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  1.  # 541

    Colocado por: RCF
    Uma coisa não tem a ver com a outra.
    A portagem é paga à Lusoponte, que tem a concessão do tabuleiro rodoviário e que em matéria de manutenção, apenas se responsabiliza pelo asfalto da Ponte e pouco mais. O tabuleiro ferroviário e toda a Estrutura da Ponte é uma responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (que não recebe portagens).


    A concessão das portagens foi atribuída como parte do pacote da construção da Vasco da Gama(cuja manutenção é da responsabilidade da Lusoponte).
  2.  # 542

    Colocado por: RCFA portagem é paga à Lusoponte, que tem a concessão do tabuleiro rodoviário e que em matéria de manutenção, apenas se responsabiliza pelo asfalto da Ponte e pouco mais. O tabuleiro ferroviário e toda a Estrutura da Ponte é uma responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (que não recebe portagens).
    A sério? eu fico parvo com os negócios que o nosso governo faz. A lusoponte recebe as portagens para fazer exactamente o que? colocar umas grelhas e um alcatrão no tabuleiro e fazer uns acessos?
    por dia passam 62 mil carros na VG, se pagarem a Portagem mínima: 62000* 2.85 = 176700 euros
    na 25 abril passam 151000 * 1.80 = 271800 euros.

    ou seja em 22 dias úteis estas pontes faturam quase 10 milhões de euros. É isto possível?
    Este tipo de negócios deviam dar cadeia.
  3.  # 543

    Colocado por: HAL_9000
    A sério? eu fico parvo com os negócios que o nosso governo faz. A lusoponte recebe as portagens para fazer exactamente o que? colocar umas grelhas e um alcatrão no tabuleiro e fazer uns acessos?
    por dia passam 62 mil carros na VG, se pagarem a Portagem mínima: 62000* 2.85 = 176700 euros
    na 25 abril passam 151000 * 1.80 = 271800 euros.

    ou seja em 22 dias úteis estas pontes faturam quase 10 milhões de euros. É isto possível?
    Este tipo de negócios deviam dar cadeia.


    Sim, as pontes estão lá, sossegadinhas, nascidas de geração espontânea, e a Lusoponte recebe as moedinhas no cofre-forte do Tio Patinhas por uma canalização dedicada. É vê-los a nadar em moedas, como nos livros da Disney.
  4.  # 544

    Colocado por: luisvvSim, as pontes estão lá, sossegadinhas, nascidas de geração espontânea, e a Lusoponte recebe as moedinhas no cofre-forte do Tio Patinhas por uma canalização dedicada. É vê-los a nadar em moedas, como nos livros da Disney.
    Se uma ponte construída há 50 anos ainda não está paga, então estamos bem lixados para pagar a Vasco da Gama. Repare que eu nem questionei a concessão das portagens da Vasco da Gama (por hora), falei da 25 de Abril, e do facto de ser o estado a fazer a manuetenção. Quem deveria pagar a manutenção é quem com ela lucra: lusoponte e fertagus

    Realmente a lusoponte deve estar na miséria. A construção da Vasco da Gama se não me engano custou qualquer coisa como 900 milhões de euros (super inflacionados vá), dos quais julgo que o estado contribuiu com algo. Vá ver quais as receitas anuais das duas pontes, e veja em quantos anos se paga, e por quantos anos foi feito o contrato.
  5.  # 545

    Aliás não são só as pontes que estão por pagar, é o País todo que está penhorado com um a divida de mais de 250 MIL Milhões que como diz o outro não é para pagar.
  6.  # 546

    Colocado por: HAL_9000Se uma ponte construída há 50 anos ainda não está paga, então estamos bem lixados para pagar a Vasco da Gama. Repare que eu nem questionei a concessão das portagens da Vasco da Gama (por hora), falei da 25 de Abril, e do facto de ser o estado a fazer a manuetenção. Quem deveria pagar a manutenção é quem com ela lucra: lusoponte e fertagus.

    Lusoponte, Fertagus, CP, todas elas usam a ponte. Todas elas pagaram por concessões e/ou por utilização de infra-estrutura.
    Quando a Lusoponte recebeu a concessão, não havia comboio na ponte, pelo que as necessidades de manutenção estimadas eram outras.


    Realmente a lusoponte deve estar na miséria. A construção da Vasco da Gama se não me engano custou qualquer coisa como 900 milhões de euros (super inflacionados vá), dos quais julgo que o estado contribuiu com algo. Vá ver quais as receitas anuais das duas pontes, e veja em quantos anos se paga, e por quantos anos foi feito o contrato.

    Você era perfeito para falir um negócio. O capital não tem custos? As pontes não têm custos de funcionamento? Quanto acha que a Lusoponte já gastou em 25 anos? A

    Não está na miséria, mas ainda há 1 ano ou 2 distribuiu dividendos aos seus accionistas pela primeira vez, veja bem.

    A junção da 25 de Abril no pacote e a alteração de prazos serviu como compensação pelo facto de as portagens na 25A terem sido artificialmente congeladas durante muito tempo.
  7.  # 547

    Colocado por: luisvv
    Não está na miséria, mas ainda há 1 ano ou 2 distribuiu dividendos aos seus accionistas pela primeira vez, veja bem.

    Sem opinar sobre as pontes, o facto de ter distribuído dividendos sugere apenas outra realidade e não necessariamente dificuldade financeira
  8.  # 548

    Colocado por: luisvvQuando a Lusoponte recebeu a concessão, não havia comboio na ponte, pelo que as necessidades de manutenção estimadas eram outras.
    Daí que eu não tenha dito em lado nenhum que deveria ser a única responsável pela manutenção.



    Colocado por: luisvvVocê era perfeito para falir um negócio. O capital não tem custos? As pontes não têm custos de funcionamento? Quanto acha que a Lusoponte já gastou em 25 anos? A
    A questão está no volume de lucro que a lusoponte vai ter no final da concessão, não questiono que tenha de ter lucro. Não sei se para ir a Lisboa tem de pagar portagem, mas para quem de pagar de forma frequente, sente o impacto na carteira e questiona algumas coisas.
  9.  # 549

    Colocado por: pguilherme
    Sem opinar sobre as pontes, o facto de ter distribuído dividendos sugere apenas outra realidade e não necessariamente dificuldade financeira


    Não falei de dificuldade financeira. Só digo que a ideia dos lucros fabulosos está longe de ser realidade.


    A questão está no volume de lucro que a lusoponte vai ter no final da concessão, não questiono que tenha de ter lucro

    O problema é que o lucro que você acha que terá não é o real, nem de longe.
  10.  # 550


    Não sei se para ir a Lisboa tem de pagar portagem, mas para quem de pagar de forma frequente, sente o impacto na carteira e questiona algumas coisas.

    Certo. Mas entre ser pesado no seu bolso e a empresa ter um lucro desmedido não há uma relação directa.
  11.  # 551

    Colocado por: luisvvCerto. Mas entre ser pesado no seu bolso e a empresa ter um lucro desmedido não há uma relação directa.


    Certo a lusoponte está a dar lucro desde 2005, e em 2012 já tinha cobrado 2 vezes o valor investido na construção da ponte, tendo registrado um resultado líquido positivo de mais de 14 milhões de euros nesse ano. Tudo bem que existe manutenção, mas parece-me que a Lusoponte já está há uns anos valentes a ter lucros fabulosos, e vai continuar a ter pelo menos até 2030.

    Por outro lado o Tribunal de Contas considera que as sucessivas renegociações têm sido manifestamente penalizadoras para o erário público. Isto significa o que? que a lusoponte ao fim do ano só lucra umas sandes de courato?
  12.  # 552

    Colocado por: luisvvSó digo que a ideia dos lucros fabulosos está longe de ser realidade.

    Não precisa de ter lucros fabulosos para os gestores terem compensações milionárias. Nem dá para distribuir dividendos :)
  13.  # 553

    Colocado por: LevcarAchei engraçado esta discussão, porque eu própria tive muitas dúvidas em vir viver para a margem sul por causa dos preconceitos.

    Vi aqui comentários interessantes e outros bastante irrelevantes, como os tempos de viagem para chegar a Lisboa. Acho que toda a gente pode consultar o google maps e ver quanto demora, em média, às horas a que tem de ir, outra coisa são os acidentes que devem ser provocados por quem vai a fazer contra-relógio para poder dizer que demorou menos que os outros e acabam por atrasar todos.

    Também vi comentários sobre Setúbal, Sesimbra, Palmela... para mim isso não é margem Sul: é Sul mas não é margem. Não invalida que seja bom morar aí, mas não misturemos tudo.
    Margem Sul serão os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Montijo e Alcochete...

    E estes concelhos da margem sul, vamos compara-los apenas com Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures, que são os concelhos limitrofes do concelho de Lisboa.
    Não se podem comparar viver nos suburbios com viver na cidade de Lisboa que é a capital do nosso país e onde estão concentrados a maioria dos serviços e empregos e por isso os preços das casas são muito elevados, tal como em qualquer capital de um país europeu.

    Todos estes concelhos dos suburbios que mencionei têm zonas boas e menos boas e algumas realmente más. Todos essas zonas têm acessos mais ou menos bons e mais ou menos engarrafamentos. A comparação só pode ser feita zona com zona.

    Eu vim para a Margem Sul porque causa da praia e da Natureza e porque posso viver numa zona muito boa como é a Marisol que aqui já foi falado, uma zona bem urbanizada e muito perto do mar. Também porque tenho os meus sogros (os avós por perto) na Cruz de Pau que é uma zona boa, com acesso a Lisboa por comboio, citadina com tudo à mão, mas que fica perto de uma das piores zonas que também já aqui foi falada, Quinta da Princesa. Todos estes 3 sitios são no concelho do Seixal, margem Sul, mas são completamente diferentes entre si, por isso as comparações são o que são.

    Agora comparar o municipio de Lisboa com a margem Sul não é possível, é como comparar carne com peixe, há quem goste mais de carne e quem goste mais de peixe, mas alguém pode dizer qual é melhor? Depende de cada um, certo? E há muitos tipos de carne e muitos tipos de peixe.

    Pode-se por exemplo comparar Famoes, que já aqui foi mencionado, com Corroios? Sim, mas mesmo assim é melhor ir ao detalhe da zona. Marisol e Vale de Milhaços por exemplo são da Freguesia de Corroios, eu gosto da Marisol, mas já não gosto de Vale de Milhaços.

    Portanto a questão "como é viver na Margem Sul?" é demasiado genérica e as unicas respostas válidas serão apenas sobre a experiencia de atravessar o rio.
    Eu gosto muito de viver no sítio onde vivo, mas eu não tenho que ir todos os dias a Lisboa, nem tenho horários fixos.
    No google maps diz que estou a 20 minutos do marques de Pombal a meio de um dia de semana, em tempo de pandemia.
    Vale o que vale, desculpem ter sido tão longo o comentário.


    VaLe milhaçoes e Masisol são exactamente o mesmo tipo de zona, área de vivendas e pouco mais... Vale Milhaços ainda tem a vantagem de estar ao lado de Santa marta de corroios.

    Agora no inicio está a indicação que gostas de praia e natureza e aí sim, Marisol tem muito a ganhar e a conversa ja é outra :D
  14.  # 554

    Colocado por: jofrapiores zonas que também já aqui foi falada, Quinta da Princesa


    Isso era há 20/25 atrás. Agora não. E na Quinta da Princesa sempre houve de tudo, coisas boas e más, e pessoas boas e más. Como em todo lado.
  15.  # 555

    Eu sou da Moita e odeio o Barreiro 😅 população envelhecida e de poucas posses económicas 🤷‍♀️ mas é cidade...
  16.  # 556

    Não me diga que a Moita está jovem e com pujança financeira?
  17.  # 557

    Colocado por: MS_11Não me diga que a Moita está jovem e com pujança financeira?


    Não disse tal coisa... Só quis dizer que sou da Moita, bem perto do Barreiro... A moita tá igual mas não é cidade... E se estivessem a questionar a Moita, respondia exactamente o mesmo.
  18.  # 558

    Afinal há pelo menos uma marisqueira na margem Sul que deve ter sapateiras gordas.

    Até tem champanhe a 380€!!!


    https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2022-10-24-Marisqueira-emblematica-da-margem-sul-reabre-em-nova-morada-e-com-rooftop-virado-para-o-Tejo-cbbcbe1e
  19.  # 559

    2022!!!!

    Está tudo caríssimo!


    Ainda há apartamentos por menos de 100K em algum sítio?
  20.  # 560

    Colocado por: PalhavaAfinal há pelo menos uma marisqueira na margem Sul que deve ter sapateiras gordas.

    Até tem champanhe a 380€!!!


    https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2022-10-24-Marisqueira-emblematica-da-margem-sul-reabre-em-nova-morada-e-com-rooftop-virado-para-o-Tejo-cbbcbe1e


    Há muito boa gente a atravessar a ponte para ir a essa marisqueira
 
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