Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

    Colocado por: joedualmar

    Pedro, o shelly tem alcance suficiente se for instalado numa tomada dentro de um armário da cozinha por exemplo? Obrigado


    A partida sim, mas depende do sinal/distancia/materiais entre o local e o router. Se o router/ponto de wifi estiver distante com muitas paredes, pode nao conseguir, mas nada que um wifi extender ou powerline wifi por perto nao resolva.
  2.  # 502

    aó tem uma meia parede...
  3.  # 503

    Colocado por: joedualmar

    Pedro, o shelly tem alcance suficiente se for instalado numa tomada dentro de um armário da cozinha por exemplo? Obrigado


    Se vai usar um Shelly numa tomada, certifique-se de que aguenta a potência que o dispositivo que lá ligar exige.
    Estes controladores são bons para controlar iluminação... tenho dúvidas de que seja fiável para suportar corrente elevada.
  4.  # 504

    Colocado por: Nortenho

    Se vai usar um Shelly numa tomada, certifique-se de que aguenta a potência que o dispositivo que lá ligar exige.
    Estes controladores são bons para controlar iluminação... tenho dúvidas de que seja fiável para suportar corrente elevada.


    Tenho há quase 12 meses um shelly plug num termoacumulador (1.5KW) e outro num aquecedor a óleo (1.25KW) e ate agora nunca deram problemas.
    Obviamente convém é ter esses cuidado se se usar o shelly 1 ou 2.5 numa tomada.
  5.  # 505

    Colocado por: rui.fern

    Tenho há quase 12 meses um shelly plug num termoacumulador (1.5KW) e outro num aquecedor a óleo (1.25KW) e ate agora nunca deram problemas.
    Obviamente convém é ter esses cuidado se se usar o shelly 1 ou 2.5 numa tomada.


    Se for para comutar um forno ou placa ou similar, convém pensar em usar um contactor e o melhor é a instalação ser feita por um electricista.
    Concordam com este comentário: Ghelder
  6.  # 506

    Os dispositivos dizem bem a que amperagem máxima podem ser submetidos, não há muito para inventar, é ler e ver se dá, tanto para shelly, sonoff, xiaomi... etc e tal
    Concordam com este comentário: rui.fern
  7.  # 507

    Colocado por: TicMic

    Foi simples de instalar?


    Super simples. Vem com instruções detalhadas e tudo o que é preciso, menos a chave de parafusos :-) Só tenho pena de não poder especificar uma percentagem de abertura ou fecho (a não ser que conte o tempo aproximado em modo de operação manual), mas de resto foi uma solução barata e sem problemas. Posso fechar tudo ou uma a uma de onde quer que esteja, dá para programar horas de abertura e fecho e até abrem e fecham de acordo com as condições atmosféricas (previstas, claro está. Não tem nenhum detector de chuva ou sol).
    Recomendo pelo preço e facilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  8.  # 508

    Colocado por: pcspinheiroSó tenho pena de não poder especificar uma percentagem de abertura ou fecho (a não ser que conte o tempo aproximado em modo de operação manual)

    A percentagem tem a ver com o tempo de abertura/fecho e não com o que o utilizador acha que é 20/50/70%, é mesmo assim.
  9.  # 509

    Sim, eu desconfio que sim. Mas a app não tem essa opção, por isso não dá. A não ser que esteja escondida... Estou a usar a app smart life, mas penso ser igual no google home, onde também não encontro maneira de abrir ou fechar parcialmente.
  10.  # 510

    Colocado por: pcspinheiroa não ser que conte o tempo aproximado em modo de operação manual

    Como tinhas escrito isto, tinha ficado com a ideia que dava para introduzires esse parâmetro na APP
  11.  # 511

    Não, queria dizer contar o tempo "de cabeça" ao operar as persianas com os botões da app. Automaticamente, que saiba, não dá...
  12.  # 512

    Eu instalei neste fim de semana cinco Shellys 2.5 para controlar umas persianas eléctricas já existentes da minha casa.

    Como tenho WIFI pela casa toda, aproveitei e programei horários para abrirem e fecharem a horas pré-definidas e os botões já existentes continuam a funcionar como dantes...

    Depois de tudo configurado individualmente criei dois grupos de persianas: Quartos e Casa. Assim posso controlar de uma vez só os quartos ou todas ao mesmo tempo. No fim dei acesso à Google Home para controlar os equipamentos por voz caso seja necessário.

    Colocado por: pcspinheiroNão, queria dizer contar o tempo "de cabeça" ao operar as persianas com os botões da app. Automaticamente, que saiba, não dá...


    O modo de %, depois de calibrado, é calculado com o tempo de a mesma demora a descer e nas minhas por norma 1/4 aberto corresponde a entre 34 a 38%. Mas a percentagem é algo subjectivo, porque depois de estar calibrado é só anotar a % que agrada tanto pela APP como agendamento das pré-programações. Para teres acesso à barra da intensidade tens que ir às opções/calibração e permitir ao Shelly fazer uma calibração (Sobe e desce a persiana 2 vezes para memorizar o fim e o inicio do ciclo - e na segunda descida vai fazendo pequenas pausas nos 25%, 50%, 75%).

    A única coisa que tenho receio é que a persiana da sala possa estar programada para fechar sozinha e estar gente na varanda... daí ainda não ter programado fecho automático. (Se calhar ultrapasso este problema adicionando duas programações: A primeira desce 50% e a segunda desce o restante 2 minutos depois. Se adormecer na varanda nas horas de ela fechar é que é azar lolol - Nota ao próprio: avisar a empregada de limpeza para não ficar fechada na varanda do meu quarto sem querer.)


    Nota de tótó: Abrir as persianas quando o sol nasce no verão é por volta das 6:15 da manhã... lá alterei para horário fixo lol

    Colocado por: pcspinheiroPosso fechar tudo ou uma a uma de onde quer que esteja, dá para programar horas de abertura e fecho e até abrem e fecham de acordo com as condições atmosféricas (previstas, claro está. Não tem nenhum detector de chuva ou sol).


    Acho que essa parte só é possível através do IFTTT (If This Than That) já que estes possuem gatilhos para as condições climatéricas e recorrendo ao Webhooks (dentro do IFTTT) para activar as acções do Shelly. Da minha pequena pesquisa vi que dá para fechar/abrir as persianas se a temperatura prevista na área geográfica que definida passar dos X. Estes gatilhos para abrir ou fechar podem ser outros como o índice UV, nível de humidade, velocidade do vento, ou se as condições Meteorológicas passarem a chuva/neve/nublado/ensolarado.

    O único inconveniente parece que só dá para escolher um gatilho... (mas já não é mau de todo).
    • zed
    • 21 julho 2020

     # 513

    Se meter um componente local a gerir isso deixa de ter essa última limitação. Ainda há pouco tive de fazer umas modificações porque embora a previsão seja de 30 graus está nublado e não interessava ter os estores semicerrados (recebi queixas!).

    Mas dá mais trabalho a configurar.
  13.  # 514

    Essa ideia de fechar primeiro até cerca de metade e 2 minutos depois fechar o resto parece-me interessante.
    Eu tenho as minhas persianas todas a fechar uns 20 minutos após o por do sol e há sempre a probabilidade de ficar fechado fora da casa :).
    Se tiver o telemóvel por perto, menos mal, senão tenho de berrar para dentro de casa para o Google Home Mini eventualmente ouvir e abrir uma persiana para entrar :).
    •  
      nunos7
    • 22 julho 2020 editado

     # 515

    Colocado por: Nortenhoabrir uma persiana para entrar :).

    Entra pelas janelas???? :D :D :D
  14.  # 516

    boas, talvez o tópico não seja adequado mas... o shelly dá para aplicar numa tomada (máquina lavar loiça), a mim parece-me que é sempre necessário carregar no start da máquina, ou há outra solução? obrigado
  15.  # 517

    Colocado por: joedualmarboas, talvez o tópico não seja adequado mas... o shelly dá para aplicar numa tomada (máquina lavar loiça), a mim parece-me que é sempre necessário carregar no start da máquina, ou há outra solução? obrigado

    Essa questão de carregar no start só para algumas máquinas.
    Se a tua for das que precisa de carregar no start não conseguea fazer com o shelly, há máquinas que fazem "resume" do programa onde estavam.. por exemplo, metes o programa, das ao start, desligas com o shelly e passado X horas ligas com o shelly e ela lava.
    Mas a maioria das máquinas agora têm programação por horas.
    Concordam com este comentário: zed
  16.  # 518

    sim a minha é assim, antes tinha um relógio e antes de ligar o relógio tinha que carregar no start e ligava o relogio e chegava à hora e lavava, neste caso com o shelly teria que fazer o mesmo... conforme disse rjmpires

    "Se a tua for das que precisa de carregar no start não conseguea fazer com o shelly, há máquinas que fazem "resume" do programa onde estavam.. por exemplo, metes o programa, das ao start, desligas com o shelly e passado X horas ligas com o shelly e ela lava."
  17.  # 519

    Colocado por: NortenhoEssa ideia de fechar primeiro até cerca de metade e 2 minutos depois fechar o resto parece-me interessante.
    Eu tenho as minhas persianas todas a fechar uns 20 minutos após o por do sol e há sempre a probabilidade de ficar fechado fora da casa :).
    Se tiver o telemóvel por perto, menos mal, senão tenho de berrar para dentro de casa para o Google Home Mini eventualmente ouvir e abrir uma persiana para entrar :).


    Eu tenho configurado nas minhas janelas com varanda para se ter uma protecção extra - até porque uma delas está programada para fechar às 9:00 e corria o risco de trancar a empregada de limpeza na varanda até às 16:00 que é quando está programada para abrir novamente. Assim só dá para ficar fechado caso esteja a dormir na varanda ou então se ela fechar a 50% e ninguém se der ao trabalho de sair... Também estive a pensar colocar um Shelly Button 1, na varanda por questões de segurança pois não tenho nenhum Google Home, mas a fechar 50% acho que não terei problemas.
  18.  # 520

    Voltando a uma questão uns posts acima, quem usa a app Smart life sabe se dá para programar % de abertura ou fecho? Eu acho que não, mas gostava que alguém me dissesse o contrário...
 
0.1021 seg. NEW