Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a comprar o meu primeiro apartamento e como novata estou cheia de dúvidas. O apartamento que quero comprar foi avaliado num valor inferior ao valor que o construtor tem para venda. Isto costuma acontecer? O que significa? Podem ajudar?

    Muito obrigada!
  2.  # 2

    Colocado por: Susana VieiraBoa noite,

    Estou a comprar o meu primeiro apartamento e como novata estou cheia de dúvidas. O apartamento que quero comprar foi avaliado num valor inferior ao valor que o construtor tem para venda. Isto costuma acontecer? O que significa? Podem ajudar?

    Muito obrigada!
    Olá, por norma não costuma acontecer! A diferença que pode fazer é se for pedir empréstimo para a compra do apartamento!

    Imagine por exemplo que o apartamento custa 150 mil e foi avaliado por 125 e que o banco só empresta 80% desse valor... ou seja 100 mil... se fosse avaliado por 150 emprestavam-lhe 120 mil.
  3.  # 3

    É apropriado pedir uma segunda avaliação, uma vez que quando foram avaliar o apartamento não estava finalizado?

    Obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: Susana VieiraÉ apropriado pedir uma segunda avaliação, uma vez que quando foram avaliar o apartamento não estava finalizado?

    Obrigada


    Pode fazer sentido dependendo do que foi feito entretanto, os avaliadores avaliam o apartamento como ele está naquele momento, e não como vai estar futuramente.

    Mas mesmo assim não tem garantia que vá conseguir a avaliação que quer.

    Quando a avaliação foi feita faltava acabar muita coisa ou eram só pequenas coisas aqui e ali?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana Vieira, Pedro.90
  5.  # 5

    Porque é que fizeram uma avaliação sem o apartamento estar terminado?
  6.  # 6

    Colocado por: PicaretaPorque é que fizeram uma avaliação sem o apartamento estar terminado?


    boa questão, se calhar a Susana está a comprar um apartamento que está ainda a ser construído. Nesse contexto é natural que o avaliação seja menor, já que existe associado o risco do prédio não ser concluído (digo eu)

    acredito que pedindo uma avaliação, já com as obras concluídas que o valor da avaliação seja superior.

    mas nestas situação o vendedor, não pode tb pedir o mesmo valor pelo apartamento, que pediria se as obras estivessem construídas.
  7.  # 7

    Colocado por: Susana VieiraIsto costuma acontecer?

    Especulação imobiliária?
    Muitas vezes.
  8.  # 8

    também pode acontecer caso o banco nao esteja intereessado no emprestimo... desta forma não precisa de rejeitar o cliente pois com base na avaliação o cliente é que nao tem capital para cobrir o que falta.

    Pois ao baixar a avaliação o valor a contratar baixa e o potencial cliente ou cobre a diferença ou parte para outro banco
  9.  # 9

    Já ouvi dizer casos de o perito avaliar por 200k e envia a avaliação ao banco.
    O banco por não estar interessado em conceder o crédito diz ao potencial comprador que o perito só avaliou o imóvem em 150k.

    Não sei se isto acontece mesmo ou não.
  10.  # 10

    Colocado por: marcoaraujoJá ouvi dizer casos de o perito avaliar por 200k e envia a avaliação ao banco.
    O banco por não estar interessado em conceder o crédito diz ao potencial comprador que o perito só avaliou o imóvem em 150k.

    Não sei se isto acontece mesmo ou não.


    Se pagaste a avaliação, tens direito a um relatorio da avaliação feita :)
  11.  # 11

    Não sabia disso. Quando fiz o meu crédito nunca me deram esse tal relatório.
  12.  # 12

    A mim aconteceu-me o mesmo! 1 - avaliação mais baixa que o valor da casa | 2 - avaliação antes de tempo

    Quanto ao primeiro ponto, pedi o relatório de avaliação ao banco que gerou logo à partida algum desconforto, identifiquei erros, argumentei e fiz uma exposição... resultado, passado 15 dias tinha o valor subido 10 mil euros, tal e qual o valor de aquisição.

    Quanto ao segundo ponto, a casa foi avaliada cedo demais porque como queria andar com o processo do crédito para a frente (para nada obstar à compra), fiz avançar o processo e quando pedi para aprovarem o crédito o gestor de conta (sem minha autorização) enviou o avaliador ao local. Obviamente que o gestor não percebeu que a casa ainda estava em acabamentos e, por isso, tive de pagar nova vistoria....! Não refutei a vistoria porque no meio de tanta asneirada e complicação, concentrei-me no valor da avaliação, foram mais 150€ para o banco...
  13.  # 13

    Ah... a nova avaliação (vistoria) não altera o valor da avaliação inicial a não ser que refute esse facto..., a vistoria apenas conclui que o valor dado na avaliação inicial e a percentagem de acabamento estão completos!
  14.  # 14

    Quanto à "especulação" que muitos falam... nada tem a ver....! Um apartamento na Foz do Porto se for avaliado ao "custo de construção" certamente terá um valor muito inferior ao seu justo valor que, a bem dizer, é o valor que alguém num mercado livre está disposto a pagar pelo mesmo. Para mim o valor de avaliação deveria ser o "justo valor", no entanto é mais fácil multiplicar os m2 por um custo de construção...
  15.  # 15

    No meu caso, a casa está em acabamentos. Penso que vou pedir nova avaliação quando estiver terminada. Tenho em ideia que a avaliação deve concordar com o valor da escritura (pelo menos). caso não aconteça é sensato confrontar o construtor com esta questão e pedir para descer o valor da escritura conforme o valor da avaliação?

    Obrigada pela ajuda! :)
  16.  # 16

    Susana,

    Pode pedir ao empreiteiro um desconto, mas não com base nisso, o mercado e as margens dele é que vão ditar se ele pode ou não baixar o preço, já viu o que era os promotores andarem a construir e depois terem de baixar o preço para as avaliações dos outros?

    Afinal quem fez essa avaliação? foi o banco? Se sim de certeza que avaliaram o que estava feito, não se vão atravessar a avaliar algo que não está lá, voces podiam at
    e nem acabar a casa ou não acabar conforme dizem que o vão fazer.

    Boa sorte
    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
  17.  # 17

    Nuno, permita-me discordar. A avaliação da minha casa foi feita inacabada com projeção de preço final, ou seja, dizia algo do género:

    Preço atual (85%) 125.000€
    Preço de Venda imediata 115.000€
    Preço total após conclusão 147.000€

    Assim sendo, a avaliação indica já o valor final, no entanto, só após vistoria final validam esse valor! Para alterar o método de avaliação só pedindo o relatório e refutando o que acha que está incorreto.... caso não diga nada aquando na nova vistoria só irá validar o "preço total após conclusão".

    Foi assim que aconteceu comigo...


    Susana, o valor de compra não tem de coincidir nem pouco mais ou menos com o valor da avaliação. O vendedor vende pelo valor que quer e você aceita ou não! O valor da avaliação do banco (empresa independente) muitas vezes pode ter muita subjetividade, interesses da banca e etc... No entanto, não deixa de ser uma boa oportunidade para tentar baixar um pouco mais o valor da casa, mas nada obriga o vendedor a baixar...
  18.  # 18

    Muito obrigada pela ajuda e pelos comentários!
 
0.0228 seg. NEW