Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo16062021porque pode estacionar nas zonas azuis gratuitamente


    Caro Anonimo16062021, veja por favor a frase toda. Não faça como os jornalistas que cortam as frases para lhes darem outro sentido. O que eu disse foi:
    "porque pode estacionar nas zonas azuis gratuitamente por um periodo máximo de hora e meia"
  2.  # 62

    Colocado por: Anonimo16062021.
    Quem lhe disse isso?
    São obrigadas por lei pagar subsídio de férias,existem sim firmas que na vez de pagarem o tal subsídio de férias uma vez quando o empregado vai de férias paga-lhe sim todos os meses ..


    Não estará a confundir pagarem-lhe o mês em que está de férias, com o subsidio de férias? Ou já se esqueceu que em Portugal, quando ia de férias, recebia o mês na totalidade e ainda um mês extra, que era o subsidio de férias?
  3.  # 63

    Colocado por: Palhava"Menos Portugueses procuram a Suiça"

    https://www.publico.pt/2016/09/30/sociedade/noticia/menos-portuguese-procuram-a-suica-1745166

    Pois, mas não foi por falta de vontade dos portugueses. Cada vez mais estão a restringir a entrada de imigrantes. É a maneira de controlarem o desemprego, que anda abaixo dos 4%.
  4.  # 64

    Colocado por: ramos1999
    Olhe faça como eu ,,peça um conge sabatique e experimente sem compromissos que se não der volta ao mesmo trabalho passados 11 meses sem perder nada!
    Concordam com este comentário:DR1982
    No meu caso é diferente, trabalho por interim por isso caso decida ir é esperar que acabe o contrato e fazer me a estrada...
    Mas sinceramente apos os relatos que por aqui li a menos que fique sem trabalho ca ou as condições mudem deixo me estar por cá...
  5.  # 65

    Cá vai um link em ingles para as regras de parqueamento nas zona azuis no cantão de Zurique: http://love-zurich.ch/parking-blue-zone/
    "– A daily permit costs 15 CHF (or 150 CHF for 10 cards in a block).
    – There is no parking charge on Sundays or public holidays.
    – A yearly permit costs 300 CHF."
  6.  # 66

    Quanto ao subsidio de férias, eu estou efectivo numa firma e ninguém cá tem subsidio de férias. Conheço Portugueses a trabalhar efectivos na banca e também não recebem subsidio de férias. Mesmo assim fui tentar ver se descobria algo sobre isso e o máximo que consegui foi a confirmação de que o period de férias é pago, mas nada fala sobre o subsidio de férias: http://www.hallo-aargau.ch/pt/trabalho/direitos-e-obrigacoes

    Se alguém encontrar algo que diga o contrário, por favor, partilhe.
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo16062021
    E nesse link onde está escrito que pode estacionar nas zonas azuis gratuitamente por um periodo máximo de hora e meia?
    Concordam com este comentário:vmontalvao

    Caro Anonimo16062021, é só interpretar os exemplos que lhe dão:

    "– The parking disk time should be set on the bar that comes next after the time of arrival. For example:
    Arrival: 09:05
    Time set: 09:30
    Departure (park until): 10:30"


    Portanto no caso em cima mencionado, chegou às 09:05 e tem até 10:30 para desocupar o lugar (01:25). Se chegasse às 09:00, tinha também até às 10:30, portanto o máximo de 01:30 de estacionamento gratuito.
  8.  # 68

    Mais um site em ingles onde se diz claramente que com o distico Azul, pode-se estacionar gratuitamente por uma hora até um máximo de hora e meia se chegar em cima de uma hora certa (periodos de 30 minutos): https://newinzurich.com/parking-in-zurich/
    Eu morei numa rua com 3Km de comprimento, só com zonas azuis e sem um único parquimetro. Gostaria de saber como é que se pagaria para estacionar numa rua destas.

    O que tem que se pagar são as zonas marcadas à branco, e aí sim, conforme a zona pode estacionar até duas horas, mas há zonas onde só é permitido estacionar por meia-hora.
  9.  # 69

    Certo, mas isso é para ficar lá o dia todo, correcto? E normalmente já sabe de antemão que vai lá ficar mais de hora e meia, senão não compensa.
    O que estava a dizer é quando estaciona num local só com parqueamentos de zona Azul? Por exemplo, para ir à uma loja comprar algo? Se não tiver o distico, vai gastar 15CHF? (até doi!) :)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • zeto
    • 25 abril 2017 editado

     # 70

    Colocado por: Anonimo16062021
    Assim..

    O Anonimo110722, voçê anda a colocar a sua matricula na net??? Já sei o seu nome completo e onde mora😛😛😀😀😀,, qualquer dia passo ai para beber uma mini🍺🍺🍺🍺
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  10.  # 71

    Colocado por: vmontalvaoQuanto ao subsidio de férias, eu estou efectivo numa firma e ninguém cá tem subsidio de férias. Conheço Portugueses a trabalhar efectivos na banca e também não recebem subsidio de férias. Mesmo assim fui tentar ver se descobria algo sobre isso e o máximo que consegui foi a confirmação de que o period de férias é pago, mas nada fala sobre o subsidio de férias:http://www.hallo-aargau.ch/pt/trabalho/direitos-e-obrigacoes

    Se alguém encontrar algo que diga o contrário, por favor, partilhe.


    Confirmo, que não existe subsidio de férias na Suiça, existe sim o mês pago de férias, no entanto para os trabalhadores que são temporàrios recebem um chamado "subsidio de férias" que não é nada mais que o salàrio do mês de férias que neste caso não é remunerado como um efectivo.

    O 13° salário não é obrigatório, mas geralmente o mesmo é compensado com um aumento de sálario ao longo dos 12 meses.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  11.  # 72

    Colocado por: XLCBrunoO 13° salário não é obrigatório, mas geralmente o mesmo é compensado com um aumento de sálario ao longo dos 12 meses.
    Pois. O que é normal é discutir o salário anual e não o mensal e depois algumas empresas dão a possibilidade de dividir esse valor annual por 13 em vez de 12 (fica a ganhar menos por mês, mas há um mês em que recebe a dobrar).
    Concordam com este comentário: XLCBruno
    • DR1982
    • 23 junho 2017 editado

     # 73

    Curiosidade
    Depois de ja ter esquecido a Suíça, recebi hoje um telefonema fruto dos cv que enviei ha uns meses atras,
    Ofereciam me 5100 sfr em 45h/semana para Lausanne!
    Nao fossem voces aqui me terem aberto os olhos e a esta hora certamente estava eu a fazer as malas em direção à Suíça, mais uma vez o forum se revelou bastante util no meu caso!
  12.  # 74

    Só para referência futura:

    - o billang, que é a taxa audiovisual cá do sítio. Talvez uns 500-700 chf por ano;
    - os contratos de tlm e de tv+internet são muito caros em comparação com PT.
    - seguro de incêndios obrigatório mesmo que a casa seja alugada; Valor depende do recheio
    - AVS que é a segurança social (reforma) Não sei dizer valores porque ainda não me foi cobrado.
    - estacionamento é caríssimo se não tivermos a sorte de encontrar lugares gratuitos de duração limitada.

    Os preços do aluguer das casas estão muito inflacionados e não é fácil ser escolhido como inquilino.
    Ganha-se bem, gasta-se bem, ainda não deu para perceber se compensa ou não. No meu caso, a vinda foi consequência de um destacamento, logo a preocupação é ter a família toda junta enquanto este durar.

    De resto, é um país virado para as famílias, para as crianças. Muitas actividades para as crianças pagas pela comuna durante o ano e no Verão. Não há a perspectiva de as mães trabalharem até os filhos terem autonomia para estarem sozinhos, daí que os ATL e creches sejam muito caros.

    O cantão onde estou é Vaud e moro numa comuna relativamente próxima de Lausanne.
    • DR1982
    • 24 junho 2017 editado

     # 75

    mmgreg,
    Obrigado pelo seu comentário!
    Acho qua a grande questao da suíça é mesmo como disse, "ganha-se bem, gasta-se bem" pelos comentários aqui do tópico mesmo um casal a trabalhar os dois, se levarem uma vida "normal" sem ser focada na poupança chega se ao fim do ano com pouco amealhado!
    Claro que certamente haverá excepções, aqueles que ganham acima da média ou aqueles que vivem uma vida "apertada" ao máximo para poupar.
    Por enquanto deixo-me estar por cá, no futuro só o tempo o dirá!
  13.  # 76

    Colocado por: mmgreg- os contratos de tlm e de tv+internet são muito caros em comparação com PT.

    São mais ou menos o dobro dos valores cobrados em PT, mas como os salarios são 4x mais altos, serão relativamente mais baratos.



    Colocado por: mmgregNão há a perspectiva de as mães trabalharem até os filhos terem autonomia para estarem sozinhos, daí que os ATL e creches sejam muito caros.

    O preço do kinderkrippen (dos 0 aos 4 anos de idade) é conforme o que ganham os pais da criança. Não existe preço fixo, havendo casos de pessoas mais pobres terem acesso gratuito para os seus filhos, até aos casais mais abastados puderem pagar 3000CHF, 4000CHF por criança.
    O kindergarten (dos 4 aos 6 anos de idade) já faz parte do sistema de ensino e portanto é gratuito para qualquer criança, não importando se os pais são ricos ou pobres.
  14.  # 77

    Sobre a parte alemã não sei dizer. Sei que na zona onde estou os ordenados são mais baixos e os impostos mais altos, de acordo com um artigo recente numa revista.

    Creche é até aos 3 anos. Não falei em jardim de infância. Sobre a creche aqui na zona os valores são elevados, as vagas limitadas por isso as mães optam por ficar em casa com eles.

    Ainda assim, no jardim de infância e escola desta zona o período de almoço é de 2h, saem às 15h30min. Muitas mães trabalham a tempo parcial por essa razão.

    Esqueci-me de dizer que os sacos do lixo aqui são taxados. Os de 30l custam 2 francos cada. Dói.
  15.  # 78

    Apos todos os comentários que por aqui se vê intriga me como é que alguns que estao imigrados na Suíça conseguem construir os casarões que se vê em Portugal!
    Ha coisas que nao entendo... :S
  16.  # 79

    Emigrar é diferente de Imigrar.
    Concordam com este comentário: alexp
  17.  # 80

    Colocado por: DR1982Apos todos os comentários que por aqui se vê intriga me como é que alguns que estao imigrados na Suíça conseguem construir os casarões que se vê em Portugal!
    Ha coisas que nao entendo... :S

    Cada caso é um caso.

    Podem ser pessoas com bons cargos na Suíça. Por exemplo, um director de um banco ganha mais que 15000CHF/mês e dependendo do nível de hierarquia onde está inserido, pode muito bem ir para os 20000CHF/mês ou ainda mais.

    Ou então pode ser como alguns fazem, vêm para cá ganhar dinheiro e enviam a maior parte para investir em Portugal e no dia-a-dia vivem com o suficiente e sem grandes luxos, para depois quando voltarem para Portugual, poderem usufruir de uma boa reforma.

    São escolhas que se fazem.
 
0.0524 seg. NEW