Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Moro no R/C de um prédio com mais 3 andares (somos todos proprietários) e tenho estado a ponderar a viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos para auto-consumo.
    À parte das questões legais e burocráticas relacionadas com a autorização dos restantes condóminos para o poder fazer, a minha primeira questão é: sem haver pré-instalação, como é que se pode trazer a energia eléctrica para dentro de casa?

    Se alguém tiver experiências semelhantes que possa partilhar, agradeço.

    Obrigado
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 2

    Talvez seja mais simples um só sistema montado para as partes comuns e uma redução no custo da mensalidade do condomínio.
  2.  # 3

    Boa tarde

    Isso não é solução é já equacionei. O prédio tem elevador e durante o dia praticamente não está lá ninguém. Isso quer dizer que 95% da factura eléctrica é feita fora do período de sol...

    Quero instalar painéis para a minha fracção, tenho depósito de água quente com aquecimento eléctrico, tenho condições para aproveitar bem a instalação.

    O que procuro são experiências de quem tenha eventualmente passado por situação semelhante e que me possa ajudar a determinar a melhor forma de trazer a energia para dentro do apartamento, não havendo pré-instalação...
  3.  # 4

    Tem de descobrir se existe alguma passagem desde a cobertura até à caixa do contador.
    Por vezes quando o armário das telecomunicações está perto do quadro elétricos, pode eventualmente ser possível trazer uma cabo desde o telhado, antena, até ao quadro.
    Depois tem de se entender com os vizinhos.
  4.  # 5

    Em www.contaspoupança.pt - painel solar tem o testemunho de um jornalista que fez o que pretende . Leia os Posts todos desde o início. Tem dicas úteis. Até do posicionamento do painel fala.
  5.  # 6

    Ele pediu autorização ao condominio
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesBoa tarde

    Isso não é solução é já equacionei. O prédio tem elevador e durante o dia praticamente não está lá ninguém. Isso quer dizer que 95% da factura eléctrica é feita fora do período de sol...

    Quero instalar painéis para a minha fracção, tenho depósito de água quente com aquecimento eléctrico, tenho condições para aproveitar bem a instalação.

    O que procuro são experiências de quem tenha eventualmente passado por situação semelhante e que me possa ajudar a determinar a melhor forma de trazer a energia para dentro do apartamento, não havendo pré-instalação...

    Podiam montar baterias...digamos que legalmente penso que não tem como passar nenhum cabo com tensão entre o telhado e o r/c a não ser que tenha canalização vazia deixada na construção e em projeto para esse efeito ou semelhante. Ao passar zonas comuns tem que ter autorização do condomínio e respeitar todas as regras exigidas na eletrificação para poder ligar à rede elétrica da habitação. Acho que vai demorar imenso até ter retorno do investimento total.
    Se optar por outros métodos na melhor das hipóteses pode levar uma martelada no dedo.
  6.  # 8

    Nestes sistemas domesticos, a energia vem directamente do painel solar, e é injetado nas rede eletrica de casa, atraves de uma ficha macho, monofasica?
  7.  # 9

    Vou ter um painel de 250 wats, oferecido ( dizem eles) pela empresa do AC.
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 10

    Colocado por: enf.magalhaesVou ter um painel de 250 wats, oferecido ( dizem eles) pela empresa do AC.

    E o que vai fazer com ele?
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 11

    Colocado por: Gonç@loNestes sistemas domesticos, a energia vem directamente do painel solar, e é injetado nas rede eletrica de casa, atraves de uma ficha macho, monofasica?

    Não.
    Concordam com este comentário: Gonç@lo
  8.  # 12

    Dizem eles que ligam ao quadro. Deve dar para cobrir alguns stand byes .. e tirar alguns euros à factura . É oferta , não vou recusar.
  9.  # 13

    Colocado por: TZW
    Não.
    Concordam com este comentário:Gonç@lo


    É que segundo o site http://contaspoupanca.pt, é isso que dão a entender.
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 14

    Colocado por: Gonç@lo

    É que segundo o sitehttp://contaspoupanca.pt,é isso que dão a entender.

    Diretamente do painel não me acredito.
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 15

    Colocado por: enf.magalhaesDizem eles que ligam ao quadro. Deve dar para cobrir alguns stand byes .. e tirar alguns euros à factura . É oferta , não vou recusar.

    Se o preço é o mesmo com ou sem, é de aproveitar. Mas estava a ver que raio de promoção era essa que ofereciam o painel apenas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  10.  # 16

    É oferta o painel e montagem ... Também é só um painel de 250 wats não deve dar para poupar muito . Mas sendo dado....
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 17

    Colocado por: enf.magalhaesÉ oferta o painel e montagem ... Também é só um painel de 250 wats não deve dar para poupar muito . Mas sendo dado....

    Deve cobrir tudo o que é standby mode e ainda alguns equipamentos permanentes, tipo relogio despertador, box tv cabo, termostatos digitais, ao final do ano ainda gastam uns cobres.
    Concordam com este comentário: skypt
  11.  # 18

    Será uma maneira de descalhar alguns painéis que tenham na loja. Sendo dado, não recuse.
  12.  # 19

    Ou maneira de se eu me lembrar de comprar outro daqui a alguns anos ou que precise de algum trabalho deles que vá lá. Seja como for eu aceitei . Por pouco euros que poupe na factura da EDP compensa porque é oferecido.
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 20

    Colocado por: enf.magalhaesOu maneira de se eu me lembrar de comprar outro daqui a alguns anos ou que precise de algum trabalho deles que vá lá. Seja como for eu aceitei . Por pouco euros que poupe na factura da EDP compensa porque é oferecido.

    De inicio pensei que lhe ofereciam o painel para depois conseguirem a montagem e o equipamento adicional, mas isso assim é para compensar os custos do standby do AC e ficar com um produto mais justo quando não estiver a fazer uso dele. Gastam um bocado para manter o óleo na temperatura correta e estarem prontos a funcionar quando solicitados.
 
0.0235 seg. NEW