Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Como não tenho experiência em arrendar imóveis surgiram-me algumas dúvidas enquanto procuro um inquilino para o meu apartamento:

    1 - Estou a pensar pedir uma renda em adiantado, mais um mês de caução, e ainda um fiador, para um arrendamento de cerca de 650€ em Lisboa. Isto será razoável/normal? Tenho receio de não encontrar inquilinos dispostos a pagar 3 vezes a renda inicialmente.
    2 - Um fiador no estrangeiro é tão válido e oferece a mesma segurança que um fiador em Portugal? Pergunto porque uma interessada perguntou-me se podia ter o seu pai como fiador, que vive no Brasil.
    3 - Que tipo de comprovativos de rendimento se deve pedir? Como sou trabalhador independente sei que no meu caso seria a declaração anual de IRS, mas para quem trabalha a contrato será outro documento?
    4 - Se arrendar a estudantes, devo pedir os 2 pais como fiadores e os seus respetivos comprovativos de rendimento?
    5 - Deve-se pedir sempre comprovativo de rendimento do fiador?

    Muito obrigado desde já.
    •  
      larkhe
    • 20 abril 2017 editado

     # 2

    Colocado por: AureliusBom dia,

    Como não tenho experiência em arrendar imóveis surgiram-me algumas dúvidas enquanto procuro um inquilino para o meu apartamento:

    1 - Estou a pensar pedir uma renda em adiantado, mais um mês de caução, e ainda um fiador, para um arrendamento de cerca de 650€ em Lisboa. Isto será razoável/normal? Tenho receio de não encontrar inquilinos dispostos a pagar 3 vezes a renda inicialmente. Parece aceitavel

    2 - Um fiador no estrangeiro é tão válido e oferece a mesma segurança que um fiador em Portugal? Pergunto porque uma interessada perguntou-me se podia ter o seu pai como fiador, que vive no Brasil.Vai ser muito dificil la ir buscar alguma coisa caso a filha não pague deve ser o mesmo que não ter fiador