Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tentei procurar informaçao mas nao encontrei nenhum topico que fale acerca das vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de alvenaria, alguem sabe!
    Por que motivo em portugal se constroi apenas usando o método tradicional?
  2.  # 2

    Tijolos mais caros ( tem de ser para funções estruturais), menos flexibilidae na construção ( vãos, alinhamentos, etc.. Dificuldade de fazer mais do que dois pisos, mao de obra precisa de formação. Armaduras MURFOR são caras,
    projectos de estabilidade mais caros, é preciso muito detalhe nas armaduras dos panos de alvenaria, plano a plano...falta de engenheiros com know how....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
  3.  # 3

    E vantagens nao ha nenhumas? Só desvantagens?
  4.  # 4

    Desde quando o método tradicional é mau....??!!

    Isto é tipo, querer fazer um arroz doce e teimar que pela bomby é que bom... É não pelo método tradicional.
  5.  # 5

    E onde é que eu disse que o metodo tradicional é mau? mas certamente algumas vantagens deve ter senao nao existia sequer...
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982E onde é que eu disse que o metodo tradicional é mau? mas certamente algumas vantagens deve ter senao nao existia sequer...
    .


    Vantagens alvenaria tradicional em relaçao a armado:

    Fica uma coisa em condiçoes e poupa uns bons €€€€€€€€.

    Vantagens armado em relaçao a tradicional:

    Pode vir o terramoto de 1755 que a casa nao cai
    Ah e pode pendurar coisas onde quiser
  7.  # 7

    Em relação ao preço acho que depende, por exemplo quem utiliza os tijolos termicos da Termoarcilla em estrutura convencionalacaba por gastar ainda mais!
    Talvez a alvenaria estrutural seja mais rapida se executar nao?
    Em relação ao comportamento termico tambem a parade tem um comportamento uniforme na sua totalidade, coisa que nao acontece na alvenaria convencional ou estou errado?
    Em relação a possivel surgimento de fissuras, tambem penso que a alvenaria estrutural seja melhor nesse sentido por a estrutura funcionar como um todo ou estou enganado?
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Por que motivo em portugal se constroi apenas usando o método tradicional?

    Os Portugueses podem ter muitos defeitos, mas não são burros, enquanto não aparecer uma solução melhor e mais barata do que a tradicional, não vão mudar a forma como fazem as casas.
    De vez em quando surgem por aqui uns iluminados a pensar que descobriram a pólvora, mas já outros pensaram nisso muito antes, e a maioria continua a construir da forma tradicional.
    Concordam com este comentário: jorgferr, JotaP
  9.  # 9

    Mas se reparar eu nunca disse que tinha descoberto a pólvora, apenas questionei sobre as vantagens e desvantagens por curiosidade tal como esta no titulo do topico bem claro!
    Quanto aos portugueses nao serem burros eu nunca o disse nem quis dar a entender isso, quanto ao continuar a fazer-se da forma tradicional em alguns casos pode simplesmente querer dizer que nao sabem nem querem fazer de outra forma, assim como pode querer dizer que ja compararam ambas as soluções e chegaram a conclusao que o metodo tradicional é melhor!

    Eu apenas coloquei essa questao porque em pequenas moradias de 1 ou 2 piso pelo menos emEspanha, França e Belgica é comum utilizar se esse tipo de alvenaria logo alguma vantagem deve existir.
  10.  # 10

    Colocado por: DR1982Mas se reparar eu nunca disse que tinha descoberto a pólvora

    A frase não era propriamente para si, mas para muitos que aqui aparecem com soluções alternativas. As soluções alternativas, regra geral são do conhecimento das pessoas ligadas à construção, e só não vingam, porque são mais caras. No dia em que aparecer uma solução mais económica, a construção tradicional, acaba.
    Quanto à alvenaria armada, eu já conheço há talvez cerca de 20 anos, e pareceu-me uma excelente solução, em portugal comercializava-se tudo o que era necessário e existiam técnicos habilitados para executar os projectos, mas não se vêem obras a ser executadas com essa solução, e a culpa só pode ser do preço.
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021os Portugueses não são burros,mas muitas modas da construção que hoje usam cá foram trazidas de fora.....e não são assim tão poucas!!

    e temos aí outra moda de fora....esse negocio da Passiv
    E ainda bem que assim é, infelizmente tenho é a ideia que ainda ha muita gente com medo de apostar em novas soluções o que faz com que essas mesmas soluções por vezes nao vinguem!
  12.  # 12

    Quanto a questao do preço eu ja coloquei essa questao em varios topicos, sera que as vezes as contas sao bem feitas aquando do inicio da construção ou assum-se à partida que é mais caro e nem se equaciona outras opções?

    Por exemplo quem utiliza os tijolos da Termoarcilla sera que nao compensa aproveitar o objetivo para que os tijolos sao destinados e construir em alvenaria estrutural?

    Mesmo construir em alvenaria estrutural com Ytong fica mais caro do que construir em alvenaria convencional, tijolos termicos, e etics?

    Quem constroi com bloco termico artebel por exemplo porque nao assume o sistema na integra e usa blocos pilar e blocos lintel para cofrar os pilares e vigas tal como o sistema foi pensado para ser feito?

    Ou seja, acho que vejo meios sistemas, meios metodos de construção, metodos misturados o que em algumas vezes resulta numa salganhada sem pes nem cabeça!
  13.  # 13

    O capoto etics ou como lhe quiserem chamar vingou.

    Que melhor pode ter que fazer um estrutura a 25 cm de espessura, usar blocos a 25 depois forrar tudo com esferovite?!

    Passando aos blocos de cofragem e pilar da Artbel.
    Em Portugal a dimensões mínima de um pilar é 20x20. Ora. Como quer usar um bloco de 20 ou 25 a fazer de cofragem se depois o pilar não tem dimensão mínima?
  14.  # 14

    Colocado por: callinas
    Passando aos blocos de cofragem e pilar da Artbel.
    Em Portugal a dimensões mínima de um pilar é 20x20. Ora. Como quer usar um bloco de 20 ou 25 a fazer de cofragem se depois o pilar não tem dimensão mínima?
    Ora a maior parte das pessoas que usam o bloco termico da artebel de 25x25, esse mesmo bloco faz um pilar de 20x20 onde esta a dificuldade?
  15.  # 15

    https://youtu.be/u_-zvX2o4Zk
    Para aqueles que usam o tijolo termico, construindo da forma exemplificada no video nao poupavam tempo e dinheiro?
  16.  # 16

    Colocado por: callinasDesde quando o método tradicional é mau....??!!

    Isto é tipo, querer fazer um arroz doce e teimar que pela bomby é que bom... É não pelo método tradicional.


    Mas a mousse na bimby fica danada de boa e não leva nada de diferente :D
    •  
      damned
    • 21 maio 2017 editado

     # 17

    Colocado por: DR1982E ainda bem que assim é, infelizmente tenho é a ideia que ainda ha muita gente com medo de apostar em novas soluções o que faz com que essas mesmas soluções por vezes nao vinguem!


    É bom e não é... algumas dessas importações são absolutamente necessárias em países nórdicos, com Invernos rigorosos onde nem janelas se pode abrir, nos somos um país mediterrâneo... com um clima a condizer.

    Devemos evoluir e certamente aproveitar o melhor que tivermos a aproveitar, mas as coisas devem ser vistas perante a nossa realidade, a questão da ventilação por ex estamos a caminhar para uma situação onde quanto tal é obrigatório termos isso em casa(VMC), quando essa ventilação pode ser garantida (mesmo sem intervenção humana) de outras formas e essas formas também estão presentes nesses países onde se calhar até já estão a tentar fugir de sistemas "complexos", mas aqui por algum motivo estamos a ir logo para o exagero de sistemas bastante onerosos e com manutenção regular a acompanhar...

    Esse dinheirinho canalizado para outro sitio ou simplesmente para não pedir tanto ao banco seria bem melhor gasto, mas.... como sempre... cada um sabe de si, isto é uma opinião pessoal que um DO como muitos outros tem para si e para a sua vivência espectável.

    O LFS também é bom, mas há malta que o quer porque sim e não porque lhe dá vantagem, alias, até tem vindo a ser desvantagem para muitos e temos casos concretos aqui no fórum.

    Tudo tem o seu lugar, tem é de ser bem avaliado, se "queremos tudo" sem razão, acabamos é por não ter nada a não ser uma consumição!

    Muito do tradicional ainda bate aos pontos qualquer moda que aí anda, tem é de ser bem executado em condições como sempre. Basta ver casa feitas em pedra.. Quem dera a muitos!
    Concordam com este comentário: TZW
  17.  # 18

    Claro que aquando do meu comentario referia-me a importar o que é bom, e o que se adapta as necessidades de portugal, claro que ha muitas coisas que nao interessam a portugal e nao vamos importar a ideia so porque sim...
    A meu ver só se ganhava em simplificar o metodo de construção, o que vejo mais, até cá pelo forum é repetir sistemas, estrutura convencional com tijolos estruturais, ETICS e ITICS na mesma casa, parede dupla com isolamento em caixa de ar e ETICS, etc etc
    Vendo o video que coloquei é facil perceber que é possivel construir a "brincar"...
    •  
      damned
    • 22 maio 2017 editado

     # 19

    Desconfio que a Alvenaria armada cá no burgo lhe ia sair mais caro que fazer tudo em Betão.... e sem mão de obra experiente o mais certo era dar cagada.

    E se quer simples o betão é simples :), se não inventar é cofra-descofra e tá pronto, mais coisa menos coisa.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  18.  # 20

    Colocado por: damnedDesconfio que a Alvenaria armada cá no burgo lhe ia sair mais caro que fazer tudo em Betão.... e sem mão de obra experiente o mais certo era dar cagada.

    Viu o link do video que eu coloquei?
 
0.0213 seg. NEW