Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: PalhavaAs imobiliárias são um mal necessário?

    Os construtores são um mal necessário? Não devem ser, anda por aqui muito quem defende que se farta de poupar se contratar tudo sozinho.
    Os mecânicos são um mal necessário? Não devem ser, basta ler umas coisas e ter "mãozinhas" para se arranjar seja o que for.
    As empregadas domésticas são um mal necessário? Não devem ser, basta abdicar de umas idas à praia, ou ao parque, ou às compras, e ficar mais um par de horas em casa ao fds para fazer as limpezas.
    ...

    Se tem tempo, disponibilidade e (acha que tem) jeito, pois não será preciso muito para vender ou comprar uma casa sem intermediários.
    Se lhe falta uma qualquer dessas, pois então é como tudo, é pagar a um profissional que faça o trabalho por si. Sai bastante mais caro, pois claro que sim, mas ainda estou para ver o negócio que não tenha o lucro como principal objetivo.

    A minha experiência com imobiliárias é apenas do lado do comprador. E é bastante positiva.
    Nos dois negócios que concluí, soube-me muito bem ter quem tratasse de todas as burocracias por mim. Ele foi pedidos de isenção de IMI, pagamentos de IMT, assegurar direitos de preferência (que eu desconhecia até aquele momento), etc, etc. Só tive mesmo de assinar papéis e passar cheques.
    Nos entretantos, em que propriedades me foram sendo mostradas por outras agências, foi evidente que sem elas não conseguiria ter descoberto nem metade. Tendo optado pelo serviços delas, vi muitas mais do que teria visto de outra forma e em muito menos tempo, o que me deu a bagagem necessária para identificar um bom negócio quando me deparei com ele.

    Também apanhei com alguns "sapateiros" de caminho, é verdade, mas qual o ramo onde isso não existe? Desde que se tracem umas quantas "linhas vermelhas" logo de início, do estilo de não avançar nunca dinheiro sem haver um contrato com valor legal por muito tentador que pareça o negócio, é difícil ser-se "entalado".
    •  
      GMCQ
    • 16 maio 2017 editado

     # 82

    Ontem saíram-se com esta, e gostava de obter a vossa opinião sobre esta forma de trabalhar. Tenho sido contactado por várias agências mas não tenho nenhuma a promover o imóvel, e esta agência (century21), propôs uma angariação sem exclusividade, de colocar a comissão deles por cima do valor da venda, com promoção do imóvel pelos canais internos... mas fez uma exigência, e aqui é que a porca torce o rabo, porque ela quer que eu assine um documento onde eu concordo em não vender a nenhum cliente que tenha visitado a casa pela via particular! Não será isto uma forma de exclusividade??! Eles podem fazer isso? Quanto tempo poderia eu vender a um particular? Alguém conhece algum procedimento semelhante a este?

    Cumprimentos
    • RCF
    • 16 maio 2017

     # 83

    Colocado por: GMCQNão será isto uma forma de exclusividade??!

    É uma forma de exclusividade imobiliária, mas não daquela imobiliária, isto é, você pode vender a casa através de outra imobiliária, mas não a pode vender diretamente, sem uma imobiliária a intermediar. É uma forma de eles se salvaguardarem de você vir a vender a casa a alguém que a conheceu através deles (ainda que apenas através da publicidade deles).

    Colocado por: GMCQEles podem fazer isso?

    Podem, desde que você aceite. Mas, só aceita se quiser.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  2.  # 84

    Colocado por: GMCQela quer que eu assine um documento onde eu concordo em não vender a nenhum cliente que tenha visitado a casa pela via particular! Não será isto uma forma de exclusividade??!

    Se bem percebo, desde que venda por outra imobiliária não tem problema, só não pode é vender sem intermediação. Para mim faz sentido. Ponha-se no lugar deles: você diz que não quer exclusividade. Eles gastam tempo e dinheiro a promover o seu imóvel até que aparece um interessado. Você à sucapa entra em contacto com o interessado e diz que faz o negócio por menos X% (o valor da comissão) e é claro que a imobiliária fica a ver navios.

    Colocado por: GMCQEles podem fazer isso?

    Vendo que existem modalidades muito mais restritvias, como a exclusividade total, desde que você concorde com as condições, não vejo porque não hão de poder fazer isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  3.  # 85

    Colocado por: marcoaraujoQue raio importa ao proprietário se o potencial comprador tem ou deixa de ter dividas ou se tem um salário baixo? Para arrendar compreendo, para vender não vejo lógica.
    Na Suíça não é permitido a quem tenha dividas, fazer este tipo de negócios, portanto têm sempre que apresentar esta declaração, caso contrário nem vale a pena tentarem. Por isso é que aqui as pessoas tentam sempre pagar primeiro as contas e só depois refilar, porque senão são logos cadastrados como devem dinheiro a alguém (seja a particulares ou empresas).
    A questão do salário serve também para filtrarem os prováveis compradores, pois não querem perder tempo com pessoas que depois vão ao banco pedir crédito e levam nega.
    A única forma de contornar isto é pagar em dinheiro vivo, mas estamos a falar de valores a partir de meio milhão até alguns milhões de euros, dependendo da casa.
    • RCF
    • 16 maio 2017

     # 86

    Colocado por: mhpintoEles gastam tempo e dinheiro a promover o seu imóvel até que aparece um interessado. Você à sucapa entra em contacto com o interessado e diz que faz o negócio por menos X% (o valor da comissão) e é claro que a imobiliária fica a ver navios.

    Para essas situações, eles já estão precavidos, pois desde que tenham sido eles a mostrar a casa, o cliente é deles. Por isso, eles preenchem uma ficha com a identificação dos clientes a quem mostraram a casa.
    Com esta nova modalidade, eles pretendem é precaver-se para o oposto e que, também, acontece - alguém interessado vê a casa à venda através da imobiliária, descobre onde ela é e, para fugir à percentagem da imobiliária, dirige-se à casa à venda e contacta diretamente o vendedor, com o objetivo de conseguir um preço mais baixo.
  4.  # 87

    Colocado por: RCFCom esta nova modalidade, eles pretendem é precaver-se para o oposto e que, também, acontece - alguém interessado vê a casa à venda através da imobiliária, descobre onde ela é e, para fugir à percentagem da imobiliária, dirige-se à casa à venda e contacta diretamente o vendedor, com o objetivo de conseguir um preço mais baixo.

    Ou isso.
  5.  # 88

    Colocado por: mhpintoNos dois negócios que concluí, soube-me muito bem ter quem tratasse de todas as burocracias por mim. Ele foi pedidos de isenção de IMI, pagamentos de IMT, assegurar direitos de preferência (que eu desconhecia até aquele momento), etc, etc. Só tive mesmo de assinar papéis e passar cheques.


    Mas um advogado faz isso tudo por 300 euros!!!! Se acha melhor pagar 6000 euros a uma imobiliária para tratar das burocracias, quando um advogado leva 20 vezes menos, epah, bom para si!
  6.  # 89

    Colocado por: marcoaraujo

    Mas um advogado faz isso tudo por 300 euros!!!! Se acha melhor pagar 6000 euros a uma imobiliária para tratar das burocracias, quando um advogado leva 20 vezes menos, epah, bom para si!


    Não faz não. Aqui há dias, por uma mera extinção de usufruto, voaram 500€ num mero solicitador.
  7.  # 90

    Colocado por: RCFPara essas situações, eles já estão precavidos, pois desde que tenham sido eles a mostrar a casa, o cliente é deles.


    Há formas de contornar isso. Eu tenho uma casa à venda por uma imobiliária e tenho contrato de 6 meses com essa imobiliária.

    Vai lá alguém ver a casa através da imobiliária e no dia seguinte esse pessoa toca-me à campaínha a pedir para fazer negócio particular, excluíndo a imobiliária. Eu não posso fazer o negócio já no imediato, mas peço à pessoa para aguardar os 6 meses que faltam no contrato que tenho com a imobiliária e aí já não tenho problemas.
  8.  # 91

    Colocado por: ClioII

    Não faz não. Aqui há dias, por uma mera extinção de usufruto, voaram 500€ num mero solicitador.


    Já vendi 2 imóveis e em ambos os casos recorri a advogado. Um dos imóveis foi um apartamento no Porto. O advogado levou-me 400 euros.
    O outro foi um terreno no Algarve. O advogado (que não era o mesmo que no Porto) levou-me 300 euros.
    • RCF
    • 16 maio 2017

     # 92

    Colocado por: marcoaraujo

    Há formas de contornar isso. Eu tenho uma casa à venda por uma imobiliária e tenho contrato de 6 meses com essa imobiliária.

    Vai lá alguém ver a casa através da imobiliária e no dia seguinte esse pessoa toca-me à campaínha a pedir para fazer negócio particular, excluíndo a imobiliária. Eu não posso fazer o negócio já no imediato, mas peço à pessoa para aguardar os 6 meses que faltam no contrato que tenho com a imobiliária e aí já não tenho problemas.

    Não tenho a certeza que assim seja... pois, mesmo terminado o contrato, continua a ter sido a imobiliária que angariou esse cliente.
    E depois, esperar 6 meses pode não ser boa ideia... o cliente até pode deixar de ter interesse.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  9.  # 93

    Colocado por: marcoaraujoEu não posso fazer o negócio já no imediato, mas peço à pessoa para aguardar os 6 meses que faltam no contrato que tenho com a imobiliária e aí já não tenho problemas.
    Primeiro a pessoa tem que querer aguardar os 6 meses. Se tiver urgência na casa ou se lhe aparecer outra casa durante esse tempo, já não dá.
    Depois, se a pessoa assinou um livro de visitas que as imobiliárias costumam ter quando efectuam visitas, fica lá registado que foi a imobiliária que trouxe o cliente e se souberem que a casa foi-lhe vendida à revelia, acredite que eles irão atrás da comissão.
    •  
      GMCQ
    • 16 maio 2017

     # 94

    Colocado por: marcoaraujo

    Já vendi 2 imóveis e em ambos os casos recorri a advogado. Um dos imóveis foi um apartamento no Porto. O advogado levou-me 400 euros.
    O outro foi um terreno no Algarve. O advogado (que não era o mesmo que no Porto) levou-me 300 euros.


    Mas esses valores foram pagos em que circunstâncias? Só mediante a venda? Houve promoção do imóvel? Como?
    •  
      GMCQ
    • 16 maio 2017

     # 95

    Colocado por: RCF
    É uma forma de exclusividade imobiliária, mas não daquela imobiliária, isto é, você pode vender a casa através de outra imobiliária, mas não a pode vender diretamente, sem uma imobiliária a intermediar. É uma forma de eles se salvaguardarem de você vir a vender a casa a alguém que a conheceu através deles (ainda que apenas através da publicidade deles).


    Podem, desde que você aceite. Mas, só aceita se quiser.
    Concordam com este comentário:GMCQ


    Colocado por: mhpinto
    Se bem percebo, desde que venda por outra imobiliária não tem problema, só não pode é vender sem intermediação. Para mim faz sentido. Ponha-se no lugar deles: você diz que não quer exclusividade. Eles gastam tempo e dinheiro a promover o seu imóvel até que aparece um interessado. Você à sucapa entra em contacto com o interessado e diz que faz o negócio por menos X% (o valor da comissão) e é claro que a imobiliária fica a ver navios.


    Vendo que existem modalidades muito mais restritvias, como a exclusividade total, desde que você concorde com as condições, não vejo porque não hão de poder fazer isso.


    Eu posso vender via particular, ou por outras agências caso não haja exclusividade, não poderei é vender via particular às pessoas que lá forem através da century21, talvez exista também algum prazo, e terminado esse prazo já se poderá.
  10.  # 96

    Bem isto é só estratégias à ze povinho!

    Critica-se o comportamento de algumas imobiliárias, mas depois é só ver quem engana as mesmas.

    Se não querem pagar a comissão, não peçam para promover o vosso imóvel às imobiliárias. Simples e eficaz!

    É o país que temos!
    Concordam com este comentário: CMartin, PattyPinto76
    •  
      GMCQ
    • 16 maio 2017

     # 97

    Colocado por: coveiroBem isto é só estratégias à ze povinho!

    Critica-se o comportamento de algumas imobiliárias, mas depois é só ver quem engana as mesmas.

    Se não querem pagar a comissão, não peçam para promover o vosso imóvel às imobiliárias. Simples e eficaz!

    É o país que temos!


    Eu não pedi nada a ng... até porque já tive tantas agências a querer angariar que não tenho mãos para as contar. Foi apenas uma dúvida que surgiu, pq o possível comprador é que deveria assinar o que quer que seja, porque eu não vou atrás de ninguém.
  11.  # 98

    Certo, mas se a pessoa interessada foi ver a casa com o agente da imobiliaria e assinou ficha de visita, não sei se depois não haverá problemas...



    Colocado por: marcoaraujo

    Há formas de contornar isso. Eu tenho uma casa à venda por uma imobiliária e tenho contrato de 6 meses com essa imobiliária.

    Vai lá alguém ver a casa através da imobiliária e no dia seguinte esse pessoa toca-me à campaínha a pedir para fazer negócio particular, excluíndo a imobiliária. Eu não posso fazer o negócio já no imediato, mas peço à pessoa para aguardar os 6 meses que faltam no contrato que tenho com a imobiliária e aí já não tenho problemas.
  12.  # 99

    Pois eu até hoje agradeço o trabalho feito pelas imobiliárias, na compra de 2 apartamentos, 1 uma moradia, na venda de 2 apartamentos, na compra de um terreno, e no arrendamento de 3 casas. Apenas uma das situações foi feita com a Remax. Todas as outras foram mediadas por imobiliárias locais.

    Felizmente todos os agentes com quem trabalhei foram profissionais e trouxeram valor. Nas vendas a minha posição é sempre a mesma. Eu quero X. O que ele coloca em cima é com ele. Não faço exclusividade. Nas compras, exijo sempre conhecer a casa antes de a visitar. Não faço visitas cegas, nem visito casas que estão listadas por um valor 10% acima do meu valor objectivo.

    Acho até que já contei uma situação que tive com a ERA na venda da minha casa da Alta de Lisboa. Combinei duas visitas no mesmo dia. A primeira era com a ERA a segunda particular. Problema ... a pessoa que visitou com a ERA era quem iria visitar de forma particular a seguir ... Foram os compradores da minha casa, e a ERA após algumas reuniões, assinou uma declaração em como prescindia de qualquer valor de intermediação daquela venda, dado que aceitaram que o contacto com o comprador foi feito antes deles de forma particular. Não foi fácil, mas no final correu bem. É uma situação estranha, mas como tinha tudo escrito ... acabou bem.
  13.  # 100

    Não percebi bem, está a dizer que uma pessoa foi ver a casa como particular e que essa mesma pessoa no mesmo dia foi ver a mesma casa com a ERA? Ok, (teleseguro) lol


    Colocado por: Hugo S.Pois eu até hoje agradeço o trabalho feito pelas imobiliárias, na compra de 2 apartamentos, 1 uma moradia, na venda de 2 apartamentos, na compra de um terreno, e no arrendamento de 3 casas. Apenas uma das situações foi feita com a Remax. Todas as outras foram mediadas por imobiliárias locais.

    Felizmente todos os agentes com quem trabalhei foram profissionais e trouxeram valor. Nas vendas a minha posição é sempre a mesma. Eu quero X. O que ele coloca em cima é com ele. Não faço exclusividade. Nas compras, exijo sempre conhecer a casa antes de a visitar. Não faço visitas cegas, nem visito casas que estão listadas por um valor 10% acima do meu valor objectivo.

    Acho até que já contei uma situação que tive com a ERA na venda da minha casa da Alta de Lisboa. Combinei duas visitas no mesmo dia. A primeira era com a ERA a segunda particular. Problema ... a pessoa que visitou com a ERA era quem iria visitar de forma particular a seguir ... Foram os compradores da minha casa, e a ERA após algumas reuniões, assinou uma declaração em como prescindia de qualquer valor de intermediação daquela venda, dado que aceitaram que o contacto com o comprador foi feito antes deles de forma particular. Não foi fácil, mas no final correu bem. É uma situação estranha, mas como tinha tudo escrito ... acabou bem.
 
0.0627 seg. NEW