Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    riscos,

    Obrigado pela sua opinião!
  2.  # 42

    emad,

    Obrigado por ter gostado e principalmente pelas sugestões que deixou.
    Acho-as muito interessantes e de facil alteração/execução, para melhor.
    Quando comecei a pensar neste projeto, a ideia era conseguir conter os custos ao máximo tendo ao mesmo tempo uma casa funcional/prática e arrumada, sempre com a prespectiva de não ser mais do mesmo.
    O aproveitamento do espaço exterior foi e está pensado exatamente como referiu, tirar o maior partido e aproveitá-lo de forma agradavél, com a preocupação em que exista uma transição entre o interior e exterior, por exemplo dando continuidade de um piso interior para o exterior, ficando assim com uma sensação de continuidade/profundidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  3.  # 43

    a alma também tem a ver com o que está no exterior, por vezes este tipo de exercício do objeto por si retira pela sua não contextualização ao lugar, essa alma.
    alma também tem a ver com conecte ( ar) as coisas, criar um certo impacto,
    repare que quem entra pela frente sente nada mais que uma mesa lá ao fundo ou seja este tipo de hall/ entrada está demasiado seco
    no fundo a zona de living ( sala/ refeições/cozinha) está um pouco desconectada,
    a suite, o corredor e os quartos até me parecem bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  4.  # 44

    Eu refazia a parte dos quartos. Não gosto do corredor à esquerda dos quartos 2 e 3, nem percebo muito bem a funcionalidade desse corredor fechado. Pessoalmente, preferia distribuir isso pelos quartos dotando-o de armários embutidos maiores e por uma casa de banho social. Para além disso, tentava separar fisicamente a área dos quartos à área social.

    É ir pedindo alterações... Nunca se fica pelo primeiro esboço (digo eu). Também submeti a minha planta ao arbítrio dos membros do fórum, e houve muita sugestão. Segui algumas, de acordo com o que achava ficar bem, e outras optei por não o fazer. Se submetesse hoje a planta final, sei que haveria ainda quem apontasse coisas a melhorar, mas julgamos que ficou como queríamos.

    Uma vez mais, vá explicando alguns dos pontos que foram aqui expostos, e com os quais concorda. O arquitecto há-de ir alterando a seu gosto!
    Concordam com este comentário: ricarodr81
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  5.  # 45

    paionense,

    Obrigado por ter gostado e pela sua opinião!
  6.  # 46

    Colocado por: ricarodr81conseguir conter os custos ao máximo

    Diminua o nº de w.c.
    Localize-os muito próximos (se possível encostados) uns dos outros.
    Sempre que possível substitua as claraboias por janelas.
    Evite ao máximo portas de correr.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  7.  # 47

    Colocado por: zedasilvatrata-se de um arquiteto novo que certamente terá que amadurecer alguns processos/conceitos.


    EU também sou um rapaz novo!!!!isso é "racismo pá"
  8.  # 48

    Porque é que o quarto 1 está separado do quarto 2 e 3?
    Tem ai corredor a mais!

    O mobiliário parece que não está á escala... tem a certeza que uma mesa de 8 lugares cabe naquele espaço?

    A cozinha está atrofiada... eu também tenho uma cozinha pequena mas como tem janela e é aberta para a sala de jantar parece muito maior do que é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  9.  # 49

    Colocado por: riscosEU também sou um rapaz novo!!!!

    Eu sei!
    È por isso que ainda tens que comer muita sopa.
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  10.  # 50

    Esta malta para dizer mal cruzes credoo, ainda bem que não sou arquiteto...lol
    Concordam com este comentário: ricarodr81
  11.  # 51

    As divisões, vistas separadamente, estão com umas áreas muito racionais, o que é de louvar em alguém que quer conter custos. Mas esse esforço é completamente deturpado pela imensidão, comparativa, das áreas de circulação.
    Receio que estejamos perante mais um caso em que se pensou a casa do exterior para o interior, quando a meu ver, se vamos viver dentro das casas, convirá sempre que seja o oposto.

    Não cometa o enorme erro de meter clarabóias em vez de janelas nos WC. É muito mais caro e com muito maior potencial de problemas.
    Porquê a divisão entre a suite e os outros quartos? Se os quartos fossem todos seguidos a partir da suite e o escritório puxado para a ponta da casa onde está o quarto 3 mais facilmente reduzia a área de circulação e podia poupar área ou abrir mais a zona da mesa de refeições e até envolver mais o escritório com a zona social, se vir interesse nisso.
    Concordam com este comentário: ricarodr81
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
    •  
      Mk Pt
    • 18 maio 2017 editado

     # 52

    Muita área desperdiçada em circulação para habitação desta dimensão, ao mesmo tempo que o corredor de dois dos quartos é demasiado estreito em proporção com outras zonas de circulação.

    Não tem IS acessível e nem 'completa'.
    Por mais que os Sr.s Professores das Faculdades de Arquitectura tentem omitir e/ou os jovens arquitectos tentem rebelarem-se contra o RGEU e o 163/2006, o facto é que estão e vão continuar a estar em vigor.

    A churrasqueira está mal integrada e nem é prática e nem funcional onde está.

    Percebe-se a parte 'escultórica', de ter algo diferente mas mantendo uma 'estrutura' simples e obter uma vivência do espaço/casa agradável, mas a forma acabou por ter demasiado peso comparando com a função, e levou a um resultado que depois no interior acaba por não estar totalmente bem resolvido.
    Com alguns ajustes até pode resultar bem, mas tem que ser trabalhado. Mas também alguns dos erros denotam alguma falta de experiência do projectista.

    Colocado por: marcoaraujoFiz estas alterações no paint em 5 minutos:

    Para resolver alguns problemas, criou outros ainda maiores..
    Concordam com este comentário: mhpinto, JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
    •  
      Mk Pt
    • 18 maio 2017 editado

     # 53

    Colocado por: ricarodr81
    Relativamente ás IS, sim, estamos a pensar em iluminação natural com claraboias, embora tenha alguns receios devido ao isolamento na cobertura...
    A orientação solar neste caso, temos o canto inferior esquerdo (garagem) a Sul e o canto superior direito (quarto) a Norte.
    Quando diz que este projecto não cumpre a lei das acessibilidades, refere-se a quê concretamente?

    Se está a falar de clarabóia mesmo na I.S. não as faça. Vai ser um ponto de condensações e, portanto, de bolores.

    Para ter iluminação natural é preferível um túnel de luz http://www.velux.pt/produtos/tunel-de-luz/tunel-de-luz-para-cobertura-plana
    que deixa a iluminação natural ' nivelada' com o restante tecto - embora eu não sei se será, ou não, recomendado colocar um destes túnel de luz numa IS [pela questão da condensação], é melhor confirmar com a marca.


    No entanto era preferível ter mesmo janela para o exterior... quando um projecto sobrepõe a forma a uma função tão básica e necessária [que não seja por condicionantes da envolvente/área,..] é um mau projecto.

    Sobre as acessibilidades, diga ao seu arquitecto que tem de fazer um plano de acessibilidades a acompanhar o projecto, cumprindo com o disposto no Decreto-lei 163/2006.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  12.  # 54

    Colocado por: mhpintoNão cometa o enorme erro de meter clarabóias em vez de janelas nos WC. É muito mais caro e com muito maior potencial de problemas.


    Se for para evitar problemas e só tiver possibilidade de colocar as casas de banho no interior da habitação pode sempre ter uma janela sobrelevada tipo isto:
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
      105.jpg
  13.  # 55

    marcoaraujo,

    De facto a rapidez com que executou as alterações talvez tenham baralhado um pouco mais a equação...
    Se quero ter uma construção controlada ao nivel de custos, passer de 2 wc´s para 4 vai concerteza aumentar os valores consideravelmente...
    No entanto, agradeço a ideia.
    Concordam com este comentário: mhpinto, JotaP
  14.  # 56

    zedasilva,

    Eu tambem não sou grande adepto das claraboias, por acaso foi uma sugestão do arquiteto, da qual só não fujo se não tiver outra alternativa (o que acho que tenho), pois uma claraboia mal executada na cobertura é sinonimo de problemas de infiltração para o resto da vida...
    Quando diz para evitar ao maximo portas de corer, calculo que seja ao nivel das caixilharias, certo? será por não serem tão estanques?
  15.  # 57

    Colocado por: Rafael Fortes

    Se for para evitar problemas e só tiver possibilidade de colocar as casas de banho no interior da habitação pode sempre ter uma janela sobrelevada tipo isto:

    Olhando para o projecto é evidente que as I.S. podem ter janelas, só não as tem para 'parecer bem na fotografia' do alçado/3d.

    Além de que essa solução de janela sobreelevada não é muito prática, e nem é barata [altera um bocado a estrutura e betonagem face a janela 'convencional'] para quem tem orçamento relativamente controlado/apertado, como parece ser o caso, que se pretende áreas bem optimizadas.

    Rafael isto não é uma critica a si e à sua solução que sugeriu, pelo contrário, em alguns casos até é muito boa solução.
    A questão é que neste caso em particular não se justifica perante a envolvente da habitação ser 'livre' e poder ter aberturas convencionais, além da questão do custo.
    Concordam com este comentário: mhpinto, ricarodr81
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  16.  # 58

    Colocado por: ricarodr81será por não serem tão estanques?

    Neste caso referia-me ás portas interiores, são por norma mais caras e nem sempre práticas.
    Ao nível da caixilharia exterior, se puder evite igualmente caixilharia de correr. Ainda que mais baratas, são por norma menos estanques.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
  17.  # 59

    LuisPereira,

    O quarto 1 ficou separado do 2 e 3 para se fazer o aproveitamento de 1 das paredes para 1 mesa de estudo/escritorio com luz natural.
    Nada na planta que apresentei se encontra á escala, mas 1 mesa com 8 lugares cabe e terá espaço suficiente para se circular, pois estamos a falar de uma distancia da parede da cozinha á parede que divide a sala de estar da zona de quartos com cerca de 3,80m.
    Atenção que os 9m2 da cozinha são livres não contemplando os moveis, e sim, terá uma janela por cima do lava loiça.
    •  
      Mk Pt
    • 18 maio 2017 editado

     # 60

    Sobre as janelas das instalações sanitárias, e atendendo a que o jovem arquitecto não quer meter janelas para o 3d 'ficar bonito', a melhor solução parece-me que era criar 'jardim interior' só para as i.s. - assim já tinha janela/porta envidraçada convencional mas que do exterior não são visíveis.

    Quando digo 'jardim', pode ser simplesmente espécie de pátio (com gravilha, ou algo assim, para simplificar a manutenção) a que se acede só a partir da casa de banho.

    Era solução que resolvia a preocupação com a forma (não haver janelas visiveis a partir do exterior) e a função (básica, de ventilação e iluminação).
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricarodr81
 
0.0357 seg. NEW