Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Iniciei um projecto de reabilitação de um imóvel em ruína o ano passado, falando com vários arquitectos da minha zona e escolhi aquele que parecia não só entender melhor as minhas intenções mas também apresentou um preço de estimativa dentro das minhas possibilidades. Paguei-lhe os honorários e ele tratou de fazer o projecto, da licença na câmara, certificado energético, etc. Basicamente, só tive que assinar uns papéis e ele é que tratou de tudo. Sinceramente, até fiquei bastante satisfeito com o resultado final (desenho da planta) e com a facilidade do processo. Até aqui tudo bem.

    Veio a autorização da câmara para construir há pouco tempo e reunimo-nos para falar de quem iria fazer a obra. Ele ofereceu-se para tratar disso também, arranjando alguns orçamentos, para depois eu selecionar. E aqui foi quando a "porca começou a torcer o rabo".

    Todos os orçamentos apresentados têm valores muito acima dos valores que o arquitecto me apresentou inicialmente como estimativa. Estamos a falar de diferenças de 20% mais, no caso do orçamento mais barato, e de quase 40% a mais no caso do orçamento mais caro. Para alguém que é arquitecto há décadas (já é pessoa de idade), portanto tem experiência nisto há muito tempo, parece-me irreal que fizesse um erro de estimativa desta envergadura. Além disso, fiquei a saber entretanto que o empreiteiro do orçamento mais barato é "amigo" do arquitecto em causa.

    Talvez seja cinismo da minha parte, mas comecei a pensar que isto é um arranjinho que foi feito para me colocar num anzol. E, por isso, estava a pensar em ser eu a pedir orçamentos a vários empreiteiros por mim mesmo. Nem que seja para confirmar se estes valores são normais. Mas não sei a forma ideal de o fazer. Presumo que nenhum empreiteiro me poderá responder com um orçamento sem dados sobre a obra, por isso, o que preciso de entregar? Eu tenho uma cópia da planta desenhada, já com todas as medidas, e uma cópia dos orçamentos anteriores (bastaria, portanto, fazer copy & paste da lista de materiais) mas não sei se isso é suficiente.

    Em resumo, a minha pergunta é, que informação é que tenho de reunir para pedir um orçamento "chave na mão" a um empreiteiro?

    Obrigado.
  2.  # 2

    nao tem mapa de encargos e caderno de quantidades? só com isso pode comparar orçamentos...
  3.  # 3

    Colocado por: Slaviknao tem mapa de encargos e caderno de quantidades? só com isso pode comparar orçamentos...


    Não tenho absolutamente nada, a não ser alguns papéis com desenhos da planta. Vejo pela pergunta que isto também é um dado preocupante, não é?

    Mas lá está, é por isso que criei este tópico, para saber o que devo pedir/exigir ao arquitecto para poder ir à procura de orçamentos. Diz-me que é um Mapa de Encargos e Caderno de Qauntidades, certo? Basta isso?

    Obrigado.
  4.  # 4

    caderno de encargos e mapa de quantidades
    Concordam com este comentário: Slavik
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Enigmas
  5.  # 5

    Obrigado mais uma vez. Vou ver se peço esses documentos... e se o arquitecto os fornece sem levantar problemas.

    Mais uma pergunta a respeito de orçamentos, é normal que ao pedir orçamentos "chave na mão" ainda haja uma lista de excepções? É que os orçamentos que me foram mostrados até agora fazem todos referência a isso listando coisas, tipo, fechar a rua, despesas de água e luz durante a obra, etc e dizem que nada disso está incluído no preço apresentado. É normal? É que eu sempre interpretei "chave na mão" como "está tudo pago, aqui tem a chave", mas posso estar enganado.

    Obrigado.
  6.  # 6

    Colocado por: Enigmase se o arquitecto os fornece sem levantar problemas.

    Ele fornece se você pagar !!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto
  7.  # 7

    Colocado por: Enigmasé normal que ao pedir orçamentos "chave na mão" ainda haja uma lista de excepções?

    É. podem existir as excepções que você quiser, mas se for chave na mão não aceite ser você a pagar a água e a luz.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Enigmas
  8.  # 8

    Colocado por: Picareta
    Ele fornece se você pagar !!!


    Podia explicar melhor? Eu já lhe paguei os honorários a 100%, isso não inclui acesso ao projecto? Preciso pagar extra para uma cópia?
  9.  # 9

    mas pagou o quê??
    projeto de licenciamento não inclui nem mapa de quantidades nem caderno de encargos
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas, SG_arquitecto, Keepper
  10.  # 10

    Não se chama projecto de licenciamento, está definido como "projecto de arquitectura e especialidades" no documento de honorários propostos. Não sei se é a mesma coisa, se é diferente daquilo que está a falar.

    A questão mantém-se, esses itens (mapa de quantidades e caderno de encargos) têm que ser pagos à parte? Se sim, de que valores estamos a falar, em média?

    Obrigado.
  11.  # 11

    Se nos honorários não havia referência a isso, sim têm de ser pagos à parte.
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas
  12.  # 12

    Mais uma vez, obrigado pelas informações. Ainda estou a aprender sobre estas coisas, por isso, tenham piedade.

    Mas volto a perguntar, de que valores estamos falar quando pedir-lhe isso? 50 euros? 500? Ou 5000?

    Pergunto aqui para saber uma média, e porque mete-se agora o feriado pelo meio e só devo falar com o arquitecto, na melhor das hipóteses, lá para Quarta-feira e gostava de já ir com uma ideia para não ser apanhado de calças pelos joelhos.

    Obrigado.
  13.  # 13

    Depende.... tanto pode ser 600€ como muito mais.... a complexidade da obra condiciona o preço disto, bem como se já escolheram acabamentos de revestimento, se existem mapas de vãos interiores e exteriores., de roupeiros, etc....ou não... mas presumo que não, nem sequer isso tenha sido discutido ou falado em fase de licenciamento, que foi o que contratou.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Enigmas
  14.  # 14

    A casa é pequena, é uma casa térrea, R/C e 1º andar, num total de 70m2. Foram discutidos materiais em termos gerais, por exemplo, chão em PVC, escada em pedra, tintas Robbialac, etc, mas nada em papel, só por conversa, e é o que vem nos orçamentos que já tenho em mãos.

    Posso deduzir que estou a olhar para algumas centenas de euros, em média, mesmo assim?

    Se for só isso parece-me decente. Penso que mais vale gastar 1000 Euros em segurança, do que ver o preço final da obra "derrapar" por vários milhares em contas de água e luz e outros extras, mas volto a dizer, eu sou um leigo a falar. Toda a informação e dicas são bem-vindas.

    Obrigado.
  15.  # 15

    Colocado por: marco1caderno de encargos e mapa de quantidades
    Concordam com este comentário:Slavik
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Enigmas

    troco smp os dois lol falta de prática
  16.  # 16

    Percebo tão bem a sua situação, infelizmente!
    O problema é nós colocarmo-nos nas coisas sem saber nada, nem as fases que implica, nem o que o que está incluído.
    Tbm não consigo compreender como é que os arquitectos falham sistematicamente o valor da obra que os clientes podem. Devia ter previsto isso no contrato. Caso falhasse o valor da obra a revisão do projecto seria da responsabilidade do arquitecto sem honorários adicionais.
  17.  # 17

    Colocado por: paionensePercebo tão bem a sua situação, infelizmente!
    O problema é nós colocarmo-nos nas coisas sem saber nada, nem as fases que implica, nem o que o que está incluído.
    Tbm não consigo compreender como é que os arquitectos falham sistematicamente o valor da obra que os clientes podem. Devia ter previsto isso no contrato. Caso falhasse o valor da obra a revisão do projecto seria da responsabilidade do arquitecto sem honorários adicionais.


    Então quer dizer que se o arquiteto é avisado préviamente de que tem de projetar algo que não ultrapassa XXX €, falha redondamente (digamos, um desvio de +10% do valor acordado) é o cliente que tem de pagar por um novo projeto que cumpra o orçamento?
  18.  # 18

    O orçamento do arquiteto é sempre uma estimativa, não é um dado contratual. Não é assim tão fácil prever o custo num estudo prévio.
    Apenas com o projeto de execução é que tal se torna mais real...e mesmo assim há inúmeros fatores que nunca se controlam a 100%
    Concordam com este comentário: marco1
  19.  # 19

    Sim, mas uma coisa é pedir um projecto para 150 mil euros o arquitecto faz, e mesmo sem Climatização tem uma casa a custar 200 mil. Isso é um abuso.
    Agora uma casa para 150 mil, e os orçamentos andam nos 165 já parece aceitável
    Concordam com este comentário: Enigmas
  20.  # 20

    realmente vejo( leio) cada coisa...até parece que isto é ir a uma loja comprar um certo produto.

    grande parte dos custos ou variação de custos resulta de opções do dono de obra.

    por exemplo 4 paredes, duas janelas e duas portas, é algo que pode custar 100, 200, 300 ou até muito mais, depende do tipo de material e elementos em presença.
    ou seja para uma mesma área podemos ter valores muito dispares dependendo disso mesmo, das opções.
    Concordam com este comentário: tiagot, Skinkx
 
0.0191 seg. NEW