Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    Colocado por: Doctor Z

    Claro que não tem que provar nada a ninguém e cada um é que sabe. Agora de Azeitão até ao centro de Lisboa parece difícil (não disse impossivel) fazer-se em tão pouco tempo, o porquê dos colegas do fórum questioná-lo.

    Vou dar o meu exemplo. Moro na Sobreda, saí de casa hoje às 8:10 e fui de carro até a estação de Corroios. Apanhei o comboio das 8:24, cheguei ao Areeiro às 8:46. Foram 36 minutos da Sobreda até Lisboa (Areeiro), o que ao meu ver é bastante rápido.


    mas 3 horas para fazer 38km ja ninguem questiona..... bahhh!
  2.  # 482

    E quem disse para provar? Nesse post, pelo menos não foi.

    Mas para a sua estatística, continue a recolha de dados, para a média mensal.
  3.  # 483

    Para quem passa na praça de espanha o trânsito vai piorar... E com o jardim e ribeiro no meio certamente vão tirar imensas faixas da estrada pelo que mesmo depois das obras duvido que fique como está agora em que o trânsito mesmo assim já pára em horas de ponta...


    https://expresso.pt/sociedade/2020-01-13-A-Praca-de-Espanha-vai-ser-um-grande-jardim-com-um-ribeiro-ao-meio
    • MVA
    • 13 janeiro 2020

     # 484

    Colocado por: HAL_9000Uma notícia do observador: "Trabalha em Lisboa e quer poupar na casa e nos transportes? Vá para a Baixa da Banheira"

    https://observador.pt/especiais/trabalha-em-lisboa-e-quer-poupar-na-casa-e-nos-transportes-va-para-baixa-da-banheira/

    A notícia é de 2014, contudo,e apesar de os preços terem aumentado desde então em todo lado, inclusive na baixa da banheira, os preços nessa zona continuam a ser mais acessíveis que em Almada, Seixal e Barreiro. A minha questão é:
    Faz sentido morar da Baixa da Banheira e trabalhar em Lisboa?

    Se alguém morar nessa zona, quanto tempo demora uma viagem em transportes públicos da Baixa da Banheira ao marques, por exemplo?


    Você já andou pela Baixa da Banheira? É uma das zonas mais nojentas do país urbanisticamente falando.
    Até podia demorar 5 minutos a chegar ao centro de Lisboa e as caras serem dadas que mesmo assim não queria morar ali.
  4.  # 485

    Eu já andei pela Baixa da Banheira. Não achei nada nojenta. Mas isso sou eu, que sou pobre.
  5.  # 486

    Colocado por: desofiapedroEu já andei pela Baixa da Banheira. Não achei nada nojenta. Mas isso sou eu, que sou pobre.


    desofiapedro a minha avó vive na baixa da banheira há mais de 30 anos, portanto é uma zona que frequentei com muita regularidade e posso dizer-lhe que quando chegou a altura de sair da casa dos meus pais (no Barreiro) foi a zona que fiz logo uma cruz gigante a marcador vermelho por estar fora de questão mudar-me para lá, e de rica não tenho nada. Pode haver muito boa gente por lá mas digamos que a fauna daquela zona não é a melhor...muita chungaria, cada esquina é um café/taberna com os bêbados do costume, tráfico de droga evidente (ou não fosse a bxb conhecida por nos anos 90 irem assaltar os dealers do casal ventoso), enfim. E nem falemos das ruas sujas, com lixo espalhado, mau cheiro, cocó de cão por todo o lado, pátios...

    A baixa da banheira é literalmente uma zona que foi habitada por pessoas de baixos rendimentos, de poucos estudos, etc, e isso reflectiu-se no desenvolvimento da freguesia. Há muito desleixo e muita marginalidade que dá cabo do pouco que é arranjado. É uma freguesia que parou no tempo, e que é constituída maioritariamente por uma faixa etária envelhecida, por uma classe trabalhadora com poucos recursos e um bando de marginais que seguiram a via mais fácil...

    E atenção que eu nem moro muito longe de lá, sendo que comprei casa na zona mais nova de Alhos Vedros.
  6.  # 487

    Colocado por: MVA

    Você já andou pela Baixa da Banheira? É uma das zonas mais nojentas do país urbanisticamente falando.
    Até podia demorar 5 minutos a chegar ao centro de Lisboa e as caras serem dadas que mesmo assim não queria morar ali.
    Concordam com este comentário:Tanialexandra
    Sim já andei por lá, vejo uma malha urbana desordenada, como vejo em todo o arredor de Lisboa.
    Se eu tivesse nascido rico, ou os meus pais me tivessem oferecido uma casa no Estoril, tb não consideraria a baixa da banheira. Sendo assim, fui lá conhecer e não me pareceu pior que o Barreiro ou lavradio por exemplo.

    Por outro lado estas zonas necessitam de requalificação, uma vez que lisboa está saturada, e a requalificação só é possível se começar a haver procura pela zona. De qualquer forma se conhece bem a baixa da banheira, agradecia que me explicasse onde está o exatamente o repudio, para eu ter em consideração.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 488

    Afinal sempre vai avançar o terminal de contentores
    no Barreiro?
  8.  # 489

    Colocado por: HAL_9000Se alguém morar nessa zona, quanto tempo demora uma viagem em transportes públicos da Baixa da Banheira ao marques, por exemplo?


    Reparei agora que no meio de tudo ninguém lhe deu uma resposta. Cerca de 45~50 minutos desde a estação de comboio da baixa da banheira até à estação de metro do marquês.

    Exemplo prático:

    Comboio às 7:12;
    Chegada ao terminal fluvial do Barreiro às 7:18;
    Barco às 7:25;
    Chegada ao Terreiro do Paço às 7:45;
    Apanha o metro por volta das 7:50;
    Percurso de 6 minutos, chegando à estação do marquês às 7:56.

    Embora não necessite de ir a Lisboa regularmente ainda no outro dia tive que fazer um trajecto idêntico: Alhos vedros até à estação de metro Parque, e demorei exactamente 50 minutos desde que entrei no comboio até ter saído da carruagem do metro.
  9.  # 490

    Colocado por: Tanialexandra

    Reparei agora que no meio de tudo ninguém lhe deu uma resposta. Cerca de 45~50 minutos desde a estação de comboio da baixa da banheira até à estação de metro do marquês.

    Exemplo prático:

    Comboio às 7:12;
    Chegada ao terminal fluvial do Barreiro às 7:18;
    Barco às 7:25;
    Chegada ao Terreiro do Paço às 7:45;
    Apanha o metro por volta das 7:50;
    Percurso de 6 minutos, chegando à estação do marquês às 7:56.

    Embora não necessite de ir a Lisboa regularmente ainda no outro dia tive que fazer um trajecto idêntico: Alhos vedros até à estação de metro Parque, e demorei exactamente 50 minutos desde que entrei no comboio até ter saído da carruagem do metro.
    Muito obrigado Tanialexandra, era um exemplo prático desses que procurava. Se bem que à luz das novas informações que deu atrás, vou voltar a zona para ver as impressões que me transmite. Do local que visitei , junto à escola superior de tecnologia, não fiquei com essa má impressão.
  10.  # 491

    Colocado por: HAL_9000Do local que visitei , junto à escola superior de tecnologia, não fiquei com essa má impressão.


    A zona que visitou foi os Fidalguinhos, não pertence à baixa da banheira, tanto que a escola de tecnologia chama-se Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Essa zona foi um dos booms da construção do início dos anos 2000, lembro-me bem quando a urbanização surgiu, e só lá comprou casa quem já tinha algumas possibilidades. Os apartamentos têm boas áreas e bons acabamentos, na altura que foram construídos eram os melhores nos arredores já com aquecimento central, etc.

    Conheço quem lá more e recomendaram-me esses apartamentos recentemente por nunca terem tido problemas a nível de construção (reparei que andavam a fazer uns gatos num dos prédios, mas é caso isolado), humidades, etc.

    No que toca a transportes tem autocarro (transportes colectivos do Barreiro), e diria que está à volta de 15 minutos a bom passo desde a escola superior até à estação de comboios da baixa da banheira. Já de carro tem óptimos acessos porque apanha a via rápida praticamente ao lado.

    Quanto a distúrbios não me lembro de ter ouvido falar de nada nos últimos anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  11.  # 492

    Epa, eu tive nessa zona ainda o mês passado e não achei nada de mais. Muito pelo contrário, tava bem calminho e pacato. Não vi drogados, não vi bebados. Vi sim uma zona pobre e mal ordenada como diz o HAL, mas de nojenta não vi nada, lamento.
    • MVA
    • 14 janeiro 2020 editado

     # 493

    Colocado por: HAL_9000não me pareceu pior que o Barreiro ou lavradio por exemplo.


    O Lavradio e o Barreiro são zonas francamente más. Mas a Baixa da Banheira consegue ser ter pior qualidade. É do pior que a Área Metropolitana de Lisboa tem para oferecer.


    Colocado por: HAL_9000Por outro lado estas zonas necessitam de requalificação


    Essas zonas (Barreiro, Moita, Cacém, Damaia, Reboleira, etc.) o que precisa é de implosão.
    Rebentar com aquilo tudo e começar tudo do zero. Uma espécie de reset.

    Todas essas zonas são um mega-flop. Uma oportunidade perdida.
    • MVA
    • 14 janeiro 2020

     # 494

    Colocado por: TanialexandraReparei agora que no meio de tudo ninguém lhe deu uma resposta. Cerca de 45~50 minutos desde a estação de comboio da baixa da banheira até à estação de metro do marquês.


    Isso não é assim tão linear. Primeiro tem de ter em consideração as dezenas de greves da CP - urbanos de Lisboa - que são realizadas anualmente. Depois tem de adicionar à equação a constante supressão de barcos devido a avarias dos mesmos. Some a isso as ocasionais greves do metro e tem aí a festa toda. Basta um dos 3 sistemas (CP/Barco/Metro) falhar que já não consegue ir para o trabalho. E durante pelo menos 15 dias do ano há sempre pelo menos um dos 3 sistemas que falha.
  12.  # 495

    Colocado por: MVAEssas zonas (Barreiro, Moita, Cacém, Damaia, Reboleira, etc.) o que precisa é de implosão.
    Não sendo isso possível por largos anos, até porque Lisboa tem um problema de falta de habitação, a solução é reordenar, planificar, com o tempo deitar abaixo o que não tem reparação e melhorar o existente.
  13.  # 496

    Colocado por: MVA

    Isso não é assim tão linear. Primeiro tem de ter em consideração as dezenas de greves da CP - urbanos de Lisboa - que são realizadas anualmente. Depois tem de adicionar à equação a constante supressão de barcos devido a avarias dos mesmos. Some a isso as ocasionais greves do metro e tem aí a festa toda. Basta um dos 3 sistemas (CP/Barco/Metro) falhar que já não consegue ir para o trabalho. E durante pelo menos 15 dias do ano há sempre pelo menos um dos 3 sistemas que falha.
    Neste caso que zonas recomenda, com preços que não sejam pornográficos? Não considero investir 300-400k em apartamentos em Corroios (como vi recentemente), ou na 250 K na Amadora. São preços que não reflectem o real valor dos imóveis e tem tudo para correr mal.
  14.  # 497

    Concordo quando diz que "isto não é assim tão linear", mas e pelo mesmo prisma de analise até as zonas urbanas habitacionais prime têem problemas de transito... Se eu quiser ir de qualquer ponto de Lisboa, como Benfica por ex., à Lapa em hora de ponta não demoro menos tempo do que os 45 minutos da Bx Banheira ao Marquês, até porque a Lapa não tem Metro...

    Os problemas que refere têem uma causa diferente e muito mais profunda, que é a criminosa desertificação do interior do país!


    Colocado por: MVA

    Isso não é assim tão linear. Primeiro tem de ter em consideração as dezenas de greves da CP - urbanos de Lisboa - que são realizadas anualmente. Depois tem de adicionar à equação a constante supressão de barcos devido a avarias dos mesmos. Some a isso as ocasionais greves do metro e tem aí a festa toda. Basta um dos 3 sistemas (CP/Barco/Metro) falhar que já não consegue ir para o trabalho. E durante pelo menos 15 dias do ano há sempre pelo menos um dos 3 sistemas que falha.
    • MVA
    • 14 janeiro 2020

     # 498

    Colocado por: HAL_9000Neste caso que zonas recomenda, com preços que não sejam pornográficos? Não considero investir 300-400k em apartamentos em Corroios (como vi recentemente), ou na 250 K na Amadora. São preços que não reflectem o real valor dos imóveis e tem tudo para correr mal.



    Os unicos sitios que eu gosto na Margem Sul são Vila Nogueira de Azeitão, centro histórico do Seixal e centro de Setúbal (envolvente à av. Luísa Todi).
    • AMVP
    • 14 janeiro 2020

     # 499

    Colocado por: HAL_9000Neste caso que zonas recomenda, com preços que não sejam pornográficos? Não considero investir 300-400k em apartamentos em Corroios (como vi recentemente), ou na 250 K na Amadora. São preços que não reflectem o real valor dos imóveis e tem tudo para correr mal.


    Na minha opinião deveria deveria estabelecer o limite do que está disposto a pagar, fazer uma lista do que é realmente importante para si e para a sua família numa casa e depois procurar zonas que correspondam ao que pretende. Talvez possa tb procurar casas habitáveis em que poderá ir fazendo melhoramentos, até pq acho difícil uma pessoa encontrar uma casa pronta com tudo o que gostamos.

    Depois disto… há uma coisa que eu sei… não há casas perfeitas, tal como não há nada perfeito. Procure o melhor possível de acordo com o que sabe agora e com o seu orçamento.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
  15.  # 500

    Colocado por: desofiapedroNão vi drogados, não vi bebados. Vi sim uma zona pobre e mal ordenada como diz o HAL, mas de nojenta não vi nada, lamento.


    Acredito, mas eu dou-lhe o ponto de vista de quem não lá foi uma vez ou duas, mas que passou lá boa parte da vida. Até lhe dou um exemplo mais recente, no outro dia tive que lá ir duas vezes, de manhã e no final da tarde. De manhã fui à conservatória do Registo Civil apanhei logo um grupo a fumar ganzas no meio da rua, um casal a discutir em alto em bom som assuntos que não deveriam sair de casa e a ameaçar lambada um ao outro. Fui à pastelaria enquanto esperava pela minha senha, vou ao zig zags porque minhas ricas solas dos sapatos, e apanho com mais gente praticamente aos berros porque lhe cortaram o subsídio não sei do quê. Ao final da tarde tive que ir com a gata ao veterinário que fica na baixa da banheira e na rua da igreja sou obrigada a parar porque um gajo visivelmente sobre o efeito de alguma substância decidiu parar o trânsito todo para cumprimentar "o mano" que vinha a passar de carro. Uma fila enorme enquanto eles estavam na galhofa sem respeito por ninguém. O carro atrás de mim apita e o gajo pensou que foi o meu carro, resultado o gajo vem-me bater no vidro a ameaçar. Realmente não é sitio onde quisesse morar.

    Pior que isto tudo conheço quem fosse com a filha na cadeirinha atrás no carro e tenha ouvido um estrondo enorme no carro enquanto ia a passar junto ao parque Zeca Afonso. Pasmem-se que quando parou um bocado mais à frente viu a marca de um tiro na chapa, alguém que estava "a brincar" e uma criança que podia ter levado com um tiro perdido.

    Sinceramente às vezes vou à baixa da banheira e sinto-me como se tivesse a entrar no gueto e toda a vida vivi na margem sul por isso não sou de estranhar muita coisa lol
 
0.0955 seg. NEW