Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Actualmente resido e trabalho fora de Portugal. Há uns meses fui contactado por um potencial cliente não português para tratar do licenciamento de obras ilegais e de um aumento de uma moradia, em Portugal.
    Apresentei os honorários, os meus pela arquitectura e os de um colega pelas especialidades.
    Pelas conversas que tive com o senhor pareceu-me que ele acha que Portugal é a república das bananas e que ainda vivemos na década de 80. Por isso, não estranhei não obter qualquer resposta.
    Esta semana voltei a ser contactado com uma nova proposta: em vez de nos pagar pelos projectos, quer que eu seja consultor (termo dele) e que me pagaria à hora. Assim, os desenhos das plantas será ele que faz, os papeis será ele que preenche,…
    Isto, claro, enquanto faz obras.
    Esta questão deixa-me muito inquieto. Primeiro, por já me fazer confusão estarem a fazer obras quando ainda não há autorização para tal; segundo, porque sinto que é cuspir nas profissões dos engenheiros e arquitectos.

    Já alguém passou por uma situação semelhante?
  2.  # 2

    eu não, porque não embarco nessas coisas.
    a meu ver devia desligar-se disso e abster-se como arquiteto de ser responsável de alguma forma por essa intervenção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Desde que não tenha que assinar nenhum documento, projecto ou qualquer outra coisa .... não é responsável por nada, vai dando uns bitaites ao tipo.
  4.  # 4

    os nossos estatutos são contra este tipo de situação, participação ou aconselhamento ou ainda promoção.
  5.  # 5

    Picareta, nunca assinei nem assinaria nada que não tivesse sido/seja feito por mim. Isso é ponto assente e bem definido.

    O que me causa incomodo nem é tanto dar opiniões (o senhor que faça lá os bonecos que quer baseado em opiniões, embora me pareça estúpido porque ao contratar um técnico, o serviço está incluído) mas é o facto de me parecer estar a pôr a carroça à frente dos bois e o que sinto ser um desrespeito pela profissão.
    Será que ao cirurgião o senhor também pede para pagar à hora os conselhos, enquanto ele corta e coze, para ficar mais "em conta"?

    Marco1, moralmente é estranho, mas onde é que os nosso estatutos dizem isso?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Os estatutos até podem dizer nalgum sítio, agora haja bom senso.
    Acha que o que lhe estão a pedir faz sentido, é racional?
    Já agora, de consultadoria o que lhe estão a pedir não tem nada... Já que fala nisso, tem qualificações para trabalho de consultoria?
  7.  # 7

    Colocado por: callinasOs estatutos até podem dizer nalgum sítio, agora haja bom senso.
    Acha que o que lhe estão a pedir faz sentido, é racional?
    Já agora, de consultadoria o que lhe estão a pedir não tem nada... Já que fala nisso, tem qualificações para trabalho de consultoria?


    Que agressividade!! Bolas...
    Primeiro, o que me propuseram pode ser lógico na cabeça de certas pessoas. Na minha não é, entre várias, por uma razão simples: primeiro paga a alguém que o auxilie (nas obras interiores e de manutenção) e depois volta a pagar para licenciar as obras antigas. É o verdadeiro "o barato sai caro".
    Segundo, reparou no foco que eu dei ao "(termo dele)" quando me referi a consultor? (Que na verdade até pode ser um termo mais lato, dado que não comuniquei em português.)
    O bom senso tem muita coisa que se lhe diga...
  8.  # 8

    Sinceramente... afaste-se disso. ainda para mais tendo estas situações:
    - Você está fora de Portugal.
    - O problema é em Portugal. mete legalizações, etc...
    - O cliente é estrangeiro.
    - O cliente acha isto é a republica das bananas e acha que pode fazer como ele acha que tem razão.
    - O cliente ainda quer fazer o desenhos....


    ... Destas cenas já eu tive a minha conta.... Caro colega... ou mete os "pontos nos iiii", tem disponibilidade pessoal e profissional para tratar do assunto, ou então, antes que avance mais a coisa, passe a batata a outros. Estes clientes, só arranjam problemas... Na maior parte das vezes não são sequer sérios com as suas intenções.... E o trabalho técnico é completamente desvalorizado.... Só dores de cabeça, sem qq tipo de retorno...Qq orçamento que lhes dê, está à partida a explorar.... é este o pensamento subjacente.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARQ_NM
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasSinceramente... afaste-se disso. ainda para mais tendo estas situações:
    - Você está fora de Portugal.
    - O problema é em Portugal. mete legalizações, etc...
    - O cliente é estrangeiro.
    - O cliente acha isto é a republica das bananas e acha que pode fazer como ele acha que tem razão.
    - O cliente ainda quer fazer o desenhos....


    ... Destas cenas já eu tive a minha conta.... Caro colega... ou mete os "pontos nos iiii", tem disponibilidade pessoal e profissional para tratar do assunto, ou então, antes que avance mais a coisa, passe a batata a outros. Estes clientes, só arranjam problemas... Na maior parte das vezes não são sequer sérios com as suas intenções.... E o trabalho técnico é completamente desvalorizado.... Só dores de cabeça, sem qq tpo de retorno...Qq orçamento que lhes dê, está à partida a explorar.... é este o pensamento subjacente.
    Concordam com este comentário:marco1


    Caro Pedro Barradas, essa ideia (de que só arranjam problemas e que não valorizam o trabalho) é o que a minha intuição me está a dizer. Mas não há nada como pedir a opinião de outros.
    Agradeço-lhe a ajuda.
  10.  # 10

    Colocado por: ARQ_NMAssim, os desenhos das plantas será ele que faz, os papeis será ele que preenche,…


    Aqui, para mim era logo a NEGA.
    Já estou a imaginar o pobre do estrangeiro a preencher o questionário INE.... Os quadros de áreas.... a Ficha SCIE... etc... e tal... Esta gente não faz ideia do que é necessário entregar.. e depois saber fazer.

    e depois com mais isto!!!?

    Colocado por: ARQ_NMIsto, claro, enquanto faz obras.


    Afinal o homem não é só legalizar obras realizadas.... vai ainda fazer obras ilegais... pelos visto a seu belo prazer... para depois voce e a engenharia assinar os termos de responsabilidade!!!?
    ede pois já estou a ver o filme, com cambalachos de alvaras emprestados, DTO...e DFO.... e tecnicas construtivas a seu belo prazer.... sim porue normalmente esta gente questiona o nosso savoir fair, a nossa legislação, etc... que aqui é um atraso de vida, uma complicação...
 
0.0139 seg. NEW