Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: RESIDENT_EVIL...concordo que a auto construção seja uma boa ideia, além de substancialmente mais barata, desde que haja responsabilidade por parte dos intervenientes.
    Colocado por: jpdNão existe dúvida que que a auto-construção é a melhor solução, para quem tem conhecimentos no ramo e está disposto a perder algum tempo.
    Obiamente é necessário um alvará, um técnico responsável e um técnico de HST, o que particularmente no primeiro caso pode ser um problema.
    o fazer em auto-construção além das inegáveis vantagens: Preço, alterações, flexibilidade.
    Garantia ? Claro que existem garantias para cada uma das especialidades e de quem o executa. Um garantia geral, para quê ? O que se poupa dá para "muita garantia".
    Essa expressão «auto-construção" faz-me recuar aos tempos do PREC. Foi uma maneira de dar tecto, uma pequena casinha com condições mínimas, a muitos que viviam em caixotes muito precários. Para aquilo que se construía (casas térreas, com pequena área), os requisitos de qualidade de construção e de segurança durante a obra podiam ser mínimos. A construção era executada pelos próprios, com orientação de técnicos, e o apoio de autoridades que forneciam alguns materiais.

    Aquilo que os participantes aqui em cima denominam por "auto-construção" hoje em dia, suponho que seja "construção por administração directa".

    Pelo que ficou acima escrito por alguns participantes neste Fórum que apoiam a «auto-construção» (isto é, a construção por administração directa), esta deveria estar reservada a pessoas com experiência no ramo e que não tenham mais nada que fazer.
  2.  # 22

    Ao contrário do que se possa pensar do que atrás escrevi não aconselho a auto construção a ninguem, no meu caso juntaram-se vários factores que me permitiram fazer uma mistura de auto contrução e administração directa, tinha tempo, tinha engenheiro civil e de HST, que acompanharam o projecto desde o inicio, e familiares com muita experi^ncia de contrução, e assim tenho uma casa como quero, com pormenores de construção incriveis que no final nem se veem, mas que fazem toda a diferença no que tem a ver com o conforto que uma casa deve dar a quem nela habita.
  3.  # 23

    Mas pode-se bem verificar que toda a gente que anda a fazer ou acaba de fazer casa é mestrado em engenharia e tem um tio/vizinho/primo/conhecido que lhe tira os materiais directamente da fábrica abaixo do preço de custo e ainda com um desconto de 70%. ;)
    •  
      FD
    • 12 junho 2009

     # 24

    Só um pequeno apontamento.

    A garantia dada seja por quem for não é garantia de nada. Nas grandes empresas, a garantia não passa de um seguro. Sim, um seguro.
    Por cada aparelho fabricado destina-se uma percentagem (devidamente calculada) do valor de venda para um fundo. Esse fundo cresce e com o dinheiro do mesmo, cria-se e mantém-se uma rede de assistência técnica. Com esse mesmo dinheiro pagam-se as reparações e as peças. Ou seja, a empresa na prática não dá garantia de nada, quem paga a garantia somos nós quando compramos o produto, da mesma forma como fazemos com um seguro automóvel, de vida, etc.

    Com a construção, seja ela por administração directa ou não, deveria-se fazer o mesmo: destinar uma percentagem do valor gasto para a resolução de problemas/defeitos. Dessa forma, nunca haveria necessidade de "fugir" à garantia por falta de capacidade financeira...
    Se vão construir por administração directa, aconselho que façam o mesmo: destinem parte do orçamento para resolução dos problemas e desse modo nunca (talvez...) serão apanhados desprevenidos.
    • Jonh
    • 12 junho 2009

     # 25

    Se tiverem uma avaria no automóvel e souberem repara-lo, vão mete-lo numa oficina e pagar um balurdio?

    Reparam-no, poupam uns cobres (bons) e ficam servidos!
    Se ele voltar a avariar, é obvio que a responsabilidade é vossa.

    Por outro lado, se o meterem na oficina e ele voltar a avariar, lá terão que ir accionar a garantia da reparação....isto é, se a oficina não tiver fechado/falido ou se eles lá não começarem a inventar mil desculpas sobre a causa não ser devido à intervenção deles etc etc...

    Em ambas as hipoteses existem prós e contras, cabe a cada um escolher, e normalmente quem não tem tantas dificuldades pede para fazer, já o outro pessoal com menos capacidade financeira faz as suas proprias coisas.

    Compreendo os dois casos bem como as argumentações de ambas as partes, mas eu, sou dos que fazem as coisas por si!

    Abraço a todos!
  4.  # 26

    Nas obras publicas as empresas têm que apresentar uma garantia bancária que fica em vigor até ao término da garantia, senão estou em erro no valor de 10% da obra.
    • Jonh
    • 12 junho 2009

     # 27

    Colocado por: rjmsilvaNas obras publicas as empresas têm que apresentar uma garantia bancária que fica em vigor até ao término da garantia, senão estou em erro no valor de 10% da obra.


    5% sobre o valor da adjudicação, que apenas podem receber na data de recepção definitiva da obra, ou entao antecipadamente mediante apresentação de garantia bancária.
  5.  # 28

    Colocado por: Jonh5% sobre o valor da adjudicação, que apenas podem receber na data de recepção definitiva da obra, ou entao antecipadamente mediante apresentação de garantia bancária.

    São sempre substituídas por garantias bancárias
  6.  # 29

    Obrigado pela correcção, se implementassem uma coisa destas nas obras particulares, havia muito artista a mudar de profissão...
  7.  # 30

    Colocado por: rjmsilvaObrigado pela correcção, se implementassem uma coisa destas nas obras particulares, havia muito artista a mudar de profissão...

    Não implementam porque os donos de obra não o exigem, porque se quiserem meter isso no contracto, qual é o problema? Se fosse eu a fazer uma moradia, exigia-o nem que tivesse de pagar os custos da garantia bancária. Veja neste tópico o ponto 10.

    A questão é que isto exige um contracto legal, com pagamentos de iVA, e os donos de obra não o querem, por isso....
  8.  # 31

    Colocado por: rjmsilvaObrigado pela correcção, se implementassem uma coisa destas nas obras particulares, havia muito artista a mudar de profissão...
    Talvez não.
    Muitas dessas pequenas obras é que passariam a ficar não 5, mas 25% ou 30% mais caras - porque os donos de obra teriam de pagar não só essa garantia, como o facto de apenas fazerem contratos com empresas com alvará, com os seguros todos em dia, com pessoal legal (imigrantes incluídos) e a pagar todos os encargos sociais, e tudo facturadinho a preceito com os IVAs todinhos, etc.
 
0.0183 seg. NEW