Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    No seguimento de outra thread (terreno + casa ilegal), venho questionar o seguinte sobre a casa ilegal.

    Dados para enquadramento:
    - Casa térrea com aproximadamente 75m^2 de área útil
    - telhado de quatro águas
    - Pano simples de alvenaria
    - Não tem pilares (depreendo que as paredes são mestras - do que aprendi aqui em termos de construção)
    - Interior para renovar (eventualmente o chão de madeira pode ser aproveitado)

    Eu sei que é muito complicado avançar com valores assertivos com base em tão escassa informação, mas pretendia ter uma ideia de quanto poderia custar:

    - Reabilitar a construção existente com ampliação para um primeiro piso com a mesma área útil do piso térreo.
    Items importantes a considerar:

    - colocar ETICS para melhor conforto térmico
    - colocar vidros duplos com caixilharia oscilobatente

    Neste momento é do que me lembro. Questões são bem vindas :)

    A todos desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

    Para ampliar para um 1º piso vai necessitar de reforçar a estrutura do rés do chão.
    Isso pode ser coisa fácil ou não ao nível técnico.
    Já ao nível processual tem que verificar se essa ampliação e legalização é possivel
  3.  # 3

    Ao nível processual estou a tratar, e sim parece ser possível.
    Para já interessava-me era perceber tecnicamente e implicitamente ao nível de custos.

    Por exemplo, reforçar a estrutura pode passar pelo quê?

    Já deu para perceber que pouco percebo de construção :).
  4.  # 4

    Colocado por: marblesPor exemplo, reforçar a estrutura pode passar pelo quê?

    Se a casa não tem pilares, muito provavelmente a solução mais fácil seria criar pilares exteriores.
  5.  # 5

    e como isso "joga" com a estrutura existente? Em conversa de leigo, meter pilares exteriores implica estes ficarem para "fora" da estrutura existente. Ou estou a ver mal? Caso não esteja, isso não ia implicar fazer outro pano de alvenaria?

    E a questão dos custos? Leio aqui muito dos 700, 800, 1000€ por m^2. Penso que para a "parte nova" até posso considerar por exemplo 800€, mas para a parte terrea a reabilitar quanto devo considerar?
  6.  # 6

    Na parte da reabilitação é sempre uma incógnita, depende daquilo que é necessário fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Pode ser executada ampliação em LSF, incluindo algum reforço estrutural na parte existente, seja com pilares em betão, em aço, paredes em LSF, etc.. há muitas opções, depende do existente e depois do que se pretenda fazer e da resolução dessa pretensão.
  8.  # 8

    Acho que aquilo que me estão implicitamente a dizer é que não se consegue mandar "valores para o ar". É uma resposta válida, apesar de não ser a que gostava de ouvir.
    Assim fico numa encruzilhada. Como com muitos o dinheiro não abunda e preciso de ter uma noção se vale a pena avançar ou não.
  9.  # 9

    A ampliação tem mesmo que ser "para cima" não dá para ser para o lado?
    Tem que ampliar já mais 75 m2? Não dá para serem só 40 e mais tarde faz o resto?
  10.  # 10

    Sem ainda ter estudado o caso a fundo parto do principio que um T3 razoável anda à volta dos 140m^2.
    Mas mesmo que sejam só 40m^2 se não consigo ter uma ideia de custos, como consigo saber se chego aos 75 ou se tenho de ficar pelos 40m^2?
  11.  # 11

    marbles

    parta do principio que em construção corrente portanto materiais básicos a coisa pode andar ai pelos 500/700 € /m2
    depois seja lá que m2 quadrados forem tudo depende do primor e qualidade que vai querer.
    40 m2 podem custar tanto como 100 m2, depende de muita coisa, para isso só com projetos na mão e quanto mais completos melhor é que se pode fazer uma estimativa com rigor do custo total.
    é um pouco mau quando tentamos ajustar o orçamento á obra quando era bem melhor ajustar a obra ao orçamento disponível.
  12.  # 12

    Colocado por: marblesSem ainda ter estudado o caso a fundo parto do principio que um T3 razoável anda à volta dos 140m^2.
    Mas mesmo que sejam só 40m^2 se não consigo ter uma ideia de custos, como consigo saber se chego aos 75 ou se tenho de ficar pelos 40m^2?


    se a casa tem apenas uma parede de alvenaria e não tem pilares, se a ideia for subir um andar, eu diria que se aproveita muito pouco. repare o telhado vai logo ao ar, as divisões interiores serão provavelmente redimensionadas, terá ainda que partir as paredes exteriores em vários sítios para colocar pilares e depois tratar do isolamento dessas paredes exteriores.

    eu diria que o custo por m2 dessa remodelação é praticamente igual ao custo de construção de uma casa nova.

    Agora uma ampliação para o lado, minimizando a intervenção na parte construinda, é capaz de ser financeiramente mais atractiva.
  13.  # 13

    Bom Dia,
    Em que zona é que se situa o Projecto ?
    Se for na zona metropolitana de Lisboa, terei todo o prazer em lhe fazer um estudo e enviar gratuitamente um Orçamento.
    Se for do seu interesse terei toda a disponibilidade para reunir consigo, conhecer os detalhes do seu projecto e apresentar uma solução. Para tal só preciso que me envie para o email [email protected] os seus contactos e os elementos do projecto.
    Melhores Cumprimentos
  14.  # 14

    Bom dia. A abordagem de expandir apenas a parte terrea parece interessante, mas não sei se tenho espaço suficiente para o fazer com base nas regras atuais de distâncias. Sei que para a frente posso fazer alguma coisa nesse sentido pois as moradias ao lado têm a frente mais "avançada" do que esta. Penso é que não será o suficiente.
    Respondendo ao CCivil, a moradia encontra-se no concelho de Almada.
  15.  # 15

    Voltando a este tema, e na esperança de conseguir perceber se é possível aproveitar alguma coisa da casa existente, seguem algumas fotos para melhor enquadramento.
    Como já referido a casa não tem pilares.
      img_20170507_181924.jpg
      img_20170507_182213.jpg
      img_20170507_181947.jpg
  16.  # 16

    Se fizer o primeiro piso apenas para quartos e wc, com pouco peso potencial, uma vigas de metal em h e uma estrutura mais leve á partida será requerida . Mas só um Eng Civil lho dirá com precisão...







    Colocado por: marblesVoltando a este tema, e na esperança de conseguir perceber se é possível aproveitar alguma coisa da casa existente, seguem algumas fotos para melhor enquadramento.
    Como já referido a casa não tem pilares.
  17.  # 17

    Sim, compreendo que é necessário consultar alguém de estruturas.
    Nesta fase apenas queria ter a ideia se existe potencial em aproveitar alguma coisa e com isso baixar custos.
    Se fosse possível aumentar a área do piso térreo, em termos de custos essa opção seria mais vantajosa do que subir um piso?
    A existir, o piso 1 seria só para quartos e wc.
  18.  # 18

    Colocado por: marblesSe fosse possível aumentar a área do piso térreo, em termos de custos essa opção seria mais vantajosa do que subir um piso?

    Em principio sim.
  19.  # 19

    Novamente a pergunta difícil. Assumindo que o aumentar do piso térreo não é possível, ou é possível mas não permite ter as áreas pretendidas (o equivalente a um T3 médio), e por isso é necessário fazer o piso 1, qual a estimativa (macro) de valores tendo em consideração o seguinte:

    - Interiores novos, ou seja, revestimentos, eletrodomésticos, louças sanitárias
    - O piso 1 novo

    Claro que existem outras implicações como retirar telhado. Se possível gostava que me ajudassem em perceber o que mais teria de ser feito.
    Por exemplo na foto das traseiras pode-se ver que vai ser necessário fazer um muro para o lote traseiro.
  20.  # 20

    marbles não vai gostar do que eu vou dizer

    mas sinceramente, não acha que isso já é uma intervenção de certa forma complexa para que se esteja a basear em opiniões tiradas da net sem que se esteja na posse de todos os elementos e condicionantes??
    procure alguém na área de projetos ( arquiteto e engenheiro ) e numa visita ao local procure obter opiniões bem fundamentadas em face do existente.

    é que optar por uma coisa ou outra depende de muita coisa, estado do telhado, indices de implantação e construção para o terreno, estado real das paredes etc etc etc ...
 
0.0248 seg. NEW