Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 10 maio 2017

     # 1

    Há muito que andava para medir os consumos em standby na minha vivenda, pois, apesar de gastarmos muita energia (cozinha, máquinas de lavar, apoio AQS e AC) mesmo assim os gastos mensais pareciam-me demasiado elevados.

    Hoje finalmente medi esses consumos, diretamente nos disjuntores dos quadros com um amperímetro. Os resultados foram estes e fiquei chocado...


    Concordam com este comentário: emad
  1.  # 2

    Realmente o consumo em standby da placa de induçao e ar condicionado chocam qualquer um...
  2.  # 3

    Decerteza que está bem medido esse consumo no ar condicionado e na placa de indução?
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • eu
    • 10 maio 2017

     # 4

    Colocado por: Gonç@loDecerteza que está bem medido esse consumo no ar condicionado e na placa de indução?

    Está bem medido.

    Fiz várias medições e verifiquei se havia mais qualquer coisa no circuito, mas por acaso, aqueles circuitos até são dedicados.

    Nos AC (dois sistemas Daikin multi split com 6 unidades interiores) penso que a explicação é uma resistência que está sempre ligada a aquecer um óleo nos compressores.

    Mas na placa de indução, não há qualquer motivo técnico para um consumo daqueles.

    Claro que a partir de agora, vou desligar os respetivos disjuntores e ligar só quando preciso.

    Quanto aos outros consumidores, vou estudar a melhor maneira de lidar com eles.
  3.  # 5

    Não percebo como é que a placa de indução fica em stand by. Não se usa com comando à distância.

    Uma técnica para não deixar nada em stand by e ao mesmo tempo prevenir algum problema com curto-circuitos é usar fichas com interruptor.

    Os carregadores de telemóvel acho que também gastam muito se ficarem na ficha.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 6

    Tem de ver o fator potência caro "eu".
    Esse placa de indução por exemplo deve ter um fator potência de 0,1 ou 0,2, o que passa isso para 53mA reais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 7

    A energia dos carregadores de telemóveis em stand by é praticamente toda energia reativa e não ativa. Portanto, não gastam (em euros) praticamente nada já que a única energia que pagamos é a ativa (por enquanto, isto o consumidor doméstico)
    • eu
    • 10 maio 2017 editado

     # 8

    Colocado por: Alexandre SilvaNão percebo como é que a placa de indução fica em stand by. Não se usa com comando à distância.

    Tem que estar sempre a gastar por causa dos botões (sensores). Mais valia ter um botão de ligar/desligar mecânico.

    Colocado por: esptEsse placa de indução por exemplo deve ter um fator potência de 0,1 ou 0,2, o que passa isso para 53mA reais

    Será que tem um fator de potência assim tão radical?
    • eu
    • 10 maio 2017

     # 9

    Amanhã, se tiver oportunidade, vou tirar a limpo a questão do fator de potência.
  6.  # 10

    Tem sim ;)

    Há medidores baratos (10€) que lhe indicam o fator potência ;)
 
0.0130 seg. NEW