Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite gostava que me informassem que tipo de bomba mónofasica para um poço com 10 m de fundo, e para bombear a 120 m de distância, com desnível de terreno de 10 m, a fazer pressão de 5/6 bars.
  2.  # 2

    ola viva,
    eu precisava da mesma ajuda, so que para um p0ço com cerca de 20 metros de profundidade e enviar para cerca de 100 metros em plano, que tivesse polegada e meia ou duas , para nao haver muita alteraçao dos tubos existentes , que tivesse um caudal de 10metros cubicos hora ou mais,tem de ser monofasica.
    a ideia e retirar uma bomba trifasica antiga, para fazer alteraçao do contador trifasico para monofasico e aumentar a potencia do existente em casa, a bomba e para fazer rega a rego, por isso quanto mais agua melhor.
    obrigado pessoal.
  3.  # 3

    Boa noite gostava que me informassem que tipo de bomba mónofasica para um poço com 10 m de fundo, e para bombear a 120 m de distância, com desnível de terreno de 10 m, a fazer pressão de 5/6 bars para um caudal de polgada , é para jardim tem duas fases de rega, uma com tres expreçores e outra com quatro.
    Não tenho problema com a água do poço (muita água). Obrigado quem tiver interesse em informar.
  4.  # 4

    viva, o poço de que falo tem 20 metros de fundo, mas tem sempre 12 ou 13 metros de agua (altura) e tem cerca de 3 metros ou mais de largura, tem minas subterraneas que interliga varios poços da zona , com a bomba velhinha de 2 polegadas que temos , demora cerca de 4 a 5 horas a vazar e depois ficava outras tantas para encher.
    mas la esta!!! nao sei qual e o devito (caudal)dela, sei que tira bastante agua e os meus pais sempre estiveram muito satisfeitos com ela , mas agora ha o problema da alteraçao para monofasica e de potencia , porque para alterar de potencia em trifasica e um cabo de trabalhos e e preciso inspecçoes da certiel e alteraçao da cablagem electrica , fica mais barato so alterar bomba.
    obrigado
  5.  # 5

    Que destino da à água que está a bombar por 4 a 5 horas?
    • TZW
    • 21 abril 2017

     # 6

    Em principio um bobinador ou eletricista pode converter a ligação do motor para 230v, perde alguma potencia mas como vai reduzir para 1" pode ser que seja suficiente e sempre aproveita esse motor até ao fim porque se o tentar vender como usado deve valer pouco. De qualquer forma se ficar a saber qual o ideal numa compra futura não tem nada a perder.
  6.  # 7

    Pensei que já não havia bobinadores
    • ik
    • 21 abril 2017

     # 8

    Colocado por: TZWEm principio um bobinador ou eletricista pode converter a ligação do motor para 230v, perde alguma potencia mas como vai reduzir para 1" pode ser que seja suficiente e sempre aproveita esse motor até ao fim porque se o tentar vender como usado deve valer pouco. De qualquer forma se ficar a saber qual o ideal numa compra futura não tem nada a perder.


    Isso com um condensador bem dimensionado vai lá, não precisa bobinar

    Callinas em que mundo vive? um motor com 20 anos vale mais que 20 novos chineses
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
    • TZW
    • 21 abril 2017 editado

     # 9

    É avaliar a situação, com metade dos dados é o que se pode arranjar como dica.
    O Luis Nobre também não pediu a papa toda, acho que com uma opção para um novo motor e uma conversa com um bobinador/eletricista sobre o motor antigo, sabendo os dados do motor resolve a questão.
    • ik
    • 21 abril 2017

     # 10

    Colocado por: TZWÉ avaliar a situação, com metade dos dados é o que se pode arranjar como dica.
    O Luis Nobre também não pediu a papa toda, acho que com uma opção para um novo motor e uma conversa com um bobinador/eletricista sobre o motor antigo, sabendo os dados do motor resolve a questão.


    Sim, nada melhor que um bobinador para lhe alterar aquilo, perde sempre uns 30% mas não precisa de comprar um novo
  7.  # 11

    viva, obrigado pela dica, o motor e um rabor,sim e uma maquina! esta exposto dentro do poço so com cobertura metalica por cima e nunca avariou nestes ultimos 25 anos, e deve ter quase outros tantos, ate os meus pais terem comprado a casa.
    em questao ao rebobinador ja foi equacinada essa ideia , mas ele disse nos que perderia quase metade da potencia.
    a ideia seria mesmo uma nova , disseram-me que de certeza seria melhor e mais barata uma submerssivel.
    a rega que e feita com ele e uma rega de rego, para milho e batatas o resto sao aqueles pequenos mimos , esses nem precisavam de tanta agua ,mas o meu velhote gosta disse se for para trocar tem de tirar muita.
    • ik
    • 21 abril 2017

     # 12

    Colocado por: sercorviva, obrigado pela dica, o motor e um rabor,sim e uma maquina! esta exposto dentro do poço so com cobertura metalica por cima e nunca avariou nestes ultimos 25 anos, e deve ter quase outros tantos, ate os meus pais terem comprado a casa.
    em questao ao rebobinador ja foi equacinada essa ideia , mas ele disse nos que perderia quase metade da potencia.
    a ideia seria mesmo uma nova , disseram-me que de certeza seria melhor e mais barata uma submerssivel.
    a rega que e feita com ele e uma rega de rego, para milho e batatas o resto sao aqueles pequenos mimos , esses nem precisavam de tanta agua ,mas o meu velhote gosta disse se for para trocar tem de tirar muita.


    Para tirar tanta água ou compra coisa boa ou então vai trocar alguns motores
    • TZW
    • 21 abril 2017

     # 13

    Colocado por: sercorviva, obrigado pela dica, o motor e um rabor,sim e uma maquina! esta exposto dentro do poço so com cobertura metalica por cima e nunca avariou nestes ultimos 25 anos, e deve ter quase outros tantos, ate os meus pais terem comprado a casa.
    em questao ao rebobinador ja foi equacinada essa ideia , mas ele disse nos que perderia quase metade da potencia.
    a ideia seria mesmo uma nova , disseram-me que de certeza seria melhor e mais barata uma submerssivel.
    a rega que e feita com ele e uma rega de rego, para milho e batatas o resto sao aqueles pequenos mimos , esses nem precisavam de tanta agua ,mas o meu velhote gosta disse se for para trocar tem de tirar muita.

    Veja qual a potencia de contrato(EDP) disponível antes de comprar a bomba!
  8.  # 14

    tenho uma proposta através de um amigo, uma lowara ,mas so tira 8metros cubicos hora, cerca de 350euros e polegada e meia, dis que tira tanta agua como a que tenho.
    a potencia que tenho e 10 amperes por fase, mas em casa tenho muitos problemas , no inverno basta ligar um aquecedor e mais qualquer coisa e a luz sempre a ir a baixo. aumentar a potencia em trifasico esta fora de questao, a unica coisa que fez impedir a troca foi o motor de rega, porque o velho adora aquela reliquia.
    • ik
    • 21 abril 2017

     # 15

    Colocado por: sercortenho uma proposta através de um amigo, uma lowara ,mas so tira 8metros cubicos hora, cerca de 350euros e polegada e meia, dis que tira tanta agua como a que tenho.
    a potencia que tenho e 10 amperes por fase, mas em casa tenho muitos problemas , no inverno basta ligar um aquecedor e mais qualquer coisa e a luz sempre a ir a baixo. aumentar a potencia em trifasico esta fora de questao, a unica coisa que fez impedir a troca foi o motor de rega, porque o velho adora aquela reliquia.


    Então se adora a relíquia, faça a alteração da bomba
    • sercor
    • 21 abril 2017 editado

     # 16

    acho que isso esta fora de questao ,nao quero gastar dinheiro e depois nao funcionar em condiçoes.(e pode expor a velha e olhar para ela)
    • TZW
    • 21 abril 2017

     # 17

    Colocado por: sercortenho uma proposta através de um amigo, uma lowara ,mas so tira 8metros cubicos hora, cerca de 350euros e polegada e meia, dis que tira tanta agua como a que tenho.
    a potencia que tenho e 10 amperes por fase, mas em casa tenho muitos problemas , no inverno basta ligar um aquecedor e mais qualquer coisa e a luz sempre a ir a baixo. aumentar a potencia em trifasico esta fora de questao, a unica coisa que fez impedir a troca foi o motor de rega, porque o velho adora aquela reliquia.

    Mas então vai agora trocar para 30A monofásico?
  9.  # 18

    sim ,porque em trifasico nao consigo aumentar a potencia, sem contornar a edp,certiel, e ainda teria de fazer alteraçoes na instalaçao electrica, assim so terei de juntar circuitos no quadro
    • TZW
    • 21 abril 2017

     # 19

    Contacte a Ideal Delta, ou um revendedor, forneça todos os dados e peça orçamento para a bomba/motor, os preços costumam ser acessíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
    • TZW
    • 21 abril 2017

     # 20

    Colocado por: sercorsim ,porque em trifasico nao consigo aumentar a potencia, sem contornar a edp,certiel, e ainda teria de fazer alteraçoes na instalaçao electrica, assim so terei de juntar circuitos no quadro

    Não precisa alterar nada, em principio quando alterarem a potencia os técnicos da ´edp` fazem um shunt nas linhas ou na entrada do quadro, depois os circuitos continuam a funcionar como sempre, exceto os trifásicos sem neutro, esses tem que alterar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
 
0.0171 seg. NEW