Iniciar sessão ou registar-se
    • JotaP
    • 19 maio 2017 editado

     # 1

    Bom dia

    Na luta pela escolha de um terreno, a coisa afigura-se encaminhada para um negocio de 50mil euros, de um terreno com valor nas Finanças, de 60mil euros.
    Segundo a lei, o IMT na escritura incide sobre o maior dos valores.

    Perante isto, será viável e a que custos, pedir uma reavaliação do terreno?

    Face aos valores das casas, a coisa parece desfasada. Uma casa de 250mil euros de valor de mercado, está nas Finanças como valendo 180mil, por exemplo.
  1.  # 2

    Se alguém me conseguir ajudar nesta...
  2.  # 3

    pode sempre pedir, mas sendo um terreno, não estou a ver que tenha sucesso.
  3.  # 4

    Os terrenos que por aqui me disseram serem caros, estão avaliados nas finanças por mais 20% do valor que poderei vir a dar... Tinha esperança que se fizesse luz... Pagar 5mil euros de IMT e taxas é demais ... Ridículo e revoltante.
  4.  # 5

    Colocado por: JotaPPerante isto, será viável e a que custos, pedir uma reavaliação do terreno?

    Mostre como é que está feita a avaliação, pode ser que se possa dar uma ajuda. Comece por verificar se o coeficiente de localização está correcto.
  5.  # 6

    Hmmm vou ter que pedir isso na câmara ou o atual proprietário terá?
  6.  # 7

    *finanças, digo
  7.  # 8

    Colocado por: JotaP*finanças, digo


    JotaP eu fiz isso.... O terreno estava com um valor patrimonial de 104k e pedi ao proprietário para fazer pedir uma reavaliação para efeitos de IMI. No meu caso, desceu para 83k.

    Quando foi a ultima avaliação desse terreno?

    Terá de ser feita pelo actual proprietário, mas é um processo relativamente rápido.
  8.  # 9

    Consegues saber custos? No caso do terreno inclinado, resultou de heranças recentes. Nao sei se automaticamente pediram isso ou se é feito por defeito.

    O terreno plano andaram a pedir para pagar IMIs em prestações, não acredito que não se tivessem mexido mas...só vendo.
  9.  # 10

    Colocado por: JotaPConsegues saber custos? No caso do terreno inclinado, resultou de heranças recentes. Nao sei se automaticamente pediram isso ou se é feito por defeito.

    O terreno plano andaram a pedir para pagar IMIs em prestações, não acredito que não se tivessem mexido mas...só vendo.


    Custos do pedido de avaliação? Se tiver sido há mais de um ano, não tem custos nenhuns. Tens de ver na caderneta predial, quando foi a ultima avaliação.

    Pedi no final do ano passado também para o meu apartamento e desceu cerca de 17mil€ no valor para IMI (passou de 121 para 104). Isto dá cerca de 480€ ano dividido por duas prestações (são ajustadas automaticamente pelas finanças).

    Espero ter ajudado.
      CP_Exemplo2.PNG
      CP_Exemplo.PNG
  10.  # 11

    Colocado por: JotaP
    Hmmm vou ter que pedir isso na câmara ou o atual proprietário terá?

      Tem a caderneta predial do terreno? Se sim, use os dados que lá estão para fazer o cálculo caso o coeficiente de localização tenha mudado. Veja aqui esse coeficiente.
    •  # 12

      Colocado por: jcfcidSe tiver sido há mais de um ano, não tem custos nenhuns.

      Creio que tem de ser ao fim de 3 anos e não de 1. Pelo menos, quando fiz um pedido para reavaliação no ano passado, nas finanças disseram-me que só podia voltar a pedir passado 3 anos (isto sem custos!).
    •  # 13

      Muito obrigado pelo contributo, clasus. Nos próximos tempos falarei com o atual proprietário a ver o que conseguimos.

      Cumprimentos
    •  # 14

      Colocado por: JotaPMuito obrigado pelo contributo, clasus. Nos próximos tempos falarei com o atual proprietário a ver o que conseguimos.

      Cumprimentos


      Coloquei o exemplo acima... com fotos da minha caderneta predial.

      Acho que devem ser 1 ou dois anos, porque eu pedi o ano passado e a ultima registada era de 2014.
    •  # 15

      Cid, no telemóvel isso não me tinha surgido. Muito obrigado!
      Concordam com este comentário: jcfcid
    •  # 16

      Colocado por: JotaPCid, no telemóvel isso não me tinha surgido. Muito obrigado!
      Concordam com este comentário:jcfcid


      Coloquei depois! :)

      Tive de andar a procura da antiga e da nova, para veres a diferença!
      Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
     
    0.0159 seg. NEW