Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, é o seguinte a minha " AVÓ " que não é minha avó no registo ( adotou a minha mae na altura sem papeis tudo por boca ) tem varios imoveis no valor de 200 mil euros e quer meter tudo em meu nome, ela nao tem filhos, nao tem marido nem tem pais ... tem apenas irmas e sobrinhos ... dos 3 sobrinhos que ela tem dois deles ja teem imoveis que a minha avo lhes doou ... o restante que é o que falta ela quer me dar amim ... qual é a forma mais economica de fazer as coisas sem recorrer a testamento, sera uma doaçao ou uma venda?
    por exemplo a doaçao pagarei 10% do valor patrimonial +0,8 % de imposto o que passa os 20 mil euros ...
    e se eu fizer uma venda ? pedir um emprestimo e comprar supomos que dou 10 mil ou 15 mil euros a minha avo por tudo ... isto é possivel? quanto terei eu de pagar de mais valias ou a minha avo? quanto terei de pagar no ato da escritura pra passar tudo pra meu nome? o valor das mais valias e pago logo no ato ou apenas no proximo ano?
  2.  # 2

    Devia ir a uma advogada ou solicitadora ou informar-se nas Finanças.Estes assuntos são demasiado complexos.A não ser que apareça aqui um bom samaritano que lhe responda.Boa sorte!
  3.  # 3

    qual o VPT dos imoveis?? São os 200.000€?

    O valor do imposto de selo é cobrado pelo VPT atual, se a sua "Avó" fizer uma venda o IMT também é cobrado pelo VPT, por isso o "comprar tudo por 10 ou 15 mil não resolve a fuga ao fisco...Para melhor analise terá que se saber qual o tipo de imóvel em causa ( urbano ou rustico) e o VPT, pois valor das escrituras é semelhante, já o imposto de selo ou o IMT depende...

    Mais valias paga apenas quando vender, não as paga na aquisição, mesmo que esta seja por doação.


    Deixo aqui um folheto acerca das transmissões gratuitas de imoveis (doações), espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lonyex, Palhava
  4.  # 4

    No caso de venda não há direito de preferência de terceiros? Cuidado com isso.
  5.  # 5

    Colocado por: pimenta79qual o VPT dos imoveis?? São os 200.000€?

    O valor do imposto de selo é cobrado pelo VPT atual, se a sua "Avó" fizer uma venda o IMT também é cobrado pelo VPT, por isso o "comprar tudo por 10 ou 15 mil não resolve a fuga ao fisco...Para melhor analise terá que se saber qual o tipo de imóvel em causa ( urbano ou rustico) e o VPT, pois valor das escrituras é semelhante, já o imposto de selo ou o IMT depende...

    Mais valias paga apenas quando vender, não as paga na aquisição, mesmo que esta seja por doação.


    Deixo aqui um folheto acerca das transmissões gratuitas de imoveis (doações), espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lonyex,Palhava


    Sim o valor dos imoveis e de 200 mil euros ( todos no total )
  6.  # 6

    Colocado por: nunogouveiaNo caso de venda não há direito de preferência de terceiros? Cuidado com isso.

    no caso de haver venda quem sao os que teem direito de preferencia? tenho pessoas la a morar a quem pagam a renda a minha avo pessoas que alugaram as casas a minha avo, eu se fizer uma carta registada para todos com direito de preferencia se todos responderem NAO ou nao responderem passado 30 dias de enviar a carta registada penso que o problema estjea ultrapassado ou estarei enganado?
    • RCF
    • 3 maio 2017

     # 7

    Colocado por: lonyexno caso de haver venda quem sao os que teem direito de preferencia?

    O direito de preferência aplica-se apenas a terrenos rústicos e não a urbanos (habitação), onde quem tem preferência são os vizinhos, os proprietários de terrenos contíguos.
  7.  # 8

    Colocado por: RCFO direito de preferência aplica-se apenas a terrenos rústicos e não a urbanos (habitação), onde quem tem preferência são os vizinhos, os proprietários de terrenos contíguos.

    entao quer dizer que se eu comprar a minha avo nao terei de enviar carta registada a nnehum dos inclinos a informar se teem preferencia de compra visto ser um urbano ( imovel ) ?
    • RCF
    • 3 maio 2017

     # 9

    Colocado por: lonyex
    entao quer dizer que se eu comprar a minha avo nao terei de enviar carta registada a nnehum dos inclinos a informar se teem preferencia de compra visto ser um urbano ( imovel ) ?

    Correto.
  8.  # 10

    Atencao, se o inquilino estiver no imovel ha mais de tres anos tem direito de preferencia:


    Codigo Civil:

    Artigo 1091.º
    Regra geral
    1 — O arrendatário tem direito de preferência:
    a) Na compra e venda ou dação em cumprimento do
    local arrendado há mais de três anos;
    b) Na celebração de novo contrato de arrendamento,
    em caso de caducidade do seu contrato por ter cessado o
    direito ou terem findado os poderes legais de administração
    com base nos quais o contrato fora celebrado.
  9.  # 11

    Colocado por: RCF
    Correto.


    MUITO OBRIGADO RCF pelo esclarecimento ... diz me uma coisa tendo o valor patrimonial 200 mil euros e eu pagando 15 mil euros por tudo quanto terei de pagar ao estado no ato da escritura?
  10.  # 12

    Colocado por: SergeAtencao, se o inquilino estiver no imovel ha mais de tres anos tem direito de preferencia:


    Codigo Civil:

    Artigo 1091.º
    Regra geral
    1 — O arrendatário tem direito de preferência:
    a) Na compra e venda ou dação em cumprimento do
    local arrendado há mais de três anos;
    b) Na celebração de novo contrato de arrendamento,
    em caso de caducidade do seu contrato por ter cessado o
    direito ou terem findado os poderes legais de administração
    com base nos quais o contrato fora celebrado.


    hummm ok faz sentido ... tenho poucos com mais de 3 anos, a minha duvida agora e quanto terei de gastar € para passar para meu nome tudo, tenho de pagar a minha avo 15 mil euros quanto mais e que terei de pagar aproximadamente de impostos no ato da escritura?
  11.  # 13

    Colocado por: lonyexSim o valor dos imoveis e de 200 mil euros ( todos no total )



    Colocado por: lonyextenho de pagar a minha avo 15 mil euros quanto mais e que terei de pagar aproximadamente de impostos no ato da escritura?

    Cuidado que pode estar a meter-se numa grande embrulhada.

    Perca o amor a algumas dezenas de euros, vá falar com um advogado e jogue pelo seguro.
  12.  # 14

    Colocado por: JOCORtenho de pagar a minha avo 15 mil euros quanto mais e que terei de pagar aproximad


    Colocado por: JOCOR



    Cuidado que pode estar a meter-se numa grande embrulhada.

    Perca o amor a algumas dezenas de euros, vá falar com um advogado e jogue pelo seguro.


    grande embrulhada porque?
    • JOCOR
    • 3 maio 2017 editado

     # 15

    Colocado por: lonyexgrande embrulhada porque?

    Se algum inquilino tem direito de preferência terá de precaver-se BEM caso contrário pode fazer a escritura por determinado valor e depois o inquilino usar o direito de preferência.

    Se não tiver esse problema (direito de preferência) e vier a simular a compra por um valor bastante abaixo do valor real, mais tarde se vier a vender terá problemas de MAIS VALIAS (o imposto a pagar será demasiado grande).
    Para já estou a ver estes dois potenciais problemas, por isso digo que deve consultar um advogado.
  13.  # 16

    A minha esposa teve a doação de um terreno e so pagamos o imposto de selo.
    Mas foi tudo orientado por uma advogado. por isso mais vale você falar com um advogado antes de decidir o que quer que seja.
  14.  # 17

    Colocado por: JOCORois potenciais problemas, por isso digo que deve consultar um advogado.

    obrigado amigo
  15.  # 18

    Colocado por: enf.magalhaesA minha esposa teve a doação de um terreno e so pagamos o imposto de selo.
    Mas foi tudo orientado por uma advogado. por isso mais vale você falar com um advogado antes de decidir o que quer que seja.

    pois secalhar é o melhor
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
 
0.0193 seg. NEW