Iniciar sessão ou registar-se
    • fnam7
    • 9 maio 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Já sigo este fórum há algum tempo e tenho cá vindo com mais assiduidade desde que iniciei esta aventura da compra da primeira casa.

    Deparei-me agora com uma questão que não encontro orientação/solução pela internet, e gostava de saber se alguém me consegue ajudar.

    Fizemos o pedido de avaliação prévia do imóvel que pretendemos comprar (um apartamento T3) e tivemos hoje acesso ao relatório pelo banco (Santander).

    Ao ler o relatório reparei que consideraram como área bruta 136 m2 enquanto que no anúncio de venda do apartamento e na caderneta predial o valor de área bruta referido é de 167 m2.

    O que posso fazer em relação a isto?

    A casa foi avaliada por volta de 145 mil € e o preço de venda vai ser de 150 mil €, dava-nos jeito que fosse avaliada por mais e esta diferença na área ainda aumenta significativamente o valor da avaliação.

    Obg
  1.  # 2

    Qual a area descrita na certidão da conservatória?, e no titulo constitutivo de propriedade horizontal?
  2.  # 3

    Boa tarde Pedro,

    Peço desculpa mas como somos "novatos" nisto, não sei muito bem a que documentos se está a referir.

    Os documentos que nós temos de momento são:
    - Caderneta predial urbana
    - Certificado energético
  3.  # 4

    O mais importante de todos. Que comprova a posse/legitima a propriedade, a Certidão da Conservatória do registo predial.
    e o Titulo constitutivo da Propriedade Horizontal... Pesquise e ficam a saber o que são e a para que servem....
    As areas há muitas, uteis, brutas, e com e sem as partes comuns....
  4.  # 5

    Nós temos a digitalização de um documento denominado "certidão permanente (registo predial online)", mas não tem referência a qualquer área do apartamento, apenas ao prédio (penso eu)
  5.  # 6

    Tem de ter .... pode ser só o codigo, Insira o codigo da certidão para a consultar ( se esta estiver válida)
    https://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM005ARPOLIS_input.action

    Colocado por: fnam7Nós temos a digitalização de um documento denominado "certidão permanente (registo predial online)
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fnam7
  6.  # 7

    Consegui ter acesso à documentação através do código da certidão.

    Quanto a áreas a única coisa que encontro é a área de 1032 m2, sendo que a fracção que vamos comprar tem a permilagem de 27,3.
    É isto?
  7.  # 8

    Penso que o que o avaliador considera é a area util, não a bruta, pelo menos foi assim que me explicaram.
  8.  # 9

    Colocado por: fnam7uanto a áreas a única coisa que encontro é a área de 1032 m2, sendo que a fracção que vamos comprar tem a permilagem de 27,3.

    A CRP so tem esse dado!!?, nesse caso não é permilagem mas percentagem... Fazendo as contas daria uma Ab = 281.74m2´

    PS: tem a certeza que a CRP é do imóvel que estão a adquirir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fnam7
  9.  # 10

    8Quando insiro o código da certidão aparecem-me dois documentos.

    Um que penso que seja do prédio inteiro e tem as siglas das fracções autónomas e à frente a respectiva permilagem (diz mesmo permilagem 27,3, e é a mais alta que encontro)

    E outro intitulado "Descrição fracção autónoma" com o nº do andar e entrada do prédio, que está correcto e corresponde ao apartamento que vamos comprar. Mas de seguida não refere áreas em nenhum lado, só tem referência a sujeitos activos e passivos....

    Não sei se é importante mas a data de construção é de 1978 (embora o apartamento esteja completamente renovado e o prédio com elevadores novos, etc)
  10.  # 11

    Convertendo em percentagem reduz-se a 2,73%?
  11.  # 12

    Há ali qq coisa errada. nesses registos.
    Se fosse permilagem, a area ainda era menor....
  12.  # 13

    Que grande berbicacho.
  13.  # 14

    O apartamento tem alguma arrecadação , lugar de garagem, etc!!!?
    Já se assegurou com o condominio do predio se esta tudo ok?, não há dividas, os vizinhos contribuem para o fundo e pagam as despesas, etc....
  14.  # 15

    O apartamento tem dois lugares de garagem fechados mas são duas frações autónomas.
    Tivemos acesso à actas do condomínio e a nossa fração não tem dívidas e tem tudo em dia... Há 2 ou 3 condóminos que devem dinheiro mas isso há sempre esses problemas em todo o lado...
 
0.0181 seg. NEW