Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Aqui há uns anos, exactamente por questões fiscais, soube de quem tinha mais do que uma habitação própria permanente. Se não estou em erro, tinha de passar nessa habitação mais de 1/3 dos dias por ano. Não me parece despropositado: conheço quem tenha duas habitações, uma arrendada e outra comprada, por obrigações no trabalho: metade da semana no norte do país, metade no sul. Aconselhe-se bem.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alla
  2.  # 22

    Colocado por: ClioIIAqui há uns anos, exactamente por questões fiscais, soube de quem tinha mais do que uma habitação própria permanente. Se não estou em erro, tinha de passar nessa habitação mais de 1/3 dos dias por ano. Não me parece despropositado: conheço quem tenha duas habitações, uma arrendada e outra comprada, por obrigações no trabalho: metade da semana no norte do país, metade no sul. Aconselhe-se bem.


    ao ler, lembrei-me do caso dos professores, que tem a sua residência fiscal num sitio, e depois acabam por ser colocados a centenas de Kms e acabam por alugar outra casa noutro sitio. se segunda a sexta moram numa casa alugada e ao fim de semana / férias, moram com o conjugue/filhos noutra casa. Devo ser um situação que deve ter algum enquadramento legal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alla
  3.  # 23

    Declaração de substituição e resolva isso...

    Os juros de mora em caso de incorreção são muito altos, para além de arriscar uma multa! Mais... ainda está DENTRO DO PRAZO!
  4.  # 24

    Colocado por: pauloagsantos

    ao ler, lembrei-me do caso dos professores, que tem a sua residência fiscal num sitio, e depois acabam por ser colocados a centenas de Kms e acabam por alugar outra casa noutro sitio. se segunda a sexta moram numa casa alugada e ao fim de semana / férias, moram com o conjugue/filhos noutra casa. Devo ser um situação que deve ter algum enquadramento legal?


    Sim, era uma coisa semelhante.
  5.  # 25

    Colocado por: loverscout

    a senhora sabe que me está a roubar certo? só desejo que lhe calhe na rifa uma inspeção e seja multada e tenha que devolver o que recebeu indevidamente, mais juros e mais taxas e afins.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alla

    Que violência!
    O facto de ter aceitado não quer dizer muito. Quando declara mais que o máximo permitido para despesas de educação ou de saúde, a aplicação também aceita, mas depois só contabiliza até ao limite imposto.
    O mesmo se deverá esperar para quando declara mais que uma habitação própria permanente. Tenho quase a certeza que ficam registadas ambas as casas mas só uma delas será deduzida para efeitos de reembolso (normalmente aquela que terá mais vantagens para quem declara, isto é, aquele que deduzir mais despesa).
    Mas confirme sempre nas Finanças. Eles melhores que nós, poderão lhe esclarecer todas as dúvidas.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alla
  6.  # 26

    Colocado por: EnigmasA melhor maneira de obter uma resposta concisa e oficial é ir ao site do Portal das Finanças e deixar uma questão no e-balcão - costumam responder no próprio dia, na minha experiência.

    Se tiver pressa, pode telefonar para eles também. Penso que paga a chamada, mas é mais rápido e pode esclarecer logo dúvidas, se surgirem.


    Convosco as questões colocadas no e-balcão são respondidas rapidamente? Eu experimentei uma vez e passado uma ou duas semanas aparecia "em processamento" (ou uma expressão similar) e quando voltei ao portal passado um mês simplesmente já nem encontrei a questão que tinha colocado.

    O telefone também tinha a ideia que se ficava horas à espera para falar com alguém?

    Qual é a vossa experiência com estas formas de contacto?
  7.  # 27

    eu estava a fazer o irs de um conhecido, liguei para o numero de telefone, que aparecia lá, atenderam-me logo e tiraram-me as dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mln2c
  8.  # 28

    Colocado por: mln2cConvosco as questões colocadas no e-balcão são respondidas rapidamente? Eu experimentei uma vez e passado uma ou duas semanas aparecia "em processamento" (ou uma expressão similar) e quando voltei ao portal passado um mês simplesmente já nem encontrei a questão que tinha colocado.

    O telefone também tinha a ideia que se ficava horas à espera para falar com alguém?

    Qual é a vossa experiência com estas formas de contacto?


    Eu só recorri ao telefone uma vez, atenderam logo e responderam em minutos.

    O e-balcão usei 3 vezes, responderam sempre no próprio dia, e ainda tenho as perguntas lá como "concluída" apesar da mais antiga já ter alguns anos (2014), ou seja, nunca apagaram do histórico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mln2c
 
0.0141 seg. NEW