Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: 21papaleguas
    Provavelmente plantações ilegais, como acontece aqui na zona.
    O que eu plantava, é como disse anteriormente, tinha de escolher uma espécie que fosse indicada para o meu caso (terreno) que não fossem eucaliptos.
    Tenha atenção, que eu não estou a dizer-lhe o que fazer, estou só a dizer o que EU faria.
    Concordam com este comentário:maria rodrigues


    E ia abdicar de obter rendimento de um terreno e passar a ter um custo?
  2.  # 22

    Colocado por: LuisPereiraE ia abdicar de obter rendimento de um terreno e passar a ter um custo?

    O custo seria mandar capinar o terreno uma ou duas vezes por ano.
    Lá está, pode ter um rendimento com outras espécies que não o eucalipto, talvez não tão produtivas mas não tinham obrigatoriamente de ser uma despesa.
  3.  # 23

    Por exemplo esta, que eu utilizo como lenha e gosto mais do que de eucalipto, mas que pode ser utilizada em variadas coisas em substituição do eucalipto.
    Digamos que por aqui na zona litoral de Aveiro ela se desenvolve bem.
    http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/196
  4.  # 24

    Se alguém me souber indicar quanto é que se paga em média por hectare para desbaste do eucalipto, eu agradeço.
    Cumprimentos
  5.  # 25

    Colocado por: 21papaleguasPor exemplo esta, que eu utilizo como lenha e gosto mais do que de eucalipto, mas que pode ser utilizada em variadas coisas em substituição do eucalipto.
    Digamos que por aqui na zona litoral de Aveiro ela se desenvolve bem.
    http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/196


    Está a trocar uma praga por outra. Venha o diabo e escolha.

    Com eucaliptos, tem sempre a vantagem de poder acabar com a raça deles quando assim entender. Boa sorte em acabar com as acácias num terreno que seja seu.

    E, não juro mas julgo, a acácia também não é espécie autóctone.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  6.  # 26

    Colocado por: SkinkxEstá a trocar uma praga por outra. Venha o diabo e escolha.

    Como não sou técnico, não vou argumentar, mas se tivesse lido o artigo ficava mais esclarecido.
    "A. dealbata e A. melanoxylon. Enquanto a A. dealbata é considerada um problema ecológico, a A. melanoxylon não o é e está bem adaptada às condições portuguesas."
    Sempre a tentar ajudar.
  7.  # 27

    A acácia é de facto uma espécie endémica, seja ela um problema ecológico ou não. Por isso, não faz muito sentido estar a dizer que se devia obrigar a fazer plantações de espécies autóctones e depois dizer que se pretende plantar acácias.
  8.  # 28

    Colocado por: ricardoalentejoA acácia é de facto uma espécie endémica, seja ela um problema ecológico ou não. Por isso, não faz muito sentido estar a dizer que se devia obrigar a fazer plantações de espécies autóctones e depois dizer que se pretende plantar acácias.

    A acácia que conheço é uma planta invasora, sem dúvida! Na minha região está de tal modo implantada que nem os eucaliptos (outra praga que prolifera, a olhos vistos, impunemente) se devolvem no mesmo terreno. Numa região que, há muitos anos atrás, era considerada o pulmão da Europa, hoje está convertida num incomensurável eucaliptal! Neste momento a excepção é o reduzido plantio de pinhal, perdido entre estas indesejáveis invasoras.
    Concordam com este comentário: ricardoalentejo
  9.  # 29

    Infelizmente a coisa bate sempre no mesmo, financeiramente muitos foram "obrigados" a fazer alugueres de longa duração a empresas como a Portucel para conseguirem tirar dividendos, caso contrário seria complicado fazer o desmatamento sem investimentos de tempo e maquinaria avultados, que maioria dos donos não conseguem rentabilizar de forma alguma.

    Aqui na zona está quase tudo alugado a 30 anos, eles garantem a limpeza e assumem todos os custos e claro, pagam o aluguer...

    Para resolver isto, talvez apenas seja possível com algum tipo de subsídio ou então apoio a cooperativas que tomassem conta disso e investissem como um grupo na maquinaria para o poder rentabilizar da melhor forma.

    Mais vale apoiar os nossos filtros de ar, e pulmões, do que andar a subsidiar vacas e leite a torto e a direito que são ambientalmente negativas (metano, recursos..)
  10.  # 30

    Afinal?Onde era esta plantação?

    O melhor não será criar plantações de várias espécies em simultâneo e não uma só.
  11.  # 31

    Acácia = mimosa?
  12.  # 32

    Colocado por: Sergio RodriguesAcácia = mimosa?
    e = austrália
  13.  # 33

    Então já sei o que é, isso é do piorio para acabar com a raça
  14.  # 34

    Só arrancando as raizes
  15.  # 35

    Sim eu sei tem aqui um campo ao lado cheio dessa porcaria
 
0.0194 seg. NEW