Iniciar sessão ou registar-se
    • Jmrp
    • 10 junho 2009

     # 1

    Boas.

    Já algum tempo que acompanho o forum. Que em alguns aspecto já me elucidou sobre várias questões relacionadas com a "ardua" tarefa de construir, ou tentar construir. uma casa própria.

    Neste momento estou no "calvário" de analisar "N" orçamentos, com variações extremas de 50.000 € ( é obra, eu sei)
    No entanto no meio do caos, dos numeros, surge um proposta onde só é apresentado um valor global de mão de obra.
    (juntamente com outra chave na mão, originária do mesmo empreiteiro)

    Ou seja o custo de mão de obra necessária à realização de todos trabalhos "previstos" é de 90000€ + IVA

    Tendo em consideração:

    que se trata de uma construção com cerca de 300 m2 (construção)
    que o valor inclui a execução dos muros exteriores (o lote tem cerca de 500m2)
    não contempla a mão de obra para os capitulos de ( caixilharia, madeiras e montagem de cozinha)
    a construção a ser realizada no litoral alentejano

    Alguem tem conhecimento sobre o preço corrente da mão de obra nesta zona?
    Por norma o valor da mão de obra ronda 50% do valor total da construção?

    Desde já obrigado pela atenção que venha a ser prestada
  1.  # 2

    já agora de quanto é o orçamento minimo e maximo que lhe estão a fazer, isto se puder dizer
    na minha opinião é contratar o serviço de empreitada todo.
  2.  # 3

    O conselho que lhe posso dar é se você me responder como você é... ou seja se for uma pessoa muito paciente, com bons conhecimentos no ramo, muito tempo dísponivel e com boa capacidade de negociação, então opte pela opção de somente contratar a mão de obra.

    Se não tiver nenhum das caracteristicas acima apontadas, então esqueça... e opte pela solução chave na mão.

    Se fica mais ou caro ou não.... não faço a minima ideia...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmrp
  3.  # 4

    Existem várias discussões sobre esse assunto, fica aqui os links:

    https://forumdacasa.com/discussion/2453/plano-de-pagamentos-como-pagar-ao-empreiteiro/ (explica como se processa os pagamentos das várias fases)

    https://forumdacasa.com/discussion/2856/orcamento-moradia-unifamiliar-c-mapa-de-quantidades/ (tem orçamentos de moradias tipo)

    https://forumdacasa.com/discussion/1287/execucao-de-obra-chave-na-mao/#Item_7 (sobre a chave na mão tem um optima explicação do Amigo Paulo Correia)

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmrp
    • Jmrp
    • 10 junho 2009

     # 5

    Caro Fernando Gabriel, os valores apresentados são, em extremos, de 1750.000€ até 227.000€
    • Jmrp
    • 10 junho 2009

     # 6

    Obrigado, pela sua disponibilidade.

    São sem dúvidas cacacteristicas que devem constar no perfil de quem quer avançar numa "aventura" de fazer uma adimistração directa.
    • Jmrp
    • 10 junho 2009

     # 7

    Obrigado. irei dar uma olhadela
  4.  # 8

    iniciei a construção da minha casa em outubro, pedi varios orçamentos chave na mão, os valores variaram entre os 175.000€ e os 240.000€, optei por uma espécie de auto construção, o meu sogro acompanhou a construção, comprei todos os materiais e contractei a mão de obra.
    estou nos acabamentos, a casa foi contruida com materiais muito superiores ao que eram sugeridos pelos empreiteiros nos orçamentos, e penso gastar 165.000€, a casa tem 295 m2.
    Ressalvo que toda a obra foi acompanhada pelo meu sogro um mestre na arte do saber consstruir uma habitação, arranjei um alvará e trabalhei muito na casa, mas compensou, se tivesse entregue a construção a um empreiteiro, e para ter a mesma qualidade de construção nem os 250.000€ chegavam.
  5.  # 9

    Se considerar que o muito que trabalhou na casa, mais o seu sogro não tem valor, então pode dizer que poupou dinheiro...
  6.  # 10

    E se tiver um problema a nivel da construção quem lhe vai dar as garantias, o seu sogro?
    • Jmrp
    • 10 junho 2009

     # 11

    Nesse caso,e em última instância, a responsabilidade é de quem forneceu o alvará. Devido que perante a autarquia a obra
    foi executada, e acompanhada, pelo detentor do referido titulo.
  7.  # 12

    E de quem é o Alvará, de alguem que trabalhou na obra?
  8.  # 13

    Colocado por: vasco tomeE se tiver um problema a nivel da construção quem lhe vai dar as garantias, o seu sogro?

    estou com o vasco tome
    o problema nestes casos é mesmo esse...
  9.  # 14

    Boas

    ... optei por uma espécie de auto construção, o meu sogro acompanhou a construção, comprei todos os materiais e contractei a mão de obra ...
    ... arranjei um alvará ...
    ... se tivesse entregue a construção a um empreiteiro, e para ter a mesma qualidade de construção nem os 250.000€ chegavam.

    Caro Alfaiate, fico satisfeito por saber que a sua obra já está na fase de acabamentos e tudo corre pelo melhor e ainda por cima mais barato( é triste que haja empreiteiros que ainda pensem no lucro sem se preocuparem com aqueles que querem simplesmente gastar uns cobres para terem um tecto).
    Fico ainda mais satisfeito por ver que tudo correu sobre rodas, nenhum trabalhador caiu de um andaime ou levou com um tijolo na cabeça e assim não vai ter de andar a correr para os tribunais a discutir indemnizações nem a aturar os inspectores de qualquer coisa ou os fiscais não sei das quantas que aparecem sempre nestas ocasiões como se um homem não tivesse mais com que se preocupar (devem estar feitos com os empreiteiros, só pensam em sacar o guito ao pessoal).
    Felizmente ainda há gente boa, e esse empreiteiro que lhe cedeu o alvará é mesmo de categoria: cede o alvará para uma obra que não vai fazer mesmo sabendo que, perante a lei, pode ser responsabilizado por eventuais problemas na construção. Se estivesse no seu lugar era capaz de perder a cabeça e pagava um jantar ao homem (mas isto sou eu e já a minha mulher passa a vida a dizer que sou um mãos largas e que deve ser por isso que nunca mais fazemos a nossa casinha).
    Pensando bem, também convidava aquele senhor simpático que fez (?) a direcção técnica da obra sem perceber (?) bem como a coisa marchava: é que ele ainda vai ser preciso para preencher o livro de obra e escrever aquele arrazoado de que eles gostam e que ninguém percebe.
    E, claro, levava também o meu sogro.

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 15

    Boas,

    Já que estou precisamente na fase de recolher orçamentos posso afirmar que no nosso caso estou a chegar a conclusão que fica mais barato controlar a fase de acabamentos do que entregar chave na mão. O seja, tenho um orçamento para chave na mão e tenho um orçamento so para levantar a casa (pronta para fechar) e somando o valor total dos acabamentos consigo cumprir o nosso limite com materiais superiores aos materiais incluidos no orçamento chave na mão. Vamos seguir com esta opção, queiro que conseguimos controlar melhor a qualidade de materiais e controlar melhor os custos. Pessoalmente é uma opção melhor do que administração propia durante a obra toda....mas cada caso é um caso!!!
  11.  # 16

    Para responder a alguns senhores estou consciente dos risco que corri, em obra cumpri com praticamente todos os requisitos de segurança previstos na actual legislação, na construção não há problemas, não se poupou em ferro betão areia etc, a obra foi acompanhada pelo engenheiro civil, ressponsável técnico pela obra, assim como por uma eng. HST, posso garantir que se fosse entregue a muitos empreiteiros, muita da legislação, onde estão as regras para a construção ficaria por cumprir, GARANTIA, não brinquem.
    Sei o que tenho na casa, sei como foi construida, ao contrário o meu vizinho não a viu construir, está a fazer 5 anos que a comprou, tem infiltrações de agua no telhado, fissuras na zona dos pilares etc, aposto que aquela casa não tem as sapatas de sustentação que o engenheiro(a quem vou pagar o almoço) calculou para a minha casa, uma vez que o terreno é arenoso. E o CONSTRUTOR está a onde, pois o meu vizinho vai fazer obras, depois TRIBUNAL, e 1 dia talvez veja o dinheiro.
    • jpd
    • 11 junho 2009

     # 17

    Olá a todos

    Parece que a velha discussão e desinformação voltaram.
    Não existe dúvida que que a auto-construção é a melhor solução, para quem tem conhecimentos no ramo e está disposto a perder algum tempo.
    Obiamente é necessário um alvará, um técnico responsável e um técnico de HST, o que particularmente no primeiro caso pode ser um problema.
    o fazer em auto-construção além das inegáveis vantagens: Preço, alterações, flexibilidade.
    Garantia ? Claro que existem garantias para cada uma das especialidades e de quem o executa. Um garantia geral, para quê ? O que se poupa dá para "muita garantia" .
    Obviamente que a segurança é uma grande preocupação. Claro que cada vez que existe algo que não gosto, uns dias depois, o técnico de HST está lá caído.
    Preços dos materiais: Obviamente que bons contactos ajudam, porque nas quatidades não existe nada a fazer.
  12.  # 18

    Desculpem a minha ousadia em estar a foice em seara alheia, mas quando se fala em garantia, eu creio ser muito dificil a assegurar-mos quando temos N de empresas/entidades em obra.... pois na maior parte das vezes quando temos só 1 é já o Deus nos acuda... (aqui é só fazer uma pesquisa pelo fórum e o que não falta, infelizmente, é situações destas)

    Um exemplo parvo que vou dar... imagine que numa determinada parede, depois de por exemplo ter passado um ano, lhe aparece um amarelado na parede ou mesmo humidade, qq coisa do genero... quem é que você vai pedir responsabilidades???

    1. Pintor
    2. Estucador
    3. Mestre que lhe fez o pano da alvenaria e o reboco (se for projectado secalhar já vem outro "artista")
    4. Ou até o canalizador

    Ou seja vai ter que chamar estes 4 artistas? E entre eles é que vão ver consigo qual a origem do problema e quem é que vai acarretar com as responsabilidades?

    O exemplo que eu dei é um exemplo extremo, mas que pode perfeitamente acontecer...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • jpd
    • 11 junho 2009

     # 19

    Colocado por: afsantosDesculpem a minha ousadia em estar a foice em seara alheia, mas quando se fala em garantia, eu creio ser muito dificil a assegurar-mos quando temos N de empresas/entidades em obra.... pois na maior parte das vezes quando temos só 1 é já o Deus nos acuda... (aqui é só fazer uma pesquisa pelo fórum e o que não falta, infelizmente, é situações destas)

    Um exemplo parvo que vou dar... imagine que numa determinada parede, depois de por exemplo ter passado um ano, lhe aparece um amarelado na parede ou mesmo humidade, qq coisa do genero... quem é que você vai pedir responsabilidades???

    1. Pintor
    2. Estucador
    3. Mestre que lhe fez o pano da alvenaria e o reboco (se for projectado secalhar já vem outro "artista")
    4. Ou até o canalizador

    Ou seja vai ter que chamar estes 4 artistas? E entre eles é que vão ver consigo qual a origem do problema e quem é que vai acarretar com as responsabilidades?

    O exemplo que eu dei é um exemplo extremo, mas que pode perfeitamente acontecer...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/


    Então ainda lhe vou dar um exemplo mais parvo, mas real, para uma situação dessas que aconteceu há alguns anos no meu apartamento.

    O construtor dizia que era humidade interior e não era exterior. É claro que me chateei menos colocando silicone nas juntas das cantarias , do que estar a discutir quem é que tinha aparecido primeiro: o ovo ou a galinha.
    Aspecto muito importante é quem executa. Obviamente que quem escolhe quem executa cada uma das tarefas tem maior controlo sobre a qualidade de cada uma das tarefas das especialidades.
  13.  # 20

    Boa noite.
    Antes de mais, queria saudar todos os participantes neste fórum muito útil para quem anda nestas lides...
    Relativamente a casos de aventuras e desventuras com construtores, os meus pais também fizeram um aumento considerável à sua habitação. O empreiteiro estava devidamente credenciado aquando das referidas obras. Entretanto faliu, e encontra-se em parte incerta. Se eventualmente houver algum problema com a construção? São por demais evidentes casos deste género, bem como problemas com casas feitas por construtores credenciados.
    Posto isto, concordo que a auto construção seja uma boa ideia, além de substancialmente mais barata, desde que haja responsabilidade por parte dos intervenientes.
 
0.0226 seg. NEW