Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilva
    Depende!
    Temos pelo menos aqui 2 casos documentados, em que para encontrar terreno firme foi preciso ir muito mais além.
    Um terreno com atividade agrícola ou florestal, foi já por diversas vezes "remexido" numa profundidade que quase sempre ultrapassa os 50 cm. Ora só desta cota pra baixo há possibilidade de encontrar terreno firme.


    Sim desde que isso seja pensado aquando da estrutura.


    Atenção que eu não sou técnico, apenas uma mente curiosa.

    Essa atenção estrutural implicará com certeza algum reforço estrutural, o que eu quero dizer é que não se trata apenas, provavelmente, de acrescentar altura a um desvão sanitário sob pena das paredes (da cave) cederem ou racharem. Claro que a casa nunca cai, para isso estão lá as fundações, os pilares, as vigas etc.
    •  
      marco1
    • 10 maio 2017 editado

     # 22

    agosto

    tem mesmo que pedir apoio ao arquiteto

    repare que se o terreno está mais baixo cerca de 1 m e por outro lado as camaras até permitem que se eleve o rc em média cerca de 50 cm acima da cota do passeio, logo só ai terá 1.5 m mais qualquer coisa quase que dá para numa parte do terreno isso ficar a descoberto e não ter que encher o terreno a toda a volta da casa com 1 m e tal de terra.
  2.  # 23

    Ok, então e só para ter uma ideia...um vazio sanitário/cave com cerca de 108m2 x 2m altura e imaginando que leva poliuretano projetado sob a laje do r/c (teto do vazio/cave) é coisa para custar mais ou menos qts milhares?
  3.  # 24

    Colocado por: riscosTodas fissuradas, mas estão lá :))ahah

    Isso são pormenores.
    :)
  4.  # 25

    Sim Marco, claro que terei que pedir apoio ao arquiteto. Como mencionei no post inicial, procuro alguma informação adicional que me ajude a perceber qual será a melhor solução. Já abordámos este assunto com o técnico mas tudo ainda muito superficial. O nosso principal objetivo era ter o terreno todo nivelado e foi assim que seguiu no licenciamento.

    Agora o que o Marco acaba de referir confesso que não percebi. De certeza que não está a dizer que a cota do firme é o nível atual do terreno, que foi o que percebi:(
    Então ao escavar para encontrar terra firme para fazer as fundações não será mais do que esse 1,5m que menciona?essa possível terra das escavações não poderia ser utilizada para fazer o enchimento do terreno fora da área de implantação e assim subir o restante terreno o tal metro para nivelar com o passeio?....um bocado confuso isto:(
  5.  # 26

    acha que a terra que tem de tirar para fazer as fundações lhe vai dar para aterrar todo o espaço exterior á volta da casa com 1 m ou mais ??
    a melhor solução tem a ver também com o projeto em si não há uma formula standard para todos os casos.
    até porque aqui nem se consegue estar na posse de toda a informação sobre o seu caso para estar a opinar com esse rigor.
    o que é certo é que tem um terreno mais ou menos plano rebaixado cerca de um metro em relação á via publica e á partida está a preconizar fazer uma casa em que todo o exterior é para esta á cota do rc e ai terá que aterrar isso tudo. assim á partida é muito m3 de aterro o projetista tem que consigo pensar muito bem nisso tudo.
  6.  # 27

    Exato Marco, é isso mesmo....mas tb não referi que a terra das escavações seria suficiente!, dependendo do que se tiver que escavar poderá ou não ser suficiente, mas cálculo que não dê como bem refere....vai ser só mais uma boa dor de cabeça:(
  7.  # 28

    Também estou numa situação de certa forma similar, isto é cave para aproveitar o decline natural do terreno, ou terraplanar e fazer tudo térreo. Pedi umas estimativas (não propriamente orçamentos, na medida que não tenho ainda os projetos da especialidade, especialmente o de estruturas) e a diferença era cerca de 15 a 20 000 euros. A cave foi estimada com 3 paredes de betão. Mas lá está, foram apenas estimativas.
    Até que ponto um bom projecto de estruturas pode amenizar esta diferença de custos?
  8.  # 29

    E conseguiu saber o porquê dessas diferenças de valor tão acentuadas? Se ao fazer a cave aproveita o declive natural do terreno, logo aí julgo que teria essa benece...então e ao terraplanar precisaria de acrescentar/adquirir terra ou a que tem seria suficiente?
  9.  # 30

    Colocado por: fjblAté que ponto um bom projecto de estruturas pode amenizar esta diferença de custos?

    O suficiente para poupar 10 a 20 xx o preço do projeto.
  10.  # 31

    Colocado por: agosto07E conseguiu saber o porquê dessas diferenças de valor tão acentuadas? Se ao fazer a cave aproveita o declive natural do terreno, logo aí julgo que teria essa benece...então e ao terraplanar precisaria de acrescentar/adquirir terra ou a que tem seria suficiente?


    Sem projecto de estruturas, como disse, as estimativas são relativas mas em relação a um desvão sanitário dei conta de maiores custos em;

    Três paredes em betão, portanto, betão, ferro, cofragem, descofragem, mão de obra.
    Impermeabilização exterior do betão
    Acrescimo de area de Etics (fachada livre, sem betão)

    Estes são os 3 itens que mais pesam

    Em termos de movimentação de terras o terreno tem espaço e recursos suficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  11.  # 32

    Colocado por: zedasilvaTemos pelo menos aqui 2 casos documentados, em que para encontrar terreno firme foi preciso ir muito mais além.

    Optando por um sistema construtivo mais "leve", como o woodframing ou LSF, isto deixa de ser tão relevante certo? Ou seja, só mesmo em terrenos muito pouco consistentes será preciso afundar muito ou isto não é assim tão linear?
  12.  # 33

    Colocado por: mhpinto
    Optando por um sistema construtivo mais "leve", como o woodframing ou LSF, isto deixa de ser tão relevante certo? Ou seja, só mesmo em terrenos muito pouco consistentes será preciso afundar muito ou isto não é assim tão linear?


    Excelente questão. E mesmo em termos de calculo de estruturas, essa "leveza" sairá mais em conta? Alguém tem essa experiência ou projectou para estas circunstâncias? A existir de que tipo de valores de poupança estamos a falar?
 
0.0174 seg. NEW