Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a perspectivar construir moradia, ainda em fase de projecto.
    Terá na ordem dos 250m2, piso térreo, boa exposição solar. Isolamento de Janelas estou a pensar em corte térmico de PVC.
    Ao nível do aquecimento e arrefecimento da moradia, que será no litoral centro, gostaria de colocar as seguintes questões:

    Como funciona a bomba de calor para aquecimento central e aqs e arrefecimento? Qual será um valor a ter em conta para esta instalação com a perspectiva de instalar nos quartos(4) e na sala? É possível efectuar uma pré instalação e posteriormente ir colocando os ventiloconectores à medida que for possível?
    A energia da bomba de calor pode ser fornecida com painéis fotovoltaicos em parte?
    Será mais rentável usar esta alternativa ou por exemplo aquecimento com lenha+recuperador e ar condicionado?
    Obrigado desde já e desculpem a utilização de termos talvez mais inespecíficos.
  2.  # 2

    Depende de quantos painéis ponha , mas deduzo que bomba trabalhe mais quando está de noite que quando está mais frio . Por isso duvido que a ajuda do kit solar de produção eléctrica seja life changing, mas eu sou apenas um DO como você. Tem aqui gente mais qualificada para lhe dar opinião
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario
  3.  # 3

    Obrigado pela ideia relativamente ao kit solar.
    E relativamente à bomba de calor? Será util a utilização para aquecimento e arrefecimento ou utilizar só em um tipo de contexto?
  4.  # 4

    Vou ter um painel fotovoltaico de 250 w , mas sera apenas para tentar anular alguns consumos de aparelhos em stand by ou uma tv a funcionar , ou seja a poupamça não sera nada de outro mundo, porque os maiores gastos da casa são quando estamos em casa , normalmente em momentos em que o sol já rareia, no fim do dia.
    Tudo depende de quanto pode investir, pois como vera essas soluções tem orçamentos diferentes, e os gastos ao fim do mês são diferentes.
    Com bomba de calor com ventiloconvectores, aquece e arrefece a casa e não tem muitas preocupações , mas investe mais e esta dependente da EDP .
    O recuperador sera uma ideia interessante para quem tem acesso a lenha barata ou de borla e tenha disponibilidade para a ligar todos os dias e não se importe de limpas cinzas e afins.
    Tem euros para investir, pagar mais conta de electricidade e não quer ter trabalho de carregar lenha e de a acender - Bomba de calor e venticonvectores.
    Se o orçamento é apertado veja outras opções que não essa.
    Apenas a minha opinião.
    Já tem orçamentos das duas soluções ? já tem estimativa do seu custo mensal de exploração?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario
  5.  # 5

    Ainda não tenho orçamentos, tenho visto apenas preços dos equipamentos e claro que equipar com Bomba de calor e Ventiloconvectores é um investimento avultado. Ainda assim colocando lenha e recuperador ficarei com a solução de arrefecimento por concretizar o que me acaba por empurrar para o ar condicionado, que ainda assim é bem mais barato que a bomba de calor.
    Quanto aos paineis fotovoltaicos, o orçamento de 250w ficou lhe em quanto se não for indiscrição?
    Ainda estou em fase de projecto de moradia, ainda assim julgo que essas coisas devem ser bem pensadas para ponderar no projecto de modo a olhar para a instalação dos mesmos.
    Outra dúvida: os ventiloconvectores pode ser feita pré instalação como o ar condicionado ou tem que se instalar logo os terminais todos?
    Obrigado pela opinião.
  6.  # 6

    O painel fotovoltaico de 250 wats e sua instalação foi oferta da empresa que me vai instalar o AC por condutas na casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario
 
0.0121 seg. NEW