Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Aconteceu-me uma situação completamente nova.

    Uns tios têm um pequeno café que foi arrendado há coisa de uma semana. ESteve 3 meses sem ocupação.
    Acontece que os novos inquilinos requereram à Galp o fornecimento do gás canalizado. Aquando da ida dos técnicos ao local para proceder à ligação, verificaram que faltavam peças no interior do quadro que está na rua e embutido na parede da casa, eventualmente furtadas. SEgundo estes, essas peças ascenderiam a cerca de 160 euros.

    Este quadro, além de estar na via pública, não tem qualquer fechadura, apenas uma tranca com chave triangular completamente standard e de modelo único, comum nos quadros técnicos. Ou seja, qualquer pessoa o pode abrir e voltar a fechar, não oferecendo qualquer segurança.

    Pergunto eu: De quem é a responsabilidade pela reposição dessas peças? A Galp ou o proprietário do café?
    • tmmc
    • 29 abril 2017

     # 2

    Colocado por: AgonçalvesVivam,

    Aconteceu-me uma situação completamente nova.

    Uns tios têm um pequeno café que foi arrendado há coisa de uma semana. ESteve 3 meses sem ocupação.
    Acontece que os novos inquilinos requereram à Galp o fornecimento do gás canalizado. Aquando da ida dos técnicos ao local para proceder à ligação, verificaram que faltavam peças no interior do quadro que está na rua e embutido na parede da casa, eventualmente furtadas. SEgundo estes, essas peças ascenderiam a cerca de 160 euros.

    Este quadro, além de estar na via pública, não tem qualquer fechadura, apenas uma tranca com chave triangular completamente standard e de modelo único, comum nos quadros técnicos. Ou seja, qualquer pessoa o pode abrir e voltar a fechar, não oferecendo qualquer segurança.

    Pergunto eu: De quem é a responsabilidade pela reposição dessas peças? A Galp ou o proprietário do café?


    Apesar de nao conhecer ninguem que tenha passado pelo mesmo julgo que isso é materia para um advogado mas na minha opiniao a responsabilidade de restituiçao é dos seus tios..

    O quadro esta na rua no muro dos seus tios logo na propriedade deles. Se algo da propriedade foi furtado o maximo que pode fazer é apresentar queixa contra desconhecidos.

    Isto julgo eu!
  2.  # 3

    Colocado por: AgonçalvesDe quem é a responsabilidade pela reposição dessas peças?

    Do dono/proprietário das peças.
    Concordam com este comentário: tmmc
  3.  # 4

    MAs como é que é possível que essas peças, tendo algum valor, estejam disponíveis para qualquer um, em plena rua pública? Se forem hoje novamente aplicadas, amanhã podem muito bem já não estar lá outra vez.

    Até parece que o quadro está feito com esse propósito. Nomeadmente o de incentivar ao roubo para beneficio de outros.
  4.  # 5

    Já agora, há alguma maneira de aumentar a protecção do interior do quadro? Alguma fechadura adicional ou algo do género?
  5.  # 6

    Que tinha lá no valor de 100 euros? Redutores?
  6.  # 7

    Se faltarem materiais necessários ao funcionamento e instalação do gás a GALP deverá proceder à reposição pois são sua propriedade.
  7.  # 8

    Colocado por: callinasQue tinha lá no valor de 100 euros? Redutores?


    Não faço ideia. Foi o que um técnico de gás disse.
    Qual seria o valor que atribuiria ao material da responsabilidade do proprietário e que esteja dentro do quadro?
  8.  # 9

    Colocado por: guernicaSe faltarem materiais necessários ao funcionamento e instalação do gás a GALP deverá proceder à reposição pois são sua propriedade.


    Ou seja, todo o equipamento que esteja dentro do quadro exterior é da responsabilidade da Galp?
  9.  # 10

    No entretanto vim a saber que o inquilino anterior ficou a dever à Galp umas boas centenas de euros por não pagamento de facturas relativas ao gás canalizado. Além de que a Galp confirmou que não fez o levantamento do contador, que também desapareceu.

    Não é normal que quando alguém não paga, a Galp feche o acesso e levante o contador? Não tendo isto acontecido, a responsabilidade do furto do contador não recai sobre o titular do contrato de fornecimento de gás que estava até então em activo, nomeadamente o inquilino anterior?
  10.  # 11

    á Galp apenas pertence o contador....todas as outras peças sao do proprietário...
  11.  # 12

    Colocado por: loverscoutá Galp apenas pertence o contador....todas as outras peças sao do proprietário...


    O técnico da Galp cobrou 160 euros para repor o que estava em falta. Pelo que percebi, o que faltava era o contador e uma torneira (válvula?).
  12.  # 13

    Colocado por: Agonçalves

    O técnico da Galp cobrou 160 euros para repor o que estava em falta. Pelo que percebi, o que faltava era o contador e uma torneira (válvula?).


    a valvula redutora anda nesses valores...talvez mais montagem.... clarifique junto da Galp!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  13.  # 14

    Colocado por: loverscout

    a valvula redutora anda nesses valores...talvez mais montagem.... clarifique junto da Galp!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Agonçalves


    Ok, então deduzo que a Galp não tenha cobrado pelo contador. Não fazia ideia era que uma só válvula custasse tanto dinheiro... PArece ser um verdadeiro chamariz...
  14.  # 15

    As peças foram roubadas porque eventualmente continham cobre.

    A partir da válvula de corte geral, com excepção dos contadores de gás, todo o material pertence ao proprietário do imóvel. Há caixas de entrada que são colectivas (condomínio), há outras que são individuais (lojas), mas isso dificilmente poderá ser imputado ao distribuidor.
    • cpf
    • 20 maio 2017

     # 16

    Toda a instalação ate a valvula de corte de chao é da resposabilidade do proprietario da fração, Assim como o contador que embora seja da distribuidora esta emprestado ao cliente. A caixa de contador de fachada tem que ter uma chave tecnica e é parecer manusiada por tecnicos credenciados
  15.  # 17

    viva, ate posso aceitar que seja responsavilidade do propriatario da fracçao , o que nao posso aceitar e´que nao a possa proteger!!! passou-se o mesmo comigo mas com o contador de agua e foram me dadas as responsabilidades (pagamentos da repusiçao), mas quando disse que iria colocar uma outra porta com grades que protegesse melhor ,disseram que nao podia, pois aquelas sao homologadas e nao podem ser alteradas para acesso dos tecnicos.
    • cpf
    • 20 maio 2017

     # 18

    em caso de roubou o titular do contrato nao sera resposavel , desde que apresente queixa
 
0.0177 seg. NEW