Colocado por: RCF
Uma coisa não tem a ver com a outra.
A portagem é paga à Lusoponte, que tem a concessão do tabuleiro rodoviário e que em matéria de manutenção, apenas se responsabiliza pelo asfalto da Ponte e pouco mais. O tabuleiro ferroviário e toda a Estrutura da Ponte é uma responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (que não recebe portagens).
Colocado por: RCFA portagem é paga à Lusoponte, que tem a concessão do tabuleiro rodoviário e que em matéria de manutenção, apenas se responsabiliza pelo asfalto da Ponte e pouco mais. O tabuleiro ferroviário e toda a Estrutura da Ponte é uma responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (que não recebe portagens).A sério? eu fico parvo com os negócios que o nosso governo faz. A lusoponte recebe as portagens para fazer exactamente o que? colocar umas grelhas e um alcatrão no tabuleiro e fazer uns acessos?
Colocado por: HAL_9000
A sério? eu fico parvo com os negócios que o nosso governo faz. A lusoponte recebe as portagens para fazer exactamente o que? colocar umas grelhas e um alcatrão no tabuleiro e fazer uns acessos?
por dia passam 62 mil carros na VG, se pagarem a Portagem mínima: 62000* 2.85 = 176700 euros
na 25 abril passam 151000 * 1.80 = 271800 euros.
ou seja em 22 dias úteis estas pontes faturam quase 10 milhões de euros. É isto possível?
Este tipo de negócios deviam dar cadeia.
Colocado por: luisvvSim, as pontes estão lá, sossegadinhas, nascidas de geração espontânea, e a Lusoponte recebe as moedinhas no cofre-forte do Tio Patinhas por uma canalização dedicada. É vê-los a nadar em moedas, como nos livros da Disney.Se uma ponte construída há 50 anos ainda não está paga, então estamos bem lixados para pagar a Vasco da Gama. Repare que eu nem questionei a concessão das portagens da Vasco da Gama (por hora), falei da 25 de Abril, e do facto de ser o estado a fazer a manuetenção. Quem deveria pagar a manutenção é quem com ela lucra: lusoponte e fertagus
Colocado por: HAL_9000Se uma ponte construída há 50 anos ainda não está paga, então estamos bem lixados para pagar a Vasco da Gama. Repare que eu nem questionei a concessão das portagens da Vasco da Gama (por hora), falei da 25 de Abril, e do facto de ser o estado a fazer a manuetenção. Quem deveria pagar a manutenção é quem com ela lucra: lusoponte e fertagus.
Realmente a lusoponte deve estar na miséria. A construção da Vasco da Gama se não me engano custou qualquer coisa como 900 milhões de euros (super inflacionados vá), dos quais julgo que o estado contribuiu com algo. Vá ver quais as receitas anuais das duas pontes, e veja em quantos anos se paga, e por quantos anos foi feito o contrato.
Colocado por: luisvv
Não está na miséria, mas ainda há 1 ano ou 2 distribuiu dividendos aos seus accionistas pela primeira vez, veja bem.
Colocado por: luisvvQuando a Lusoponte recebeu a concessão, não havia comboio na ponte, pelo que as necessidades de manutenção estimadas eram outras.Daí que eu não tenha dito em lado nenhum que deveria ser a única responsável pela manutenção.
Colocado por: luisvvVocê era perfeito para falir um negócio. O capital não tem custos? As pontes não têm custos de funcionamento? Quanto acha que a Lusoponte já gastou em 25 anos? AA questão está no volume de lucro que a lusoponte vai ter no final da concessão, não questiono que tenha de ter lucro. Não sei se para ir a Lisboa tem de pagar portagem, mas para quem de pagar de forma frequente, sente o impacto na carteira e questiona algumas coisas.
Colocado por: pguilherme
Sem opinar sobre as pontes, o facto de ter distribuído dividendos sugere apenas outra realidade e não necessariamente dificuldade financeira
A questão está no volume de lucro que a lusoponte vai ter no final da concessão, não questiono que tenha de ter lucro
Não sei se para ir a Lisboa tem de pagar portagem, mas para quem de pagar de forma frequente, sente o impacto na carteira e questiona algumas coisas.
Colocado por: luisvvCerto. Mas entre ser pesado no seu bolso e a empresa ter um lucro desmedido não há uma relação directa.
Colocado por: luisvvSó digo que a ideia dos lucros fabulosos está longe de ser realidade.
Colocado por: LevcarAchei engraçado esta discussão, porque eu própria tive muitas dúvidas em vir viver para a margem sul por causa dos preconceitos.
Vi aqui comentários interessantes e outros bastante irrelevantes, como os tempos de viagem para chegar a Lisboa. Acho que toda a gente pode consultar o google maps e ver quanto demora, em média, às horas a que tem de ir, outra coisa são os acidentes que devem ser provocados por quem vai a fazer contra-relógio para poder dizer que demorou menos que os outros e acabam por atrasar todos.
Também vi comentários sobre Setúbal, Sesimbra, Palmela... para mim isso não é margem Sul: é Sul mas não é margem. Não invalida que seja bom morar aí, mas não misturemos tudo.
Margem Sul serão os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Montijo e Alcochete...
E estes concelhos da margem sul, vamos compara-los apenas com Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures, que são os concelhos limitrofes do concelho de Lisboa.
Não se podem comparar viver nos suburbios com viver na cidade de Lisboa que é a capital do nosso país e onde estão concentrados a maioria dos serviços e empregos e por isso os preços das casas são muito elevados, tal como em qualquer capital de um país europeu.
Todos estes concelhos dos suburbios que mencionei têm zonas boas e menos boas e algumas realmente más. Todos essas zonas têm acessos mais ou menos bons e mais ou menos engarrafamentos. A comparação só pode ser feita zona com zona.
Eu vim para a Margem Sul porque causa da praia e da Natureza e porque posso viver numa zona muito boa como é a Marisol que aqui já foi falado, uma zona bem urbanizada e muito perto do mar. Também porque tenho os meus sogros (os avós por perto) na Cruz de Pau que é uma zona boa, com acesso a Lisboa por comboio, citadina com tudo à mão, mas que fica perto de uma das piores zonas que também já aqui foi falada, Quinta da Princesa. Todos estes 3 sitios são no concelho do Seixal, margem Sul, mas são completamente diferentes entre si, por isso as comparações são o que são.
Agora comparar o municipio de Lisboa com a margem Sul não é possível, é como comparar carne com peixe, há quem goste mais de carne e quem goste mais de peixe, mas alguém pode dizer qual é melhor? Depende de cada um, certo? E há muitos tipos de carne e muitos tipos de peixe.
Pode-se por exemplo comparar Famoes, que já aqui foi mencionado, com Corroios? Sim, mas mesmo assim é melhor ir ao detalhe da zona. Marisol e Vale de Milhaços por exemplo são da Freguesia de Corroios, eu gosto da Marisol, mas já não gosto de Vale de Milhaços.
Portanto a questão "como é viver na Margem Sul?" é demasiado genérica e as unicas respostas válidas serão apenas sobre a experiencia de atravessar o rio.
Eu gosto muito de viver no sítio onde vivo, mas eu não tenho que ir todos os dias a Lisboa, nem tenho horários fixos.
No google maps diz que estou a 20 minutos do marques de Pombal a meio de um dia de semana, em tempo de pandemia.
Vale o que vale, desculpem ter sido tão longo o comentário.
Colocado por: jofrapiores zonas que também já aqui foi falada, Quinta da Princesa
Colocado por: MS_11Não me diga que a Moita está jovem e com pujança financeira?
Colocado por: PalhavaAfinal há pelo menos uma marisqueira na margem Sul que deve ter sapateiras gordas.
Até tem champanhe a 380€!!!
https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2022-10-24-Marisqueira-emblematica-da-margem-sul-reabre-em-nova-morada-e-com-rooftop-virado-para-o-Tejo-cbbcbe1e