Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estas, são fotos do terreno onde futuramente irei construir. Daqui a uns dias (talvez meses) iremos começar as "especialidades" e queria ter algum feedback destes 2 distintos métodos construtivos também para poder argumentar com o técnico.

    Já por aqui li alguma informação (fazendo com que já saiba diferenciar um e outro), no entanto persistem algumas dúvidas, o que me levou a iniciar esta discussão.

    Portanto, deixo-vos alguma inf. para que seja também mais fácil argumentarem;

    Não é bem visível nas fotos, mas a cota atual do terreno encontra-se cerca de 1m abaixo do nível do passeio/arruamento e apesar do terreno estar numa zona "baixa", não aparenta ser muito húmido.
    A ideia que transmitimos ao arq. e o que seguiu no "licenciamento" para a CM foi todo o nivelamento do lote pela cota do passeio/arruamento. Logo, quererá isto dizer que ao fazer as escavações para chegar ao "firme" se se escavar mais 1m (hipoteticamente), serão 2m de altura até ao nível da cota soleira.

    Perante isto, (sei que a inf. não é suficiente/completa), qual dos cenários se aplicaria melhor a este caso específico?, sem esquecer também a parte económica....seriam ambas as opções idênticas neste aspecto?

    Cumps
      WP_20170412_12_19_54_Pro.jpg
      WP_20170412_12_18_41_Pro.jpg
  2.  # 2

    vazio sanitário neste caso. ou pode ainda equacionar também fazer uma cave.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  3.  # 3

    Colocado por: agosto07Logo, quererá isto dizer que ao fazer as escavações para chegar ao "firme" se se escavar mais 1m (

    Dependendo do terreno pode ter que escavar bem mais, logo o desvão sanitário ou até a cave como muito bem disse o Marco é a melhor solução.
    Se a ideia é a contenção de custos, utilizar esse desvão é algo a considerar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  4.  # 4

    As vossas sugestões confirmam a ideia embrionária que tinha:)
    E sim, a contenção de custos é uma preocupação e por isso decidimos não fazer cave.

    Sinceramente, um dos aspectos que me preocupava relativamente ao lote era a sua cota. No entanto, se a opção for o vazio (que consensualmente parece ser a melhor), não será propriamente uma desvantagem, ou seja, poderei aproveitar a terra das escavações para nivelar o restante terreno até ao nível do passeio/arruamento.

    Outra vantagem que poderei usufruir com o desvão é poder passar as canalizações e penso que até seria boa ideia deixar uma abertura para futuras manutenções e (quem sabe) se a altura do mesmo permitir colocar lá alguma maquinaria como a bomba da aspiração central:)

    Estarei certo no que digo, ou nem por isso?
  5.  # 5

    Colocado por: agosto07sim, a contenção de custos é uma preocupação e por isso decidimos não fazer cave.

    Pelo que parece, quer queira quer não "vai faze-la na mesma" o que fica a faltar nesse desvão é apenas o piso.
    Porque não aproveita-lo para ai instalar alguns dos compartimentos que irá fazer em cima?
    Certamente que lhe sairá bem mais barato
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  6.  # 6

    O que fica a faltar no desvão será apenas o piso? Se tivesse feito o aproveitamento do mesmo como refere, os cuidados na sua projecção/execução e custos associados não seriam também diferentes?
  7.  # 7

    Acho que esta é uma das situações em que a cave compensa, como disse o ze da silva quase que é obrigado a fazer a "cave" eu nesse ponto aproveitava para fazer a cave de garagem e "casa de maquinas", talvez gaste menos a tornar esse desvao em cave do que a construir garagem ao mesmo nivel da casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  8.  # 8

    Colocado por: agosto07os cuidados na sua projecção/execução e custos associados não seriam também diferentes?

    Para utilizar esse desvão apenas tem que lhe acrescentar um piso.
    Os rebocos pinturas instalações técnicas etc. é aquilo que irá gastar em cima.
    Poupa em paredes e tetos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  9.  # 9

    A ideia que transmitimos ao arq. é que não queríamos cave por causa do custo da mesma. Já por aqui vi valores de 30, 40 mil e mais....
    Mas agora, sendo a opção mais viável o vazio sanitário (tendo em conta as características do terreno), terão sido bem "pesadas/ponderadas" todas as hipóteses? De salientar que depositámos inteira confiança no trabalho do arquiteto.

    E não é que projetámos garagem/anexo na tardoz e aproveitamento de sótão (não habitável). Portanto, 3 pisos! Talvez se pudesse aproveitar o vazio para algumas destas áreas como mencionam!

    Mas tb acreditamos no trabalho responsável do técnico e se o target que estipulámos for cumprido...
  10.  # 10

    Eu fazia uma casa suspensa. Desaterrava o terreno é fazia uma.casa térrea ao nível da quota da estrada e aproveitava o desaterro como aparcamento dos carros.
    E feito isto colocava aquecimento/arrefecimento por grelhas no chão com os ventiloconvetores por debaixo da lage. Ficavam escondidos.
    Não sei se é possível, mas o desvao fica a sem efeito é nao tinha o problema de ficar com a casa em.cima da.terra.
    Agora os custos disto é que não sei.
  11.  # 11

    Pelo que aqui foi dito pouco mais e tem uma cave. Pode também não acabá-la, ou seja, pode fazer apenas o piso para servir de garagem e pronto. Depois mais tarde acaba.
    Penso que não haverá problemas com esta ideia e seria o que faria.
  12.  # 12

    emad

    estou a ver perfeitamente o que diz, mas lá está foge ao que se costuma fazer.....
    grandes aterros, desaterros etc....e por vezes tira-se tão pouco partido do relevo e situação natural dos terrenos.
    muita construção nos exteriores
    é isso mesmo como diz, como que menos pegada, mais respeito e proveito da natureza.....natural
    Concordam com este comentário: zedasilva, emad
  13.  # 13

    A solução do emad no nosso caso específico não seria muito viável porque o lote assume a forma retangular de 16 por 23....e tendo que manter distanciamentos nas laterais e frente de 3m e tardoz 5m ficaríamos com 150m disponíveis....o que seria "curto"
  14.  # 14

    Como o assunto tem interesse também para mim, aqui vai uma achega/interrogação.

    Para realizar uma cave/ garagem, é conveniente, digo eu, pelo menos um pé direito de digamos 2,70m. Um desvão sanitário, normalmente não ultrapassa 1m. Como toda a zona vai ficar soterrada será possível a construção em bloco de cimento? Tenho dúvidas, provavelmente será tudo em betão, ou estou enganado? Penso que é aqui que os custos de uma cave versus desvão disparam, mais obviamente o piso da cave, como já foi referido.Será assim?
  15.  # 15

    sim é um lote relativamente pequeno.
    para alem de estar rebaixado em relação á via publica cerca de 1 metro, depois é todo plano??
  16.  # 16

    Colocado por: fjblUm desvão sanitário, normalmente não ultrapassa 1m

    Depende!
    Temos pelo menos aqui 2 casos documentados, em que para encontrar terreno firme foi preciso ir muito mais além.
    Um terreno com atividade agrícola ou florestal, foi já por diversas vezes "remexido" numa profundidade que quase sempre ultrapassa os 50 cm. Ora só desta cota pra baixo há possibilidade de encontrar terreno firme.

    Colocado por: fjblComo toda a zona vai ficar soterrada será possível a construção em bloco de cimento?

    Sim desde que isso seja pensado aquando da estrutura.
  17.  # 17

    Colocado por: marco1sim é um lote relativamente pequeno.
    para alem de estar rebaixado em relação á via publica cerca de 1 metro, depois é todo plano??


    Sim, mais cm menos cm, no geral é plano na totalidade
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Sim desde que isso seja pensado aquando da estrutura.


    Era aqui que queria chegar à pouco Zé. Para fazer cave teria que ser uma solução de betão armado. Já para o vazio poder-se-á optar pelo bloco. E aqui, na minha opinião e como disse o fjbl é que surgirão as maiores diferenças de valores ou estarei enganado?
  19.  # 19

    Colocado por: agosto07Para fazer cave teria que ser uma solução de betão armado

    Não necessariamente, já fiz muitas em bloco e ainda lá estão.
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Não necessariamente, já fiz muitas em bloco e ainda lá estão.


    Todas fissuradas, mas estão lá :))ahah
 
0.0213 seg. NEW