Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Como não tenho experiência em arrendar imóveis surgiram-me algumas dúvidas enquanto procuro um inquilino para o meu apartamento:

    1 - Estou a pensar pedir uma renda em adiantado, mais um mês de caução, e ainda um fiador, para um arrendamento de cerca de 650€ em Lisboa. Isto será razoável/normal? Tenho receio de não encontrar inquilinos dispostos a pagar 3 vezes a renda inicialmente.
    2 - Um fiador no estrangeiro é tão válido e oferece a mesma segurança que um fiador em Portugal? Pergunto porque uma interessada perguntou-me se podia ter o seu pai como fiador, que vive no Brasil.
    3 - Que tipo de comprovativos de rendimento se deve pedir? Como sou trabalhador independente sei que no meu caso seria a declaração anual de IRS, mas para quem trabalha a contrato será outro documento?
    4 - Se arrendar a estudantes, devo pedir os 2 pais como fiadores e os seus respetivos comprovativos de rendimento?
    5 - Deve-se pedir sempre comprovativo de rendimento do fiador?

    Muito obrigado desde já.
    •  
      larkhe
    • 20 abril 2017 editado

     # 2

    Colocado por: AureliusBom dia,

    Como não tenho experiência em arrendar imóveis surgiram-me algumas dúvidas enquanto procuro um inquilino para o meu apartamento:

    1 - Estou a pensar pedir uma renda em adiantado, mais um mês de caução, e ainda um fiador, para um arrendamento de cerca de 650€ em Lisboa. Isto será razoável/normal? Tenho receio de não encontrar inquilinos dispostos a pagar 3 vezes a renda inicialmente. Parece aceitavel

    2 - Um fiador no estrangeiro é tão válido e oferece a mesma segurança que um fiador em Portugal? Pergunto porque uma interessada perguntou-me se podia ter o seu pai como fiador, que vive no Brasil.Vai ser muito dificil la ir buscar alguma coisa caso a filha não pague deve ser o mesmo que não ter fiador

    3 - Que tipo de comprovativos de rendimento se deve pedir? Como sou trabalhador independente sei que no meu caso seria a declaração anual de IRS, mas para quem trabalha a contrato será outro documento? Liquidaçao de IRS, caso seja um novo empregado 2 ou 3 ultimas recibos de vencimento

    4 - Se arrendar a estudantes, devo pedir os 2 pais como fiadores e os seus respetivos comprovativos de rendimento?Sim

    Muito obrigado desde já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida. Já agora, tinha acrescentado mais uma pergunta, devo pedir sempre comprovativo de rendimento do fiador?
  3.  # 4

    Colocado por: AureliusObrigado pela resposta rápida. Já agora, tinha acrescentado mais uma pergunta, devo pedir sempre comprovativo de rendimento do fiador?


    Secalhar convém, agora tudo depende da sua flexibilidade e do risco que esta pronto a correr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  4.  # 5

    Aurelius.
    Não aceite fiador fora de Portugal.
    Peça recibo de vencimento, os 2 últimos, irs do ano anterior do inquilino e do fiador.
    Não se esqueça de no contrato convencionar a morada do inquilino e do senhorio para futuras comunicações escritas.
    Para além disso, como diz e bem caução, um mês renda adiantada, ou seja o equivalente a 3 meses (a caução não tem que ser obrigatoriamente do mesmo valor, poderia ser mais, dependendo da casa por exemplo, só para saber..). Tudo perfeitamente normal aqui.
    Assegure-se bem. É seu dever como senhorio, não arrende à toa e escolha bem o seu inquilino. Vou repetir, escolha bem o seu inquilino, com base nestas premissas.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
 
0.0101 seg. NEW