Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Damiana Maria
    Hoje em dia só não vende quem não tiver nada para vender.
    na aldeia diz-se, avisadamente, que é o olho do dono que engorda o boi.

    Precisamente, o problema é a falta de tempo e "engenho" para o fazerem na sua maioria.
    Houvesse regras para "ganhos" das agências e aposto que deixaria de existir tanta especulação e tanto atrevimento por parte das mesmas. É necessária uma melhor regulação da atividade na minha opinião.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  2. Vítor Magalhães, fácil vejo nessas plataformas todas e a casa que realmente me interessar bato á porta do proprietário em vez de ir á agencia e falo diretamente com o vendedor e pelo menos a comissão da agencia não pago e com esse dinheiro pago os impostos e tudo o resto. Em vez de ligar para a agencia para me dizerem que a a casa que me interessa já foi vendida e tentarem impingir-me outra.
    Pois as casas boas são fácil e rapidamente vendidas e só as que não interessam ficam meses ou anos para se vender.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Damiana Maria
  3. Quando tive um anúncio no idealista, a cada 10 chamadas, 8 eram de agentes imobiliários.

    E estava lá, clarinho como a água que não queria ser contactado por eles.

    E eu fazia sempre questão de referir "eu escrevi que não queria ser contactado por agentes imobiliários". A resposta era sempre "pois, eu vi mas..."

    Mas a melhor de todas foi o gajo da KW que até me ofereceu emprego. Basicamente insinuou que se angariasse o imóvel, eu podia ir para lá trabalhar. Dei uma gargalhada das boas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Damiana Maria
  4. Colocado por: ruimesquitaVítor Magalhães, fácil vejo nessas plataformas todas e a casa que realmente me interessar bato á porta do proprietário em vez de ir á agencia e falo diretamente com o vendedor e pelo menos a comissão da agencia não pago e com esse dinheiro pago os impostos e tudo o resto. Em vez de ligar para a agencia para me dizerem que a a casa que me interessa já foi vendida e tentarem impingir-me outra.
    Pois as casas boas são fácil e rapidamente vendidas e só as que não interessam ficam meses ou anos para se vender.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Isto faz sentido, o problema é na maioria das vezes conseguir encontrar assim fácil o dono, mas concordo a 100% com a abordagem e seria a que eu faria na mesma situação.

    Este deveria ser o único "negócio" das imobiliárias, colocar os vendedores em contacto com os compradores e vice versa, e receberem a sua comissão por esse serviço (leia-se comissão justa), obviamente que implica fazer uma triagem entre curiosos vs compradores interessados, e por curiosos incluem-se aqueles que passam os dias a visitar casas que claramente não tem possibilidades de adquirir ora porque não tem mais nada que fazer e fazem disto um passatempo. Se este serviço vale 5K + IVA numa transação de um imóvel de 100K? Não me parece....
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  5. Colocado por: caocomasasQuando tive um anúncio no idealista, a cada 10 chamadas, 8 eram de agentes imobiliários.

    E estava lá, clarinho como a água que não queria ser contactado por eles.

    E eu fazia sempre questão de referir "eu escrevi que não queria ser contactado por agentes imobiliários". A resposta era sempre "pois, eu vi mas..."

    Mas a melhor de todas foi o gajo da KW que até me ofereceu emprego. Basicamente insinuou que se angariasse o imóvel, eu podia ir para lá trabalhar. Dei uma gargalhada das boas.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Infelizmente isto faz parte do "vale tudo" generalizado no sector. Quem não se acreditar que experimente colocar a casa à venda numa dessas plataformas e ter tempo para atender chamadas a partir do momento em que o anuncio é publicado.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  6. Infelizmente isto faz parte do "vale tudo" generalizado no sector. Quem não se acreditar que experimente colocar a casa à venda numa dessas plataformas e ter tempo para atender chamadas a partir do momento em que o anuncio é publicado.


    Na vida a aprendizagem é constante e permanente, na aldeia, já que a mencionamos, há um ditado assim:
    "há quem aprenda à primeira,
    Há quem à primeira não aprenda,
    e há quem nunca aprenda".

    Na episódica venda da casa em que participei descobri que é mais práctico mostrar a casa - ninguém compra sem ver - em horário de "casa aberta".
    Dependendo das disponibilidades pode-se fazer 2 ou 3 vezes por semana, uma vez de tarde, outra de manhã e ao fim-de-semana; tem uma vantagem: descobri que, mesmo quando dizem que são "particulares" os intermediários querem falar com o proprietário em privado, mostram logo reticências a esse programa, quer por tel., quer por mail.

    e a casa que realmente me interessar bato á porta do proprietário em vez de ir á agencia e falo diretamente com o vendedor e pelo menos a comissão da agencia não pago e com esse dinheiro pago os impostos e tudo o resto. Em vez de ligar para a agencia para me dizerem que a a casa que me interessa já foi vendida e tentarem impingir-me outra.


    Foi assim que vendemos.
    Já nem me lembrava - mais do que um possível comprador nos perguntou se eramos MESMO os próprios.
    Mas nunca nos ofereceram emprego... essa é de almanaque.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7. Agora é que não percebo nada disto. Há umas semanas tinha visto uma casa à venda na Remax por 185k, fiz proposta de 178k que o vendedor aceitou. Quando chegamos ao CPCV a comercial recusa incluir a cláusula resolutiva porque não faz isso, porque a casa teve outras propostas, porque o proprietário não quer esperar pela avaliação da casa (quando a comercial me tinha pedido para fazer o prazo da escritura em 120 dias porque o proprietário ainda não comprou a casa nova, agora diz-me que o homem não quer esperar 15 dias para a casa ser avaliada...), e porque há compradores interessados que não precisam de crédito, etc etc. Desisti do negócio e fiquei de pé atrás com a história de o proprietário não querer fazer a avaliação da casa, será que a avaliação estaria muito abaixo do preço de venda? Afinal a casa é um imóvel dos anos 50 com tudo de origem, super bem estimada mas não levou remodelação.

    Qual o meu espanto quando hoje vejo a casa do vizinho do lado à venda por 165k! As casas têm tipologia e dimensão igual e estão as duas em bom estado de conservação, com o detalhe de que a casa do vizinho tem janelas novas com caixilharia em alumínio enquanto que a casa que eu ia comprar tem as janelas de madeira originais - portanto em teoria a casa do vizinho devia ser mais cara. E o anúncio da casa do vizinho diz que a casa foi construída em 1988, quando a casa que eu ia comprar era dos anos 50 e as casas estão dentro de um prédio portanto uma casa não pode ter sido construída 30 anos depois da outra!

    Eu sei que é a casa do vizinho da frente porque pelas fotos reconheço o prédio e a entrada para as casas, as varandas também são lado a lado e pela vista e por aquilo que se vê da varanda do lado, eu sei que a casa ao lado desta é a casa que eu ia comprar. A comercial da casa não é a mesma e nem sei se pertence à mesma sucursal da Remax que a outra. Sendo que o único motivo que me parece fazer sentido para a diferença de preço das casas seria esta casa estar arrendada com aqueles contratos de arrendamento antigos mas o anúncio não diz isso. E também não percebo como é que a casa do vizinho do lado pode ter sido construída 30 anos depois da casa dos outros vizinhos. E custar 20k a menos. Enfim...
  8. Peço desculpa mas entretanto lembrei-me que o preço de venda da outra casa era 180k, portanto a diferença de preço entre as duas casas é de 15k e não 20k. Também reparei que esta casa nova que apareceu não tem lambrin de azulejo no corredor e o roupeiro da entrada tem portas novas e mais modernas, não encontro mesmo justificação para esta casa ser mais barata que a outra.
  9. Colocado por: LissaPeço desculpa mas entretanto lembrei-me que o preço de venda da outra casa era 180k, portanto a diferença de preço entre as duas casas é de 15k e não 20k. Também reparei que esta casa nova que apareceu não tem lambrin de azulejo no corredor e o roupeiro da entrada tem portas novas e mais modernas, não encontro mesmo justificação para esta casa ser mais barata que a outra.

    É porque o vendedor é mais sensato ou pode ter mais urgência de realizar negócio, enfim, não é uma ciência exata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
    • RCF
    • 29 outubro 2021
    Colocado por: LissaQual o meu espanto quando hoje vejo a casa do vizinho do lado à venda por 165k! As casas têm tipologia e dimensão igual e estão as duas em bom estado de conservação, com o detalhe de que a casa do vizinho tem janelas novas com caixilharia em alumínio enquanto que a casa que eu ia comprar tem as janelas de madeira originais - portanto em teoria a casa do vizinho devia ser mais cara. E o anúncio da casa do vizinho diz que a casa foi construída em 1988, quando a casa que eu ia comprar era dos anos 50 e as casas estão dentro de um prédio portanto uma casa não pode ter sido construída 30 anos depois da outra!

    Provavelmente, têm disposições solares e vistas diferentes, apesar de serem no mesmo prédio. Se assim for, pode ser motivo para justificar a diferença de preço.
    Poderão haver outros motivos mas, só vendo/visitando.
    Se tiver interesse, não perca tempo pois, provavelmente, não será a única pessoa a ver essa diferença de preço.
  10. Colocado por: RCF
    Provavelmente, têm disposições solares e vistas diferentes, apesar de serem no mesmo prédio. Se assim for, pode ser motivo para justificar a diferença de preço.
    Poderão haver outros motivos mas, só vendo/visitando.
    Se tiver interesse, não perca tempo pois, provavelmente, não será a única pessoa a ver essa diferença de preço.

    São iguais, o prédio tem 2 apartamentos por andar, as janelas são na frente e na traseira do prédio.
    • RCF
    • 29 outubro 2021
    Colocado por: Lissa
    São iguais, o prédio tem 2 apartamentos por andar, as janelas são na frente e na traseira do prédio.


    Colocado por: RCFSe tiver interesse, não perca tempo pois, provavelmente, não será a única pessoa a ver essa diferença de preço.
  11. Só vou ver a casa se aceitarem CPCV com claúsula resolutiva ou avaliação antes do CPCV. Se o proprietário ou o comercial já sabem que não aceitam estas condições nem vale a pena mostrarem-me a casa. Não posso sujeitar-me a transferir as minhas poupanças para o vendedor, vir uma avaliação muito abaixo e eu ter de inventar uns 10k ou 15k para conseguir comprar a casa. Eu não invento dinheiro. Quem quiser e puder que agarre a casa se a quiser.

    Já agora a outra casa vendeu-se em menos de 1 semana (ou num dia se considerarmos que eu fiz a proposta no próprio dia em que vi a casa). O que se passará com a Remax ou o proprietário que não têm confiança de conseguir vender a casa por mais 13k num par de dias? A data de construção da casa no anúncio também só pode estar mal, a construção parece anterior aos anos 80.
  12. Lissa, faça o seguinte, não fale com a imobiliária, fale primeiro com o dono/vendedor diretamente.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  13. Quando coloquei anúncios nessas plataformas, punha o contacto apenas por e-mail ou pelo sistema do site.
    NUNCA o número de telemóvel.
    Dessa maneira reduzi bastante os contactos por parte de imobiliárias/agentes a quererem angariar.


    Mas ainda hoje, 5 anos depois de ter vendido ainda me telefonam de longe em longe a perguntar...devo estar numa lista...😵😵😵😵
  14. Colocado por: PalhavaQuando coloquei anúncios nessas plataformas, punha o contacto apenas por e-mail ou pelo sistema do site.
    NUNCA o número de telemóvel.
    Dessa maneira reduzi bastante os contactos por parte de imobiliárias/agentes a quererem angariar.


    Mas ainda hoje, 5 anos depois de ter vendido ainda me telefonam de longe em longe a perguntar...devo estar numa lista...😵😵😵😵


    Isso é garantido....
  15. Colocado por: LissaSó vou ver a casa se aceitarem CPCV com claúsula resolutiva ou avaliação antes do CPCV. Se o proprietário ou o comercial já sabem que não aceitam estas condições nem vale a pena mostrarem-me a casa. Não posso sujeitar-me a transferir as minhas poupanças para o vendedor, vir uma avaliação muito abaixo e eu ter de inventar uns 10k ou 15k para conseguir comprar a casa. Eu não invento dinheiro. Quem quiser e puder que agarre a casa se a quiser.

    Já agora a outra casa vendeu-se em menos de 1 semana (ou num dia se considerarmos que eu fiz a proposta no próprio dia em que vi a casa). O que se passará com a Remax ou o proprietário que não têm confiança de conseguir vender a casa por mais 13k num par de dias? A data de construção da casa no anúncio também só pode estar mal, a construção parece anterior aos anos 80.


    Nem precisa fazer o CPCV com essa clausula.

    Pode fazer uma proposta e sendo ela aceite, afirmar que o CPCV apenas se irá realizar após a avaliação bancária. Sendo ela favorável, avança...

    Ainda por cima, hoje em dia, as avaliações estão a começar a vir um pouco por baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  16. Colocado por: PalhavaQuando coloquei anúncios nessas plataformas, punha o contacto apenas por e-mail ou pelo sistema do site.
    NUNCA o número de telemóvel.

    O melhor é comprar um cartão telefónico para isso. Depois do negócio fechado é deitar fora.
    Faço isso quando alugo uma casa ou vendo um carro.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Damiana Maria, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17. Colocado por: joseduro

    Nem precisa fazer o CPCV com essa clausula.

    Pode fazer uma proposta e sendo ela aceite, afirmar que o CPCV apenas se irá realizar após a avaliação bancária. Sendo ela favorável, avança...

    Ainda por cima, hoje em dia, as avaliações estão a começar a vir um pouco por baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lissa


    Isso para mim seria o ideal e fui o que também sugeri, sendo que a outra comercial da Remax disse logo que o proprietário não tinha interesse nisso porque ia ter a casa parada durante 15 ou 20 dias à espera da avaliação (quando o mesmo proprietário precisava de 4 meses para vagar a casa). Sem avaliação da casa antes do CPCV ou CPCV com claúsula resolutiva, não adianta sequer ver a casa. Mas com esta segunda casa à venda 15k abaixo da outra, e depois da comercial me dizer que o outro proprietário não tinha interesse em avaliar a casa, eu começo a ficar desconfiada...se calhar a avaliação da outra casa foi muito baixa, se calhar o prédio tem algum problema que eu não vi...e a outra casa vendeu-se em menos de uma semana, a minha proposta foi feita no dia em que vi a casa e o preço acordado foi só 2k abaixo do preço anunciado, eu acho que há alguma razão para esta casa estar 13k mais barata que a outra. Dado que esta casa tem áreas, disposição e tipologia igual, e que até teve algumas melhorias que a outra casa não teve (janelas mais recentes e lambrin de azulejo retirado do corredor), eu assumiria que esta casa também se vendesse num par de dias e por um preço uns 10k acima...
  18. Entendo ambos os lados.

    Agora vamos para a parte que normalmente adoro (quando lido com colegas). A proposta que apresentou foi por escrito? E nessa proposta colocou todas as clausulas? Ou seja, valor de sinal, data de CPCV, data de possivel escritura, se irá recorrer a financiamento e, em especial, se o CPCV apenas será assinado após a avaliação bancária?

    Se o fez, o Consultor tem que mostrar a mesma ao proprietário e ele tem que assinar a dizer que sim ou não. E com todas contra-propostas.

    Sim, sou um bocado desconfiado e nessas coisas, o papel vale de muito.

    Entendo a sua parte, do proprietário e do Consultor mas peça para ver o documento assinado pelo proprietário. Tanta vez, alguns Consultores tremem com isso. Outras vezes não.

    O facto de a outra casa estar mais "barata" pode ser uma estratégia de marketing para captar mais interessados e sim, pode valorizar muito o valor da casa.

    Aqui na minha agência temos uma taxa de revisão de preço de +2%. Não somos melhor, nem somos piores. Acontece às vezes

    Isso agora, depende do consultor e do proprietário.

    Claro que, na primeira casa, pode acontecer que esteja acima do preço mas pode não estar.... Só se fazendo um Estudo de Mercado para se analisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa, NLuz
 
0.5798 seg. NEW