Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal! Vou iniciar construção de moradia terrea com 233 m2, ainda estou em duvida se vou instalar termoacumulador ou gas o que dizem? Vou instalar também painel de aquecimento de aguas com 200 lts de capacidade, a casa é no interior do alto Alentejo no inverno atingem mais ou menos 2 ou 3 graus negativos de temperatura, acham que consigo ter a agua sempre a uma boa temperatura? gosto de tomar banho com agua bem quente.
    O que sai mais em conta em termos monetários?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Painel Solar + Apoio com esquentador a gás, julgo ser a solução mais económica.
  3.  # 3

    Se vai instalar painel solar, o mais lógico, fácil e barato, será instalar uma resistência eléctica para o apoio durante o inverno. No alentejo, com boa exposição solar, irá utilizar a resistência poucos meses por ano. É um sistema simples e muito fiável.

    Assim evita a instalação da rede de gás/bilhas de gás, inspecções, compra de esquentador compativel com solar, exaustão de gases, etc...

    JFTP
    Concordam com este comentário: Costa53
  4.  # 4

    Imaginemos que chego a casa as 4 ou 5 da manhã em pleno inverno e pretendo tomar um banho de água quente, ora sol a essa hora não há, agua quente solar por essa hora está fria a não ser que a tal resistência elétrica esteja a noite toda ligada, ou então ligo-a na altura e passado uns 30 min talvez já tenha água quente.

    No entanto se tiver um apoio solar através de esquentador ou caldeira a gás, a água quente é praticamente instantânea e o consumo elétrico é zero e o de gás é apenas o necessário ao banho. Na minha opinião é a melhor solução especialmente se a placa/fogão for igualmente a gás.
  5.  # 5

    Pois... realmente, no cenário atípico que colocou, será melhor o esquentador.

    Numa utilização típica, a instalação de resistência no depósito será mais adequada.

    JFTP.
  6.  # 6

    Já muitas vezes tomei banho de água fria... É ainda ando cá...

    Com painéis solares e reservatório de acumulação, a solução mais racional será adicionar uma resistência elétrica. Normalmente em 30 minutos a resistência coloca a água a uma temperatura confortável.

    Ter gás só para o apoio a um esquentador não é muito racional, a não ser gás de botija. No entanto convém não esquecer as inspeções periódicas do gás, substituição de mangueira de X em X anos, a localização da botija fora se casa, etc.
    • TZW
    • 5 maio 2017

     # 7

    Colocado por: KeepperImaginemos que chego a casa as 4 ou 5 da manhã em pleno inverno e pretendo tomar um banho de água quente, ora sol a essa hora não há, agua quente solar por essa hora está fria a não ser que a tal resistência elétrica esteja a noite toda ligada, ou então ligo-a na altura e passado uns 30 min talvez já tenha água quente.

    No entanto se tiver um apoio solar através de esquentador ou caldeira a gás, a água quente é praticamente instantânea e o consumo elétrico é zero e o de gás é apenas o necessário ao banho. Na minha opinião é a melhor solução especialmente se a placa/fogão for igualmente a gás.

    Então e o depósito?
  7.  # 8

    boas , eu sou fã da resistência eléctrica , com contador bi- horário , torna tudo mais simples.
    e investir o valor do esquentador em painel fotovoltaico auto~consumo.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: TZW
  8.  # 9

    Colocado por: KeepperImaginemos que chego a casa as 4 ou 5 da manhã em pleno inverno e pretendo tomar um banho de água quente, ora sol a essa hora não há, agua quente solar por essa hora está fria a não ser que a tal resistência elétrica esteja a noite toda ligada, ou então ligo-a na altura e passado uns 30 min talvez já tenha água quente.

    No entanto se tiver um apoio solar através de esquentador ou caldeira a gás, a água quente é praticamente instantânea e o consumo elétrico é zero e o de gás é apenas o necessário ao banho. Na minha opinião é a melhor solução especialmente se a placa/fogão for igualmente a gás.


    a água quente dentro de um depoisto - com uma qualidade mínima - não perde temperatura do dia para noite (literalmente), lá que se estiver quente ao fim do dia, também estará de manha ao acordar (e todo o tempo no intermédio,lá sejam 4 ou 5 da manha).

    o termostato da resistência também está lá para evitar que esteja toda a noite ligada, e depois a utilização de relógios para defenir quando a resistência trabalha, simplifica bastante.

    por isso o argumento dos banhos as 4 ou 5 da manha, quando não ha sol, poderá não fazer grande sentido
  9.  # 10

    Tenho o caso de uma pessoa amiga com painel termosifão, em que no inverno água quente depois das 20h só mesmo através da resistência ou do esquentador. No verão o problema já não existe (zona de Tomar).

    Mas cada caso é um caso e acima de tudo é cada um fazer as suas contas.
  10.  # 11

    Boas pessoal obrigado pelos comentários.
    Ainda não decidi o que vou fazer no entanto a mulher quer gás na placa, então pensei meter placa mista com gás e vitroceramica, assim mesmo que se acabe as botijas sempre se desenrasca com a eletricidade.outra coisa que pensei foi que como a minha residência é relativamente perto de Espanha ir buscar lá as botijas de gás uma vez que ficam bem mais baratas ( penso que metade do preço) tenho é que alterar o redutor mas é na boa.
  11.  # 12

    A história do esquentador é que não sei como será, tenho que ver se o meu serve para apoio ao termosifao.
  12.  # 13

    Ou põe gás em casa ou trabalha com tudo a luz. Misturar gás com luz em casa não trás poupança
    Concordam com este comentário: speedcat
  13.  # 14

    Colocado por: Guarda naposBoas pessoal obrigado pelos comentários.
    Ainda não decidi o que vou fazer no entanto a mulher quer gás na placa, então pensei meter placa mista com gás e vitroceramica, assim mesmo que se acabe as botijas sempre se desenrasca com a eletricidade.outra coisa que pensei foi que como a minha residência é relativamente perto de Espanha ir buscar lá as botijas de gás uma vez que ficam bem mais baratas ( penso que metade do preço) tenho é que alterar o redutor mas é na boa.

    Em vez de placa a gás pode usar uma placa de indução que funciona a electricidade. Actualmente é a solução mais eficaz. Pode custar um pouco mais mas em pouco tempo recupera o investimento. Assim evitaria ter gás na casa.
  14.  # 15

    Indução não tem que ser tachos e panelas específicas?
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 16

    Colocado por: Guarda naposIndução não tem que ser tachos e panelas específicas?

    Por vezes temos alguns que funcionam, os que não são específicos é só pousar em cima e ver se aquilo começa a trabalhar ou não.
  15.  # 17

    Colocado por: Guarda naposa minha residência é relativamente perto de Espanha


    Marvão?
  16.  # 18

    Colocado por: Guarda naposIndução não tem que ser tachos e panelas específicas?


    Sim tem que ser com um fundo onde um íman agarre, se o iman não agarrar não serve para indução.
  17.  # 19

    Colocado por: sousa tavares

    Marvão?



    Não tão perto 😉
 
0.0210 seg. NEW