Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Após muitos anos nos quais acompanhei o fórum, finalmente toca-me a mim iniciar uma discussão.
    Necessito de encontrar uma solução para um problema de construção do meu apartamento que permita cumprir com certos requisitos e também com as dificuldades de execução. Resumidamente, o problema caracteriza-se pelo seguinte:
    - Trata-se de um T2, situado num primeiro andar, imediatamente por cima da entrada de uma garagem.
    - Esta entrada de garagem, além de dar acesso às garagens do prédio, também dá acesso à entrada de um parque de estacionamento privado. Este parque trabalha todos os dias, excepto ao Sábado de tarde e Domingo. Além disso, quando o portão principal está aberto, esta entrada de garagem na realidade comporta-se como um túnel porque fica aberta em ambas as extremidades.
    - A laje do meu T2 não tem nenhum tipo de isolamento acústico/Térmico e sobrepõe-se a este túnel em 50m2 (metade da área da casa).
    - A entrada da garagem é em rampa, o que dificulta o acesso para a execução.
    - Isto tudo causa 2 problemas graves: 1) No Inverno é extremamente difícil manter aquecida a casa, uma vez que a laje está sempre gelada. 2) Acusticamente, o comportamento é horrível. Estou sempre a ouvir o portão a abrir e fechar bem como a entrada e saída de viaturas.

    Assim, vinha pedir a vossa ajuda para conseguir encontrar uma solução técnica que me permita diminuir o impacto Térmico e Acústico desta situação. Contudo, é preciso ter em conta de que este trabalho tera que ser feito ao fim de semana, de modo a nao prejudicar o funcionamento do parque privado.

    Como a área é pequena, tinha pensado numa solução com placas EPS e uma equipa de dois homens munidos de uma plataforma elevatória com o braço articulado. Mas estou aberto a todas as soluções (preferencial se for com recurso a prefabricados) e que sejam robustas.
    Penso que montar andaimes com estas condicionantes seja impossivel.

    Junto envio algumas imagens.

    Fico a aguardar os vossos comentários.

    Obrigado desde já.

    Paulo
      Nova Imagem de Mapa de Bits_compressed.jpg
      IMG_20170404_090008_compressed.jpg
      IMG_20170403_090630_compressed.jpg
  2.  # 2

    Quanto ao isolamento térmico acho que se faz sem problema.

    Quanto ao isolamento acústico dos motores dos carros acho que poderá melhorar a situação (melhorar, não resolver!)

    Agora quanto ao ruído do portão da garagem, é um ruído de percussão, não vai haver isolamento que o safe, acho que para isso tem que colocar uma porta de garagem mais silenciosa. Esse ruído transmite-se directamente à estrutura do prédio.
  3.  # 3

    E que tipo de soluções sugere?
  4.  # 4

    Placas de EPS só isola a nível térmico.
    XPS idem.
    Placas [de aglomerado negro] de cortiça é das melhores soluções a nível acústico, a nível térmico também é decente [mas menos eficiente que as anteriores] mas é bem mais caro.
    Lã de Rocha é a solução com melhor compromisso em termos de preço quando é necessário bom isolamento térmico e acústico, mas deixa de funcionar e torna-se fonte de problemas [funciona tipo 'esponja] se exposto a humidades/água.


    Assim de repente, para isolamento acústico e térmico é fazer sob a laje 'tecto falso' com gesso cartonado hidrófugo com lã de rocha entre a laje e o gesso cartonado.
    Teria que mexer um pouco na instalação eléctrica/iluminação existente no tecto, mas ficava uma solução que correspondia tanto ao problema da acústica como de térmica.
    Embora, como já foi dito, a questão do ruído por percussão [parte do ruído do portão de garagem] nunca será isolado.

    Pode é ser solução um pouco mais cara do que espera. Mas deve ser das soluções que melhor responde aos problemas que tem.


    Também referir que por isolar a nivel térmico a laje, a casa não vai muitissimo mais 'quente' e sem necessidade de aquecimento.
    O mais importante a nível de isolamento térmico é o tecto da habitação, depois as paredes e só depois destas então o pavimento, por motivos óbvios. Com isto não quero dizer que o comportamento térmico da casa não melhore, se não tem nada claro que melhora um bom bocado e ter o pavimento menos frio é bem mais agradável, mas não é por isto que a casa de repente vai ser muitíssimo melhor em termos de térmica.
    Também por isto, uma espessura de isolamento maior só é mais importante para a questão acústica do que térmica.
  5.  # 5

    eu cá apostava em cortiça
  6.  # 6

    Uma vez que estamos a falar de umq situação extrema a ser tratada, que qualquer solução tem resultados a nível de conforto de quem habita no apartamento.
    Então convém saber quanto quer gastar na solução.

    Se fosse comigo, fazia um tecto falso com painéis hidrófugos nessa zona, com 6cm eps gráfitado mais 6 cm lã de rocha 70 kg/m2.
    Pelo que se vê julgo haver pelo menos 15 cm de folga.
    Em relação ao motor, pois devem ser colocadas umas borrachas amortecedoras para atenuar essa vibração e ruído que se transmite pele estrutura do edifício.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

    a solução de placas de cortiça embora o material possa ser ligeiramente mais caro, é uma solução de fácil execução e mais expedita e resolve duas coisas ao mesmo tempo, acústica e isolamento térmico.
  8.  # 8

    Precisa de mais espessura para o mesmo efeito e é mais cara.
  9.  # 9

    sim mas devido á questão de ter de ser uma coisa rápida de fazer parece-me que é mais simples.
    Concordam com este comentário: ik
  10.  # 10

    Só se o marco se estiver a refirir à colagem de placas de cortiça no tecto? É isso?
    • ik
    • 24 abril 2017

     # 11

    Colocado por: marco1sim mas devido á questão de ter de ser uma coisa rápida de fazer parece-me que é mais simples.
    Concordam com este comentário:ik


    Deve ficar bem mais barato que o isolamento + tecto falso e numa tarde metem lá os paineis de cortiça que poderiam ficar sem qualquer revestimento
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 12

    A pensar em barato, olhe, coloque painéis de lã mineral.
    • ik
    • 24 abril 2017

     # 13

    Colocado por: callinasA pensar em barato, olhe, coloque painéis de lã mineral.


    Sem revestimento? Ao fim de uns meses ía com o vento
  12.  # 14

    claro que é cortiça própria para exterior, portanto para ficar á vista, o que não implica que não se possa dar uma coloração.
    ainda agora vi num site uma casa toda revestida por fora com cortiça á vista.

    calinas barato mas também tem de ser algo que dê para fazer num espaço de tempo de um fim de semana. pelas razões que foram apontadas.
  13.  # 15

    Sim, é só ir aqui ver tantos bons e belos exemplos.
    http://www.amorimisolamentos.com/projectos/

    Em relação ao que propus, conforme o orçamento disponível pode jogar com espessuras dos materiais, combina o
    - isolamento térmico do eps bararo
    - o isolamento acústico da lã mineral, da caixa de ar, e da placa de gesso cartonado.
    - o acabamento do painel de gesso.

    E faz-se num fim de semana
  14.  # 16

    Antes de mais, queria agradecer a vossa disponibilidade.
    Relativamente às soluções apresentadas, fiquei mais inclinado para a cortiça devido à simplicidade da aplicação.
    Ainda assim, fiquei com duas dúvidas: como é que se faz a fixação das placas e quais os meios de elevação a utilizar? Simplesmente coladas parece-me arriscado e montar e desmontar andaimes estaria fora de questão (pelo tempo de montagem).
    Quanto aos sons de percussão, o portão e motor estão fixos às paredes laterais e por isso não estão ligados directamente à estrutura. Claro que haverá transmissão mas espero que seja menor.
    Em termos de orçamento, para os 50m2, tinha pensado entre 1500 a 2000€, sensivelmente 40€/m2, tudo incluído. Se for para a solução da cortiça. estaremos a falar de que valores?
    Novamente, obrigado pela vossa ajuda
  15.  # 17

    acho que agora tem é de pedir orçamentos e que lhe descriminem as soluções técnicas ( material de colagem, o tipo apropriado de cortiça, seu tratamento, a solução de execução ,etc)
  16.  # 18

    Atenção que se colocar as placas apenas no tecto não acredito que vá sentir alguma diferença.

    Muito do ruído de baixa frequência e vibrações, provenientes dos carros quando atravessam o túnel, é devida à ressonância por reflexão dos ruídos do motor e rodas nas paredes, no tecto e pavimento do túnel. Portanto, deverá revestir tecto e paredes com placas absorsoras. Desconfio que cortiça não seja a melhor solução.

    Para além disso deverá isolar todas as fontes de vibrações do portão, com borrachas de rigidez adequada e reparar qualquer irregularidade ou pequeno buraco que exista no pavimento.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  17.  # 19

    Aquelas soluções de isolamento projectado não são opção neste caso?
  18.  # 20

    NÃO É REOCMENDÁVEL APLICAR CORTIÇA Á VISTA NUM ACESSO A GARAGEM. Classe de reacção ao fogo E, pelo que não é permitido pela legislação SCIE para o espaço em questão.
    O ideal seria a lã de rocha termoendurecida, e placas de gesso cartonado a encapsular a dita, ou em alternativa, que poderá ficar à vista, sem barramento, uitlizar placas de VIROC.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, nunogouveia
 
0.0209 seg. NEW