Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    O que me dizem a um sistema de retorno para águas quentes? Algo semelhante ao que existe nos hóteis que permite que assim que a torneira é aberta, a água esteja quente?

    Parece-me que é um sistema que permite poupar alguma água e adiona algum conforto adicional. Porém, exige mais tubagem e apresenta um consumo de energia da bomba...

    Alguém tem alguam ideia ou experiência com este sistema?


    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Martins
  2.  # 2

    Penso que os beneficios para uma habitação unifamiliar não compensam os gastos a mais.... se fosse outro tipo de utilização... hotelaria, lares, centros de noite, redidências... enfim onde haja grandes consumos com grandes picos de utilização...

    É preferível colocar o seu sistema de AQS numa zona centralizada em relação aos compartimentos que utilizarão águas quentes sanitárias e apostar também num bom isolamento da respectiva tubagem.
  3.  # 3

    Olá

    Pedro, quais são as implicações (do ponto de vista de material) que este sistema tem para a sua implementação?
  4.  # 4

    Não sou especialista... mas além do depósito, bomba recirculadora e vasos de expansão... e mão de obra especializada, bem como os cálculos em condições da rede ( nem todos os eng.ºs sabem calcular com retorno).
    O tipo de tubagem que aconselho é a multicamada, ou multirama ou MEPLA... (Pex, alma em aluminio e revestimento exterior em polietileno)... podes consultar os sistemas da REHAU, GEBERIT, etc...

    Utilizar sempre caixas de distribuição por compartimentos( como o PEX), por forma a optimizar as perdas de carga...
    Eu aconselho a instalação de colectores solares em KIT, particularmente aconselho as especificações técnicas das Marcas SOLAHART, ou IMOSOLAR... tudo com backup eléctrico no tanque/ acumulador de aguas quentes. tem maior eiciência energética, visto não se gastar energia eléctrica para bombas recirculadoras. Também se poupa em manutenções periodicas... temos sistemas de KITs que dão 12 anos de garantia incluindo assistÊncia tecnica.

    PS: Sou contra o Gás!!! já estudei, já reli e li, fiz contas e comparei orçamentos... não vale a pena...
  5.  # 5

    Ou seja, o sistema de retorno resulta se for bem pensado... Certo?


    Esses "colectores solares em KIT", permitem o aquecimento de água para utilização sanitária e aquecimento central, certo?

    Esse tipo de solução é expansivel ao ponto de dar para aquecimento central?


    Basicamente, gostava de ter paineis solares com depósito para aquecimento de águas, para utilização sanitária e aquecimento central. Este sistema seria "reforçado" ou teria como backup caldeira a gás (conheço gás e gasoleo e é preferível o gás...)
    Assim, quando a energia solar não disponibilizar potência suficiente para aquecer água à temperatura necessária (sanitária ou aquecimento) entraria em acção a caldeira a gás.

    O que acha deste tipo de solução?

    PS: Obrigado pela dicas das marcas/tecnologias. Estão a bater certo com o que tenho em mente ;)


    Coisas da Casa
  6.  # 6

    Não os kits não devem ser utilizados para aquecimento central ( o aquecimento central tem sempre retorno na instalação, bombas, vasos de expansão e etc...)
    Mas podes ter ambos os sistemas um para AQS e o outro para Aquecimento central

    E para o verão... o arrefecimento? Eu aconselho para climatizar a casa uns bons AC´s inverter... não gastam muito e servem para o quente e o frio ( se as temperaturas exteriores não ultrapassarem os limiares 0ºC/ +40ºC)
  7.  # 7

    Os ACs sempre foi a minha primeira opção. Contudo, tenho tentado perceber se o custo/beneficio de implementar um sistema adicional, ou pelo menos deixar a pré-instalação, é assim tão superior...
  8.  # 8

    Eu sinceramente sempre fui CONTRA AC's... mas após pesquisa, no decorer da minha experiência profissional e acima de tudo da melhoria de rendimento de alfuns equipamentos INVERTER, fiquei CONVERTIDO.

    Pelo que aconselho a não utilização de Aquecimento central ( só vai utilizá-lo cerca de 3/4 meses do ano), ao passo que o AC, vai utilizar durante 4 a 6meses do ano. O investimento inicial é menor, os consumos são menores e os custs de manutenção idem...

    AQS, recomendo os Kits por termosifão... especialmente os Australianos da SOLAHART...
  9.  # 9

    Obrigado pelas indicações :)
  10.  # 10

    Peço desculpa por vir levantar um tópico antigo mas tenho uma solução para partilhar que tem funcionado bem.

    Sem dúvida que a colocação do fornecimento das águas quentes junto do centro geométrico do consumo é a melhor situação, mas nem sempre é possível. Uma solução que temos adoptado ultimamente e tem funcionado é a seguinte.
    O sistema de retorno é instalado mas normalmente está desligado visto que se for ligado juntamente com um sistema solar só serve para dissipar energia. O que acontece é que todas as instalações sanitárias possuem um interruptor que liga um pequeno temporizador ligado à bomba de circulação do retorno. Este temporizador é programado apenas para o estritamente necessário para fazer chegar a água à instalação mais desfavorável.
    Desvantagens: É necessário esperar uns 20 segundos antes de abrir a torneira da água quente e necessário lembrar de carregar no interruptor.
    Vantagens: O sistema de circulação só funciona quando estritamente necessário e não existe nenhum desperdício de água. A bomba de circulação pode se das mais baratas visto poder ser regulada apenas pelo temporizador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, electrao
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 11

    Colocado por: Nuno Nunes
    Desvantagens: É necessário esperar uns 20 segundos antes de abrir a torneira da água quente e necessário lembrar de carregar no interruptor.

    Um sensor foto eléctrico à entrada da casa de banho? Perder-se-á alguma energia por não se usar sempre o sistema, mas em termos de conforto/esquecimento penso que pode compensar não?
  11.  # 12

    Olá

    Nuno, a solução a usar, será algo semelhante... :)
  12.  # 13

    FD o principio mantêm-se. É necessário deixar um tubo para um cabo de comando da instalação sanitária até à localização da bomba de circulação. Como esta vai ser activada pode variar.
    Não sei quanto custa um sensor foto eléctrico mas de qualquer modo a solução vai depender no nível de conforto que se pretende. Neste caso penso que talvez fosse melhor ligar apenas ao interruptor da iluminação da instalação sanitária, desde que não possua iluminação natural. Em relação a estes sistemas mais "automáticos" talvez seja melhor aplicar uma bomba com sensor de temperatura do retorno para não haver demasiados arranques quando se liga/desliga o sensor ou a iluminação da instalação.

    Colocado por: AdrianoPOlá

    Nuno, a solução a usar, será algo semelhante... :)

    Alguma alteração que possa melhorar o sistema ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  13.  # 14

    uma ideia parva... ou não

    Usar a "prevista" consola central de gestão (domótica) para definição mais exacta de períodos de utilização... (tipicamente, existe um padrão horário de utilização de água quente para banhos, que é onde se verifica o maior gasto) Quanto às utilizações de lavatório que são menos "exactas", a solução que aponta parece-me a ideal...


    Agora, a consola de gestão ainda é uma ideia da categoria "gostavamos de ter"... :)

    Coisas da Casa
  14.  # 15

    Colocado por: AdrianoP

    Usar a "prevista" consola central de gestão (domótica) para definição mais exacta de períodos de utilização... (tipicamente, existe um padrão horário de utilização de água quente para banhos, que é onde se verifica o maior gasto) Quanto às utilizações de lavatório que são menos "exactas", a solução que aponta parece-me a ideal...

    Coisas da Casa


    Mesmo que optem pela consola de gestão, talvez esta não seja necessária para controlar a bomba se o que pretende é apenas a definição de períodos de funcionamento.
    Temos aqui uma bomba de circulação da Roca para AQS que permite definir 3 períodos horários.

    http://www.roca-calefaccion.com/pdfs/po/cataleg/g5p.pdf
    http://www.roca-calefaccion.com/pdfs/po/tarifa/400000tp.pdf

    o segundo link é a tabela de preços para enquadrar o equipamento

    temos ainda esta
    http://www.wilo.com/cps/rde/xbcr/en/Typenuebersicht_StarZ_GB.pdf

    parece igual à da Roca não é verdade ? pois, para dizer a verdade é a mesma bomba,a Roca compra as bombas à Wilo. Normalmente compensa comprar da Wilo pois tendem a ser mais baratas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  15.  # 16

    Obrigado pelos links :)

    Coisas da Casa
  16.  # 17

    Quanto ao chamado retorno, o que eu tenho instalado cá em casa é um tudo ligado desde a última torneira de àgua quente até à caldeira. Comprei todo o equipamento, sensor e regulador de temperatura, relógio e bomba recirculadora, mas nem chegou a ser instalado, não vejo interesse algum. Existe uma rotina diária para banhos que é a seguinte: De manhã tomam banho os adultos e ao final da tarde as crianças, e em ambas as situações abre-se duas ou três torneiras e em segundos temos a àgua quente. De uns banhos para os outros não se perde grande temperatura e sempre se pode jogar com a torneira monocomando. Sobre o desperdício de àgua, para os mais ecologistas, podem usar um balde por exemplo para onde cai a àgua fria e usa-la para diversos fins, regar as plantas por exemplo, ou lavar um pátio qualquer.
  17.  # 18

    Alguém tem um esquema da implementação de retorno de água?

    @AdrianoP
    Afinal como implementou na sua casa?

    Cumps
    • fsc
    • 25 novembro 2009

     # 19

    anel de retorno com misturadora
 
0.0222 seg. NEW