cidade, e neste caso. Em a mulher posso trazer, muito menos ela arranjar ca trabalho porque nao tenho sitio certo de viver! É andar com a mala as costas ja me lembrei de um dia destes comprar uma autocaravana e em vez de andar com a mala ando com a casa toda as costas (brincadeira :))
    Bom pelos vistos volto a repetir que estava enganado na ideia que tinha da Suíça, caso decida mesmo sair de cá tenho de procurar outro pais porque ir para a Suíça e ter que trabalhar eu e a mulher para forrar o mesmo que forro agora a trabalhar apenas eu acho que nao compensa nada!
  6.  # 49

    Quanto a ir à Portugal de carro, para mim isso é mesmo sinal de que falta dinheiro. Se a vida estivesse a correr bem, iam de avião e alugavam um carro em Portugal.
    Sim, é caro manter um carro na Suíça. Se comprar em leasing é obrigado a ir à oficina do concessionário onde comprou o carro, caso contrário é mais uma daquelas coisas que se pode fazer atravessando a fronteira. Basta ligar para a oficina onde quer deixar o carro e marcar tipo para um Sabado, aproveitando o tempo de espera para efectuar as compras mais baratas e por exemplo almoçar com a familia.
    Em termos de seguros, pode facilmente pagar 2000CHF/ano por um seguro contra todos, portanto o dobro do que você paga. Mas lá está, se receber o triplo, não se irá importer de pagar mais, pois não?

    Ah, e na Suíça não há subsidios de férias. Há algumas (poucas) empresas que pagam 13 meses em vez de 12, mas isso depende muito da empresa. Normalmente fazem-lhe uma proposta de um valor annual e você terá que dividir por 12 ou 13 conforme o caso, para ter o valor mensal do salário.

    Tente concentrar a sua energia para arranjar algo fixo aí em França. Deve ser mais fácil do que ponderar emigrar para a Suíça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • FFAD
    • 21 abril 2017

     # 50

    Não juro mas ouvi dizer que é obrigatório ter um lugar de estacionamento pago para o carro, seja em rua ou garagem...
  7.  # 51

    Colocado por: FFADNão juro mas ouvi dizer que é obrigatório ter um lugar de estacionamento pago para o carro, seja em rua ou garagem...
    Tem que ter, se não quiser levar com multas. Se deixar na rua paga algo como 300CHF/ano e não tem direito a um lugar, mas há um grande zona onde pode deixar nos locais marcados para estacionamento, com uma linha azul. Depois há zonas privadas, onde aí sim, pode alugar um lugar de parqueamento que passa a ser só para si e aí obviamente pagará mais, porque esses lugares são privados e não da cidade. Com um pouco mais, arranja-se lugar de garagem e aí os valores sobem consideravelmente. É tudo uma questão de $$$$$.
    Praticamente há poucas zonas com parquimetro, porque pode estacionar nas zonas azuis gratuitamente por um periodo máximo de hora e meia. Depois tem que vagar o lugar ou procurar outro próximo para deixar o carro mais hora e meia. Aos Domingos e Feriados pode deixar o carro nas zonas azuis sem limite de tempo.
    • DR1982
    • 21 abril 2017 editado

     # 52

    Colocado por: vmontalvaoQuanto a ir à Portugal de carro, para mim isso é mesmo sinal de que falta dinheiro. Se a vida estivesse a correr bem, iam de avião e alugavam um carro em Portugal.
    Sim, é caro manter um carro na Suíça. Se comprar em leasing é obrigado a ir à oficina do concessionário onde comprou o carro, caso contrário é mais uma daquelas coisas que se pode fazer atravessando a fronteira. Basta ligar para a oficina onde quer deixar o carro e marcar tipo para um Sabado, aproveitando o tempo de espera para efectuar as compras mais baratas e por exemplo almoçar com a familia.
    Em termos de seguros, pode facilmente pagar 2000CHF/ano por um seguro contra todos, portanto o dobro do que você paga. Mas lá está, se receber o triplo, não se irá importer de pagar mais, pois não?

    Ah, e na Suíça não há subsidios de férias. Há algumas (poucas) empresas que pagam 13 meses em vez de 12, mas isso depende muito da empresa. Normalmente fazem-lhe uma proposta de um valor annual e você terá que dividir por 12 ou 13 conforme o caso, para ter o valor mensal do salário.

    Tente concentrar a sua energia para arranjar algo fixo aí em França. Deve ser mais fácil do que ponderar emigrar para a Suíça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982


    Quanto a ir a portugal de carro eu tambem vou de carro quando vou por muito tempo, por isso não critico, acho que é uma opção de cada um!
    Quando vou por 2/3 dias, uma semana ou assim vou de aviao e alugo um carrito qualquer no aeroporto( nao há melhor que isso)

    Sim nao de pagar 2000CHF pelo seguro caso ganha se 3 vezes mais como é obvio!
    O mal é que pelo que se tem falado por aqui os salários mensais líquidos Na minha profissão são praticamente iguais, e o custo de vida é completamemte diferente pelo que vocês têm descrito!
    E a adicionar ao seguro ainda se paga mais alguma coisa tipo o Imposte de circulação ou assim?
    Aqui felizmente paga-se apenas o seguro mais nada...

    Arranjar ca alguma coisa fixa na França nao é opção, ja tive algumas propostas mas passaria a ganhar 50% do que ganho atualmente!
    Acho que o melhor é deixar me estar por cá nas condições que tenho atualmente, ir para a Suíça era dar um passo para trás infelizmente, pensei mesmo que podia ser uma boa solução para os meus "problemas"...
  8.  # 53

    Nessa carrinha que mencionou, pode contar bem com 700fr de imposto de circulação. Dependendo de cantão para cantão assim como os seguros....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  9.  # 54

    Até o estacionamento é assim um balurdio, a Suíça é tudo menos um paraíso como muitos pensam como eu pensava...
    Agora já acredito que quem nao se souber controlar bem chega ao fim do mês sem dinheiro para a sopa!
  10.  # 55

    Acho que para ir para a Suíça só como frontalier, alguém sabe me explicar melhor como funciona?
    Quais as vantagens e desvantagens?
    Assim esgoto todas as possibilidades...
  11.  # 56

    Colocado por: DR1982Até o estacionamento é assim um balurdio, a Suíça é tudo menos um paraíso como muitos pensam como eu pensava...
    Agora já acredito que quem nao se souber controlar bem chega ao fim do mês sem dinheiro para a sopa!


    Tal como em todos os países, o custo de vida de cada país está nivelado para que assim seja, só em muitos poucos países é que se ganha muito e o custo de vida é barato tenho conhecidos no Qatar e por lá só a habitação é que é cara tudo o resto encontrar a preços em conta.
  12.  # 57

  13.  # 58

    Colocado por: DR1982a levar uma vida poupada tambem e claro que neste valor ja esta incluido o subsidio de ferias mas mesmo assim pensava que a Suiça era outra coisa!


    Colocado por: DR1982Eu estsva a falar no meu caso em que a minha nao trabalhou!
    Para um casal (2partes) com imposto de referencia até 19420€ (9710€x2) nao se paga imposto!
    Ou seja pode ganhar 21362€ brutos se fizer os impostos pelo metodo simples, onde eles tiram 10% para despesas varias ficando o imposto de referencia nos tais 19420€ (21362€ -10%)


    então mas afinal como è que ficamos que eu a a ganhar 2500 limpos è porque ja passava no escalão eu se me sobrar 2500 è porque ganho 4000 para descontar a renda e comida e ficar com 2500 por isso duvido muito que não pague impostos com esse valor!
  14.  # 59

    Ramos1999,
    Se ler novamente o tópico do início ao fil com atenção vai encontrar todas as respostas a essas perguntas!
    A mim nao me da nenhum interesse vir para ca mentir apenas me estava a enganar a mim próprio...
  15.  # 60

    Colocado por: DR1982Ramos1999,
    Se ler novamente o tópico do início ao fil com atenção vai encontrar todas as respostas a essas perguntas!
    A mim nao me da nenhum interesse vir para ca mentir apenas me estava a enganar a mim próprio...

    Olhe faça como eu ,,peça um conge sabatique e experimente sem compromissos que se não der volta ao mesmo trabalho passados 11 meses sem perder nada!
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0402 seg. NEW