Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Comprei uma placa de vitrocerâmica (iv) nova e, embora tenha a mesma potência que a antiga, que nunca deu problemas, agradeço que me confirmem se está tudo correcto com a instalação eléctrica.

    A placa actual é uma Miele KM500, de 6 - 6,6 kW, segundo o indicado na placa; 6400W, pela soma dos discos. A nova é uma Electrolux EHF6343FOK, também de 6,4kW.

    A ligação é partilhada com o exaustor (Teka C-620 1A, 2x40W) e o forno (3000W/2000W - https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/encastre/fornos/forno-becken-mfd8f-65dee30020-a-01-5471518), com um disjuntor de 15A (Hager N.º17-L).

    O disjuntor da rede está regulado para 30A; o da casa é de 32A.
    A potência contratada é 6,9kVA.

    O cabo é da instalação eléctrica é de 1cm, com 5 condutores unifilares de ~2mm(?): branco, preto, azul, castanho e terra; o da placa actual tem 6 condutores.
  2.  # 2

    Não. deveria ter um circuito para cada equipamento da cozinha..
    Para a placa deveria ter secção minima de 4mm2.... e não os 2.5mm2

    fora outras questões, que um electricista devidamente habilitado e/ou eng. electotecnico poderá esclarecer....

    MAS.... eu tenho situação idêntica à sua , faz já 16 anos e a ainda não tive problemas....
    A minha placa es´ta ligada a monofoasico... com cabo de 2.5mm2, depois fez o shunt dentro da placa.
  3.  # 3

    Boas, desde já, obrigado pela resposta.

    Entretanto já vieram entregar a nova placa e veio também um electricista para verificar tudo e ligá-la, e, afinal, o circuito da placa é independente do do forno e exaustor (com disjuntores de 15A cada) e também com cabos de 2,5mm, como tal não deve dar problemas, até porque também não deu até agora...

    No entanto teve que ficar ainda a placa antiga, uma vez que a abertura na pedra tem medidas inferiores ao necessário (em 5mm) e vai ter que ser substituída (é uma pedra só do tamanho do espaço para o fogão), mas sempre deu para ver que se da parede vem o cabo tal como descrevi, na caixa, na parede, os condutores branco/cinza, preto e azul estão unidos e ligados a uma barra de junção e daí ao quadro, mas a placa nova também só tem 4 cabos, ao contrário da antiga que tinha 6.

    O que põe outra questão: pode/deve a placa ser ligada directamente à barra de junção, na parede (o que o electricista pretendia fazer) ou será recomendado/necessário ligá-la à caixa de derivação no cabo (o que complicaria a instalação, por implicar mexer nas ligações dessa, mas por outro lado permitiria retirar a placa mais facilmente, em caso de necessidade)?
 
0.0097 seg. NEW