Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Necessito de uma ajudinha da vossa parte.
    Estamos a mudar e necessito de pintar umas divisões da casa acontece que as respectivas estão equipadas com radiadores de aquecimento suportados por caldeira a gás.
    A minha questão é como desmontar cada um deles a medida que vou avançando sem ter que desligar todo o aquecimento pois pouco ou nada percebo do assunto :)
    Anexo a imagem dos radiadores em questão.
    Desde já o meu obrigado a qualquer ajuda que possa surgir.
    Cumprimentos.
      IMG_3966.JPG
  2.  # 2

    Simples: em cada radiador que quer retirar tem que fechar as válvulas de ida e retorno. A válvula de ida é a torneira branca no topo, fechar completamente. A válvula de retorno também é uma torneira mas não é tão óbvia: desenrosca a tampinha inferior que esconde uma torneira que se manobra com uma chave sextavada. Fechar tudo.

    Depois disto é necessário desenroscar o radiador propriamente dito. Cuidado que vai cair água, normalmente bastante porca. Ponha um recipiente rectangular (para encostar à parede) e grande debaixo das tubagens inferiores para aparar, e tenha à mão uns trapos para apanhar imediatamente o que cair fora (se não limpar logo corre o risco de manchar a pedra).

    Começa por desapertar ligeiramente (não é logo tudo!) a rosca cinzenta superior do radiador. Depois faz o mesmo à inferior. Com isto deve ter ganho alguma folga, pelo que pode tentar desencostar ligeiramente o radiador dos tubos fazendo um bocadinho de força. Se tiver aliviado as porcas o suficiente, entra ar por cima e sai água em baixo. Com isto consegue esvaziar o radiador (obviamente, com as torneiras fechadas não vai esvaziar os restantes circuitos).

    Com o radiador todo vazio, pode desenroscar totalmente o radiador e levantá-lo dos suportes que o penduram à parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MSousaPT
  3.  # 3

    Já fiz isso 4 vezes (todas as vezes que pintei divisões do meu apartamento) e é sem problemas.

    Para desmontar:
    - Feche o circuito de água na caldeira
    - Os radiadores têm um sangrador de um dos lados, é um parafuso que abre um pequeno furinho. Traga uma pequena bacia, abra o parafuso e deixe esvaziar para a bacia.
    - Abra mais um ou dois radiadores noutras divisões. Deixe esvaziar.
    - Arranje uma chave inglesa grande e desaperte o radiador. Vai verter sempre qualquer coisa, tenha uns panos à mão.
    - Embrulhe um pano nos tubos do radiador, envolva com plástico e aguente tudo com fita.

    Pinte à vontade

    Para montar:
    - Volte a colocar os radiadores no sítio e aperte.
    - Feche os sangradores (os que tinha aberto antes)
    - Abra o circuito na caldeira
    - Escolha um radiador, peque novamente na bacia pequena, abra o sangrador e deixe-o sangrar o ar.
    Está feito :)

    edit: entretanto houve outra resposta, deve depender dos radiadores porque os meus não têm essas torneiras
  4.  # 4

    Colocado por: Bruno.AlvesJá fiz isso 4 vezes (todas as vezes que pintei divisões do meu apartamento) e é sem problemas.

    Para desmontar:
    - Feche o circuito de água na caldeira
    - Os radiadores têm um sangrador de um dos lados, é um parafuso que abre um pequeno furinho. Traga uma pequena bacia, abra o parafuso e deixe esvaziar para a bacia.
    - Abra mais um ou dois radiadores noutras divisões. Deixe esvaziar.
    - Arranje uma chave inglesa grande e desaperte o radiador. Vai verter sempre qualquer coisa, tenha uns panos à mão.
    - Embrulhe um pano nos tubos do radiador, envolva com plástico e aguente tudo com fita.

    Pinte à vontade

    Para montar:
    - Volte a colocar os radiadores no sítio e aperte.
    - Feche os sangradores (os que tinha aberto antes)
    - Abra o circuito na caldeira
    - Escolha um radiador, peque novamente na bacia pequena, abra o sangrador e deixe-o sangrar o ar.
    Está feito :)


    Também serve, mas aí está a esvaziar o circuito todo do aquecimento, não apenas um radiador de cada vez como foi pedido. E isso depois implica injectar mais água nova no circuito, o que não deve.
  5.  # 5

    Entretanto editei a minha resposta. De facto os meus radiadores não têm nenhuma válvula, a não ser o regulador de caudal à entrada...

    Já agora, há algum motivo para não renovar a água do circuito?
  6.  # 6

    Antes de mais obrigado pelas respostas.
    Amanhã farei como recomendou Clioll parece-me relativamente simples depois postarei Feedback de como correu.
    E obrigado mais uma vez.
    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Estive a ver aqui no apartamento onde estou e os radiadores são iguais.
    Quando se refere à válvula de retorno é o que tenho na imagem em anexo?
    Está chave alen tem algum tamanho específico?
      IMG_3967.JPG
  8.  # 8

    Colocado por: MSousaPTEstive a ver aqui no apartamento onde estou e os radiadores são iguais.
    Quando se refere à válvula de retorno é o que tenho na imagem em anexo?
    Está chave alen tem algum tamanho específico?
      IMG_3967.JPG


    De cor não sei, é experimentar até tentar. Normalmente as chaves Allen vendem-se em conjuntos baratos com vários tamanhos, idem para ponteiras caso prefira.
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesEntretanto editei a minha resposta. De facto os meus radiadores não têm nenhuma válvula, a não ser o regulador de caudal à entrada...

    Já agora, há algum motivo para não renovar a água do circuito?


    Veja a última foto do MSousaPT. Repare que a válvula/torneira inferior é dissimulada pois não é suposto ser mexida durante o uso regular. O MSousaPT desapertou uma tampinha que deixou à vista um parafuso em latão amarelo que é o "manípulo" (salvo seja) da válvula.

    A água convém não mexer muito, pois a água trás calcário que se tende a depositar com o calor no interior da caldeira. Sempre que mete água nova, mete mais calcário para se depositar. Por outro lado, pode não ter só água no circuito de aquecimento, mas água e glicol (para protecção contra corrosão). Ao deitar água velha antiga e a fazer entrar água nova tem cada vez menos concentração de glicol.
  10.  # 10

    Tá compreendida a teoria a ver vamos a pratica amanha :)
    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: MSousaPTTá compreendida a teoria a ver vamos a pratica amanha :)
    Obrigado


    Ao segundo radiador já faz de olhos fechados!

    Deixe feedback!
  12.  # 12

    Deixarei certamente! Obrigado e boa noite.
  13.  # 13

    há um pormenor em relação à torneira de baixo (a da chave sextavada). julgo que quando a voltar a abrir, deve ficar com o mesmo numero de voltas com que estava anteriormente, pois ela regula o caudal. portanto quando a estiver a fechar, deve contar o numero de voltas que deu com a chave.
  14.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreirahá um pormenor em relação à torneira de baixo (a da chave sextavada). julgo que quando a voltar a abrir, deve ficar com o mesmo numero de voltas com que estava anteriormente, pois ela regula o caudal. portanto quando a estiver a fechar, deve contar o numero de voltas que deu com a chave.


    Boas,

    Negativo.

    Essa è a funçao da torneira de cima, a de baixo deve ficar ou aberta ou fechada.

    Cumps
  15.  # 15

    Boa noite,
    Quero agradecer pela ajuda principalmente ao Clioll!
    Foi exactamente como referiu correu tudo sem problemas.
    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  16.  # 16

    Colocado por: MSousaPTBoa noite,
    Quero agradecer pela ajuda principalmente ao Clioll!
    Foi exactamente como referiu correu tudo sem problemas.
    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    Ora essa, de nada! :)
 
0.0174 seg. NEW