Iniciar sessão ou registar-se
    • Lissa
    • 19 outubro 2021 editado
    Mais uma experiência com a grande imobiliária da praça cujo nome começa por R e acaba em X, desta vez como compradora.

    Tinham me avisado quanto às imobiliárias mas eu resolvi entrar nisto de mente aberta porque a verdade é que não tive experiência directa com nenhuma delas e não valia estar com preconceitos. E muito se diz contra imobiliárias e consultores imobiliários mas, se estas empresas existem é porque facturam e se facturam é porque acrescentam valor a alguém, se ninguém comprasse ou vendesse casa em imobiliárias certamente que todas elas já teriam fechado portas.

    Não tenho pressa para comprar casa mas gostava de conseguir um bom negócio, a verdade é que vivo sozinha mas a situação de arrendamento é segura e muito favorável do ponto de vista financeiro, se conseguir arranjar casa para a vida a um preço que ache justo compro, mas se não comprar casa agora tudo ok também. Por isso vi dezenas de anúncios de casas todas de acordo com os meus requisitos, e acabei por visitar 5 casas que me pareceram as melhores. 3 casas estão a ser vendidas por imobiliárias, as outras 2 por particulares.

    Uma das casas da imobiliária precisava de muito mais obras do que eu pensava e o comercial tentou vender o sonho de como a casa vai ficar linda com as obras, aqui tudo ok. As outras duas, o discurso dos comerciais foi tão exactamente de acordo com o que me avisaram que seria, que só dá vontade de rir. Sempre que "há outros compradores interessados, a casa tem mais propostas, olhe que esta casa vende-se muito bem, etc etc etc". Uma delas um dos comerciais diz em jeito de confidência que naquela dia a casa já recebeu uma proposta por isso veja lá se quer avançar, "mas olhe pf não conte a ninguém que eu disse isto que eu não devia ter dito ok?" ahhh sim, ok claro! Sorte a dele, das casas que vi aquela foi das que gostei menos, se baixassem o preço ainda considerava pois ficaria com dinheiro para obras, assim sendo como sou boa pessoa pensei logo "se a casa já tem uma proposta boa não vou atrapalhar a negociação!" :D

    Segunda casa, gostei da casa, negociámos o preço, tudo ok. Enviam-me o CPCV, peço para incluir a cláusula resolutiva pois eu disse logo de início que preciso de crédito e estou dependente da avaliação da casa. A comercial é irredutível. Não faz cpcv com essa cláusula! A postura dela foi tão extremada que eu fiquei logo sem vontade de ser flexível e fui irredutível também. Não assino cpcv sem cláusula resolutiva! Ora agora arriscar perder as poupanças de uma vida se a avaliação da casa não for suficiente para a compra! Claro do lado de lá desde o início que a vendedora tem aquela conversa "a casa teve outras propostas", "há compradores que não precisam de recorrer a crédito" "aceitei a sua proposta porque foi a 1a fui correcta consigo" (aiii coração de manetiga esta pessoa!) pois muito bem, sem claúsula resolutiva ou sem avaliação da casa antes não pago nada a ninguém. Como a comercial foi inflexível e eu também, assumi que o negócio estava perdido. Fiquei frustrada mas afinal é pelo melhor, a casa é dos anos 50, bem estimada mas nunca levou obras, precisaria urgentemente de uma janela nova no quarto e obras de remodelação total na cozinha, passei uns dias a pensar que sacrifícios poderia fazer para ter já o dinheiro das obras no próximo ano, as obras nunca seriam impeditivo à compra mas não eram algo que me deixasse animada, assim é menos uma preocupação.

    Ora que a comercial liga-me de volta umas horas depois, diz que ainda não conseguiu falar com os proprietários para me dar novidades. Ou seja a posição dela não é assim tão irredutível e o negócio ainda não caiu? Diz que a avaliação vai demorar uns 15-20 dias e que o proprietário não tem interesse nisso. Ora, a comercial tinha me pedido para estender o prazo da escritura até 120 dias porque o proprietário ainda está a negociar a compra da casa nova (eu disse que sim), mas o mesmo proprietário que quer demorar 4 meses a mudar de casa, não quer esperar 2 semanas por uma avaliação??! E eu sou otária não é?!

    Mesmo que a história da avaliação fosse verdade, mal agendámos a visita à casa eu disse à comercial que preciso de recorrer a crédito à habitação, disse-lhe quanto dinheiro tinha para dar de sinal. Ora ela sabia que eu preciso de crédito, provavelmente sabia que o proprietário não quer mandar avaliar a casa,e mesmo assim mostrou a casa?? Lindo trabalho!

    Claro que eu sei que isto são tudo histórias e tretas e sinceramente no meio disto já nem me importo muito com a casa chateia-me é lidar com gente assim. Não fez um bom trabalho comigo (vai me arriscar a perder as poupanças de 10 anos de trabalho se não conseguir empréstimo para a casa!), faz um mau trabalho com o proprietário (tem compradores mais bem posicionados mas aceita vender-me a casa a mim para ser "correcta")!

    No meio disto fiquei foi com medo da avaliação da casa, pois afinal o proprietário pode mesmo ter algum receio da avaliação, e nesse caso está a vender-me uma casa muito acima do que ela vale o que também é mau negócio para mim. Ainda estou disponível para comprar a casa se a comercial entender que sim, mas não assino cpcv, peço avaliação da casa antes e só depois da avaliação é que sai dinheiro do meu bolso para onde quer que seja. Sinceramente estou tão mal impressionada que já ganhei aversão à casa e à comercial. Não tinha a corda ao pescoço, não preciso de casa, se o negócio for bom compro se não for bom temos pena. Só ainda não disse que desisto da compra porque sou pessoa de palavra, e também pode calhar a avaliação ser boa e eu conseguir um bom negócio. Veremos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  1. Tá aqui um bom tópico para partilhar a última que tive com essa imobiliária..
    Ao lado do meu terreno está um belo terreno para construção com 340 e tal m². Há uns tempos o senhor dizia que não vendia para já mas que se vendesse me dizia algo. Como tenho amigos interessados, preferia um vizinho meu amigo, no futuro.
    Há tempos vejo uns tipos dentro do terreno e logo ao homem.. fechou negócio e nada me disse.
    Passadas duas semanas tava uma placa da Remax. Resumidamente o tipo que sinalizou o terreno e ainda não é dele, meteu na Remax à venda... O ainda proprietário não gostou e tirou de lá a placa com a fronha do vendedor...

    Moral da história. Terreno mal vendido por 80 mil, anunciado por mais de 140 mil, a ver se dá lucro antes sequer de ser comprado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  2. É um tiro no pé, mas se fez CPCV e pagou um bom sinal, se o proprietário além de ter tirado a placa, rescindir o CPCV, provavelmente vai ter de devolver em dobro o que recebeu, porque não tem motivo válido para rescindir.
  3. Colocado por: JotaPTerreno mal vendido por 80 mil, anunciado por mais de 140 mil, a ver se dá lucro antes sequer de ser comprado.


    Tem projecto aprovado?
    É que se não, o comprador tem de pagar a pronto.
    -----------

    Tudo depende do CPCV. Pode-se fazer uma cedência de posição contratual legalmente.

    O vendedor fez o preço que entendeu.

    Pelo contrário já me aconteceu na RX um imóvel estar anunciado a um preço, eu com ir com cheques na visita para reservar e a agente dizer... NÃO...vai para propostas em carta fechada.

    E o preço subiu.


    Se eu soubesse nem tinha ido ver.
    São uns aldrabões!!!Incompetentes.
  4. Malta. Não compliquem. O cpcv é para vender ao tipo que ainda não é proprietário e ilegitimamente contratou a Remax.

    O cpcv é com indicação de escritura ate final do ano
    • xpro
    • 21 outubro 2021
    Conto a minha experiencia em como realmente vale tudo nas imobiliárias.
    Vi uma moradia num desses portais que toda a gente conhece e a comercial da imobiliaria que me atendeu disse que o valor era negociável estava por 290 mil mas que o vendedor podia chegar aos 280 mil.
    Fui ver a moradia e gostei. Quando chegou a hora de fazer proposta, diz-me a comercial "O vendedor tem é uma condição quer pelo menos 80k por fora da escritura só aceita escriturar por 200k.
    Eu disse mas isso não faz sentido e ela diz-me "Isso é o normal tem todos a ganhar todas as imobiliárias fazem isso", fiz a proposta pelo valor dos 280k tudo escriturado e claro foi rejeitado e tenho até mensagem a dizer que o vendedor rejeitou mas que aceitava 275
    se 75k fossem por fora.

    Vale tudo ate fugir ao fisco e enganar os compradores por uma comissão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Holy_Grail
  5. Colocado por: JotaPjá me aconteceu na RX um imóvel estar anunciado a um preço, eu com ir com cheques na visita para reservar e a agente dizer... NÃO...vai para propostas em carta fechada.

    E o preço subiu.


    Se eu soubesse nem tinha ido ver.
    São uns aldrabões!!!Incompetentes.


    Há n CPCV's a permitir a cedência de posição contratual. Em empreendimentos em construção é mato ver isso ser feito na esperança fundada nos ultimos anos de ganho futuro ainda antes do final da obra.

    Se o CPCV's o permitir o proprietário nada pode fazer, caso o mesmo não dê essa premissa pode alegar incumprimento do mesmo se no ato de escritura se apresentar outro alguém que não aquele com que assinou o CPCV.
  6. Colocado por: xproVale tudo ate fugir ao fisco e enganar os compradores por uma comissão.

    O vendedor é que quer o dinheiro por fora e a culpa é da imobiliária?
    Também não percebi onde é que a imobiliária o tentou enganar.
  7. A imobiliária também devia receber apenas os 5% referentes ao escriturado!
  8. A fuga aos impostos é generalizada desde a oficina de reparação automóvel, o pedreiro e as transacções imobiliárias...
    Depois queixam-se do preço da gasolina.

    Afinal onde é que o estado pode ir buscar receita e onde as pessoas não podem fugir?
    • xpro
    • 21 outubro 2021
    Colocado por: xpro
    Vale tudo ate fugir ao fisco e enganar os compradores por uma comissão.

    O vendedor é que quer o dinheiro por fora e a culpa é da imobiliária?
    Também não percebi onde é que a imobiliária o tentou enganar.


    Dizendo que isto era procedimento normal e aconselhando a fazer o negócio assim que também era bom para mim.
    O papel da imobiliária deveria ser fazer um negócio transparente e receber a comissão pelo seu trabalho. Isto trata-se de crime é tão culpado o vendedor como o comercial que faz propaganda como o comprador que aceite tal condição.
    Concordam com este comentário: Ana Carlos, Holy_Grail
    • FFAD
    • 22 outubro 2021
    Colocado por: EntrecamposA fuga aos impostos é generalizada desde a oficina de reparação automóvel, o pedreiro e as transacções imobiliárias...
    Depois queixam-se do preço da gasolina.

    Afinal onde é que o estado pode ir buscar receita e onde as pessoas não podem fugir?


    Se fossem mais baixos, talvez a fuga fosse menor...
  9. Colocado por: FFAD

    Se fossem mais baixos, talvez a fuga fosse menor...


    Muito se poderia dizer sobre isto.
  10. Colocado por: joseduroMuito se poderia dizer sobre isto.


    A começar pelo facto de que o direito à habitação é constitucionalmente constituído, e que entre IMT e IS na compra do terreno, mais taxas e taxinhas, IRC nas empresas construtoras, IRS e SS dos respetivos funcionários, e IVA sobre os materiais e sobre os serviços... a esmagadora maioria do custo de uma habitação é líquido pagamento de taxas e impostos.

    Para alguns, como é um direito constitucional, oferecem casas, e, para os outros, isso do direito não se aplica. Paga e não bufa (ou evade um bocadinho).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11. Colocado por: joseduro

    Muito se poderia dizer sobre isto.

    Tal como no arrendamento que o Estado já tem um saque liquido de 30% sem mexer uma palha e mesmo asim não está satisfeito pois parece vir aí um novo aumento agora com o nome fofinho de englobamento.
    Tal como nos combustíveis a propaganda passa a vida a vomitar a culpa dos "especuladores".
    Concordam com este comentário: eu, desofiapedro
  12. Aproveito este tópico para contar a minha primeira e única experiência com uma imobiliária: estava eu à procura de um terreno para comprar mas queria uma casa térrea. Depois de dias a fio a pesquisar, percebi que na cidade é quase impossível encontrar um terreno que permita construir uma casa térrea, comecei entao a procura de um terreno que me permitisse construir uma casa o mais pequena possível para caber no meu orçamento (maximo 150 m2). Estava em contacto com um consultor de uma imobiliária que tem o logotipo cor de rosa quando este senhor me apresenta um terreno onde me diz que está autorizada e obrigatória a construção de uma casa com RC e 1o andar de 150m2. Perfeito. Marquei visita. O senhor fica em isolamento por causa do Covid e vem o suposto seu chefe mostrar-me o terreno e pergunta-me se o seu colega me disse que este terreno sofreu um aditamento há uns anos. Ao que eu respondo que não me disse nada mas que eu agradecia que me enviasse a documentação. Quando vejo o documento, aquele terreno, que estava em loteamento, obrigava-me a construir cave, RC, 1o andar e ainda águas furtadas. E quase o dobro da área. Conclusão: negócio abandonado. Pelo menos o suposto chefe desse consultor foi correto, isso sim. Mas como ha males que vêm por bem, acabei por ver o terreno do lado que tinha uma placa com um nr, negociei com o proprietário diretamente, consegui um ótimo preço e uma casa de 125 m2. Antes de fazer negocio, falei com um arquiteto que foi a Camara certificar-se da area de implantação, de construção, etc... Nunca confiar no que nos dizem, ir sempre confirmar à Camara no caso dos terrenos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13. Colocado por: martafgc8Aproveito este tópico para contar a minha primeira e única experiência com uma imobiliária: estava eu à procura de um terreno para comprar mas queria uma casa térrea. Depois de dias a fio a pesquisar, percebi que na cidade é quase impossível encontrar um terreno que permita construir uma casa térrea, comecei entao a procura de um terreno que me permitisse construir uma casa o mais pequena possível para caber no meu orçamento (maximo 150 m2). Estava em contacto com um consultor de uma imobiliária que tem o logotipo cor de rosa quando este senhor me apresenta um terreno onde me diz que está autorizada e obrigatória a construção de uma casa com RC e 1o andar de 150m2. Perfeito. Marquei visita. O senhor fica em isolamento por causa do Covid e vem o suposto seu chefe mostrar-me o terreno e pergunta-me se o seu colega me disse que este terreno sofreu um aditamento há uns anos. Ao que eu respondo que não me disse nada mas que eu agradecia que me enviasse a documentação. Quando vejo o documento, aquele terreno, que estava em loteamento, obrigava-me a construir cave, RC, 1o andar e ainda águas furtadas. E quase o dobro da área. Conclusão: negócio abandonado. Pelo menos o suposto chefe desse consultor foi correto, isso sim. Mas como ha males que vêm por bem, acabei por ver o terreno do lado que tinha uma placa com um nr, negociei com o proprietário diretamente, consegui um ótimo preço e uma casa de 125 m2. Antes de fazer negocio, falei com um arquiteto que foi a Camara certificar-se da area de implantação, de construção, etc... Nunca confiar no que nos dizem, ir sempre confirmar à Camara no caso dos terrenos.


    Gostei muito do seu testemunho.

    E já construiu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
    • eu
    • 24 outubro 2021
    Colocado por: Carvaium saque liquido de 30%

    Isto é uma vergonha.

    28% de imposto é um roubo.
  14. Colocado por: eu
    Isto é uma vergonha.

    28% de imposto é um roubo.


    Pode-se sempre discutír se a quota parte do negócio com que ficam, sem investimento e sem correr qualquer risco já é demasiada ou se ainda é aceitável.

    Mas o pior de tudo para mim, é o suposto retorno que se obteria dessa participação não existe.
    O estado não se comporta como pessoa de bem ao levar anos para fazer justiça, com custos e resultados imprevisiveis, o que provoca graves prejuízos para os proprietários sem conquências para os infratores.

    É caso para dizer, é um casamento forçado sem lugar a divórcio em que nas alegrias estamos juntos porque há um que trabalha, mas nas tristezas só há um que as carrega e o outro ajuda a afundar.
    Os anos passam e continua tudo na mesma.

    O que parece que ninguém entende, é que quem decide não desistir, terá de se tentar cobrir deste risco.
    Consequência em qualquer um dos cenários: as rendas aumentam.
    Concordam com este comentário: eu
  15. Colocado por: Palhava

    Gostei muito do seu testemunho.

    E já construiu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:martafgc8


    Ainda não. Para já só tenho o terreno mesmo. O projecto de arquitetura começará no inicio do próximo ano.
 
0.1777 seg. NEW